[Wii Tutorial] Backup Nand

00.jpg

O Nintendo Wii possui um destravamento fácil de fazer, não possui a necessidade de um técnico especializado para desbloquear o console, no entanto depois de desbloquear seu Nintendo Wii e for fazer modificações como instalar WADs por exemplo, é preciso tomar alguns cuidados com relação à procedência destes arquivos para evitar os famosos bricks e perder o console, o BootMii é uma das ferramentas que nos auxilia na prevenção de bricks, com o BootMii você faz uma copia (Backup) do “sistema operacional do Nintendo Wii” por completo, em resumo você É OBRIGADO fazer este procedimento no seu Nintendo Wii para evitar futuras dores de cabeça.

Uma breve explicação sobre o BootMii

Bootmii Boot2 – Em Nitendo wii’s mais antigos, era possível instalar o bootmii como boot2, ou seja, após ligar o console ele passa pelo Boot 1, e logo em seguida inicia o Boot 2 do console, antes do menu.

O Boot1 não pode ser alterado, por se tratar apenas de um arquivo de leitura, mas o Boot2 sim, assim, instalando o BootMii, ele se integra á inicialização podendo ser acionado antes do menu, sendo possível a realização da copia (Backup) e restauração do sistema do seu console em caso de bricks.

Bootmii IOS – A Nintendo sabendo da falha do Boot2, fez alterações nos seus consoles mais novos, assim, bloqueando a instalação do BootMii como Boot2, á alternativa, ficou somente com o BootMii por IOS, mas ele não pode ser executado antes do carregamento do menu em caso de brick, necessitando do Priiloader instalado para ser ativado.

Priiloader – Um aplicativo (app) com várias funções, como acionar o menu do Nintendo Wii e também o The Homebrew Channel sem passar pelo menu, ativar hacks, entrar no BootMii e etc.

Para instalar o priiloader, siga as instruções da wii hack: https://mundowiihack.wordpress.com/tag/pri iloader/

Instalação do BootMii e o The Homebrew Channel

NOTA: A finalilidade deste tutorial não é ensinar destravar o Nintendo Wii e sim instalar o e configurar o BootMii.

Após o uso do letterbomb para iniciar o destravamento do Nintendo wii (https://mundowiihack.wordpress.com/2016/08/13/wii-tutorial-desbloqueando-o-nintendo-wii-por-softmod-firmware-3-0-ate-4-3/)  pode ser instalado o The Homebrew channel e o BootMii (IOS ou Boot2), o BootMii também criará uma pasta com arquivos em seu Cartão SD.

140516-1715-34140516-1715-40140516-1716-18.jpg140516-1716-35140516-1716-42.jpg140516-1716-49140516-1716-53.jpg140516-1716-58.jpg140516-1717-01

Caso você venha a apagar os arquivos ou até ter comprado um Nintendo Wii destravado, mas sem os programas necessários para acionar o BootMii faça o seguinte procedimento!

1º – Baixe o bootmii no site oficial dele (https://bootmii.org/get.php?file=hackmii_installer_v1.2.zip&key=8db7bbd43703de239a00767f0b4b079a18b872d6) e copie a pasta “hackmii_installer_v1.2” para a pasta “apps” do seu cartão SD e inicie o hackmii pelo homebrew channel.

2º –  Instale o Priiloder acessando (https://mundowiihack.wordpress.com/tag/pri iloader/), com o aplicativo Priiloader instalado ligue o console e logo em seguida, segure o botão “Reset” para iniciá-lo, e escolha a opção “Loader/Install File”.

040616-2356-55.jpg

Agora encontre um aplicativo chamado “boot.elf” e carregue ele apertando o botão “1” do controle.

040616-2357-07.jpg

Navegue até “continue” e aperte o botão “A”.

040616-2359-40.jpg

Agora navegue até opção “BootMii” e aperte o botão “A”.

