[PS2 Exclusivo] E2OPL (v0.1.1 MOD)

url

O E2OPL para quem não sabe é um loader, ou em outras palavras um inicializador de jogos (backups) para Playstation 2, porém o E2OPL também pode iniciar qualquer arquivo “.ELF” se configurarmos na aba “APPS”. Como o nome do E2OPL sugere ele é um “fork” do “Open Ps2 Loader versão 0.9.2 (nos meus testes ele possui uma compatibilidade ainda menor que a versão 0.9.2 do OPL). O E2OPL tem algumas funções que o torna único, não há limite de tamanho de arquivo, ou seja coloque seus ISOS (jogos) acima de 4GIGA em uma Mídia USB (PenDrive Ou Hd Externo) sem precisar de programas como o USB Util (claro se tiver formatado em EXT2), a principal vantagem do E2OPL para Playstation 2 na minha opinião é não haver necessidade de desfragmentação por usar EXT2. Apesar destas vantagens não é recomendado usar ele como loader primário, por ele estar desatualizado!

  • Obrigatório: Um Playstation 2 funcionando, e usar o ULaunchELF CD ou o Free McBoot para iniciar o loader em seu Playstation 2.
  • Atualização: Atualizado dia 20/06/2015 (Video tutorial para formatar mídia USB em EXT2), Atualizado dia 12/16/2016 (Corrigido o problema do E2OPL quando usado junto com o Open PS2 Loader, ambos compartilhava os mesmos arquivos de configurações e de linguagem, agora não compartilham mais [Obrigado Joseri]).
  • Site Oficial: https://sourceforge.net/projects/e2opl (versão original).

a

Tutorial

1:) Eu modifiquei os nomes dos arquivos de configuração e a extensão do arquivo de linguagem do E2OPL, fiz esta modificação por que ambos os Loader (E2OPL e OPL) dependiam dos mesmos arquivos, e isso acarretava alguns problemas, segue a baixo as modificações.

  • Arquivos de configuração da aba apps
    Versão do OPL é “conf_apps.cfg”
    Versão do E2OPLé “conf_eopl.cfg”
  • Arquivos de configuração do OPL e E2OPL
    Versão do OPL é “conf_opl.cfg”
    Versão do E2OPL é “conf_eop.cfg”
  • Arquivos de Linguagem
    Versão do OPL é “lang_Portuguese.lng
    Versão do E2OPL é “lang_Portuguese.lin

2:) Lembrando que a pasta dos arquivos do E2OPL continua a mesma usado pelo “Open PS2 Loader”, ou seja, os arquivos de configurações e linguagem do E2OPL deve ir na pasta chamada “OPL” no “Memory card” do seu console (só funciona no Memory Card)!

DICA: O E2OPL reconhece Mídias USB (PenDrive ou HD Externo) na segunda entrada do USB do PLaystation 2, então sim você pode aproveitar aquele PenDrive que esta jogado na sua gaveta. Lembrando que as entradas USB do Playstation 2 só oferece suporte a 5v de energia por ser versão 1.1, então dependendo do HD Externo você terá que usar as duas entradas USB, uma para a leitura USB (e energia) e a outra para somente para energia (usando o cabo de duas pontas), isso vai fazer com que você não possa usar duas Mídias USB.

Tutorial De Particionamento

a

Baixar Servidor 1

Baixar Servidor 2

 

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este poste foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

Anúncios

73 comentários sobre “[PS2 Exclusivo] E2OPL (v0.1.1 MOD)

      • Obrigado cara vou conferir o link, ah é so mais uma dúvida, eu uso opl 9.0.3 R800 ele é bom, pegou uns 80 games incluindos os meus favoritos, GTA SAN, RE4, GOD OF WAR 2, mais queria saber se esse E2 Open PS2 Loader (0.1.1) é melhor, será que é compativel quase 100% dos jogos? você acertou vou instalar via memory card e dar o boot, pra isso tenho o uLaunch 4.40 sempre, depois que eu fizer isso tiro o DVD do uLaunch, e reseto o ps2, na tela quando apareçer MATRIX aperto” R1” que nem no OPL?

