[PS2] SMD Vol.17 Constructor

Este é um emulador de Mega Drive também conhecido como Sega Genesis em alguns países mundo afora, desenvolvido originalmente pela Sega e aptado pelo programador AKuHAK, este emulador foi extraído da coletânea oficial “Sega Ages 2500 Vol 17- Phantasy Star Generations 2” para o console Playstation 2, algumas vantagens do emulador SMD Vol.17 Constructor em relação ao PicoDrive para Playstation 2 e ao Pgen é a qualidade gráfica (ver um jogo de Mega Drive rodando a 240p no Playstation 2 é lindo, faz bem para os olhos), também a qualidade limpa do som é um fator diferencial, além do desempenho do emulador com os jogos que são compatíveis ser primoroso. Claro que nem tudo são flores e os pontos negativos deste emulador existe e na minha opinião são três, o primeiro é não ter suporte a salvar o progresso nos jogos, então não tem como você jogar certos jogos, o segundo é a compatibilidade com os jogos que não é lá muito alta, e a terceira é não aceitar os jogos (roms) com tamanho acima de 4 mega. De modo geral este emulador compensa para ser usados em alguns jogos, então assista o video tutorial para entender como montar os jogos para rodar no seu Playstation 2 e não esqueça de nos dizer qual jogo você testou e como ele se comportou!

 

Tutorial Multiloader

01:) Eu Segui este vídeo https://www.youtube.com/watch?time_continue=417&v=JLUGKc-BWFc até o momento onde o arquivo “MAPDATA.DAT” do jogo, é construído. (Neste formato, você só consegui colocar 1 jogo por imagem “.iso”, mas, existe uma maneira para colocar mais, continue lendo);

02:) Então, eu renomeei o arquivo “MEDR_002.40” para “EMUMEGA.ELF”. Obs: Todo arquivo de qualquer jogo, exemplo: “SLUS_000.00”, é um arquivo “.ELF”, se quiser, você pode renomeá-lo para “.ELF”;

03:) Depois, eu usei o programa “MULTI.ELF”, para juntar os jogos. O programa “MULTI.ELF” tem somente dois arquivos, que são: “MULTI.ELF” e “M.XML (este arquivo obrigatoriamente tem que ficar dentro de uma pasta chamada “MODULES”, com “S”)”;

04:) Coloquei os arquivos do “MULTI.ELF” junto com os arquivos do emulador de megadrive;

05:) Retirei o arquivo “EMUMEGA.ELF” de dentro da pasta, e deixei fora;

06:) Renomeei o arquivo “MULTI.ELF” para “SLUS_666.01”;

07:) Editei o arquivo “SYSTEM.CNF” com a informação “SLUS_666.01”;

08:) Criei uma pasta com o nome “ELF”;

09:) Dentro da pasta “MODULES”, eu criei duas pastas “BACKGROUND” e “IMAGENS”;

10:) Dentro da pasta “IMAGENS”, você vai colocar os arquivos “.jpg” dos jogos, o tamanho é “130×155”;

11:) Lembra do arquivo “MAPDATA.DAT”, vamos supor, que você construiu o arquivo do jogo “Aladdin”, agora você tem um arquivo “MAPDATA.DAT” do jogo “Aladdin”;

12:) Você vai copiar o arquivo “MAPDATA.DAT” do jogo “Aladdin” para a pasta onde estão os arquivos do emulador e do “MULTI.ELF”;

13:) Agora, você vai renomear o arquivo “MAPDATA.DAT”, para um nome que lembre o nome do jogo, mas, tem que ser em maiúsculo e tem que ter EXATAMENTE 7 LETRAS, exemplo:

ALADDIN.DAT –> 7 letras, antes do “.DAT”

14:)  Você vai criar uma cópia do arquivo “EMUMEGA.ELF” dentro da pasta “ELF”;

15:) Você vai renomear a cópia do arquivo “EMUMEGA.ELF” dentro da pasta “ELF”, para o mesmo nome que você colocou no arquivo do jogo “.DAT”, exemplo:

ALADDIN.ELF

16:) Você vai usar um editor hexadecimal (eu uso o “Hex Workshop”), para abrir o arquivo “ALADDIN.ELF” e vai procurar a informação “MAPDATA.DAT” e vai renomear para “ALADDIN.DAT”, salve o arquivo modificado. Agora, o arquivo “ALADDIN.ELF” não vai mais ler o arquivo “MAPDATA.DAT”, ele vai ler o arquivo “ALADDIN.DAT”. Como fazer (usando o “Hex Workshop”):

– Edit
– Replace…
– Type: Text String
– Find: MAPDATA.DAT
– Replace: ALADDIN.DAT
– OK
– Replace
– Yes
– OK
– Botão azul do disquete “Save”
– Fechar o editor hexadecimal

17:) Edite o arquivo “M.XML” com as informações do jogo, no exemplo: “Aladdin”. O programa “MULTI.ELF”, só reconhece este arquivo de configuração “M.XML”;

18:) As informações que você vai colocar são:

