[Wii Tutorial] Wii Backup Manager (v0.4.5 build 78)

Wii Backup Manager 0.4.5 build 78

Aqui esta um dos melhores programas para Windows que simplifica e muito a questão de transferência de jogos para seu HD Externo ou PenDrive, o aplicativo suporta partição NTFS e FAT32. O Wii Backup Manager quando usado com FAT32 ajuda a quebrar a barreira técnica que limita jogos acima de 4 Giga de ser adicionar diretamente no seu HD Externo ou Pen Drive, outra função interessante é que o Wii Backup Manager compacta os jogos em WBFS e consequentemente economiza espaço em seu HD Externo ou Pen Drive, não deixe de usar este excelente aplicativo e tirar o máximo proveito do seu HD Externo ou Pen Drive !

  • Itens necessários: HD externo ou Pen Drive (De qualquer tamanho, o que importa mais é a quantidade de jogos que caberá) e um computador com Windows 32 ou 64-bits.
  • Wii Backup Manager é um programa usado para transferir jogos para um HD/Pendrive e rodá-los via USB no formato FAT32/NTFS. Esse excelente programa converte sua ISO para WBFS e transfere para o HD/Pendrive selecionado. Uma vantagem muito boa de passar os jogos com o Wii Backup Manager é que não precisa dividir o HD/Pendrive em 2 partes porque possibilita assim o uso do HD em formato original e com suporte ao Nintendo Wii.

1º – Você precisará do programa Wii Backup Manager 0.4.5 build 78 que estarei disponibilizando o link para baixar no final do poste!

2º – Após descompactar, terá dois arquivos:

Windows 32-Bits = WiiBackupManager_Win32 WIndows 64-Bits = WiiBackupManager_Win64

Clique para ampliar

Selecione o programa em referência à sua versão do Windows, e execute (de preferência como Administrador, mas se não tiver como, sem problemas).

3º – Com o programa aberto, clique nas abas onde diz “Disco 1” e após clique em “Inactive”, depois selecione o seu HD/Pendrive conforme a unidade que esteja.

Clique para ampliar

Clique para ampliar

4º – Após selecionar sua unidade, o programa verificará seu HD e se estiver nos formatos FAT32/NTFS informará que é um disco válido e perguntará se deseja criar uma pasta “wbfs” em seu HD (WBFS é o formato para qual os jogos serão convertidos), clique em Yes.

Clique para ampliar

Clique para ampliar

5º – Feito isso, vamos copiar um jogo para o HD, para tanto, clique na aba “Arquivos”, clique em “Adicionar” e após selecione a maneira que vai inserir, se é apenas um jogo, ou uma pasta inteira. (No meu caso estarei usando apenas um jogo)

Clique para ampliar

Clique para ampliar

6º – Após selecionado o jogo, deverá aparecer na lista dessa forma:

Clique para ampliar

Clique para ampliar

*OBS: Caso não aparecer, clique em “Covers” e selecione “Sync and download all”.

Clique para ampliar

Clique para ampliar

7º – Feito isso, vamos transferir o jogo para o HD já pronto para tal, selecione o jogo, clique em “Copiar” e selecione o Disco anteriormente preparado.

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Agora é só aguardar a conclusão da transferência

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Terminado, é só verificar se seu jogo está no HD, remover com segurança e partir pra Jogatina usando um USB Launcher, eu uso o USB Loader, mas fica à seu critério qual usar.

a

Baixar Servidor 1

Baixar Servidor 2

a

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este poste foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

103 comentários sobre “[Wii Tutorial] Wii Backup Manager (v0.4.5 build 78)

  1. RENANFAMOUS mano muito bom mesmo este programa, uso ele direto quando tenho que passar jogos pro meu wii, logo que comprei o meu wii final de 2012 eu usava o
    WBFS Manager, mas ai tinha que formatar o pen drive em WBFS o que impedia de usar o mesmo com conteúdos do pc, agora com o Wii Backup Manager eu não preciso mudar o formato do meu HD externo que está em NTFS e só tenho que criar uma pasta wbfs e por os jogos dentro. Um abração.