040616-2359-57.jpg

Aqui você vai até a opção “Install BootMii as IOS” e apertando o botão “A”.

050616-0000-04.jpg

Fazendo o backup da nand

O BootMii pode ser acionado pelo The Homebrew Channel:

Primeiro através do System Menu entre no The Homebrew Channel.

040616-2252-38.jpg

Aperte o botão “Home” e entre na terceira opção do menu “Lanzar BootMii” (o meu Nintendo Wii esta em espanhol).

040616-2253-08.jpg

Também é possível acessar o BootMii pelo Priiloader, navegue até a opção BootMii IOS (para acionar o Priiloader, ligue o console e logo em seguida, segure o botão “Reset” para iniciá-lo).

040616-2258-18.jpg

Assim que o BootMii for carregado, teremos a seguinte tela:

040616-2258-34.jpg

ATENÇÃO

O Wiimote não funcionará mais á partir deste momento, sendo necessário usar o botão “POWER” do console para selecionar as opções e o botão “RESET” para entrar na opção desejada. Para quem possui o controle de GameCube, pode ser usado normalmente, usando as setas para selecionar e o botão “A” para a opção desejada.

Vá até á quarta opção pressionando o botão “POWER” do console, e aperte “RESET” ou “A” se estiver usando controle de Game Cube.

040616-2258-34.jpgAssim teremos a seguinte tela:

040616-2258-39.jpg

Observação: você precisa ter 528mb livres no Cartão SD para realizar o backup.

Selecione a primeira opção para copiar sua NAND.

040616-2258-39.jpg

Logo que você entrar na primeira opção se você nunca fez o backup o processo ira começar automático (se você apenas quer refazer o backup aperte o botão Reset do console) demora de 5 á 10 minutos para o procedimento terminar, é altamente recomendável não mexer em nada durante o processo e até não desligar o Nintendo Wii.

040616-2300-46.jpg

Quando terminar  backup (copia), o BootMii vai verificar se tudo ocorreu corretamente, preste atenção que você vai ver um ponto branco percorrendo os verdes do backup.

040616-2308-50.jpg

Se tudo ocorreu corretamente aperte o botão “Reset” para sair.

040616-2312-23.jpg

Pode ocorrer de ter alguns bad blocks, mas nada que preocupe, e assim que o processo acabar deixe o app verificar o backup.

Após o término, você terá dois arquivos em seu Cartão SD:

gg.PNG

Em caso de bricks, você deve selecionar a segunda opção onde possui o cartão SD com a seta vermelha apontando para o hardware e ter os dois arquivos (Keys.bin e Nand.bin) em seu Cartão SD, a partir daí, a restauração da NAND será feita.

ATENÇÃO

Para conseguir executar a instalação do backup, você necessita ter um controle de GameCube, ou seja, é obrigatório ter um para conseguir fazer a restauração do sistema, pois precisará executar o clássico código konami que vários jogos da produtora tinham como padrão no anos 90, (Cima, Cima, Baixo, Baixo, Esquerda, Direita, Esquerda, Direita, B, A, Start)  

040616-2335-20.jpg040616-2335-29

67 comentários sobre “[Wii Tutorial] Backup Nand

  1. Vc chegou 12 horas atrasado!!!!! kkkk
    Fiz todo o processo ontem a noite, atualizei literalmente tudo ( com o c# na mão ) e fiz backup da NAND e já mandei pra nuvem… durmi que nem anjo hoje😀
    Agora posso “brincar sem brikar”😉

  2. Preciso saber se meu wii tem esse boot2 e se tá instalado , na verdade eu ainda não perdi tempo com isso sendo que é muito necessário.

    • Alan, meu wii possui apenas bootmii por IOS, na hora de instalar só dá esta opção.
      Pra saber se o seu tem bootmii já instalado, vá no homebrew channel e aperte launch bootmii, se a tela ficar preta e o led azul do leitor ficar piscando, é porque você não tem o bootmii instalado e precisará fazer o download do pack no site oficial.
      Eu considero o backup extremamente necessário, caso ocorra algum full brick, o backup geralmente restaura em 99% das vezes.