        • IRGDroid Gamer as vantagens do E2OPL é as que eu falo no video mesmo, eu pessoalmente acho que via Mídia USB o E2OPL é superior aos outros loaders (por ter vantagens únicas quando usado via USB), mas a grande desvantagem dele (E2OPL) é justamente ser um OPL 0.9.2, por isso ele herda seu “leque” de compatibilidade também, já quando você usa o OPL e o PS2ESDL (mídia USB formatado em FAT32) você tem uma maior chance de compatibilidade (já que as versões diferentes do OPL tem compatibilidades diferentes)!
          Então eu aconselho você a pensar bem (eu prefiro o E2OPL) mas é por que eu tenho HDD interno para rodar os jogos incompatíveis e uso o E2OPL na segunda entrada USB e um pendrive menor formatado em FAT32 na primeira!
          Mas meu principal conselho para você é instalar o PS2OS Lite assim você terá um “Sistema Operacional”. Um outro app que você deve conhecer é o POPStarter (maravilhoso)!
          Não entendi sua ultima pergunta desculpe (você acertou vou instalar via memory card e dar o boot, pra isso tenho o uLaunch 4.40 sempre, depois que eu fizer isso tiro o DVD do uLaunch, e reseto o ps2, na tela quando apareçer MATRIX aperto” R1” que nem no OPL?)

          Abraço!

  1. Ola Rogerio realizei todos os procedimentos que vc fez no seu video, mas na hora que eu vou criar a pasta DVD no pendrive, aparece a seguinte mensagem:
    Não é possíel criar a pasta “Nova pasta”
    Erro do sistema de arquivos (65535).
    Uso Windows 7

    • Beleza Lucas desculpe a demora para responder você, Assita o video no 11: 13 até os 11:15 segundos, aparece um menu, e aquele menu tem que estar com todas as opções desmarcadas, se não vai dar este erro!

  2. Cara, o Open PS2 Loader normal eu consigo fazer funcionar, colocar ele como boot no MC. Agora este 0.1.1 com suporte a sistema de arquivos EXT2, se eu coloco ele como boot a tela fica preta.
    Já tentei ir pelo uLauncher e tentar abrir por lá, mas mesmo assim fica preta a tela.

    Alguma ideia?

    • Coruja blz mano, tenta usar o PS2OS lite 2.2 https://mundowiihack.wordpress.com/2015/06/15/ps2os-lite-exclusivo/ eu uso ele desde a primeira versão e não troco por nada ele tem a ultima versão do UlaunchELF (versão do krHACKen criador do Popstarter está versão roda os jogos do popstarter pelo arquivo VCD) e eu testei está versão 0.1.1 e pelos meus testes o Dinho também já fez um vídeo sobre ela é um pouco problemática e as vezes mais lenta que o OPL normal, lembrando que os últimos OPL 0.9.3 822 já não estão fragmentando praticamente nenhum jogo com isto melhora muito o desempenho não sei se ainda é recomendado usar o 0.01 a menos que teu pen drive ou Hd externo esteja formatado em EXT2. um abração.

      • Primeiramente valew pela reposta ae!

        Peguei um pack com esse PS2 OS Lite neste blog, só não sei se é essa ultima versão. Até consegui abrir o OPL 0.1.1 pelo arquivo ELF usando o “PS2 OS”.
        As vezes o OPL com suporte a EXT2 abre, as vezes não abre, é muito inconstante. Esquema é eu usar a versão mais recente mesmo e formatar meus USBs em FAT32

        Fora que o 0.1.1 pelo que eu ví não tem Memory Card virtual (que é um recurso que eu gostaria muito de testar)

        Sobre o Popstarter eu nunca o usei, vou pesquisar a respeito. Muito obrigado.

        • coruja182 mano o bom do ultimo opl é que permite usar uma capa, uma bg e duas scr por jogo fica muito massa parecendo menu do ps3 ou ps4 e eu configuro os jogos do popstarter os ELF para serem executados na parte de APPS do opl ai coloca a capinha do jogo de psx e rodo a partir dela nem todos os jogos de psx rodam no popstarter ainda mas os que rodam é igual no psx som e áudio perfeitos e está rendo implementado um filtro de vídeo no popstarter que ira diminuir os serrilhados, tenho que conseguir um hd externo novo também mano. estou com 2 de 1TB e 1 de 500GB praticamente lotados e estão em NTFS quero um em Fat32 e cluster 32k para usar os jogos do Nintendont e do Popstarter. Um abração.