<multiload>
<item>
<name>
ALADDIN –> Nome que você colocou no arquivo “.ELF”

</name>
<path>
cdrom0:\ELF\ALADDIN.ELF;1 –> O lugar onde está localizado o arquivo “.ELF”
</path>
<description>
Aladdin –> Uma pequena descrição do jogo (que você pode ler, pressionando o botão “quadrado”)
</description>
<image>
cdrom0:\MODULES\IMAGENS\ALADDIN.JPG;1 –> O lugar onde está localizado o arquivo “.jpg” do jogo
</image>
</item>
<background>
cdrom0:\MODULES\BACKGROUND\PS2.JPG;1 –> O lugar onde está localizado o arquivo “.jpg” fundo da tela
</background>
</multiload>

19:) Agora, é só usar o programa “UltraISO” para criar a imagem “.iso” e usar no OPL.

MUITO IMPORTANTE: Para construir a imagem “.iso”, use somente a opção “Imagem de DVD PS2”, mesmo construindo um arquivo pequeno, a outra opção “CD”, dá muitos erros no OPL.

ATENÇÃO: Lembre-se de colocar a imagem “.iso” na pasta DVD;

20:) Para inserir mais jogos, é mais fácil, você já tem tudo pronto dentro da pasta do projeto, é só seguir os passos 10 ao 18, e criar a imagem novamente.

Obs: Este esquema, é muito parecido com o antigo esquema que eu criei para o “POPS 00001”, onde eu tinha que editar os arquivos “.ELF” com o editor hexadecimal, para reconhecer vários jogos.

a

Baixar Servidor 1

Baixar Servidor 2

 

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este post foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

44 comentários sobre “[PS2] SMD Vol.17 Constructor

  1. Lembro deste contructor. Cheguei a testar algumas roms nele. As que funcionavam, rodavam bem, sem slowdown (algumas continham erros gráficos).

    Interessante que este emulador, é baseado no Megasis. foi usado para rodar a versão do Mega do Phantasy Star 2 (esta ISO tem o remake deste jogo. Se chama Phantasy star Generation 2).

    Na época que saiu, era interessante a descoberta, mesmo sendo uma gambiarra, pois não existia o PicoDrive de Ps2.

    • Agent13 parabéns cara, eu quando fiz este poste não imaginei que iria encontrar alguém que testou este emulador, mas aqui esta uma pessoa em carne e osso (ou não kkkkkk)!

      Legal saber dessas informações sobre o emulador, para eu estas informações são novas já que não pesquisei o suficiente!

      Agora entre nos o PicoDrive foi um porte MAGNIFICO roda tudo, abraço amigo e valeu pela informação!

    • Alan este esquema ainda não conhecia (não conheço), vou dar uma pesquisada aqui para ver se consigo fazer o processo, até por que preciso postar alguma novidade de PS2!

      • Tive bons resultados com cabo av normal, segundo relatos o cabo componente faz a mesma coisa desse hack mas eu acredito que não pois esse hack altera o modo de vídeo para 240P.

        Acredito que esse hack + cabo componente deve ficar bem legal em uma tv de tubo.

  2. ROGÉRIO TORRES mano testei aqui alguns jogos e o resultado foi perfeito, setei o gsm em 480p e -15 de vertical ficou perfeito, falemos de som um stereo agradável sem aqueles picotadas do pico drive o que me chamou atenção pois o primeiro jogo que testei foi altered beast e fui presenteado com um som limpo que me agradou muito parecei até com o de uma wad virtual console do mega para o wii, o gráfico sem bugs malucos dos que testei só vi dois bugs um na pista ao lado do carro em outrun e outro em rock roll racing que deu uma tremida rápida na tela no meio da corrida mas este era uma versão hack, ainda quero testar dois que o som ficam muito problemáticos no pico drive Kid Chamaleon e Revenge of shinobi e pra fechar podemos por capinha para cada jogo e o IGR funciona perfeitamente.

      • Tokureview eu também tive a mesma reação que você quando testei, mas o que restringe o uso deste emulador é não salvar o progresso, pelo menos eu não consegui!

        Mas eu já fiz uma lista aqui de jogos que vou testar!

        O Alan disse que testou um monte de títulos na época que tinha o PS2, e também disse que da para colocar imagem no fundo do jogo, mas eu não consegui e nem ele!

  3. Rogério Torres e Alan Oliveira manos segui a risca o tutorial e todos os jogos que eu fiz deram tela branca depois da cor verde, eu tenho muita rom cheat edition alpha flight que iam ficar perfeitas com ele.

  4. Rogério Torres eu fiz uma imagem “.iso” do emulador de megadrive que você postou, se você quiser fazer um vídeo ensinando como fazer, esteja à vontade. Eu coloquei um tutorial para você fazer o vídeo, se você quiser, é claro. Eu não quero créditos, eu vou deixar o link do arquivo on-line somente por um tempo, eu não gosto muito do megadrive, eu prefiro super nintendo.