      • Então não tem como deixar o bootmii como boot2? Porque se deixar ele como ios, na hora de recuperar a nand pelo preeloader, dizem que não dá certo, e que é muito arriscado… tem que ter um controle de game cube, e digitar o código da Konami, depois apertar o Z. Mas no próprio bootmii desaconselham… como recuperar a nand então?

        • Tiago, eu nunca tentei recuperar a nand, apenas fiz backup’s, mas o bootmii ios tem que funcionar igual o boot2, a diferença é que o boot2 aciona antes do system menu, tipo como um priiloader, o controle de gamecube é usado para navegar no menu do bootmii, mas você pode navegar também pelos botões do console, o power e reset.
          Creio que apareça a mensagem de risco nas duas versões, pois você estará instalando um backup em cima do system atual.

        • Quem te disse ou não sabe de nada ou te trolou, codigo Konami ??? ( c c b b e d e d BA ) kkkkkkk
          Não dá pra instalar mais no boot2 a não ser que seu System Menu seja anterior ao 4.1 .
          O Priiloader não faz nem restaura backup de Nand, o bootmii sim ( tanto em boot2 quanto em IOS ).
          O bootmii você navega pelos botões do console ( Power / Reset / Eject ).

  3. Tranquilo Gustavo o procedimento ocorreu 100% tirando na hora do BK da nand ter aparecido 2 bad blocks, mais segundo você informou isso não vai acarretar problemas. mais uma vez vlw pela ajuda agora estou mais tranquilo contra possíveis brinks.

    • Lúcio, o meu também aparece dois bad blocks, já fiz dois backups e foi a mesma coisa, segundo eu li uma vez, memórias flash (caso do sistema do wii) possui alguns bad blocks de fábrica mesmo, para deixar um pouco mais rápida no acesso.

  4. João, para o 4.2 segue os mesmos passos.
    A diferença é que o letterbomb é somente para a versão 4.3
    Mas se você tiver já o bootmii instalado, é só fazer o backup, caso não tenha, terá de acessar o exploit da versão 4.2 para instalação, o que é fácil de se fazer também.

  5. Cara fiz um brick foda, a famosa tela preta, aperto reset e nada, faça o bagulho do controle de gamecube e nada… não sei qual dvd usar, não sei qual programa, queria que tivesse alguma solução. Alguém pode me ajudar?? O wii era do meu filho, e eu o estraguei.

  6. Cara, muito bom o site, eu tenho o Wii faz um bom tempo, destravei ele em 2011 e nunca mais mexi no sistema. Ele está na 4.1U (se não me falha a memória). Vale a pena atualizar pra última versão e destravar de novo com as versões mais novas dos loaders?

  7. nand copiada, ufa, instalei uns wads sem medo, fui testar o street 2 ce pc engine, mas é muito fraca, é um processo muito simples perto do beneficio.
    Eu tenho um cartão sd de 4 gigas, e começo a perceber que ele está ficando pequeno, se eu comprar outro sd e copiar todos os arquivos deste sd para um novo sd e conecta-lo no lugar do meu sd atual, vai tudo funcionar normalmente?

    • Osvaldo, funciona sim, eu sempre dou preferencia pros cartões SDHC, aqueles usados em máquinas fotográficas, eu uso um de 8gb e anda dando conta, tenho todos os jogos de mega drive, snes, tudo com as capinhas, fora outros emuladores, o que mais “come” memória são as isos do psx, mas mesmo assim, tenho uns 3gb livres ainda.