  2. Renan tenho uma dúvida, converti o samurai warrios 3 e quase não teve perda de tamanho, até aí blz. Mas baixei o mesmo jogo só que na versão japonesa e o jogo teve diferença de 2gigas cara, o jogo é o msm e pior que acho que essa versão japonesa vem com mais coisas como leituras de história etc. Acho que não to sabendo diminuir os jogos direito vc tem alguma dica? Vlw e seja bem vindo.

      • Marco, a questão de tamanhos entre diferentes versões, depende de muitas coisas, daonde baixou, se foi compactada e tudo mais.

        A questão de redução com o Wii Backup Manager, não há possibilidade, visto que esse não é o foco do programa, eu sempre reparei que ele diminui cerca de uns 20% do tamanho quando é convertido para WBFS, porém, depende do jogo, tem jogos que é o contrário.

        Bom, essa semana vou testar algumas maneiras de redução do tamanho das isos, e se tudo correr bem, posto um tutorial de como fazer.

        • Renan obrigado mano. Só estou perguntando pq achei uma diferença gigantesca KKKK não é pra menos foram 2gigas kkkk a versão americana acredito que baixei em agum site por aqui msm do Brasil e o Japonês foi no Baidu de algum japonês com certeza.

  3. Pessoal dá para rodar os jogos pelo usb loade gx passando os jogos pelo wii backup manager , meu HD está formatado em fat 32 , é que não quero formatar meu HD para wbfs usando o wbfs manager como eu fazia antes pois agora meu HD está com vários games do gamecube.
    Aceito dicas rsrsrs

  4. Uma duvida galera, uso esse programa pra passar meu jogos pro HD de um HD antigo que tinha em formato WBFS, porem alguns jogos ficam em vermelho e não copiam pro novo HD, inclusive alguns que tenho baixado tbm não é reconhecido, sabem me dizer porque?

    • Leonardo Fhenrir eu usava muito este programa mas faz uns 2 anos que não passo jogo para o wii, de inicio logo que comprei o wii usei muito o
      WBFS Manager ai depois que descobri que podia ter o hd em ntfs e criar uma pasta WBFS para os jogos e usava o Wii Backup Manager eu nunca tive problemas no tempo que usei ele mas este erro pode ser incompatibilidade do jogo, o hd que tem os jogos está formatado no formato do wii?

      • Tokureview, se eu apenas criar uma pasta WBFS dentro do HD formatado em NTFS, o jogos do wii já rodam? pois eu uso o programa WBFS Manager 3.0 pra transferir os jogos no HD, já formatado para WBFS.
        É mais por curiosidade, pois jogos de Cube mesmo, que precisaria ser em outro formato o hd, eu tenho 30 originais, da época que comprava pra colecionar hehe.

        • Gustavo Reis de boa mano mas se não me engano o arquivo wbfs precisa estar dentro de uma pasta com o nome do jogo em maiúsculo seguido de [ID do Jogo] para funcionar, lembrando a diferença principal do wbfs para o iso 1:1 é o tamanho do arquivo final. Da uma olhada depois neste blog com jogos em Wbfs mas cuida a região do jogo antes de instalar http://sowbfs.blogspot.com.br

          • Eu possuo jogos pal, como desaster: day of crisis, tomb raider underworld, excite truck e god father, que rodo normalmente pelo usb loader e até fiz saves deles na memória do wii, tem algum perigo isso? pois até agora não ocorreu nada.

      • Como exemplo amigo estou tentando transferir o Super Smash Bros Brawl pro HD agora e possuo 3 discos de tamanhos diferentes que rodam por dvd no wii e quando transferir pro HD aparece o nome dele em vermelho e não vai.

