[PS2] ScummVM PS2 (v1.7.0)

scumm01_converted_mini

Esse aplicativo é na verdade uma maquina virtual para Playstation 2 que possibilita jogar alguns clássicos como Full Throttle, Sam & Max e a saga Monkey Island entre outros jogos criados originalmente para computadores, em resumo o ScummVM PS2 emula aqueles jogos que quase caíram no esquecimento devido a programação que foi utilizada na época não ser mais compatível com os sistemas operacionais modernos, a versão do ScummVM para Playstation 2 tem alguns problemas, mas no geral funciona muito bem, dando a oportunidade para você jogar algumas dezenas de jogos clássicos no seu console preferido!

  • Obrigatório: Um Playstation 2 funcionando, e usar um dos três aplicativos, o Open PS2 Loader, ULaunchELF CD, ou o Free McBoot, para dar boot no emulador em seu Playstation 2.
  • A versão 1.7.0 eu não consegui fazer funcionar via USB (Se alguém conseguir por favor me avise), só pelo HDD Interno do Playstation 2 FAT, então se você usa por Mídia USB continue com a versão 1.4.1. 
  • Site Oficial: http://scummvm.org/downloads

a

Baixar Servidor 1 (ScummVM PS2 v1.7.0)

Baixar Servidor 2 (ScummVM PS2 v1.7.0)

a

Baixar Servidor 1 (ScummVM PS2 v1.4.1)

Baixar Servidor 2 (ScummVM PS2 v1.4.1)

 

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este post foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

Anúncios

18 comentários sobre “[PS2] ScummVM PS2 (v1.7.0)

  1. Fele Rogerio, Baixei a versão 1.4.1 e ao executar o SCUMMVM.ELF, fica na tela com os números giratórios e dai não avança. alguma dica que possa resolver.

  2. Marcelo, esse lance de mudar a data do sistema não tem nada haver com o funcionamento do emulador. O PS2-HOME é um bom site, mas as vezes tem sempre alguém disposto a dar informações erradas ou desencontradas.

    A configuração do ScummVM não é difícil, mas pode ser chata para aqueles que não tem uma boa noção de inglês. Para lhe ajudar a entender como o ScummVM funciona, eu upei o emulador com o jogo “Indiana Jones and The Fate of Atlantis” para servir de exemplo. Segue o link:
    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtQlVBYThRX3JkMGs/view

    Após baixar o arquivo, descompacte-o com a última versão do 7zip. Na pasta EXTRAS você encontra conteúdo adicional pertinente ao emulador e duas versões do uLaunchELF, caso você não as tenha. Na pasta JOGOS você encontra o jogo citado acima. Na pasta principal (SCUMMVM) você encontra o emulador propriamente dito (executável+módulos). ATENÇÃO: não renomeie os arquivos do emulador! Após descompactar o arquivo zipado, copie-o para a sua mídia USB onde desejar. Não há restrição quanto ao local da pasta do emulador. Vamos ao que interessa:

    1º) Use o “uLaunchELF 4.42d” ou “uLaunchELF 4.43a” para acessar a pasta SCUMMVM na mídia USB;

    2º) Dentro da pasta execute o arquivo “SCUMMVM.ELF” e aguarde alguns segundos (vai aparecer um helix no canto direito da tela). Agora vamos configurá-lo a fim de que o emulador possa rodar seus jogos;

    3º) Use o analógico esquerdo para movimentar o cursor na tela. Coloque ele em cima da opção “Add Game” e pressione o botão “X” ou “O” para acessar o próximo menu;

    4º) Como o propósito aqui é rodar os jogos na mídia USB, leve o cursor até a opção “USB Mass Storage” e pressione rapidamente “X” ou “O” duas vezes. Você terá acesso ao conteúdo dentro dela;

    5º) A partir daqui para abrir qualquer pasta sempre use o “duplo clique” pressionando “X” ou “O”. Para voltar a um diretório anterior clique na opção “Go up”. Vá até a pasta SCUMMVM e dentro dela abra a pasta JOGOS. Nela encontramos uma outra pasta chamada ATLANTIS, que é o jogo “Indiana Jones and the Fate of Atlantis”. Abra ela também;