          • Legal, configurei um servidor samba lá em casa numa máquina que deixo de servidor, andei pesquisando e ví que a performance dos jogos em rede (via cabo) é boa.
            Estou usando o PS2 OS lite que você recomendou e achei bacana, mas como sempre as vezes carrega as vezes não (tenho que segurar sempre o R1 pra carregar)
            Precisa sempre q apertar o botão reset do console pra trocar de jogo? Tentei segurar todos os botões de cima do controle + Start + Select e o jogo saiu, a tela fica preta, mas o console num vai pra tela alguma.

            Tem algum tutorial de como gerenciar o memory card virtual? ja fiz backup dos saves do meu memory card pelo uLauncher mas gostaria de copiar eles no VMC mas não sei como.

            O Final Fantasy X Internacional (PT BR) tá rodando até que legal, as vezes num sai o som em determinados momentos, mas minha cabeça explodiu quando descobri esse esquema de rodar jogos usando um “Home Brew” no play2… pensei que tinham parado de inventar coisas pra ele. Tenho um sobrinho q o leitor do ps2 dele praticamente morreu, ele vai ficar muito feliz após saber que seu ps2 poderá ser usado novamente.

            • coruja182 blz mano vamos por parte, o servidor por rede é sem duvida o melhor que tem ( o mano Rogério que não me escute hehehe) eu considero igual ao do ps2 fat com hd interno, quanto a segurar R1 para ligar é normal mas pode deixar para não precisar apertar R1 se teu chip for MATRIX quando tu ligar o PS2 tu segura triangulo + Bolinha vai entrar na bios do Matrix ai tu vai em BOOT MODE vai estar em auto tu muda para DEV1 que é boot pelo memori card aperta start e da reset no ps2, pronto tu vai entrar no Ulaucher sem precisar apertar R1 se quiser usar Dvd ou CD de novo vai precisar fazer o mesmo processo e marcar auto de novo. primeira parte da resposta.

            • Coruja eu uso aqui Linux com servidor samba e cabo de rede também, e realmente funciona MARAVILHOSAMENTE bem,
              Agora vamos para os problemas, o primeiro grande problema seu é ter um PS2 Slim (e pelos problemas citadodos da serie 9xxxxx), eu e todo desenvolvedor recomenda quem gosta de PS2 comprar um FAT (tijolão), para evitar problemas.
              A questão de você ter que segurar o R1 para iniciar o PS2OS Lite é que você precisa configurar o destravamento matrix (se o seu destravamento for matrix mesmo), inicie o seu PS2 segurando “/\ e O” va até “BOOT MODE” e coloque “DEV1” e aperte “START” para salvar as configurações (se não der certo teste a opção “AUTO”).
              Agora sobre seu OPL não resetar (R1+R2+L1+L2+SELECT+START) o problema é
              a versão da BIOS do seu PS2 (BIOS 2.30).

              Boa sorte!

            • coruja182 isto de sair do jogo e ir para o PS2OS se chama IGR e só vai funcionar se o modo 6 do jogo não estiver ativado a combinação para sair é L1+R1+R2+L2+SELECT+START alguns jogos podem resultar problemas e não sair as vezes pode a rede SMB estar um pouco sobrecarregada de envio de dados e travar, precisa ter em mente que o IGR não é uma limpeza de memória e pode gerar algum travamento ocasional, debatemos muito isto já num fórum de programadores de ps2 tu só vai ter o jogo limpo pra carregar desligando e ligando o ps2 o IGR funciona mas sempre carregando dados antigos que não foram totalmente limpos, recomendo usar o OPL 0.9.3 822 DB. segunda parte da resposta.

            • coruja182 quanto ao Final Fantasy X Internacional (PT BR) fico te devendo pois não tenho este jogo ainda mas se não falha minha memória ele tem um bug que tu só consegue jogar ele tento o Final Fantasy X Internacional normal, mas deixo a dica tenta ativar o modo 2,5,8 no opl talvez resolva. um abração.

  3. Todos, obrigado pelas respostas.

    Desculpa não ter mencionado, mas meu Play2 é o Slim e tem o chip matrix v1.93 (aparentemente é o original, pois ele salva as configurações).

    Já tentei configurar no matrix anteriormente pra carregar do dev1, a opção fica lá salva, mas o console não boota pelo memory card nem com reza brava.