  5. Como vc disse tokureview pode ser algum problema com isos, testei algumas e apenas uma funcionou, o WBFS Manager não tinha esse problema, ele colocava qualquer iso, mesmo ela estando com problema. O bom do backup manager que ele já exclui isos que podem não rodar nos loader.

  6. Boa tarde amigos ,to com uma duvida tenho um hd externo cheio de jogos de wii em wbfs ,e um pendrive com os emuladores ,roms etc ,tem como eu colocar esses emuladores no hd sem formatalo?

    • Olá Danilo, tem sim, no Windows 7 ou superior, vá no Painel de Controle e procure a ferramenta “Criar e Formatar partições do disco rígido”, lá localize o seu HD e verifique se é possível diminuir, caso seja, diminua o mesmo para o tamanho do seu Pendrive, após a diminuição selecione a nova unidade e Formate como Fat32, daí é só passar os emuladores e tchau e bênção.

      Obs: Seu HD suporta somente 4 partições, a partir do Windows 7 o sistema sempre cria uma partição que fica como reservada do sistema, e mais a sua aonde vai a instalação do Windows, logo, seguindo essa teoria, caso não tenha outras partições poderá criar até mais duas, mas como é um HD externo, acho que não terá esse problema.

      • Renan meu olho ate brilhou agora de alegria ,eu formatei esse hd inteiro em wbfs pra copiar os jogos do hd do meu amigo pelo wbfsmanager ,sendo qur devia ter usado o wiibackup manager vacilo…… vou fazer do jeito que vc disse essa semana pq meu pc ta ruim e volto aqui pra agradecer ,muito obrigado desde ja xD ,enche o saco tira o hd e pluga o pendrive pra jogar um ou o outro =/

  7. Entao Renan nao coneegui pq o hd estava todo em wbfs ,formatei ele usei o wiibackupmanager agora esta em ntfs porem agora o wii nao reconhece as roms dos emuladores……. sera que tem jeito de eu particionar sem formatar e perder os ,e no caso os emuladores so reconhecem em fat 32 =/

  8. Obrigado Renan consegui particionar o hd externo sem formatar ,pelo windows eu nao consegui ,porem baixeium programa minitools e particionei sem problemas , feliz pra caralho agora xD . Consegui finalmente deixar todas roms,emuladores etc com covers finalmente gracas a todos vcs ,obrigado pela paciencia !

    • Bom dia Guilherme, no caso quem vai controlar as covers no seu Wii, é o seu Loader, dai depende de qual usa, mas as capas que são baixadas no programa não são com o intuito de já estar pronto pro Wii dessa maneira.

  9. meu problema é o seguinte. Tenho um Hd externo com todos os jogos do wii e que pegavam normalmente, mas meu marido foi tentar instalar os emuladores que tbm estavam nesse mesmo hd (pq compramos faz tempo assim), mas acabou fazendo algum erro nos meus jogos. as capas deles estão lá. se eu clico neles ele reconhece, mas quando dou START para iniciar algum jogo que eu escolhi, ou o video game reinicia para o menu, ou trava. E detalhe, meu marido não conseguiu instalar os emuladores… pra variar rsrsrs agora estou sem poder jogar meus jogos. Mas minha duvida principal é: no pimp my wii como faço pra corrigir esse erro e/ou fazer meu video game reconhecê-los??? ALGUEM ME AJUDAAA!!!

    • Oi Jennifer, tudo bem?

      Então, na verdade o que aparenta seu problema é o cache do seu USB Loader estar desatualizado, porque os jogos que aparecem no caso são apenas o cache dele, pode ser que esteja em outro caminho e o Loader não esteja achando. Mas pra resolver, precisaremos de mais detalhes: Qual seu loader? Qual o formato que está o HD? Qual o formato dos jogos que normalmente usa?

