[PS2] PicoDrive (v1.51b)

00.jpg

O PicoDrive é um emulador portado para Playstation 2 pelo mago da programação de homebrews  para Playstation 2, o SP193, é um excelente emulador que permite você jogar o Mega Drive (Genesis) e o Sega CD (Mega CD) diretamente no Playstation 2. O PicoDrive não é só um emulador qualquer portado para Playstation 2, ele é de longe o melhor emulador para o console tanto em desempenho quanto em compatibilidade quando lida com jogos de Mega Drive, os jogos de Mega Drive funciona praticamente com desempenho perfeito, um feito invejável para outros consoles mais poderosos, agora quando o PicoDrive esta lidando com o ambicioso Sega CD a qualidade ainda é precária, poucos jogos são jogáveis, os jogos que são jogáveis você precisa configurar o emulador extremamente bem, apesar do contratempo com o Sega CD o PicoDrive é extraordinário e merece uma chance no seu Playstation 2, ele é OBRIGATÓRIO no seu console.

  • Obrigatório: Seu Playstation 2 deve ter algum aplicativo que inicie arquivos “.ELF” instalado, entre os aplicativos que existe para esta finalidade estão o Free Memory Card Boot (para instalar leia este tutorial AQUI e para configurar este AQUI), o UlaunchELF (Para Instalar leia este tutorial AQUI, para aprender como usar leia este tutorial AQUI) ou o Open PS2 Loader (para instalar leia este tutorial AQUI e para configurar este AQUI).
  • Atualização: Dia 03/08/2015 (Configurado para que o controle funcione com seis botões), Dia 22/02/2017 (Pequenas modificações nas configurações).
  • Site Oficial: http://ichiba.geocities.jp/ysai187/PS2/PicoDrive.htm (Versão PS2) https://git hub.com/notaz/picodrive (Versão Oficial).

a

TUTORIAL

Melhorar o desempenho no Sega CD: Deligue o som (aperte “SELECT”, depois entre em “Change Options”, e por ultimo desligue de “ON” para “OFF” a opção “Enable Sound”) assim o jogo ganha e muito em velocidade, e por ultimo escolha a melhor renderização com o botão “/\ + O” do controle, não esqueça de salvar as modificações.

Configurando cheats (trapaças) no PicoDrive: Neste link AQUI tem um excelente tutorial de como configurar trapaças (cheats) no PicoDrive, de uma lida que pode ser útil para alguns jogos específicos.

a

Baixar Servidor 1

Baixar Servidor 2

a

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este poste foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

Anúncios

72 comentários sobre “[PS2] PicoDrive (v1.51b)

  1. Ai está um ótimo emulador para proprietários do ps2 , baixe agora e veras jogos rodando 100%.
    No picodriver você poderá aplicar cheats genese ,escolher combinações de botões ao seu gosto inclusive usar os analógicos , jogar roms Zip, jogar sega CD (poucos jogos funcionam), e da loader direto do seu memory card ,pen-drive ou hd interno ou externo.
    Eu garanto a você que ele é ideal para jogar jogos do mega-driver.
    Ele infelizmente não roda muito bem os jogos de sega cd, más do mega driver é garantido 100% de diversão.

    • Ariel você tem toda razão o Picodrive é de longe um dos melhores emuladores para PS2, uso muito ele!

      Deixe eu lhe fazer uma pergunta, você já conseguiu configurar o controle de PS2 para 6 botões neste emulador?

  2. Não teria como criar uma iso com esse emulador e rodar ele via opl, igual ao PGEN? E parabéns pelo site muito bom, já me ajudou muito. 🙂

    • Wellington valeu pelo apoio, e já que você foi legal comigo vou ser legal com você sai dessa vida (kkkkkk) de rodar emuladores pelo OPL, você pode rodar este via USB que é muito mais pratico.

      Emuladores pelo OPL só os que não dão suporte a USB!

      Boa sorte!

    • Wellington, o rogerioalcantara têm toda a razão.
      O que você pode fazer é executar ele na página dos apps.
      Pegue o ulaunhelf e use o editor de texto para criar um caminho do picodriver.elf ou de qualquer outro.
      Exemplo:
      Mass:/pcdrvps2/picodriver.elf.
      E salve_o como “conf_apps.cfg” e coloque-o dentro da pasta OPL do seu memory card.
      O ulaunchelf possui um editor de texto embutido (em MISC/), com ele você pode visualizar e editar textos , no em tanto ele deixar de possuir alguns caracteres.
      exemplo:
      /,\.
      Abra um arquivo de letras e cópia estes símbolo para assim poder criar o caminho desejado .
      Pressione o botão “select” do seu controle para abrir o teclado padrão do ulaunchelf e toda vez que terminar de escrever uso o “return” para indicar ponto final, pressione “R1” para abrir um quadro de opções.
      New=novo.
      open=abrir.
      close=fechar janela.
      save=apenas salvar.
      save as=savar em.
      Windows=janela.
      exit=sair.
      Use “save as” para escolher o destino do texto, e com o local escolhido pressione “start” para da lhe um nome e o salvar.
      Vocês pode fazer isso no PC.
      (OBS: Uso o editor do ulaunchelf para isso e também para criar cheats para o picodriver e o popstarter)

