[PS2] ScummVM PS2 (v1.7.0)

scumm01_converted_mini

Esse aplicativo é na verdade uma maquina virtual para Playstation 2 que possibilita jogar alguns clássicos como Full Throttle, Sam & Max e a saga Monkey Island entre outros jogos criados originalmente para computadores, em resumo o ScummVM PS2 emula aqueles jogos que quase caíram no esquecimento devido a programação que foi utilizada na época não ser mais compatível com os sistemas operacionais modernos, a versão do ScummVM para Playstation 2 tem alguns problemas, mas no geral funciona muito bem, dando a oportunidade para você jogar algumas dezenas de jogos clássicos no seu console preferido!

  • Obrigatório: Um Playstation 2 funcionando, e usar um dos três aplicativos, o Open PS2 Loader, ULaunchELF CD, ou o Free McBoot, para dar boot no emulador em seu Playstation 2.
  • A versão 1.7.0 eu não consegui fazer funcionar via USB (Se alguém conseguir por favor me avise), só pelo HDD Interno do Playstation 2 FAT, então se você usa por Mídia USB continue com a versão 1.4.1. 
  • Site Oficial: http://scummvm.org/downloads

a

Baixar Servidor 1 (ScummVM PS2 v1.7.0)

Baixar Servidor 2 (ScummVM PS2 v1.7.0)

a

Baixar Servidor 1 (ScummVM PS2 v1.4.1)

Baixar Servidor 2 (ScummVM PS2 v1.4.1)

 

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este post foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

Anúncios

20 comentários sobre “[PS2] ScummVM PS2 (v1.7.0)

  1. Fele Rogerio, Baixei a versão 1.4.1 e ao executar o SCUMMVM.ELF, fica na tela com os números giratórios e dai não avança. alguma dica que possa resolver.

  2. Marcelo, esse lance de mudar a data do sistema não tem nada haver com o funcionamento do emulador. O PS2-HOME é um bom site, mas as vezes tem sempre alguém disposto a dar informações erradas ou desencontradas.

    A configuração do ScummVM não é difícil, mas pode ser chata para aqueles que não tem uma boa noção de inglês. Para lhe ajudar a entender como o ScummVM funciona, eu upei o emulador com o jogo “Indiana Jones and The Fate of Atlantis” para servir de exemplo. Segue o link:
    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtQlVBYThRX3JkMGs/view

    Após baixar o arquivo, descompacte-o com a última versão do 7zip. Na pasta EXTRAS você encontra conteúdo adicional pertinente ao emulador e duas versões do uLaunchELF, caso você não as tenha. Na pasta JOGOS você encontra o jogo citado acima. Na pasta principal (SCUMMVM) você encontra o emulador propriamente dito (executável+módulos). ATENÇÃO: não renomeie os arquivos do emulador! Após descompactar o arquivo zipado, copie-o para a sua mídia USB onde desejar. Não há restrição quanto ao local da pasta do emulador. Vamos ao que interessa:

    1º) Use o “uLaunchELF 4.42d” ou “uLaunchELF 4.43a” para acessar a pasta SCUMMVM na mídia USB;

    2º) Dentro da pasta execute o arquivo “SCUMMVM.ELF” e aguarde alguns segundos (vai aparecer um helix no canto direito da tela). Agora vamos configurá-lo a fim de que o emulador possa rodar seus jogos;

    3º) Use o analógico esquerdo para movimentar o cursor na tela. Coloque ele em cima da opção “Add Game” e pressione o botão “X” ou “O” para acessar o próximo menu;

    4º) Como o propósito aqui é rodar os jogos na mídia USB, leve o cursor até a opção “USB Mass Storage” e pressione rapidamente “X” ou “O” duas vezes. Você terá acesso ao conteúdo dentro dela;

    5º) A partir daqui para abrir qualquer pasta sempre use o “duplo clique” pressionando “X” ou “O”. Para voltar a um diretório anterior clique na opção “Go up”. Vá até a pasta SCUMMVM e dentro dela abra a pasta JOGOS. Nela encontramos uma outra pasta chamada ATLANTIS, que é o jogo “Indiana Jones and the Fate of Atlantis”. Abra ela também;

    6º) Dentro da pasta do jogo selecione com um clique a opção “Choose”;