    • Jennifer Loncloff oi miga tudo blz, eu até nem seria o o caras mais apropriado nesta parte mas vou tentar, um conselho evita wads de canais de emuladores só instala em ultimo caso, qual o loader tu usa para abrir os teus jogos usb loader gx , Wiiflow , configurate usb loader , neogama ? para inicio é isto ai podemos ter uma ideia melhor do problema, e uma coisa o hd externo está formatado em wbfs com os jogos de wii nele, ou está formatado em fat32 ou ntfs com uma pasta wbfs com os jogos dentro? vamos aos poucos ver se resolvemos este problema, e bem vinda ao blog miga.

  10. Ae pessoal blz, tenho um problema, jogo nenhum roda, o jogo começa normal, escolho o save ou crio novo save, até ai blz. Mas quando clico pra de fato começar o jogo, por exemplo no mario kart até a parte que escolhe quantidade de jogador vai. quando clica começar ai fica tela preta, em todos os jogos. Já mudei idioma e nd…alguém pode me ajudar, já usei usb loader, wiiflow e até o neogmma

  11. estou tentando instalar o wii backup manager no pc, mas esta dando erro na metade da instalação isto que aparece podem me ajudar????

    Downloading Microsoft .NET Framework 3.5 SP1…
    Installing Microsoft .NET Framework 3.5 SP1…
    A fatal error occurred during the installation
    of the Microsoft .NET Framework 3.5 SP1.[1635]
    The installation of WBFS Manager 3.0 will
    continue. However, it may not function properly
    until Microsoft .NET Framework 3.5 SP1
    is installed.
    Setup failed.

  12. Baixei alguns jogos e gravei no pen drive pelo Wii Backup Manager, fiz todo o procedimento passo a passo como está bem explicado no tutorial acima, coloquei o pen drive no wii e selecionei o USB Loader GX e o jogo apareceu na lista normalmente, porém quando eu clico no jogo não acontece nada, não aparece o CD para iniciar o jogo, o que posso ter feito de errado?? Obrigado!!

  13. ola, peguei um wii black a pouco tempo o cara colocou uns jogos no pen driver pra mim, comprei um pen driver san disk sigo esse tutoria mais não reconhece os jogos no pen drive que ele fez tem umas pasta que ele me disse que eu tinha que copiar essas pasta para conseguir rodar enfim, não consigo rodar nem copiando os arquivos do pen drive que ele colocou os jogos e nem seguindo os tutorias alguém pode me ajudar?

  14. Amigos tenho um problema…não intendo muito de desbloqueio e tals porém comprei um Wii e já fiz todos os procedimentos para colocar jogos no pendrive,porem o Wii não reconhece meus pendrive de 8 e 16 gb somente o de 4.oque posso fazer p consertar isso?muito obrigado

  15. olá, comecei no mundo do wii agora, só pra jogar guitar hero com a bateria..
    no caso eu comprei ele desbloqueado, mas nao tem jogos so original, dai eu baixei um guitar hero porem o idioma é multi. Meu wii é u.s.a, tem risco de brickar ?

  16. fiz o teste e deu certo, testei dois jogos o guitar hero metallica e o guitar hero warriors of rock… o guitar hero warriors of rock não pegou, quando colocar pra jogar a tela fica preta e nao sai… o que posso fazer?

    • Josy Germanotta um problema miga, o win 10 ainda é muito novo e com muita incompatibilidade infelizmente, um dos motivos de eu não sair do windows 7, estava vendo e os dois só são compatíveis até o win 8, mas creio que logo saia uma versão com suporte win 10. Uma dica baixe o jogo em wbfs, ai no teu hd externo ou pendrive crie uma pasta wbfs na raiz do dispositivo ex: USB:\wbfs ai para cada jogo que tu baixar em wbfs tu cria uma pasta assim Nome do jogo[ID do Jogo] coloca o arquivo wbfs dentro desta pasta e coloca a pasta dentro da pasta wbfs e pode jogar perfeitamente, é o que eu faço a muito tempo antes eu usava o WBFS manager e tinha que formatar o meu pen drive na época de 16gb em wbfs, agora uso no hd externo em ntfs e posso usa para o wii e para o pc.