      • Wellington valeu pelo excelente comentário vai ser muito útil aqui no poste (claro se os usuários ler), você já conseguiu configurar o controle de PS2 para 6 botões neste emulador?

        • rogerioalcantara se não me engano mano eu consegui configurar uma vez mas é bem complicado, depois vou tentar de novo se conseguir te aviso, quanto aos cheats se não me engano tu deixa o .pat com o mesmo nome da rom na mesma pasta que pega automaticamente os códigos.

    • Ariel valeu vou ver aqui como esta a configuração dos botões neste Picodrive, pois configurei aqui mas é legal ver outras configurações (para saber se esta melhor ou pior kkkkkkk)!

  3. Único problema do emulador é que trava ao dar save/load state em alguns jogos como sonic the hedgehog, Tentei com o jogo zipado e em bin, no hd interno, no memory card e no pendrive, salva normal o save state, só que ao dar o load state trava o jogo, a tela fica toda rosa e bugada e tem que resetar o jogo, as vezes aparece um erro macabro na tela : trace $ 00000000###

  4. Já descobri o problema do save state, tem que renomear a rom, quando estava dando o bug, a rom estava com o seguinte nome : “Sonic the Hedgehog (JUE) [!].bin/zip”, mudei para “Sonic_the_Hedgehog.bin/zip”, substitui os espaços por underlines e removi caracteres como “()” e “!”, está salvando e dando load normalmente agora, contudo todos os slots de save consta como ocupado (USED), apesar desse bug de hud está funcionando. Agora o problema é que vou ter que renomear todos os jogos agora, tirar os espaços e caracteres específicos, vou usar um APP pra fazer isso, porém vai ser mais trampo ;/.

    • Bom, depois dos testes que fiz, alguns jogos buga a tela do save state, fica todos slots constando como USED depois de salvar uma só vez, dando para usar apenas 1 slot de save (como o jogo do michael jackson) e outros não, mas da para usar agora, o problema é quando travava por causa do nome do jogo, o emulador é sensível a nomes de arquivos, por exemplo, a pasta do emulador aqui estava como “MEGA DRIVER”, eu mudei para “MEGADRIVER”, tirei o espaço, depois disso os saves do Sonic 1 ficou perfeito, não constou tudo como USED todos os slots depois que mudei o nome da pasta do emulador e deu para usar todos os slots, mas o michael jackson continua tudo como used mesmo depois disso, alguem tem ideia se tem fix para isso? É questao de rom mesmo?

      • Jean parabéns pelo teste profundo neste emulador, eu nunca cheguei tão longe assim, legal comentários relevantes iguais ao seu, um comentário que é um tutorial para quem tiver o mesmo problema!
        Quando tiver tempo vou ver se consigo fazer os mesmos testes que você fez para entender melhor o funcionamento dos saves1

        Abraço!

  5. Emulador recomendadíssimo pro ps2, roda ultimate mortal kombat trilogy e mortal kombat revelations numa boa(hacks poderosas que nem funcionam no próprio mega), e os jogos do sonic desde sonic 1 a sonic & knucles até os hacks como s-factor, hyperdrive e mobius evolution rodam 100%, é uma pena que o ps2 não tem um emulador tão bom assim de snes.

    • Robin realmente o PicoDrive é o melhor emulador existente para Playstation 2, mas o PGEN não é ruim, longe disso a maior parte dos jogos funciona perfeitamente nele, e aqui vai uma dica, existe uma “gambiarra” (emulador kkkk) chamado “SMD Vol.17 Constructor” que possui algumas restrições, mas de longe é o melhor emulador em quesito qualidade graficamente (e o desempenho é excelente), vale a pena você testar, https://mundowiihack.wordpress.com/tag/projeto-genesis !

      • Baixei hj o PicoDrive e gostei bastante. Os jogos rodam perfeitos tal como no velho guerreiro Mega Drive. Todas as ROMs que baixei rodaram perfeitamente. Não sei se este emulador atingiu todo o potencial, mas pra mim está ótimo. Obrigado!!!

  6. Oi,
    O Pico Drive tá dando muita corrupção de file system.
    Tentei o SMS reloaded e funciona 100%.

    Agora, o Pico drive, é duas, três, ele corrompe a Fat-32 e lá se foi o pendrive (ou HD).

