[Wii] Como converter ISOS de GameCube para funcionar no Wii

url

Se você que gosta de GameCube ou tem curiosidade sobre este console que possui uma ótima lista de jogos exclusivos, vale a pena assistir este vídeo tutorial, aqui eu explico de um jeito didático como converter e comprimir jogos de GameCube para jogar através do Nintendo Wii.

a

Baixar Servidor 1

Baixar Servidor 2

a

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este post foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

91 comentários sobre “[Wii] Como converter ISOS de GameCube para funcionar no Wii

  1. Bom post. Informações muito úteis. Depois que li o post sobre o Nintendont corri e fiz o download e tentei implementar. Baixei as isos no Emuparadise.com e depois quebrei um pouco a cabeça para fazer funcionar.
    1° tive que criar uma partição FAT32 no meu HD.
    2º Criar a pasta games para a raíz da nova partição
    3º Criar uma pasta para cada jogo (com o nome do jogo) dentro da pasta games
    4º Copiar a imagem iso para a pasta criada
    5º Renomear a imagem para game.iso e nos jogos que possuem mais de um disco disc2.iso, disc3.iso e sucessivamente.

    Ainda não tinha achado a rom no formato *.gcn . Creio que este tutorial me evitou mais uma dorzinha de cabeça. E se não tivesse sido tão ansionso teria aprendido do jeito mais fácil.
    Valeu.

    • Valeu Thiago realmente você fez do jeito mais difícil possível, mas é valido até por que dizem as lendas que o DiscEX v0.9 (Ultima versão) não é 100% compatível com todos os jogos de GameCube (apesar de todos que testei até hoje ter funcionado), talvez a grande vantagem do DiscEX seja diminuir o tamanho dos jogos.
      Fica valido seu comentário para implementar algumas coisas que eu deixei passar ou fui muito superficial no vídeo!

      Abraço!

      • Rogerio, estou com o mesmo problema do Wilton, no meu wii dá esse mesmo erro, como se fosse um erro do kernel na nand, ou coisa do tipo, a mensagem é : failed kernel to nand.

        e então vc pode resolver isso.

        no Nintendo wii do meu sobrinho ta rodando o programa na boa, e no meu necas.

        • Paulo Dércio Rodrigues olha dizer o que esta dando este problema é meio complicado, até por que no meu nunca deu (em nenhum dos três consoles que tenho), mas o que eu faço com o Wii é destravar por software (The Homebrew Channel) e atualizar as IOS e CIOS com o Pimp My Wii e roda tudo 100% (ou próximo), pra arrumar problemas do Wii é só assistindo ou lendo tutoriais e testando (com muito cuidado).

          Mas tente atualizar seu console com o Pimp My Wii (precisa estar conectado na Internet).

  2. Oi,gostei do seu tutorial, me ajudou muito mas eu queria que você tirasse uma dúvida, como eu faço para o controle do wii funcionar no emulador?..
    Porque quando eu coloco o jogo pra rodar, o controle do wii trava, se puder me ajudar,eu agradeço. ….

    • Bruno estranho eu coloco a pasta “controllers” na raiz do SD e o controle inicia automático, mas se isto não esta dando certo tente colocar a pasta “controllers” na raiz do mesmo dispositivo que os jogos de gameCube (ou seja no mesmo local que a pasta “Games”).

      Boa sorte!

    • Cristiomar Vieira Lopes precisa formatar o pendrive em fat 32 com 32k de cluster isto tu faz pelo pc com windows, depois cria uma pasta com nome games na raiz do pen drive, cada jogo dentro da pasta games precisa da sua pasta própria com o nome do jogo em maiusculo seguido do ID do jogo dentro dos colchetes igual este exemplo: CHARINKO HERO [GTHJD9] dentro desta pasta vai a iso do jogo que como padrão deve estar game.iso se o jogo tiver mais de um disco o segundo disco deve ter o nome de disc2.iso e também deve ficar na mesma pasta. um abração.

    • Jhonny o meu wii nunca deu este problema, então o que posso te aconselhar é atualize seu Wii com o “Pimp My Wii” (é obrigatório) e reveja se os arquivos dos aplicativos estão corretos (e no lugar certo)!

  3. Qual a diferença entre o seu metodo e do primeiro comentario? Fazer diferente atribui compatibilidade em alguns jogos que pelo outro metodo nao dê? Tem diferença esse DiscEX v0.9 e o DiscEX? Existe algum outro emulador que supre esses jogos nao compativeis ou usando via dvd irá funcionar esses que nao rodam pela usb?