  17. Pessoal, fiz tudo como manda o Tutorial, mas o Wii diz que o HD não está formatado em WBFS e pergunta se quer formatar.
    É só o Loader desatualizado ou outra coisa?

  18. eu baixei para o pendrive com o wii backup manager mas quando fui abrir pelo usb loader gx não apareceu os jogos, fiz igual ao tutorial, no wbfs manager consigo mas não quero ter quer formatar pendrive, me deem uma dica por favor? obrigado

  19. ola, entao, nao sei como esta seu pen drive, mas ele tem q ter uma pasta wbfs e com os jogos dentro… vc tmb tem q colocar na usb correta do wii, tem q ser a de baixo (ou a mais perto da borda do wii).. da uma conferida nessas duas coisas, se nao funcionar comenta aqui, q tentamos outras coisas!!! VLW

  20. Pqp cara meu wii tava escondido porque tava jogando pelo xbox 360, mas quebrou e eu sem grana lá vou eu jogar, mas os pen drives que tinham vários jogos foram formatados baixei um em formato wbfs “na época nem tinha isso era arquivos iso apenas, mas sei que wbfs é o formato de games do wii” e não conseguia ler pelo wmanager puta merda, ai baixei o backup manager e não estava funfando só esse seu. obrigado

  21. Viva companheiro, eu já uso o wbfs ha uns anitos, mas este ano fiz a burrice de actualizar a wii pelo wifi para poder ver outros canais, acontece que depois disso deixei de conseguir jogar jogos gravados no disco, existe alguma solução para poder voltar a jogar através do disco sem perder os cento e tais jogos que tenho guardados, se exister uma solução , agradeço que me digas qual
    abraço

    • Mario, tem uma forma de dar downgrade no firmware do wii, mas é extremamente arriscado perder o console fazendo isso, então eu não recomendo.
      Desbloqueie seu wii por softmod e use um hd externo, extrai as isos dos dvd’s e passe para o hd, vai economizar leitor e abrir espaço na prateleira.

  22. Opa , tudo bom galera , tenho 1 wii destravado que pega dvds gravados de jogo , mas minha filha colocou uma moeda dentro e agora não le mais os dvds de jogos , minha unica saida era instalar os programas e tals para rodar os jogos por usb , para piorar minha situação , eu brickei meu wii e não consigo meu endereço mec para usar o homebrew channel , que seria o principal , alguns sites ensinam a instalar ele sem o endereço mac , mas de todos os home que baixei , la no meu wii sói aparece o sinal de interrogação (?) , o que vcs me recomendam fazer , jogar o wii fora ou mandar concertar o drive? rsrsr

  23. Alguém já conseguiu formatar hd externo acima de 1tb em fat32 com o wii back-up manager?
    Não estou conseguindo formatar o meu de 1,5 tb, aparece a mensagem que o disco foi formatado, mas os arquivos permanecem lá intactos!
    Apesar dos arquivos permanecerem lá, observei que depois da formatação, a unidade permanece como fat32! A dúvida é ele converte para fat32 ou deveria ter formatado o disco não permanecendo nenhum arquivo no disco? ou o wii backup manager não formata hd acima de 32gb?
    Detalhes do hd: Seagate expansion usb 3.0.

  24. quem ainda curte o wii. tem um equipante que transforma o wii em hd pelo menos eu uso e muitos jogos ficam com a qualidade do xbox360 e ps3. o call of duty zero fico com uma qualidade grafica muito diferente da que era no cabo av. vale a pena.

  25. Coloquei alguns jogos em .wbfs em uma pasta wbfs em um HD externo normal formatado em NTFS, coloquei no WII e não funcionou, qdo voltei para o PC a pasta WBFS com os jogos havia sumido do HD, como fazer para recuperar e o pq de ter acontecido isso?

Deixe uma resposta