    Link: http://www.4shared.com/archive/flBQBcjmba/MEGADRIVE_-_SMD_Vol17_Construc.html

    • Joseri Ribeiro primeiramente é um prazer ter um comentário seu aqui no Mundo Wii Hack pela primeira vez, espero que se repita sempre!
      Segundo você já me ajudou muito indiretamente com seus projetos espalhados pelos fóruns!
      Realmente eu não tinha pensado no Multiloader, muito boa ideia, pode deixar que eu vou atualizar o poste, e muito obrigado pela dica!
      Aproveitando sua presença aqui, tenho uma duvida sobre alguns emuladores de PS2 que nunca consegui funcionar, quem sabe você conseguiu algum, ou pode me ajudar!

      – BEEBEM v1.0b3 (eu não consigo fazer os jogos .SSD iniciar, e não consigo achar jogos no formato .BST para baixar na internet).
      – VecX for PS2 (version 0.2) (Não reconhece a pasta criada na Mídia USB)
      – Jum’s A5200 Emulator (mc version) v0.8a (também nunca consegui fazer funcionar).
      – PS2Vice v2.2 (não consegui fazer funcionar via USB)
      – ColemPS2 v1.0b (também nunca consegui fazer funcionar)
      – NESEMU (também nunca consegui fazer funcionar)

      Se puder ajudar a funcionar alguns destes emuladores ficaria agradecido!

  5. Olá Rogério. Demorei um pouco para postar esta iso pois os testes nela foram bem exaustivos (quase 1 mês). Consegui compilar 129 jogos ao todo, levando em consideração de que saves não são possíveis através deste método de emulação, ou seja, nada de RPGs.

    Alguns jogos apresentam glitches bem discretos (Castlevania Bloodlines não tem texto na cena de abertura); outros já são bem visíveis (o céu a noite em Strider é vermelho), mas até onde eu pude testar, todos os 129 rodaram sem problemas. Meu teste em cada jogo foi bem superficial por questões de tempo e paciência. Examinei a abertura e uma ou duas fases de cada jogo.

    Dentro da iso há um arquivo de texto “_LEIA_ME.TXT” onde descrevo o nome dos 129 jogos, fora aqueles que foram removidos durante os testes (infelizmente, “YuYu Hakusho – Sunset Fighters” não

  6. (Desculpe. Esbarrei no botão de publicar comentário. Continuando…) “YuYu Hakusho – Sunset Fighters” não é compatível). Eis o link:

    https://mega.nz/#!609k1TrT!SnZG_Cbmlfc6PuxOqb4v_qo5nLUPpiD79VcTVqbbIMc

    Demora um pouco para dar boot (uns 10 segundos, mais ou menos). É normal. Ao escolher qualquer jogo, quando aparecer o menu na parte inferior esquerdo da tela, escolha a opção “Original Game” com o botão “círculo” e na tela seguinte tanto faz.

    • Outro que testei a algum tempo foi o international super star soccer e não funcionou, inclusive acho que não funciona bem no pico drive , ainda bem que no popstarter funciona 100% a versão do ps1.

      • Você tem razão, Alan. International não passa do logo da Sega na tela inicial. Para compensar eu coloquei um outro: J. League Pro Striker – Final Stage (também é conhecido só pelo número 3) que é bem competente no que se propõe, apesar dos menus e times serem tudo japa.

  7. Desculpe novamente. Postei informação errada: leva 38 SEGUNDOS PARA DAR BOOT!!!… mas roda.🙂

    Testado e funcionando num PS2 PHAT modelo 50001 através de um HD externo, usando o Open PS2 Loader 0.9.4 beta “rev.896” para carregar a iso.

    • Adriano se eu te dizer que estou fazendo uma coletânea desta a mais ou menos um mês, e estou ainda com uns 70 jogos testados você não vai acreditar kkkkk, eu ia lançar o projeto como um beta este final de semana, mas fiz umas atualizações no blog e não tive tempo, agora vou unir os dois projetos e lançar um beta, claro com a sua permissão!

  8. Cara, pode alterar a iso a vontade. Esquece esse lance de permissão. Qualquer projeto (pelo menos da minha parte) visando melhorias pode ser revisado e adaptado. Só toma cuidado na estrutura das pastas. Eu modifiquei o Executável do “MULTI.ELF” para remover a pasta “MODULES” e adicionei 3 pastas: D, E, e I (D de DAT, E de ELF, e I de IMAGENS). Você não tem que seguir nada do que eu fiz a risca. Só fiz dessa maneira devido a quantidade de arquivos em cada pasta (129 arquivos de cada tipo é coisa bagarai a ser processar, por isso o boot demorado).

  9. Olá, eu fiz dois jogos do sonic para o smd vol 17 seguindo o tutorial,eles rodaram no emulador de ps2 para pc,mas no ps2 via OPL não funcionou.
    Poderia me dar alguma dica amigo?

  10. Olá,testei sonic 1 e sonic e knukles no emulador de ps2 para pc e rodaram bem,mas no ps2 via OPL não funcionou paro na tela branca logo depois da tela verde.

Deixe uma resposta