    6º) Dentro da pasta do jogo selecione com um clique a opção “Choose”;

    7º) Alguns jogos permitem escolher entre vários formatos disponíveis para sua execução. Evite qualquer coisa relacionado a FLOPPY e FM-TOWNS. Aqui neste caso clique em “Indiana Jones and the Fate of Atlantis” uma vez e em “Choose” uma vez também;

    8º) Faremos agora um pequeno ajuste nas configurações para adicionar legendas no jogo. Na parte superior da tela há várias abas. Clique na aba “Audio” e marque a opção “Override global audio settings”. Na opção “Text and Speech” marque a opção “Both”;

    9º) A partir daqui basta clicar em “OK” para que o jogo apareça no menu principal, mas caso queira separar os arquivos de save numa pasta opcional, vá até a aba “Paths” e clique na opção “Save Path”. Escolha o local onde seus saves serão gerados, clique em “Choose” e em seguida em “OK”.

    Pronto. O “Indiana Jones and the Fate of Atlantis” está disponível para jogar. Para rodá-lo dê dois cliques em cima do nome do jogo. A partir daqui para adicionar outros jogos basta seguir o passo a passo acima. ATENÇÃO: não confie no save automático. Ele é meio bugado. Sempre que possível entre no menu com o botão “Start” e salve manualmente.

  3. Adriano,

    Baixei o seu pacote, descomprimi para o USB, chamei o ScummVM pelo uLE, apareceu a hélice girando e… mesma coisa. Hélice girando para sempre, o menu do ScummVM nunca aparece. Muito obrigado pela ajuda, mas acho que o problema é com a versão do meu console ou o modchiṕ.

    Abraço!

    • Você está tentando rodar o ScummVM pelo HD externo ou usa algum pendrive? Caso seja pendrive qual é a marca dele? Geralmente Kingston dá bastante problema com o PS2. Eu fiz este pacote e o tutorial testando em tempo real num PS2 FAT num HD externo e rodou. Tenta com um outro dispositivo USB. E caso exista algum save gerado pelo ScummVM ,apague-o antes de tudo.

  4. Testei com Kingston (de onde uso o POPS e meus ISOs sem problema) e um SanDisk. O PS2 é Slim, pelos posts no PS2-HOME o FAT é muito mais compatível do que o Slim. Vou seguir aqui tentando. Vou ver se acho o código fonte da versão PS2 para fazer um debug mostrando cada módulo carregado (que é o que acontece enquanto a hélice gira), para ver em qual está crashando.

    • Se eu não me engano os problemas de compatibilidade do ScummVM com a mídia USB começaram a partir da versão 1.7.0. Esta que eu disponibilizei é 1.4.1, que roda muito bem os jogos. Esta versão deve rodar via USB também no PS2 Slim. Mas testa em outro pendrive que não seja Kingston e não entre no ScummVM através do OPL.

      • Tentei com outros pendrives, ainda a maldita hélice rodopiando sem parar. Estou desconfiado , pois tentei as duas versões do PGen que você disponibilizou e ambas carregam, mas também travam. Você consegue rodar o PGen direto do mass: ? Eu até consigo abrir, mas ele fica eternamente em “Loading”, de forma similar ao ScummVM. Fiz um pequeno ISO com o PGen para abrir com o OPL, mas foi ainda pior: mostrou as cores de debug mas estacionou em uma tela preta. Não sei mais o que fazer.

        • Infelizmente com relação ao ScumnVM não há muito o que eu possa fazer por você. Como eu disse, aqui essa versão roda normalmente via USB, HDD, DVD, e ISO (através do OPL 0.9.2). Sobre o Pgen (que eu não me lembro de ter compartilhado) testa essa ISO que você criou
          com o OPL 0.9.2, já que ele não é compatível com outras versões do OPL.