    Sobre o gerenciar o MC virtual eu vou dei uma olhada em alguns vídeo e acho que o problema é a versão do uLauncher meu que não tinha suporte a montar o VMC corretamente. Vou tentar usar outra versão.

    Sobre o FFX Internacional em PTBR, se for problemático eu abro mão dele sem problemas, não faço questão de ter o jogo traduzido mesmo.

  4. Coruja pro DEV1 funcionar precisa estar o .ELF do PS2OS dentro do memori card e tudo em maiúsculo mc0:/BOOT/BOOT.ELF o DEV1 não vai reconhecer se for boot.elf ou BOOT2.ELF etc. o meu ps2 é também o slim 90001 com matrix 1.93. um abração

  5. eai irmão blz.. mano, meu e2opl não salva nenhuma configuração de jogo, ele funciona de boa, mas tenho alguns jogos q precisam de ajustes, mas o maldito não salva os ajustes q eu faço.. tem como resolver isso??

    • Lucas eu em geral uso ele junto com o OPL normal então sempre salvo pelo OPL, nunca tentei salvar pelo E2OPL!

      Teste mais um pouco se não resolver use o OPL normal, ele esta muito bom!

  6. Alguém me ajuda por favor fiz o que estava no tutorial do vídeo mas acho que fiz besteira, realizei todo o procedimento de formatar em ext2 mas quando fui copiar a isso para o pendrive dizia: disco protegido contra gravação. Eu fiquei puto e refiz o procedimento dessa vez para fat32 mas agora quando coloco no ps2 e tento abrir o pendrive via ulaunch ele trava. Meu pendrive é de 32 gb da SanDisk funcionava de boa mas agora só trava.

    • Francisco é complicado quando isso ocorre, pode ser que você consiga recuperar ou não, o que poço te aconselhar é formate seu PenDrive com um aplicativo que tem este nome “hp usb disk storage format tool 223”, se não funcionar tente formatar com o “EASEUS Partition Master Home Edition”, se estas duas tecnicas não funcionarem ferrou!

      Se conseguir resolver use FAT32 com OPL mesmo!

    • Você baixa o jogo e tenha a ISO em mãos, depois abra a ISO com o UltraISO e copie o nome do executável, que geralmente tem esse modelo SLUS_123.34 ou SLES_897.12 ou SLPM_872.34, depois renomeie a ISO nesse modelo:
      EXECUTÁVEL.NOME DO JOGO.ISO ou…, no exemplo,

      SCUS_971.77.Downhill Domination.iso

      E copie essa ISO para a pasta DVD na raiz do dispositivo (smb, usb, ou hdd). E, num exemplo, um Pen Drive ficará mais ou menos assim:

      /
      —-/ART
      —-/CD
      —-/CFG
      —-/CHT
      —-/DVD
      ——–SCUS_971.77.Downhill Domination.iso
      —-/THM
      —-/VMC

  7. Galera da uma ajuda ai ! quero muito jogar esse FFX Internacional em PTBR , eu uso o usbutil para por a a iso no pendrive mais o game so da tela preta nem inicia já tentei marca todas aquelas opção sobre o game usando triangulo já coloquei os patchs e tbm nada alguma alma caridosa ai para me ajudar ???

  8. blz eu de novo , então conseguir instalar o opl 9.4 , ta tudo normal , antes usava o 0.9.1 e os jogos rodavam todos de boa , agora no 9.4 alguns jogos a tela ficam desproporcional tipo . pal , ntsc , no opl 09.1 tinha a opção gsm que eu deixava em uma configuração que os jogos sem encaixava perfeito na tela agora quando faço pelo 0.9.4 fica fora de padrão lembrando que uso cabo componente esse 0.9.4 tem a opção so que fica fora de padrão no meu ps2 , e quando vou deixar nas configurações igual a que deixava no opl 0.9.1 quando salvo da formato invalido na minha tvm sabe como resolver valeu aguardo.

    • Bom, qual o sistema operacional de seu PC? Se for Windows use uma máquina virtual de sistema Linux (se querer um pequeno recomendo o SliTaz) no Virtual Box. Caso já esteja usando SO Linux somente, pelo Gparted, desmonte a unidade, formate no formato ext2 e pronto!

