[Wii Tutorial] Básico Sobre Plugins No Wiiflow

00

Olá meus queridos faz um bom tempo que eu não mudo os plugins no Wiiflow no meu Nintendo Wii, mas o processo é simples para usuários que não são iniciantes, vou explicar aqui do jeito mais simples e rápido possível, então se você não conseguir fazer o procedimento leia novamente o tutorial e tente quantas vezes for necessário. Primeiro dentro da pasta “SD:\\Wiiflow” (que esta na raiz do seu Cartão SD) vai estar três pastas que iremos alterar: boxcovers = pasta onde ficam as capas dos jogos, um exemplo é caso você queira capas para emulador de Super Nintendo, dentro da pasta “boxcovers” tu vai criar uma pasta chamada snes9xgx e dentro desta pasta vai as capas dos jogos com este nome “nomedojogo . formato do jogo” ou seja .JPG ou .PNG, exemplo Super Mario World.smc.jpg (Super Mario World.smc.PNG), está é a primeira parte que você precisa entender.

Vamos agora para segunda parte, dentro da pasta SD:\\Wiiflow” (que esta na raiz do seu Cartão SD) vamos para pasta “plugins” é nesta pasta que esta (ou vocẽ irá adicionar) todos os executáveis dos emuladores, executáveis é o “boot.dol” do emulador (no caso do emulador comum) que normalmente esta na pasta referente ao emulador dentro da pasta “apps” na raiz do seu Cartão SD. Dentro da pasta “plugins” tu vai ter uma pasta chamada “retroarch-wii”, dentro dela vai os plugins (cores) do retroarch por exemplo, voltando a pasta “plugins” é dentro dela que tu vai colocar o executável dos emuladores, vou usar aqui o exemplo do emulador de Atari 2600 ou seja vamos imaginar que o executável deste emulador esta com o seguinte nome wii2600.dol” este será o executável do emulador, tu pode colocar um arquivo “ogg” então vai ficar assim wii2600.ogg (como opcional seria o áudio do vídeo game no menu das capas) e um arquivo wii2600.ini (Arquivo com as configurações do emulador), a seguir eu mostro o que estará no arquivo .ini.

[PLUGIN]
magic=32363030 – Numero que usaremos no final do tutorial para o wiiflow
coverColor=000000
coverFolder=wii2600 – Nome da pasta onde fica as capas do emulador
fileTypes=.a26|.bin|.rom|.gz|.zip – Formatos das roms que o emulador vai abrir
romDir=wii2600/roms – Pasta aonde ficam as roms
dolFile=wii2600.dol – Executável do emulador
bannerSound=wii2600.ogg – Opcional seria o áudio do vídeo game no menu das capas
displayname=Wii2600 – Nome que vai aparecer no plugin do wiiflow
consoleCoverID=atari
arguments={device}:/{path}/{name}

Agora ainda dentro da pasta SD:\\Wiiflow” (que esta na raiz do seu Cartão SD) vamos para pasta source_menu, que é a pasta responsável pelo menu que vai aparecer no Wiiflow com todos os plugins por ícones, nela vão as imagens dos ícones do emulador sempre dois ícones para cada emulador o segundo com as bordas coloridas para representar transição do emulador selecionado exemplo Atari_2600.png e Atari_2600b.png ( precisa ser imagens png transparentes) agora para a ultima parte source_menu.ini este é o responsável por aparecer. A seguir eu mostro o que estará no arquivo .ini.

[BUTTON_52] – O numero representa a posição que o emulador vai aparecer no wiiflow
image=Atari_2600.png – Primeira capa sem borda colorida
image_s=Atari_2600b.png – Segunda capa com borda colorida
source=plugin – Mostrando que é um plugin
magic=32363030 – Aqui o numero que tínhamos falado anteriormente.
emuflow=4 – Este numero é o que indica a posição que as capas aparecem no wiiflow

Basicamente é isto, lembrando que sempre que colocar novidade para um plugin precisa ir no limpar o cache no wiiflow e mandar limpar para atualizar as capas.