    7º) Alguns jogos permitem escolher entre vários formatos disponíveis para sua execução. Evite qualquer coisa relacionado a FLOPPY e FM-TOWNS. Aqui neste caso clique em “Indiana Jones and the Fate of Atlantis” uma vez e em “Choose” uma vez também;

    8º) Faremos agora um pequeno ajuste nas configurações para adicionar legendas no jogo. Na parte superior da tela há várias abas. Clique na aba “Audio” e marque a opção “Override global audio settings”. Na opção “Text and Speech” marque a opção “Both”;

    9º) A partir daqui basta clicar em “OK” para que o jogo apareça no menu principal, mas caso queira separar os arquivos de save numa pasta opcional, vá até a aba “Paths” e clique na opção “Save Path”. Escolha o local onde seus saves serão gerados, clique em “Choose” e em seguida em “OK”.

    Pronto. O “Indiana Jones and the Fate of Atlantis” está disponível para jogar. Para rodá-lo dê dois cliques em cima do nome do jogo. A partir daqui para adicionar outros jogos basta seguir o passo a passo acima. ATENÇÃO: não confie no save automático. Ele é meio bugado. Sempre que possível entre no menu com o botão “Start” e salve manualmente.

  3. Adriano,

    Baixei o seu pacote, descomprimi para o USB, chamei o ScummVM pelo uLE, apareceu a hélice girando e… mesma coisa. Hélice girando para sempre, o menu do ScummVM nunca aparece. Muito obrigado pela ajuda, mas acho que o problema é com a versão do meu console ou o modchiṕ.

    Abraço!

    • Você está tentando rodar o ScummVM pelo HD externo ou usa algum pendrive? Caso seja pendrive qual é a marca dele? Geralmente Kingston dá bastante problema com o PS2. Eu fiz este pacote e o tutorial testando em tempo real num PS2 FAT num HD externo e rodou. Tenta com um outro dispositivo USB. E caso exista algum save gerado pelo ScummVM ,apague-o antes de tudo.

  4. Testei com Kingston (de onde uso o POPS e meus ISOs sem problema) e um SanDisk. O PS2 é Slim, pelos posts no PS2-HOME o FAT é muito mais compatível do que o Slim. Vou seguir aqui tentando. Vou ver se acho o código fonte da versão PS2 para fazer um debug mostrando cada módulo carregado (que é o que acontece enquanto a hélice gira), para ver em qual está crashando.

    • Se eu não me engano os problemas de compatibilidade do ScummVM com a mídia USB começaram a partir da versão 1.7.0. Esta que eu disponibilizei é 1.4.1, que roda muito bem os jogos. Esta versão deve rodar via USB também no PS2 Slim. Mas testa em outro pendrive que não seja Kingston e não entre no ScummVM através do OPL.

      • Tentei com outros pendrives, ainda a maldita hélice rodopiando sem parar. Estou desconfiado , pois tentei as duas versões do PGen que você disponibilizou e ambas carregam, mas também travam. Você consegue rodar o PGen direto do mass: ? Eu até consigo abrir, mas ele fica eternamente em “Loading”, de forma similar ao ScummVM. Fiz um pequeno ISO com o PGen para abrir com o OPL, mas foi ainda pior: mostrou as cores de debug mas estacionou em uma tela preta. Não sei mais o que fazer.

        • Infelizmente com relação ao ScumnVM não há muito o que eu possa fazer por você. Como eu disse, aqui essa versão roda normalmente via USB, HDD, DVD, e ISO (através do OPL 0.9.2). Sobre o Pgen (que eu não me lembro de ter compartilhado) testa essa ISO que você criou
          com o OPL 0.9.2, já que ele não é compatível com outras versões do OPL.