      OBS.: Testei essa versão é muito cheia de bugs, muitos erros, e também é um projeto descontinuado. Então é melhor usar o OPL normal sempre com o USB Útil, fica melhor para desfragmentar.

      • Diego assista o video e tente repassar algumas vezes, porque naquele jeito da certo sim!

        Mas acima de tudo tenha em mente que você só precisa fazer duas coisas formatar sua Mídia USB em EXT2 e fazer com que seu rWindows reconheça ela para você poder por os jogos, então deve existir outros jeitos de fazer fora os do video, inclusive usar uma distribuição GNU Linux!

          • O E2OPl é interessante pois é o único aplicativo que conheço que roda na segunda entrada do PS2, então você pode usar dois pendrives (um na primeira entrada e outro na segunda através do E2OPL), se você usa PS2 Slim isto ajuda muito!

            • eu gostei dele pelo fato de nao precisar usar programa quando a isso é 4gb, mas so funciona naquele formato ext2, é legal pra quem usa pen drive, eu uso hd externo ai formatar ele em ext2 é barril pra mim.

              • É verdade ele como loader primário não compensa, só compensa se a pessoa vai usar dois pendrives ou aproveitar um pendive (sem serventia), ele roda jogos de partições FAT32 também!

                • é, eu vi que roda, poxa queria um que nao precisasse extrair e usar programa mas que fosse no formato fat32, eu usava o opl 0.9 mas ele sempre da problema de fragmentacao ai me retei e coloquei 0.8 ele nao da esse problema mas a compatibilidade com jogos é menor, e o usbutil da erro em muitas iso, ai eu tenho q extrair a iso e refazer no ultra iso para poder passar no usbutil, trabalhao kkkkk, tentei rodar resident outbreak mas nada faz ele rodar em loader algum, sabe dizer algum site ou se ele nao é compativel?

  9. Olá, pessoal, boa noite, eu usava o OPL anos atrás e agora esto utilizando o E2OPL, porém, quando coloco TEMA na pasta THM, ele aparece no E2OPL, instala, mas o arquivo CFG do tema parece não funcionar, ou seja, só troca os PNG, mas a ordem fica toda padrão do E2OPL. Alguém teria algum tema funcional ai?? Obrigado.

  10. Hello Regerio… I think E2OPL is the best development of the OPL. I’m from Palembang – Indonesia, generally we modified PS2 with IC Modbo5 to be able to use the OPL. In the normal way, E2OPL can not walk on PS2 with IC Modbo5. And I have found a way to E2OPL can run, is to create two partitions on flashdisk or hardisk. I format the first partition to FAT32 system (100-200mb) and I put the file system that contains E2OPL. My second partition format with Ext2 / Ext3 to put the folder ART, CFG, CD, DVD, OPL, VMC, and THM. This method successfully to run on the PS2 with Modbo5 E2OPL. But it is very unfortunate, I can’t save and load compatibility mode. Can you help me to solve this problem? Please..

      • Thanks for you Gustavo has been willing to help me. I really hope you can find a solution to this problem. I am ready to wait for the results. Thank’s again…

          • No, your english is good enough for me and I understand well. In essence, with modbo 5 or not, I can not save the E2OPL compatibility settings. If I want to starting the game, I will always start from the beginning of the compatibility settings, very troublesome. I am not a Hecker, so I hope you can solve this problem. E2OPL very meaningful to me. Thanks .

            • Hi guy, Rogério testing for you but i have bad news, no can’t solve this problem, we do not understand why and how to solve.
              Various modes were tested, unsuccessfully.
              Sorry for not we can help you 😦

  11. Well, I have thought this would happen, because this is the work of the Programmers. Thank you for taking the time to me. And Thanks to Rogério too, Always successful for you all …

  12. ….. Mas o OPL comum funciona usando a segunda entrada USB, tenho dois PS2 com defeito na primeira porta e funciona de boa. Na verdade, a maioria (para não dizer “todos”) aplicativos ELF funcionam. Até mesmo o POPSTARTER pega na porta 2, só que tem que aumentar o valor HEX para que o tempo de leitura se torne alguns segundos maior. hehe

    Vale resaltar que os meus playstation 2 são slim.

      • Henry Nightwolf verdade mesmo o que você disse, quando escrevi isso ai não fiz os testes “direito” (vivendo e aprendendo), vou atualizar o poste, obrigado por me corrigir!