DICA – 01 uma dica básica que uso é baixar os plugins e ir substituindo os antigos por Dol mais atuais, se tu mantiver o nome do Dol ele vai ficar certinho no lugar do anterior, e tipo tu quer FBA um para Banpresto outro para konami etc… tu pega e clona o DOL do FBA do retroarch e cria um ini para cada um, ai vem a cereja do bolo no ini tu coloca o nome do DOL e pode colocar uma pasta de roms própria para cada DOL pois ai separa cada empresa por plugins, se as roms estiverem na mesma pasta não da certo pois o core vai buscar todos os jogos compatíveis com o plugin, tu pode usar este mesmo processo no plugin do genplus gx, para separar Sega CD, MD,MS,GG etc.. mas não se esquece de atribuir no ini uma pasta de roms para cada plugin clonado.

a

Baixe o WiiFlow e Plugins
Site Oficial Com As Capas

56 comentários sobre “[Wii Tutorial] Básico Sobre Plugins No Wiiflow

  1. Agora sim!!! Tô apanhando horrores do wiiflow aki, mas com esse tutorial simples e didático acho que vou conseguir finalmente usar os plugins. Muito obrigado mesmo!!!

    • Leandro Dinalli que bom que gostou, faz um tempo que não edito os plugins do wiiflow, uma dica básica que uso é baixar os plugins e ir substituindo os antigos por Dol mais atuais se tu mantiver o nome do Dol ele vai ficar certinho no lugar do anterior, e tipo tu quer FBA um para Banpresto outro para konami etc… tu pega e clona o DOL do FBA do retroarch e cria um ini para cada um ai vem a cereja do bolo no ini tu coloca o nome do DOL e pode colocar uma pasta de roms própria para cada DOL pois ai separa cada empresa por plugins se as roms estiverem na mesma pasta não da certo pois o core vai buscar todos os jogos compatíveis com o plugin, tu pode usar este mesmo processo no plugin do genplus gx, para separar Sega CD, MD,MS,GG etc.. mas não se esquece de atribuir no ini uma pasta de roms para cada plugin clonado.

        • Leandro Dinalli os dols dos cores do retroarch ficam assim plugins\retroarch-wii, mas os inis ficam diretos na pasta plugins os audios ogg também ficam na pasta plugins, se não me falha a memória se optar por usar o retroarch pelo wiiflow ele não vai buscar os dols pelo apps\retroarch-wii pois tu vai ter um ini configurado para ele indicando caminhos próprios tanto para o dol quanto para as roms e lembrando com este sistema tu seta a pasta da rom evitando os problemas que ocorre desde o retroarch 1.3.0 que buga a pasta de rom zerando quando tu fecha o retroarch, só que precisa ter em mente que se optar por usar os cores pelo wiiflow não vai funcionar o retroarch pelo home brew channel para usar ele pelo home brew channel tu vai precisar deletar da pasta retroarch na raiz do dispositivo o arquivo retroarch.cfg ou recortar ele para outra pasta até hoje não entendi o motivo deste conflito, e tem que estar tudo do retroarch no sd depois do retroarch 1.2.1 não funciona com o usb.

  2. muito legal esses plugins agora vou pode atualizar os plugin sempre procuro na net e nunca acho um luga que tenha obrigado ai tokureview pelos plugins vou bota agora mesmo no meu Wiiflow *-*

          • se bota no tutorial que as casas tem que bota na pasta boxcover e que tem que bota dentro de uma pasta que tem que te o nome do emulador e tem que te o mesmo nome do jogo que vc que ate com o .sms ou .n64 dependendo do emulador

            • Winskerdx e ai mano blz, justamente esta foi a primeira coisa que coloquei no tutorial:

              “Primeiro dentro da pasta “SD:\\Wiiflow” (que esta na raiz do seu Cartão SD) vai estar três pastas que iremos alterar: boxcovers = pasta onde ficam as capas dos jogos, um exemplo é caso você queira capas para emulador de Super Nintendo, dentro da pasta “boxcovers” tu vai criar uma pasta chamada snes9xgx e dentro desta pasta vai as capas dos jogos com este nome “nomedojogo . formato do jogo” ou seja .JPG ou .PNG, exemplo Super Mario World.smc.jpg (Super Mario World.smc.PNG), está é a primeira parte que você precisa entender.”

    • AntonioHenrick mano eu nunca usei um wii-U, mas se o vWii suportar o wiiflow não vejo problema para não suportar os plugins, segundo a nintendo o wii-u tem hardware nativo com o wii.