    • Bruno a diferença é que com a técnica do DiscEx 0.9 você compacta o jogo, já com a do Thiago, você coloca a ISO inteira sem compactação,

      Emulador até existe outro o “Dios Mios”, mas ele é inferior ao Nintendont, então resumindo se não funcionar no nintendont “fedeu”!

  4. Vlw Rogerio. Eu tive um problema com o emulador coloquei o jogo resident evil 1 remaster mas não tinha os botões de atirar rsrs mas me parece que esse jogo tem pro wii então nem vale a pena ter o de game cube. Mudando de assunto, é só no meu navegador que acontece ou quando usamos a opção de responder na escrita da pessoa acaba o nosso comentário sendo espremido no canto direito?

    • Sobre jogar via cd jogos de game cube eu disse que tinha quase certeza que rodava pq vi em um forum chamado ovelha inflável era só as versões antigas mas agora só fazendo testes msm ou pesquisando sobre, lá tinha muito conteúdo mas infelizmente não existe mais esse fórum😦

    • Acho que o Resident Evil 1 não tem para Wii não só para GameCube, sobre o navegado eu uso o Firefox!
      Eu nunca tentei, mas acho que wii destravado por software só jogos de gamecube pelo nintendont, agora wii destravado por chip acho que deve ter como rodar gamecube por copias físicas, mas também não tenho certeza de nada só testando!

      • Eu pesquisei e parece que tem sim vi na Wikipedia. Só to falando caso vc goste desse jogo e tal. Eu acho que nem devo colocar no wii já que tem pro xbox360, o wii peca em não ter o hdmi infelizmente, Rogerio daqui a uns dias apareço, vlw.

        • Eu tenho o Resident Evil 1 no nintendont e jogo ele com controle de GameCube, aparece sempre para podermos trocarmos ideias, adoro nossa discussões kkkkkkk!

          A maior vantagem do Wii é ser barato você acha console completo por 200,00 reais, e apesar dele não ter suporte HDMI funciona muito bem inclusive o YouTube e o Netflix e agora também foi lançado o Crunchyroll, resumindo uma central multimídia barata!

          Mas nada se compara ao HDMI!

  5. Marco Bruno me deu uma boa ideia depois vou comprar o resident evil 1 hd pro xbox360 pegar nos ambulantes 3 jogos por 10 reais hehhehe, ainda estou pensando em fazer reset gith no meu xbox, atualmente estou com a LT 3.0 so roda jogo por disco. um abração.

  6. Boa noite. Eu conhece o seu blog recentemente. Fiquei muito surpreso com o Nintendont. Baixei e instalei o mais rápido possível, mas quando cliquei no jogo para começar ele não funcionou. O programa reconhece os jogos mas não “roda” eles. Tentei por SD e HD. O que pode ser ? ( meu Wii já é desbloqueado. Tenho o Hb, Neo Gamma, Usb Loader)

    • Thiago Lopes P. Teixeira tudo blz, pra começo de tudo o dispositivo precisa estar em fat32 e 32k cluster uns dizem que funciona com 64k cluster, deve criar uma pasta igual modelo que vou deixar:

      SD ou USB: / games / Zelda Wind Waker [GZLP01] /game.iso
      SD ou USB: / games / Tales of Symphonia [GQSEAF] /game.iso
      SD ou USB: / games / Tales of Symphonia [GQSEAF] /disc2.iso

      O Nintendont tu vai por na pasta Apps com nome Nintendont ai é só rodar pelo HomeBrew Channel.

      • tokureview, o meu Hd já esta em FAT32. Eu me esquece de disser que da ERRO 13. Cheguei a pesquisar sobre o mesmo. E o que eu achei a respeito é referente a IOS58, já tentei atualizar online ( pimp my wii), quanto offline ( NUS download) e ainda assim permanece neste erro. Obrigado

  7. O DiscEx 0.9 não funcionou aqui no meu Windows XP, o programa abre normal, aparece o progresso da conversão mas não cria o novo arquivo, tem algum outro que eu possa usar?

  8. Cara, veja se consegue me ajudar, tentei de tudo, instalei tudo certinho, com o nintendont mais novo e tudo, o jogo funcionou perfeitinho, o problema é o controle cara, ele não lê nenhum, nem meu wii remote, nem o classic controller pro, tá complicado, tem alguma sugestão?

    • Lucas o conselho que eu posso lhe dar é atualize seu Wii com o “Pimp My Wii” quem sabe não é alguma cIOS ou IOS faltando, e veja se a pasta “controllers” do nintendont esta na raiz do seu SD, se você tiver rodando os jogos por Mídia USB (Pendrive ou HD Externo) tente colocar a pasta “controllers” na raiz da sua Mídia USB (só para fazer teste), como você viu pode ser muita coisa, continue fazendo testes!