        Sobre esta dica sua “Até mesmo o POPSTARTER pega na porta 2, só que tem que aumentar o valor HEX para que o tempo de leitura se torne alguns segundos maior”, o que realmente você quis dizer, poderia explicar melhor?

        • Sim, bem legal né? Isso tira o medo de algumas pessoas que tem medo queimar a primeira entrada. O meu tava funcionando bem, só ficou com defeito devido um raio ter atingido o poste aqui da rua, longa historia. hehe

          Então, quando eu disse “HEX”…. eu tava me referindo ao hexagonal. Não manjo muito de configuração avançada, apenas usei o método da wiki ShaolinAssassin (https://goo.gl/8ucfyC). No caso, eu alterei o valor :

          $413 – USB access delay, after the execution of the POPStarter embedded USB modules

          Não sei o valor que tava nessa linha, mas alterei para “6” e ficou perfeito (antes não dava tempo para o POPS ler pela porta 2, o limite de leitura era curto). Quanto mais se aumenta esse valor numérico, mais “demora” para ler, mas a diferença é de pouquíssimo segundos. Se eu fosse usar o valor “5” nessa linha, o POPSTARTER não seria lido corretamente pela porta 2, então retornaria para o caminho mc0:/BOOT/BOOT.ELF

          Essa pequena modificação é bom para quem ta com dificuldade em jogar o POPS caso ele não esteja funcionando, especialmente para HD Externo carregado de arquivos.

          Hey… eu conheço um jeito de jogar PARASITE EVE 2 com AUDIO, meio “gambiarra” mas 100% funcional. queria passar essa informação para algum desenvolver, mas os cara são gringo e eu fico meio desencorajado em postar em algum forum de discussão, como o “ps2-home”.

          • E uma curiosidade sobre USB do PS2 :

            – A segunda porta usb também pega no ULaunchELF. Basta inserir um pendrive na segunda entrada. Nada vai aparecer. Então, basta acessar o MC0 e retornar, faça isso duas vezes se preciso. Isso fará com que a pagina inicial se atualize, mostrando assim o MASS0. É possivel até usar dois pendrive com esse metodo, assim você pode passar…. digamos, uma imagem de um pedrive a outro ou se você for mais paciente, pode transferir até musicas. Só que a velocidade de transferência cai conforme o quão grande for o arquivo, tipo já passei até coisas de 200 MB assim.

            • Henry Nightwolf Legal saber desta dica do POPStarter, com certeza um dia alguém vai perguntar sobre, e eu sinceramente não sabia.

              Sobre “eu conheço um jeito de jogar PARASITE EVE 2 com AUDIO, meio “gambiarra” mas 100% funcional. queria passar essa informação para algum desenvolver, mas os cara são gringo e eu fico meio desencorajado em postar em algum forum de discussão, como o “ps2-home”.”,você terminou o jogo com esta “gambiarra”?

              Não sabia deste esquema da segunda porta do ULaunchELF, vou acrescentar esta dica em um tutorial que estou fazendo, obrigado mesmo!

              • Sim, e é fácil de fazê-lo. basicamente é só :

                – Iniciar o playstation 2 para acessar o ULaunchELF, usando dois pendrive.
                – Entrar em alguma opção, como MASS ou MC0. Entrar e voltar… fazendo isso só para dar tempo para o PS2 reconhecer o segundo dispositivo já que a segunda porta só é reconhecida após leitura da primeira.
                – Ao entrar em MC0 ou MASS e retornar, você vai encontrar duas porta usb ativas : MASS e MASS0.

                – Retornando ao menu, você vai encontrar isso …

                MC0:/
                MC1:/
                hdd0:/
                cdfs:/
                Mass:/
                Mass0:/
                host:/
                MISC/

                Sobre PARASITE EVE…. eu não fiquei muito empolgado em jogá-lo, talvez porque ele é meio diferente do primeiro. E como eu não joguei ele no console real, eu não esta tudo OK.

                – Diálogos funcionam, Sons adicionais (disparos, items, musica na hora da luta, porta,…). Mas, senti falta da musica ambiente… acho que ele é assim mesmo, mas preciso assistir alguns gameplay na internet para não ficar nenhuma duvida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s