    • Nei Guerra tudo blz mano, então assim dentro da pasta “boxcovers” tu vai criar uma pasta com nome “snes9xgx” dentro desta pasta vai as capas dos jogos em formato png ou jpg seguindo este padrão exemplo o jogo é “super mario bross.smc” a capa vai ser super “mario bross.smc.jpg ou super mario bross.smc.png”

  3. Amigos, gostaria de saber se por meio desses plugins eu posso ter acesso as configurações normais dos emuladores??? Ex.: Eu vou acessar o plugin do Snes9xGx e nele eu quero acessar as configurações para aplicar o filtro HQ2X, modo progressivo etc… então, posso acessar essas configurações da mesma forma que acessava no Snes9xGx pelo homebrew channel??? Outra coisa, eu também conseguirei acessar todas aquela configurações do Retroarch-wii através dos plugins dele??? Preciso saber se posso ou não, pois caso não dê esse tutorial não terá serventia para mim!!! Preciso saber se ao acessar cada plugin, todas as configurações de cada emulador estarão disponíveis no wiiflow, ou se ele vai direto pro jogo sem me dá a opção de ajustar suas configurações??? Procurei ver esse detalhe em vídeos no youtube, mas tudo o que os vídeos mostram é as capinhas dos jogos, de plugin em plugin!!! Desde já agradeço a atenção de todos!!!

    • MexMaximus tudo blz mano, vou tentar responder de forma mais detalhada possível: o que seria os plugins, seria um frontend um atalho configurável para os emuladores, tu vai usar o DOL do emulador (pode ocorrer alguma exceção) mas até o momento comigo tem ocorrido assim eu seleciono o emulador ai nas fotos das capas dos jogos eu seleciono e carrego um jogo, entro direto no jogo mas quando aperto o home do remote vai para as definições do emulador, até ai sem mistério, mesma coisa do retroarch que para mim tem uma vantagem no caso do retroarch depois do 1.3.0 tinha um bug para salvar a pasta das roms quando tu fechava ele pelo home brew channel, o mesmo não ocorre com o wiiflow pois no wiiflow tu vai definir um .ini para o plugin este ini vai informar tudo aonde o plugin vai buscar cada coisa do emulador, eu detalhei bem aqui na postagem, então pelo menu do wiiflow tu não altera os plugins, para tu editar ele tu vai usar ou o ini na pasta plugins ( aqui é a cereja do bolo pois é aonde tu informa aonde vai ficar cada coisa) , ou o source_menu.ini na pasta source menu ( responsável por aparecer o ícone de cada emulador no wiiflow e diretamente no emulador igual o homebrewchannel, e no caso do retroarch tu não precisa entrar na seleção de cores do retroarch pois o próprio ícone do source menu no wiiflow já vai te direcionar para o core certo.

      • Valeu Tokureview, consegui ter uma noção mais exata das coisas… O que acontece é o seguinte – Eu baixei o último Pack Full para fazer o tutorial de outra Fonte pq o link do dropbox está inativo!!! Fiquei horas googando até achar outro link na web!! Achei um novo link vendo uns comentários no site Darkumbra!!! Só que depois que baixei a última versão do wiiflow mastermod eu fiquei meio confuso pq veio tanta coisa no Pack que o tutorial não menciona e acabei desistindo!!! Hoje a noite tentarei editar tudo e colocar os arquivos em suas respectivas pastas conforme Vce me orientou, espero que dê certo, vlw!!!

        • mexmaximus eu tenho um pack destes baixados de uns 500mb, eu prefiro instalar manualmente, eu não uso nand emulada, eu uso as pastas como modelo, e vou editando conforme meu gosto, um exemplo eu coloquei o plugin do retroarch FBA e mês que vem sai uma versão nova do retroarch eu só pego o DOL do novo retroarch e edito com o nome exato do DOL do FBA do retroarch e substituo um pelo outro, uma dica boa é tipo se tu for usar o gen plus gx direto ele vai misturar sega cd, mega drive, master etc… para tu separar todos e usar o mesmo emulador precisa clonar os plugins tipo assim genplusgx.dol , genplusgx2.dol , genplusgx3.dol , genplusgx4.dol , seguindo este padrão lembrando que para cada plugin clonado precisa um arquivo “ini” e na hora de escolher a pasta das roms no ini tu cria uma pasta para cada tipo uma pasta sega cd outra pasta mega e assim por diante, tu pode fazer este esquema no FBA do retroarch para separar Konami, Banpresto, Taito etc.. mas sempre uma pasta para cada rom para que fiquem separados e um código “magic” para cada um dos ini que depois tu vai por no souce_menu.ini.