  5. Marcelo, se você tiver tempo e quiser arriscar, baixa essa ISO que eu montei há um tempo atrás com alguns jogos em português para o ScummVM. São 9 partes zipadas, sendo que 8 tem 100Mb cada e a última tem uns 15Mb. Ao descompactar os arquivos você deve obter uma ISO de mais ou menos 1.30GB. Ela é compatível somente com o OPL 0.9.2. Eu compilei os seguintes jogos: Indiana Jones and the Fate of Atlantis, Sam & Max Hit The Road, The Dig, Full Throtlle, e Beneath a Steel Sky. Não tem nenhum Monkey Island porque na época que eu montei esta ISO eu só queria jogos que tivessem voz, e não tem o Day of the Tentacle porque eu não gosto do jogo. Só lembrando que aqui ela funciona. Links abaixo:

    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtUGhKd253Q2J4dHM/view
    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGta1oxc3Z0RW5uNTg/view
    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtVjhud1c2OTl1ajg/view
    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtU0lxY1dPMkZxUGM/view
    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtc0VyX1Jlcm1helU/view
    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtMGs3QUx0aVgwQzQ/view
    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtUTI0eTBCVGo4bW8/view
    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtRUZLUlQ4WnVWWkU/view
    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtbkh2QUphUHVGdWs/view

  6. A propósito, que ferramentas você usou para criar a ISO? Tentei editá-la com o ISOMaster no Linux mas ele danificou-a de alguma (tela branca no OPL). Um abraço!

    • Eu usei (e ainda uso) o Nero 8 portable, para o Windows. Qualquer ISO de PS2, homebrew ou jogo oficial, é compatível com o console se gravar/gerar a ISO no formato DVD-ROM (UDF/ISO). Não gosto de usar o UltraISO porque ele injeta uns 20 a 50Mb de dados extras para o reconhecimento da ISO pelo PS2. Se o projeto for grande é claro que 20Mb não farão tanta diferença no final, mas um projeto menor como o Colecovision, cujas roms são minúsculas, 5 se transforma em 25 ou 55Mb no resultado final. Eu só uso o UltraISO para testes rápidos, tendo em vista que compilar qualquer coisa nele é mais fácil e prático do que com o Nero. A única ressalva é que ISOs manipuladas com o Nero não são compativeis com o USB Útil, mas ainda são com o USB Extreme, embora eu copie direto para a pasta DVD as ISOs abaixo de 4GB. Neste caso se o projeto passar de 4GB, aí sim eu uso o UltraISO.

  7. Cara, eu de novo. Tentei gerar outro ISO com meus jogos usando o Nero 8 e o CDGenPS2 mas nenhum dá boot. Você pode indicar um bom tutorial para essas ferramentas? Valeu, uma abraço!

    • Espero não estar falando besteira mas o CDGenPS2 só serve para criar ISO para CD, não? E de qualquer forma esse programa é bastante obsoleto. Acho que nem na época em que o PS2 bombava eu fiz uso dele. Mas vamos tentar algo mais fácil trabalhando com o UltraISO. Eu vou me utilizar de parte do tutorial do U$ML como base para que você possa montar a ISO nova do ScummVM. A ferramenta “UltraISO Portable” você encontra no seguinte endereço:

      https://mundowiihack.wordpress.com/2017/09/05/ps2-tutorial-configurando-o-uml/

      1º) Baixe e descompacte com o 7zip o “UltraISO Portable“ no seu computador;

      2º) Abra o “UltraISO Portable“. No menu principal navegue até “File”, depois até “New“, agora procure por “PS2 DVD Image” e selecione esta opção (ou use a combinação CTRL+P);

      3º) Vai abrir uma caixa onde você tera que navegar até a pasta onde os arquivos do ScummVM (e o jogos) se encontram. É a pasta onde está sua compilação, Dentro dela selecione o arquivo “SYSTEM.CNF” e aperte em “Abrir“ (ou Open), para assim carregar toda a estrutura da sua compilação;

      4º) Novamente no menu principal navegue até “File”, depois “Save As …“, escolha o lugar onde quer que o “UltraISO Portable” crie a ISO, aperte em “Salvar” e pronto, esta criada sua ISO para uso no PS2.

      Como eu citei antes é muito mais fácil de mexer com o UltraISO do que com o Nero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s