    Botei um HD externo de 80 GB e ele corrompeu de primeira.

    Teria alguma dica para isso ? Ou ele é ruinzinho mesmo de corromper FAT ???

    Sds,

  7. Ok, grato pela pronta resposta.
    Testarei os outros emuladores.
    Fiquei impressionado com as roms que rodei nele.
    Sonic a 60 FPS, melhor do que num Mega Drive real, e, eu tive 2 Megadrives…

    Sds,

    • Realmente Ruy o PicoDrive é de longe o melhor emulador para Playstation 2 que existe, eu uso muito este “projeto genesis” para jogar jogos que não necessita de gravar, porque a imagem dos jogos de megaDrive nele fica lindo, agora o Pgen não é ruim, mas não aceita jogos acima de 4Mega!

  8. Olá meus amigos. Como posso alterar o “exit” do Picodrive, fazendo ele retornar para o OPL? O meu retorna para a tela de DVD/ Memory card. Meu boot de OPL é via memory card segurando R1. Desde já agradecido pelo ótimo mundowiihack!

    • Fabio Rosa e ai mano tudo blz, infelizmente o Pico drive, só faz o IGR para o OSD do ps2(tela de DVD/ Memory card), tu só vai conseguir retornar a usar opl, ule ou outra coisa, sem reiniciar o ps2 se tiver um ps2 com FMCB instalado.

  9. Ahh, voltando ao PicoDrive, seguinte:

    Funciona melhor com pendrives do que com HD’s externos. Por alguma razão, a temporização das partes mecânicas do HD externo, às vezes faz o Picodrive se perder.

    Com pendrives, ou seja, 100% chips eletrônicos, não deu mais problemas, tanto de corrupção quanto de salvar ou o que seja. Então, segue a dica: Pendrive de 16GB’s, com todas as roms do Mega Drive e pronto, só felicidade.

    Sds,

  10. como eu queria q o desenvolvedor dessa delicia de emulador fizesse um emulador de snes para ps2, com certeza iria ficar com uma qualidade igual a esse emulador! Pico Drive é um emuador impecável, espero uma atualização q o deixe melhor ainda qualquer dia!

    • Changes from 1.92 (2017-10-14)
      * Various compatibility and bug fixes
      Changes from 1.91 (2013-10-12)
      + Switched to cleaner CD controller code from Eke-Eke’s Genesis Plus GX.
      * Fixed overflow issue where cd emulation would break after ~10 minutes of gameplay.
      * Fixed synchronization issue where model1 CD BIOS would randomly hang.
      Changes from 1.90 (2013-09-24)
      + 32X+CD emulation has been implemented.
      * Various CD compatibility issues have been solved. Hopefully no more regressions this time.
      * fixed tv-out (again), added automatic layer switching
      Changes from 1.85.0.2 (2013-09-01)
      * Improved compatibility with Slackware/old version of SuperZaxxon.
      Changes from 1.85 (2013-08-31)
      * Lots of 32X compatibility and accuracy improvements. Most (all?) commercial games are booting now, but some still have issues.
      * Fixed some regressions in MegaCD code, like hang in jap BIOS.
      * Implemented pause for SMS.
      * Updated UI with improvements from PCSX ReARMed (functional only, it looks the same).
      * Frontend timing has been rewritten, should no longer slowly desync from LCD on pandora.
      * Various other things I forgot (it has been several years since last release..)

    • Você está tentando rodar os emuladores via ISO ou diretamente como ELF? Outra coisa que eu esqueci de falar é que a maioria dos emuladores só abre através do uLaunchELF 4.42 e versões mais antigas.

        • Ricardo, eu espero que você entenda que eu faço uma série de perguntas para que eu possa dar a resposta mais concisa possível. Eu peguei um PS2 90010 de um amigo, mais para fins de teste, mesmo porque eu já tenho um 50001. Tudo o que eu faço uso no modelo 50001 funciona no 90010, exceto o Free MC Boot. Não tem muita lógica um determinado homebrew não rodar num modelo intermediário; se fosse numa revisão final eu até entenderia. Acho que se a $ony quisesse realmente ferrar com quem faz uso de homebrews ela teria desenvolvido métodos para bloqueio do OPL ou HD Loader, onde acho que, financeiramente, era um homebrew mais prejudicial à ela já que ambos rodavam seus jogos via ISO.

          Eu vou lhe pedir para fazer uns testes e eu peço que você posteriormente me fale sobre o resultado final:

          – Verifique se o caminho do PicoDrive está correto no arquivo “conf_apps.cfg”, lembrando que esse arquivo DEVE FICAR NO MEMORY CARD! Alguns usuários aqui do blog tiveram problema similar porque o “conf_apps.cfg” estava erroneamente alocado no pendrive;

          – Vamos esquecer por um momento de querer “enfeitar o pavão”. Use o uLaunchELF 4.42d ou 4.43a para rodar o PicoDrive.