  8. 4 gigas tá no gargalo, eu vou fazer isso tbm, colocar todas as capas, mas eu tbm quero instalar muitos jogos do virtual console e wii ware, por coincidência, eu estou usando o cartão da minha câmera fotográfica tbm, eu fui tentar copiar a nand pro pc, tá dando erro, dizendo que não tem memoria suficiente, eu não confio nesta entrada de sd do note, sempre tive problemas para usa-la

  9. Pessoal boa noite!
    Já comprei meu wii desbloqueado e não tenho o back-up da nand, consigo instalar somente o BootMii pelo Homebrew Channel ou terei que necessariamente efetuar o desbloqueio novamente pelo letterbomb para conseguir os arquivos bootmaii? Caso afirmativo alguém poderia indicar onde baixar a pack bootmii que seja confiável?
    Encontrei este site: https://bootmii.org/download/
    Alguém pode me ajudar de como devo proceder?

  10. pessoal boa tarde, meu wii é novo e é a quarta vez que estou usando o mesmo. Fiz o backup e apareceram varios blocks bad, tem algum problema?
    ah e na hora de sair do backup eu apertei o B no controle do GameCube, no caso o voltar.
    tem algum problema?

    • Fabricio, os bad blocks só terão algum problema se passarem de 10, ai tem alguma coisa errada na nand, se não, pode ficar sossegado.
      Quanto á sair do bootmii, se ele copiou a nand e verificou depois e não apresentou erros, está tudo certo.

  11. Só pra constar, para fazer o backup da NAND pode usar os botões do próprio console para navegar e realizar o backup. Entretanto, para que possa ser feito a recuperação/instalação da NAND é necessário um controle de Nintendo Game Cube. No momento da recuperação, o BootMii pede o código Konami (Cima, Cima, Baixo, Baixo, Esquerda, Direita, Esquerda, Direita, B, A, Start) que só é possível ativar com o controle de Nintendo Game Cube. Após fazer o código o BootMii começa a fazer a recuperação automaticamente.
    ** Se tentar fazer a recuperação sem o controle de Nintendo Game Cube o BooMii mostra uma mensagem dizendo que é perigo seguir com o processo, mas ainda sim não é possível realizar, mostrando a mensagem pra ativar com o código Konami.

  12. Se entendi bem, a instalação dos wad’s( menu inicial wii) pode brikar a wii, certo???
    Caso não se instale, utilizando apenas pelo homebrew channel, não existe problema de brikar?
    Tenho o desbloqueio da versão 4.3 pelo letter bomb.
    Será que me podem esclarecer?

    • Se você baixar wads em sites de confiança, não tem problema nenhum instalar elas, elas só precisam ser da mesma região que seu console.
      acessando apps apenas pelo homebrew channel não tem problema algum.

    • Por isso é recomendado que, após instalar o Homebrew Channel, em seguida instalar o BootMii e o PriiLoarder, e logo fazer o backup da NAND. Com o PriiLoader instalado, é possível acessar o BootMii e o Homebrew Channel mesmo com o Nintendo Wii brickado.
      Digo isso por experiência própria RSRSRS.
      Mas só dá pra reinstalar/recuperar a NAND com um controle de Nintendo Game Cube, pois só com o mesmo que é possível ativar e prosseguir a recuperação.
      Mas o primeiro e mais importante de tudo, antes de instalar qualquer wad no Wii, é instalar o Homebrew Channel e o Priiloader.