  5. Marcelo, se você tiver tempo e quiser arriscar, baixa essa ISO que eu montei há um tempo atrás com alguns jogos em português para o ScummVM. São 9 partes zipadas, sendo que 8 tem 100Mb cada e a última tem uns 15Mb. Ao descompactar os arquivos você deve obter uma ISO de mais ou menos 1.30GB. Ela é compatível somente com o OPL 0.9.2. Eu compilei os seguintes jogos: Indiana Jones and the Fate of Atlantis, Sam & Max Hit The Road, The Dig, Full Throtlle, e Beneath a Steel Sky. Não tem nenhum Monkey Island porque na época que eu montei esta ISO eu só queria jogos que tivessem voz, e não tem o Day of the Tentacle porque eu não gosto do jogo. Só lembrando que aqui ela funciona. Links abaixo:

    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtUGhKd253Q2J4dHM/view
    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGta1oxc3Z0RW5uNTg/view
    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtVjhud1c2OTl1ajg/view
    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtU0lxY1dPMkZxUGM/view
    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtc0VyX1Jlcm1helU/view
    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtMGs3QUx0aVgwQzQ/view
    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtUTI0eTBCVGo4bW8/view
    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtRUZLUlQ4WnVWWkU/view
    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtbkh2QUphUHVGdWs/view

  6. A propósito, que ferramentas você usou para criar a ISO? Tentei editá-la com o ISOMaster no Linux mas ele danificou-a de alguma (tela branca no OPL). Um abraço!

    • Eu usei (e ainda uso) o Nero 8 portable, para o Windows. Qualquer ISO de PS2, homebrew ou jogo oficial, é compatível com o console se gravar/gerar a ISO no formato DVD-ROM (UDF/ISO). Não gosto de usar o UltraISO porque ele injeta uns 20 a 50Mb de dados extras para o reconhecimento da ISO pelo PS2. Se o projeto for grande é claro que 20Mb não farão tanta diferença no final, mas um projeto menor como o Colecovision, cujas roms são minúsculas, 5 se transforma em 25 ou 55Mb no resultado final. Eu só uso o UltraISO para testes rápidos, tendo em vista que compilar qualquer coisa nele é mais fácil e prático do que com o Nero. A única ressalva é que ISOs manipuladas com o Nero não são compativeis com o USB Útil, mas ainda são com o USB Extreme, embora eu copie direto para a pasta DVD as ISOs abaixo de 4GB. Neste caso se o projeto passar de 4GB, aí sim eu uso o UltraISO.

  7. Cara, eu de novo. Tentei gerar outro ISO com meus jogos usando o Nero 8 e o CDGenPS2 mas nenhum dá boot. Você pode indicar um bom tutorial para essas ferramentas? Valeu, uma abraço!

    • Espero não estar falando besteira mas o CDGenPS2 só serve para criar ISO para CD, não? E de qualquer forma esse programa é bastante obsoleto. Acho que nem na época em que o PS2 bombava eu fiz uso dele. Mas vamos tentar algo mais fácil trabalhando com o UltraISO. Eu vou me utilizar de parte do tutorial do U$ML como base para que você possa montar a ISO nova do ScummVM. A ferramenta “UltraISO Portable” você encontra no seguinte endereço:

      https://mundowiihack.wordpress.com/2017/09/05/ps2-tutorial-configurando-o-uml/

      1º) Baixe e descompacte com o 7zip o “UltraISO Portable“ no seu computador;

      2º) Abra o “UltraISO Portable“. No menu principal navegue até “File”, depois até “New“, agora procure por “PS2 DVD Image” e selecione esta opção (ou use a combinação CTRL+P);

      3º) Vai abrir uma caixa onde você tera que navegar até a pasta onde os arquivos do ScummVM (e o jogos) se encontram. É a pasta onde está sua compilação, Dentro dela selecione o arquivo “SYSTEM.CNF” e aperte em “Abrir“ (ou Open), para assim carregar toda a estrutura da sua compilação;

      4º) Novamente no menu principal navegue até “File”, depois “Save As …“, escolha o lugar onde quer que o “UltraISO Portable” crie a ISO, aperte em “Salvar” e pronto, esta criada sua ISO para uso no PS2.

      Como eu citei antes é muito mais fácil de mexer com o UltraISO do que com o Nero.

    • Essa ISO do ScummVM é uma das compilações mais antigas que eu fiz. Na época eu só quis reunir jogos que tivessem voz. Eu tinha um certo preconceito com jogos com texto apenas. Eu até pensei em atualizar adicionando mais jogos, mas o tempo e a preguiça me impediram. Se algum dia eu tiver um pouco mais de paciência para mexer na ISO eu disponibilizo ela aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s