  9. Fala meu camarada…boa tarde!!
    Minha dúvida é a seguinte…olhe milhares e milhares de tutoriais no youtube (inglês, espanhol, português, etc) e mesmo assim não consegui jogar meu Wind Waker de jeito maneira…já formatei meu WII umas 10x, fiz e refiz os processos todos e não consegui nada.
    Cansei de tentar e realizei o desbloqueio no centro do RJ. Ao chegar em casa, não consegui jogar o GC (o jogo não apareceu para eu escolher – assim que abria o usb loader). Fui no camarada e ele disse que nunca fez desbloqueio para jogar GC, apenas para jogar o WII.

    Então, estou exausto e não consigo de jeito maneira resolver isso ! Estou desesperado😥
    Você consegue me ajudar?
    Passo a passo, o que devo fazer para jogar os jogos de GC!!!!! Por favor! hahaha

    Obrigado!

    • Kevin você já começou errado, você deveria ter tido paciência e destravar você mesmo, não importe o tempo que levasse (isso já tinha lhe dado um conhecimento para seguir em frente na questão de GameCube), e sobre jogar Nintendo GameCube no Wii, não existe milagre, você tera que instalar o Nintendont (veja neste link https://mundowiihack.wordpress.com/tag/nintendont/) leia TODOS os comentários que esta no aplicativo Nintendont para você entenda como instalar o programa, e depois que você enteu como funciona o Nintendont assista este video para saber como converter as ISOS de GameCube!

  10. Olá amigo, muito bom teu Tutorial, deu tudo certinho, obrigado, mas tenho duas duvida!
    O Nintendont é para jogar só os jogos de GameCube ou também posso jogar os jogos do Wii?
    E como mostrar as capas dos mesmo?

  11. Olá amigo, muito bom teu Tutorial, deu tudo certinho, obrigado, mas tenho uma duvida e um pequeno problema! já que a partição tem que estar em fat32 para rodar os jogos de GameCube tanto no Wiiflow quanto no Nintendont, E Como eu quero todos os jogos em uma unica lista qual é o procedimento para aparecer também os jogos do Wii juntos com os de GameCube? desde já obrigado.

  12. Olá amigo, o seu blog é maravilhoso, o melhor em se tratando de wii e ps2, mas tenho algumas duvidas de como fazer funcionar jogos de wii e gamecube no mesmo hd, acho que não tem esse tutorial. Me ajuda aí.

  13. Gostei do seu vídeo explico mto bem só tem um problema to em duvida eu fiz tudo certo e tals ai baixaei uns jogos como star fox adventure , Spyro A hero tails e paper mario e chash bandicoot of córtex , só que só esta saindo o som do jogo não ta dando imagem Eu aperto os boteos tudo normal e aparenta funciona normal só que não esta saindo imagem do jogo Principalmente a desses jogos que citei e queria mto joga star foz adventure da pra resolver ?

    • Rafael VG faz muito tempo que não converto jogo para o nintendont mas quando convertia sempre aparecia a pasta se não me engano tu selecionava onde ela ia aparecer e podia editar o nome pra ela.

  14. Tava dando uma olhada no blog como de costume(simplesmente o melhor sobre ps2 e wii) e resolvi ver esse tuto de como converter isos de gamecube no wii e vi que é diferente do que eu faço, eu uso o DMtoolbox acho esse programa mais fácil de usar. alguém já usou esse?

    • Wellington tudo blz mano, obrigado pelos elogios, eu nunca usei este DMtoolbox também faz muito tempo que não converto jogos para o nintendont mas quando fizer vou testar este programa valeu a dica mano.

  15. Bom dia, pessoal, estou com um problema aqui. Converti os jogos do jeito ensinado, mas quando abro o usb loader gx só aparece os jogos do wii e não do gamecube. As opções estão habilitadas e o nintendont configurado. O que pode estar acontecendo?
    Se alguem puder me ajudar, por favor, já fica meu agradecimento.

  16. Estou com o mesmo problema do Cesar. Já habilitei as duas opções do loader gx para wii e cube e mesmo assim só aparece os jogos do wii. Como posso resolver isso? Desde já parabéns pelo trabalho e obrigado pela ajuda

        • joaorobson123 muito estranho mano, pode ser que tenha que marcar nas configurações do usb loader gx 3.0 para ver as duas partições, tenta fazer um teste cia uma pasta de jogos para wii na partição de jogos de gc e tira um dos jogos da pasta de jogos wii que tem na outra partição e coloca nela para ver se vai aparecer no usb loader gx 3.0.