          – Não rode o PicoDrive pelo Memory Card através do OPL e sim por um pendrive. e use o uLaunchELF a sua escolha para rodá-lo.

          – Atenção a nomenclatura das roms. Nesta área de comentários você encontra relatos de problemas quanto a forma ideal para renomear as roms. Parece que o PicoDrive não abre roms que tenham símbolos ou sinais em seus nomes e também não se dá bem com espaçamentos. Exemplo:
          Sonic The Hedgehog (U) [!].bin ==> ERRADO
          Sonic_The_Hedgehog.bin ==> CORRETO

          – Isso também vale para a pasta onde se localizam suas roms: o correto é MEGADRIVE ou MEGA_DRIVE (sem espaço), e não MEGA DRIVE (com espaço).

          – O PicoDrive suporta roms no formato BIN e SMD, e também aceita os mesmos formatos zipados. Porém se determinado jogo zipado não abrir você terá que rodá-lo descompactado mesmo.

          Bom, testa aí e depois me fala se deu certo ou não.

  11. Boa noite ! Obrigado pela atenção Adriano , vamos lá , eu fiz conforme vc me falo retirei os espaços nas pastas e o programa rodou ! PicoDrive , mas só abriu alguns poucos jogos , eu tenho uma coletânea que estavam divididos em pastas por letras , na primeira tinha uma pasta com os números 0-9 no qual todos rodaram mas só havia 6 arquivos , aí eu peguei um arquivo que estava na segunda pasta que tinha a letra A , joguei o arquivo na primeira pasta e rodou , aí eu peguei todos os arquivos que iam da pasta A até z e coloquei todos na primeira pasta ! Não rodou mais nenhum ! 😥 ! O arquivo conf_apps.cfg está no pendrive , e tbm eu coloquei ele no memory card mas sem o arquivo no pendrive não aparece os emuladores no OPL , pelo menos rodou alguns arquivos depois que eu retirei os espaços como vc me orientou , já me animou ! Vou fazer mais alguns testes , se poderem me ajudar fico muito grato ! Um abraço !

    • Qual é o formato das roms que você está tentando rodar no PicoDrive (BIN, SMD, ou ZIP)? Tem certeza de que os jogos que não abrem não possuem caracteres incomuns (símbolos, acentos, caracteres gráficos, ….)? Se você usa roms zipadas, descompacte-as e refaça os testes.

      Esse lance aí das pastas não interfere na execução do emulador. Eu, por exemplo, separo por quantidade: 30 roms por pasta porque eu costumo criar compilações em DVD para uso pessoal.

      O arquivo “conf_apps.cfg” não precisa ficar no pendrive. Ele deve ficar na pasta OPL no memory card 1.

      Como eu sugeri antes, abra mão um pouco do OPL e refaça os testes com o uLaunchELF.

  12. Cara, tem coisa errada aí. Se o PicoDrive está rodando e logo em seguida você diz que dá problema, das três uma: tem algum erro de configuração no emulador, há presença de roms corrompidas, ou seu pendrive não é compatível para uso com o PS2. Qual é a marca desse pendrive? E outra, por que você está rodando o OPL e o uLaunchELF pelo memory card?

      • O seu modelo (9000x) não roda o FreeMCBoot. O único propósito em se utilizar homebrews no memory card é para uso em conjunto com o FreeMCBoot. O OPL pode ser usado em qualquer mídia, mas no seu caso eu recomendo um pendrive ou HD externo para uso de homebrews.

        Você ainda não me falou a marca do seu pendrive.

          • Pendrives Kingston possuem péssima compatibilidade com o PS2. Recomendo a marca Sandisk.

            Quanto a HD externo, dizem que o PicoDrive não se dá muito bem com dispositivos mecânicos, vindo inclusive a corromper a longo prazo a estrutura do HD, e que o recomendável é utilizá-lo somente em pendrives. Eu faço pouco uso do PicoDrive, por isso não posso confirmar nada sobre corrupção.

            Minha última sugestão: copie para um pendrive – que não seja Kingston – o uLaunchELF 4.42d e o emulador, e use o uLaunchELF para iniciar o PicoDrive. Não é para iniciar nada pelo memory card; inicie pelo pendrive. Recomendo utilizar o emulador que se encontra no início desta página e faça uma instalação do zero do mesmo. Baixe o uLaunchELF no link abaixo:
            https://drive.google.com/open?id=1pmRDQ3_g1sw2J_RW0PdyCETt_nxwrpjQ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.