[PS2 Tutorial] Como trocar qualquer jogo multi CDs no POPStarter

122099.alfabetajuega-mejor-juego-psx-19092015

Para fazer este tutorial será necessário um microcomputador ou notebook, e o emulador de Playstation ePSX compatível com Windows ou em Linux via Wine, você pode baixa o ePSX no final do poste. A ideia deste tutorial é lhe dar a oportunidade de jogar no POPStarter aqueles jogos de dois CDs que não possui a opção de salvar na troca dos discos. Vou usar para fazer este tutorial o jogo “Brigandine – Grand Edition”, que é um destes exemplos de jogos que não da ao jogador a opção de salvar o jogo na troca de discos e nem tem a opção de fundir os CDs, espero sinceramente que este tutorial seja útil e lhe de a oportunidade de jogar alguns títulos que não era possível!

Este tutorial vai ser feito através da minha experiência com o jogo “Brigandine – Grand Edition” através do POPStarter versão USB (PenDrive ou Mídia USB), mas você pode facilmente adaptar o tutorial para ser usado via HDD Interno ou Rede muito facilmente!

NOTA: Será necessário você ter as imagem do jogo para fazer este tutorial (não pode se em formato .VCD).

PARTE 1:) Primeiro será necessário você salvar o jogo o mais próximo possível da parte onde o jogo irá pedir para que você troque de disco (CD), ou seja para dar prosseguimento ao tutorial você deverá salvar o jogo que estiver jogando o mais próximo de onde o jogo pedirá o próximo disco (CD):

  • 03 IMAGEM: Na imagem 03 esta o exemplo de um dos últimos saves que fiz no jogo “Brigandine – Grand Edition” no Playstation 2.
  • 04 IMAGEM: Na imagem 04 mostro onde foi que o jogo “Brigandine – Grand Edition” pediu o segundo disco no Playstation 2.
00.jpg

01 IMAGEM

01

02 IMAGEM

02.jpg

03 IMAGEM

04.jpg

04 IMAGEM

PARTE 2:) Quando o jogo pedir para inserir o próximo disco, desligue seu Playstation 2 e Copie a pasta do Memory Card Virtual que contém o “save” do jogo gerado pelo POPStarter para algum locar no seu computador (não deixe de ter uma copia original do save para qualquer eventualidade), o Memory Card Virtual esta na pasta “POPS” na raiz da sua Mídia USB (PenDrive ou HD Interno).

  • 05 IMAGEM: A imagem 05 mostra a pasta do POPStarter quando usado através de uma Mídia USB (PenDrive ou HD Externo).
  • 06 IMAGEM: Na imagem 06 eu mostro a pasta do Memory Card Virtual e o VCD, preste atenção que a a pasta do Memory Card Virtual possui o mesmo nome que o “.VCD” do jogo.
20

05 IMAGEM

21

06 IMAGEM

PARTE 03:) Para fazer esta parte do tutorial será necessário que você baixe o emulador de Playstation “ePSX (v1.9.0).7z” no final do poste e descompacte em algum lugar no seu computador com o programa 7zip, entre na pasta do Memory Card Virtual que contém o “save” do jogo gerado pelo POPStarter que você copiou para algum locar no seu computador e renomeie o arquivo “SLOT0.VMC” para “epsx000.mcr” e o “SLOT1.VMC” para “epsx001.mcr”.

00

07 IMAGEM

01

08 IMAGEM

PARTE 04:) Entre na pasta “ePSX (v1.9.0)” que você baixou e descompactou no seu computador e procure uma pasta chamada “memcards”, agora copie ou arraste os arquivos “epsx000.mcr” e “epsx001.mcr” para dentro da pasta “memcards”.

02

09 IMAGEM

PARTE 4:) Depois de você renomear os saves do POPStarter para ser compatível com o emulador ePSX, volta para a raiz da pasta “ePSX (v1.9.0)” e execute o emulador “ePSX (v1.9.0)” através de do seu executável “ePSXe.exe”, após iniciar o jogo carregue o save através do emulador no seu computador (claro ser estiver tudo correto o save vai carregar corretamente).