            • A partição com os jogos do cube tá em fat 32 e é primária. Converti os jogos como foi mostrado aqui. Configurei o loader gx para mostrar os jogos do wii e cube, mas só aparecem os jogos do wii. Para jogar os jogos do cube tenho de abri-los diretamente pelo nintendont. Existem algum tutorial aqui pra ver configurar o gx loader? Alguem já teve esse problema pra aparecer os jogos do cube nesse loader? Obrigado pela atenção

              • Agora já não sei mais nada. Coloquei dois jogos que acabei de baixar na mesma pasta dos outros games de cube. Esses aparecem no loader gx, os outros não. Tá muito estranho.

                • Ufa !!! mexendo nas configurações do usb loader resolvi, cara vai em custom paths, busque a opção Main GameCube Path, selecione o usb2 (se estiver com o hd particionado igual ao meu), entre na pasta Games e de ok, volte pro loader que os jogos vão aparecer, resolvi agorinha e já estou baixando as capas, espero ajudar.

              • Boa noite, cpnheci o forum agora por esse mesmo erro, não consigo de maneira alguma resolver isso, já troquei até de hd externo, só não aparece o jogos de cg no usbloader.

                • Cara consegui resolver esse problema baixando um pack desse youtuber.

                  Assista ao video e baixe o pack completo e coloque no hd. Não precisa nem do cartão de memória. Não sei se posso postar esse link, moderação, mas o intuito é apenas de ajudar.
                  Créditos ao youtuber HARDCORE GAMEWAY BR

  17. Consegui resolver, sem pack nem nada só com a configuração acima, testei hoje também no wiiflow (entrando em paths e apontando a pasta Game também.

  18. Só deixando um obs, meu hd esta em fat32, tamanho de alocação padrão, converto usando o DiscEx 0.9 no windows 10, nas pastas dos jogos de gc não coloco o código, somente o nome do jogo (EX: Mario Party 4, só isso mais nada), espero ajudar pq fiquei quase 2 meses quebrando a cabeça para fazer aparecer os jogos de gc nos loaders

  19. Meus posts ficaram fora de ordem lá em cima, kkkkk, no intuito de não confundir e ajudar, vamos a solução:

    Nas configurações do usb loader gx (v3.0 r1260), vai em custom paths, busque a opção Main GameCube Path, selecione o usb2 (ou partição onde se encontra os jogos de GC), selecione a pasta Games (dentro da pasta vão aparecer os jogos de GC), de ok, volte pro loader que os jogos vão aparecer, mesmo procedimento no wiiflow só que lá tem que ir na opção de paths.

    Meu hd esta em fat32, tamanho de alocação padrão, converto usando o DiscEx 0.9 no windows 10, nas pastas dos jogos de gc não coloco o código, somente o nome do jogo (EX: Mario Party 4, só isso mais nada), espero ajudar pq fiquei quase 2 meses quebrando a cabeça para fazer aparecer os jogos de gc nos loaders

    Abraço a todos do fórum!

    • Miquéias Henrique Reis se for em imagem iso o melhor é o nintendont, se for em disco gravados somente se teu wii for dos bem antigos que tinham desbloqueio pelo hardware e liam jogos dvd piratas.

    • Lucas Gabriel tudo blz se está usando todos os ini hid na pasta controllers e mesmo assim ele não reconhece, ai só criando um ini manualmente com um apps especial para isto disponibilizado pelo pessoal do nintendont, mas são poucos os que conseguiram criar um ini fora dos que já tem.

  20. Galera uma duvida meu Wii e a nova versão o Wii preto que fala que não tem compatibilidade com jogos de game cube pois não tem acesso ao controle. Se eu fizer isso eu consigo jogar de boa os jogos de Gc pelo controle do Wii mesmo ou eu realmente não vou conseguir jogar os game de GC. Eu uso o USB Loader GX meu Wii ta na versão 4.3U.

  21. Alguém pode me ajuda ??

    Consegui fazer os jogos do GC aparecer no USB Loader porem quando eu abro o jogo ele inicia e depois volta para tela do menu do Wii. Alguem sabe como corrigir isso.

    Fico no aguardo.

  22. Blz consegui configurar porem surgiu outra coisa quando eu abro o jogo que estou testando “Mario Party 5” a tela fica preta e o jogo não carrega tenho que desligar o wii pela tomada. Como faço para resolver isso. Ja passei Py My Wii e esta tudo atualizado

Deixe uma resposta

