A destruição das redes sociais

Eu não sou nenhum destes indivíduos que luta contra redes sociais, mas redes sociais não foram feitas para ser usadas como fórum, site ou blog, é uma pena que alguns indivíduos não tenha o bom censo e a percepção disso, criam grandes projetos e postam no Facebook para depois de alguns meses o projeto do individuo ir para o limbo do esquecimento e nunca mais ninguém poder usufruir, ou em uma outra situação onde são geradas informações que seria útil a longo prazo mas que depois de pouco tempo desaparece no WhatsApp e Facebook!

Eu lembro quando passei alguns dias criando minhas próprias compilações depois de ler o poste “PS2 – Criando um DVD de emuladores para o Playstation 2” no blog hotplugdicas, outro poste que me marcou foi o “Novo emulador de game boy advance para playstation 2: gps2 kai 3.3 test 1” do blog turbogamedicas  lembro passei dias testando um monte de jogos de Game Boy Advance, outras dessas situações que me deixou pasmo foi quando vi as belas coletâneas do usagiru fiquei surpreso com a qualidade e fiz questão de baixar, hoje agradeço aos vídeos do Dinho296 (Caninos) que iluminou meu mundo no Playstation 2, vocês devem estar pensando qual a finalidade destas citações, é simples foi só para mostrar que é de EXTREMA importância manter projetos em lugares que não destrua e mate conhecimentos, o conhecimento deve ser preservado e consequentemente estar disponível para que outras pessoas possa buscar e desfrutar independente da quantidade de anos que leve até que alguém necessite do conhecimento gerado. Talvez você não prestou atenção no ponto comum entre todos os sites, blogs e vlogs que citei acima (se prestou parabéns), o ponto comum é que todos eles ainda tem as informações (conhecimentos) que me foram uteis disponíveis até hoje para consulta!

Sim as pessoas hoje em dia acostumaram produzir conhecimento descartável, o que é um erro que vai prejudicar muito as futuras gerações, o conhecimento que chamo de descartável incluí sim comentários e projetos no facebook e WhatsApp. Eu pesquisei aqui a seguinte pergunta “como usar o OPL” no Google e o resultado da pesquisa foi a seguinte http://permita.me/?q=como+usar+o+OPL, sim toda a informação que você gera no Facebook e WhatsApp MORRE, assim como morreu o Orkut e suas comunidades, este conhecimento não será útil para ninguém, pois não poderá depois de um tempo ser alcançado por ninguém (nem mesmo por buscadores como o Google)!

E só para terminar pense a longo prazo, se você não pensar a longo prazo a cena do Playstation 2 e Nintendo Wii ira desaparecer, já que ninguém ultimamente esta se preocupando em criar projetos que sobreviva a longo prazo!

18 comentários sobre “A destruição das redes sociais

  1. Realmente Rogério, não podemos deixar que as informações desapareçam, a informação gera conhecimento.
    Eu mesmo, não uso mais redes sociais (Somente Whatsapp), mas na época que eu usava o orkut/facebook, os fóruns geravam informações muito uteis, mas que poderiam sumir com o tempo.
    Este seu blog mesmo, me ajudou muito com relação ao wii, talvez jamais teria conseguido deixar meu wii tão atualizado como está hoje em dia.
    Espero que continue sempre assim.

    • Gustavo Reis as redes sociais estão ai para nos ajudar no dia a dia, só temos que usá-las com sabedoria!

      E o legal é que você esta sempre por aqui nos ajudando, abraço!

  2. Toma meu like. As comunidades do Orkut teriam que ser migradas integralmente para o G+, mas o Google assim não o fez e destruiu muita coisa boa construida coletivamente. Alguns blogs e sites como o seu e os citados por você merecem todo respeito por manterem o foco e a seriedade apesar das adversidades.

    • Vagner valeu pelo like, realmente foi uma pena o que a google fez com as comunidades do Orkut, muita falta de consideração.

      realmente os blogs, sites e fórum não só os que citei mas muitos outros por ai no futuro fara a diferença!

  3. ROGÉRIO TORRES falou tudo mano, conhecimento tem que ser livre sempre, quantos tutoriais que lemos todos os dias, a facilidade de visitar direto o site dos criadores e trocar ideia com os mesmos acho muito bom pois nos possibilita trocar conhecimento com quem vai poder coloca-los em pratica, infelizmente a google como todas as empresas mercenárias que se camuflam atras de uma imagem de amiguinha de todos, não liga para o conhecimento, fica no topo da busca quem paga mais ou o site que rende para eles um valor maior, então se tu cria uma postagem sobre playstation 2 e tem no google 1 milhão de opções de resposta o teu post vai estar la mas em uma posição muito abaixo pode levar um tempo se recém o criou se não me engano o google passa de 3 em 3 meses para verificar, a posição que ele vai se encontrar vai depender da dificuldade do conteúdo, se for um conteúdo com um título que ninguém tenha sera o topo do google, já no caso das rede sociais é muito complicado até encontro postagens da minha comunidade tokusatsu no face no google, mas muitas se perdem, wat zap já é um sistema fechado creio eu nunca irá para as buscas.

    • É complicado dizer que uma empresa é mercenária, até por que se ela não for mercenária estará destinada a falir, eu diria que as pessoas que não usa o cérebro quando vai criar algo!

      O blog aqui quase sempre aparece na primeira pagina, não me pergunte porque, acho que é algum milagre na indexação!

      • Rogério Torres teu conteúdo mano é único, em boa parte dos posts originais, boa organização do blog o que facilita na busca e índex dos posts no mecanismo, quanto ao mercenário é fato que a empresa precisa faturar para sobreviver, mas tudo é um jogo observa o top 10 de vídeos do youtube, nunca tem um vídeo com conteúdo que preste, ou é aquelas piadas inúteis tipo faustão ou musica que dura um ou dois meses e já era, na minha opinião o top 10 tinha que zerar toda semana e dar mais evidencia aos vídeos de tutoriais e técnicos geralmente estes não chegam a 20 mil visualizações depois de anos o que retrata que o povo não está nem ai para o que realmente importa, um povo sem conhecimento e sem querer aprender, é um povo fácil de se deixar dominar e ser sub julgado.

Deixe uma resposta