  13. Bom dia pessoal!
    Tenho um Wii desbloqueado via Letter Bomb. Na época instalei vários apps e wads, funcionou tudo perfeito. Explorando o site em busca de atualizações do meu Wii, percebi que eu não havia feito o backup da NAND. Então baixei o PriiLoader e o Bootmi para fazer isso e ficar despreocupado.
    Quando espetei o SD no meu note percebi que as pastas estavam meio desorganizadas. Tinha coisa desnecessária dentro da APPS e então movi pra raiz. Algumas pastas estavam com os nomes esquisitos, exemplo: WIIMC~1 e outras mais que não me lembro. Eu renomeei elas pra ficar com o nome do app correto, exemplo: wiimcc. Aproveitei e joguei pra dentro da Raiz o Priiloader e o Hackmi conforme as instruções da postagem pra fazer o backup da NAND.
    Por esquecimento liguei o Wii sem o SD, funcionou normal, entra na NetFLIX, Youtube, ambos pelo canal e entrou na Homebrew. Quando acessei o menu dele vi que tinha o Bootmi na lista, entrei nele mas a tela só ficou preta e o led azul do Wii ficou piscando intermitente.
    Desliguei o Wii, coloquei o cartão SD, liguei novamente, só que agora quando eu entro no Homebrew ele fica com um circulo girando no meio como se estivesse tentando carregar os apps e não consegue, daí deu um tilt na forma de uma pequena linha verde piscando no meio da tela e depois apareceu uma tela preta com vários códigos que eu temo ser o famoso Brick.
    Reiniciei o Wii com o reset pressionado e percebi que tenho PriiLoader. O BootMi está lá na lista porém não entra, so fica na tela preta.
    Preciso de um Help para reverter o que eu fiz pra pelo menos voltar como estava antes ou então recomeçar tudo do zero e enfim tirar o backup da NAND.
    Já agradeço de antemão a quem puder me ajudar.

    • Adriano, quando se entra no bootmii e fica com a tela preta, é porque ele não achou o caminho do app, a pasta do bootmii fica na raiz do SD e o backup são aqueles dois arquivos das ultimas fotos.
      Quanto ao resto dos apps, teria que saber se estão nas suas devidas pastas também.

      • Vou verificar novamente entao se o bootmi está no lugar correto, mas os demais apps estao nas pastas porém eu renomeei elas, acho q o Wii está procurando pela pasta que ele havia alterado o nome e como ela foi renomeada nao consegue achar o caminho do app.
        Corro o risco de ter brikado ele?

  14. Há algum controle gamecube com entrada usb específica para o console wii 4.3 u ou algum adaptador? Eu iniciei o processo e só depois vi que realmente precisa de um controle do gamecube. Não tenho ainda pretendo comprar para resolver a instalação não concluída, mas o meu console não tem a abertura lateral para encaixe do usb do controle gamecube. Todos os controles gamecube do mercado se adaptam fácil na entrada usb que fica atrás do console wii 4.3 u, mais moderno?

    Outra coisa, se eu desligar o wii sem concluir o processo da instalação, pode ocorrer algum problema para o console? Ou tenho que deixar o console ligado até acoplar o controle gamecube e concluir o processo com o código exigido?

    • Laelson, a entrada do controle de GameCube não é USB, se seu console não possui as entradas, aconselho a desbrickar o wii pelo nusdownloader, eu criei um tutorial sobre ele, dê uma olha na sessão “tutoriais”

      • Grande Gustavo, obrigado pela resposta e apoio… Observei que há no Mercado Livre alguns adaptadores usb do controle do gamecube para o wii, Ele se adaptaria ao usb do meu Wii 4.3 americano?
        Seria aclopado no console wii na mesma entrada em que o hd externo é acoplado ou na entrada acima?
        Estou indo à São Paulo segunda-feira e ficarei lá durante uma semana. Há alguma loja física recomendada que eu encontre esse adaptador e controles de gamecube? Outra dúvida, caso eu consiga resolver a instalação da nand com a compra desse adaptador e um controle game cube, o usb do adaptador pode ser aclopado em uma das portas usb do console wii, enquanto a outra estiver acoplada um hd externo?

  15. Olá! Cumprimentos da Costa Rica!
    Eu tenho uma wii vermelha, quando a comprei ela vinha em 4.3. Uns anos depois a minha irmã apresentou pra mim o Epic Mickey (este fez uma nova atualização na Wii, não estou certo qual é agora, suponho que é a mais nova)
    Eu quisesse saber se ainda com essa atualização este tutorial vai-me servir.

Deixe uma resposta