  4. Tokureview, eu comecei a editar ontem e decidi fazer um a um, ini por ini, uma pasta para cada emulador na boxcovers, etc!!! Mas, eu preciso que me explique como faço pra o wiiflow reconhecer meus arquivos pelo USB!?!? Será que tem haver com o comando “arguments” que fica no arquivo Ini dos Plugins??? No comando – consolecoverID, eu posso escrever o console que eu quiser??? E no caso do comando – [BUTTON_52] eu posso mudar a ordem de todos eles pra que eu desejar…??? Já que terei que refazer todo o source_menu, pois pretendo usar bem menos emuladores e adicionar uns novos como o mGBA!!! Desde já agradeço sua atenção, aguardo respostas amigo!!!

    • mexmaximus eu mantenho tudo da instalação do wiiflow no cartão sd, só roms e isos de alguns emuladores pelo usb, neste caso tu escolhe o plugin e nas configurações muda de sd para usb que ele vai fazer uma vistoria nas roms que tu tens no usb na pasta certa.

  5. WIIFLOW COMPLETO (12EMULADORES+ROMS+CAPAS)

    link do Wiiflow completo para Download :http://www.mediafire.com/download/3xc6vpj82y62nay/WII_completo_22_06_2016.zip

    link de jogos de gamecube 1:http://www.mediafire.com/download/sha66k1t61bbaq4/GAMES.zip
    link de jogos de gamecube 2:http://www.mediafire.com/download/3e73d7bos3wwdmd/GAMES_1.zip
    *esses jogos de gamecube devem ficar dentro de uma pasta chamada GAMES na raiz do seu hd externo!

    Galera estou liberando o download do wiiflow + 12 emuladores

    Emuladores inclusos no pacote:

    MEGAdrive-SUPERnintendo-NINTENDO64-GAMECUBE
    CPS2-CPS1-NEOGEO-NEOGEOcd-mame078-mame4All-GAMEboyADVANCED -NINTENDOwii

    Fiquei muito tempo pesquisando em topicosE e pedindo ajuda para uns e outros,
    fiquei semanas elaborando e aperfeiçoando o sistema,espero que gostem !

    Lembrando que meu nitendo Wii é o da versão 4.3u e uso um HD externo de 120GB
    se der algum erro,peço que formatem o Wii e o destravem seguindo essa video-aula

    PASSOS PARA INSTALAÇÃO:

    1º PASSO:
    Destaravar o Wii utilizando um cartão SD seguindo a video aula

    2º PASSO:
    Baixe o WIIFLOW COMPLETO do link acima
    abra a pasta(WII completo 22_06_2016.zip),extraia todo seu conteúdo para o HD externo (clique na opção substiuir arquivos se o windows perguntar)

    3º PASSO:
    Ligue o Wii,vá até the HOMEBREW CHANNEL,clique no icone do Wadmanager e inicie-o,clique na pasta “wad” e instale todos os canais citados abaixo:

    Yoshi’s Story NTSCU.wad
    Super Mario 64 NTSCU.wad
    Star Fox 64 NTSCU.wad
    Pokemon Puzzle League NTSCU.wad
    Mario Party 2 NTSCU.wad
    Mario Kart 64 NTSCU.wad
    F Zero X NTSCU.wad
    bomberman.wad

    4º PASSO:
    Ligue o Wii,vá até the HOMEBREW CHANNEL e instale o canal do wiiflow (NÃO é para instalar através do wadmanager!)

    *Pronto,volte a tela inicial do seu Nintendo Wii e inicie o Wiiflow normalmente,assim que estiver iniciado aparecerá a tela de emuladores selecione o emulador desejado e antes de clicar em algum jogo aperte o botão do meio do controle wiimote(HOME) e clique em “reload cache”
    esse procedimento só precisa ser feito uma vez em cada emulador,depois de fazer isso em todos os 12 emuladores é só se divertir e jogar(se você não fizer isso vai dar erro).Toda vez que você colocar um jogo novo no emulador deverá fazer esse procedimento novamente no emulador que foi colocada a rom.

    IMPORTANTE* Galera para colocar jogos DE NINTENDO WII é só criar uma pasta no HD exteno chamada (WBFS) e arrastar seus jogos de wii para essa pasta e irão funcionar normalmente,Só não esqueçam de clicar em “reload cache” no menu do WIIflow.

    Todas as roms que estão listadas em *FAVORITAS”estão funcionando,portanto deixem essa opção marcada,só desmarque quando incluir algum outro jogo (esse jogo que for incluido marque-o como favorito se estiver funcionando corretamente),tem algumas roms que não estão funcionando,não tive tempo de deletar portanto só não deixei listadas como favoritas.