  • 11 IMAGEM: Na imagem 11 ilustro onde é a opção onde carrega a imagem do jogo no emulador “ePSX (v1.9.0)”.
  • 12 IMAGEM: A imagem 12 mostra o seve do jogo “Brigandine – Grand Edition” já convertido e carregado corretamente no emulador “ePSX (v1.9.0)”.
  • 13 IMAGEM: A imagem 13 mostra o exato momento em que o emulador “ePSX (v1.9.0)” pede o segundo disco (CD).
03

10 IMAGEM

04

11 IMAGEM

05

12 IMAGEM

06

13 IMAGEM

PARTE 5:) Após o emulador “ePSX (v1.9.0)” pedir o segundo disco (CD) aperte “Esc” para parar a emulação, vá em “File” depois “Chance Disc” e “ISO”, navegue até onde esta a imagem do segundo disco (CD) do jogo esta, no meu caso é o jogo “Brigandine – Grand Edition” e carregue, após carregar o segundo disco (CD) do jogo use o primeiro save no jogo (tem que ser save dentro do jogo) e feche o emulador “ePSX (v1.9.0)”.

07

12 IMAGEM

08

13 IMAGEM

09

14 IMAGEM

10

15 IMAGEM

11

16 IMAGEM

PARTE 6:) Agora você vai entrar na pasta “ePSX (v1.9.0)”, depois na pasta “memcards”, renomeie o arquivo “epsx000.mcr” para “SLOT0.VMC” e o “epsx001.mcr” para “SLOT1.VMC” (sim você inverteu os nomes dos saves para ficar novamente compatível com o POPStarter) e devolva os arquivos renomeados (SLOT0.VMC e SLOT1.VMC) para a pasta do Memory Card Virtual relacionado ao jogo que você esta jogando no POPStarter.

PASTE 7:) Agora renomeie a pasta do Memory Card Virtual para ficar com o mesmo nome que o VCD da segunda parte do jogo, aqui no meu renomeei de “Brigandine – Grand Edition CD1” para “Brigandine – Grand Edition CD2”, e coloque a nova pasta (no meu caso a pasta “Brigandine – Grand Edition CD2”) na raiz da pasta “POPS” dentro da sua Mídia USB (PenDrive ou HD Externo.).

22

17 IMAGEM

NOTA: Este tutorial também é aplicável em jogos com mais de dois discos (CDs).

a

Baixar Servidor 1

Baixar Servidor 2

a

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este poste foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

7 comentários sobre “[PS2 Tutorial] Como trocar qualquer jogo multi CDs no POPStarter

  1. Cara, um tuto simples mas de grande ajuda. Ainda não precisei usar, mas tenho dos jogos em dois discos e sempre fiquei pensando como irei trocar.
    Só uma pergunta, e se eu bootar o disco dois no próprio emulador, sem o disco 1, vai?

    • Breno nunca testei isso, mas tenho quase certeza que não vai dar certo.

      Eu comecei jogar Brigandine – Grand Edition na esperança de ter algum save na hora de trocar o disco, mas não tinha, ai tive que testar este esquema e deu certo.

    • Daniel verdade, faz tempo que tinha que fazer este poste mas a falta de tempo e a preguisa não deixava.

      Sobre nosso projeto ainda esta de pé, só vou esperar as férias da faculdade para poder pegar firme, e vou aproveitar e fazer os principais tutoriais!

      Valeu abraço!

  2. Então fica assim…
    Quando o jogo Trava:
    Só faço pegar o memory card do POPS, renomear extensão “*.VMC” por “*.MC” ou “*.MCD”, abrir no emulador e passar a parte que está travando e depois só voltar de novo para extensão/nome original na pasta POPS.

    Quando Pede outro disco:
    Opção 1(salvar quase no final):
    O método que você acima usa. Parabéns pela explicação!

    Opção 2(passar para o disco “x” – 2 ou 3 salvo no final do disco…):
    Só copiar a pasta e mudar o nome com o mesmo nome do disco “x” do jogo que pretende fazer.
    Se não funcionar, melhor seguir a opção 1. Isso funciona no FFIX.

    Lembrando que não funcionam somente em ePSXe, mas também em qualquer emulador.

    Seria uma boa opção usar o memory card real(assim como OPL), tanto de PS2 quanto o de PS1 já que usa POPS no PS2 (alguns que conheço, não confia muito no memory card virtual e/ou também pode afetar a compatibilidade) para não ter que fazer esse procedimento e também adicionar o “SwapDisc” (pt: Troca de disco), sei que trata-se de um beta, só aguardar para versões futuras…
    Vlw Flw

    • Luindy realmente em resumo é isto ai (a ideia é usar outro emulador para passar o disco), sobre não funcionar somente no ePSX é verdade, nos emuladores que testei funcionou em todos (coloquei o ePSX por que é mais famoso).

      Eu acho pouco provável que um dia vai ter algum modo de trocar os VCDs automático no próprio PS2, mas a esperança é a ultima que morre!

      Abraço e valeu por sempre estar ativo aqui no blog.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s