  6. Não consegui fazer com que o Emulador Not64 aparecesse no meu Wiiflow , alguem pode me da uma ajuda onde eu errei [PLUGIN]
    displayname=Not64
    magic=4E4F3634
    coverfolder=not64
    dolfile=not64.dol
    romdir=N64/roms
    filetypes=.n64|.v64|.z64|.zip
    consolecoverid=not64
    covercolor=ffffff
    bannersound=n64.ogg
    arguments={device}:/{path}/|{name} outra pergunta como faço a configuração para o retroarch puxar automaticamente o jogo ao seleciona-lo , ao selecionar o jogo eu entro na tela do retroach mas tenho que procurar a pasta de roms manualmente

    • Bill Loress pergunta um pouco complexa mas vamos lá mano, dolfile=not64.dol tu precisa que o arquivo not64.dol fique dentro da pasta plugins do wiiflow pois tu determinou este caminho para ele não te esquece de configurar o arquivo Source_menu.ini atribuindo o numero magic=4E4F3634 para fazer a ligação entre os dois e verifica se o numero do plugin não está coincidindo com outro existente no arquivo Source_Menu.ini.

      • Bill Loress quanto ao retroarch tu vai ter que editar inis individualmente, um para FBA, outro NEO GEO, outro CPS1 etc…., quanto as roms cria pasta para cada tipo na mesma pasta proncipal tipo sd:\retro para pasta principal e dentro coloca pasta CPS1, CPS2, NEO GEO etc… e no ini tu vai atribuir o caminho de cada um na parte roms exemplo: romdir=retro/CPS1 no ini do cps1, romdir=retro/CPS2 no ini do cps2 e assim por diante.

        • tokureview consegui fazer os jogos de n64 aparecerem no wiiflow colocando o not64.dol na pasta do retroarch , aparece as capas tudo certinho , mas quando inicializa , ele entra no menu do not64 , mas quando coloco para rodar a rom , ele não encontra a pasta das roms , ele mostra a mensagem que não conseguiu encontrar os jogos em usb:/not64/roms

  7. meu Wiiflow da erro, ate quando vo tentar entrar em jogo, ou baixar as capinhas, ja instalei de desinstalei varias vezes, versões diferentes, o usb loader gx roda lixo, so o raios do wiiflow nao, ja passei o pimp my wii e ja ta todas as ios atualizadas, ele e versão 4.3u, nao sei mais o q fazer pra deixar ele rodando, estava querendo fazer ele ficar com os emuladores tudo bonitinho e taus, mas ta osso, se alguem puder me ajudar, li alguma coisa q pode ser as Cios, q nao sei se o pimp my wii quando passa ja atualiza elas!! se alguem puder me dar uma luz, mt obrigado

    • Pessoal consegui resolver o problema pra separar os emuladores Sega. agora estou tendo problemas com os seguintes emuladores:

      MAME: abre o game corretamente mas quando tento sair da erro DSI. (baixei aqui do blog)

      CPS1 e CPS2: abre o jogo diretamente pelo Retroarch (nem mesmo preciso selecionar depois na lista de roms. porém os controles não funcionam.:/

      NEOCD: quando seleciono algum game, ao invéz de abrir direto cai na tela do emulador do NEOCD.

      • Roberto que bom que deu certo o sistema de clonar o plugin para os emuladores da Sega, quanto as outras perguntas vamos ver aqui, o Mame ele pode sim dar as vezes erro DSI quando sai dele quem sabe em uma nova atualização resolvam, este do CPS1 e CPS2 eu tenho usado com um controle de ps3 via usb, e tem funcionado perfeitamente, quanto ao NEOGEO CD eu tenho este mesmo problema ainda não encontrei uma solução.

        • Vlw, tokureview.. consegui resolver o problema com o CPS1 e 2. Eu simplesmente copiei o dol da pasta do retroarch. E agora está a funcionar perfeitamente os controles.

          Agora que tenho todos os emuladores á funcionar, partirei para as covers vai ser rápidinho achei um código pra renomear todas as covers de uma vez só. Hehe

  8. galera alguem pode me ajudar ?to com muita dificuldade de instalar o homebrew channel no nintendo wii,eu colo a pasta letter bomb no cartão sd dele formatado em fat32
    vou no wii e clico em mensagens,logo após clico em dia anterior e lá esta a pasta letterbomb
    clico nela e aparece o seguinte …

    “sd card detected
    opening boot.elf
    boot.elf not found (-1).Trying boot.dol
    boot.dol not found (-1)
    USBdecko not found
    no code found to load”

Deixe uma resposta

