[Wii Tutorial] Priiloader

 

Mundo Wii Hack

Amigos, estou percebendo que tem surgido frequentes duvidas com relação ao Priiloader, então estarei demonstrando neste tutorial básico o funcionamento deste aplicativo que é essencial para manter seu Nintendo Wii protegido contra bricks (palavra para dizer que seu console ficara inutilizável), ou seja, no caso de um brick você não conseguiria mais acessar o System Menu dele por ter sido corrompido devido há alguma instalação de programas caseiros (homebrews), WADs (arquivos de virtual console/wiiware/atalhos), temas para o System Menu, updates não totalmente concluídos e outas infinidades de possibilidades, então mãos a obra.

Entendendo o priiloader

O Priiloader foi criado para fazer á função de iniciar antes do system menu, igual ao bootmii como boot2.

Após a Nintendo ter lançado o firmware 4.2, já não era mais possível esta instalação do bootmii como boot2, assim, sendo possível fazer backup’s  e restaurações da Nand (memória flash interna do wii onde opera o system menu) apenas pelo bootmii IOS, que somente é acionado pelo homebrew channel ou pelo próprio priiloader.

Além da inicialização antes do menu, o priiloader conta com algumas funções bem interessantes, como o menu de hacks, onde se pode alterar funções do console que em seu estado original, não seria possível.

Download do priiloader aqui

INSTALAÇÃO DO PRIILOADER

Após fazer o download do app e colocá-lo em sua devida pasta, acesse ele pelo The Homebrew Channel, teremos a seguinte tela:

mod1.jpg

Aperte “+” no wiimote ou “A” no controle de GameCube para instalar.

mod2.jpg

Desinstalando o PriiLoader: Caso queira removê-lo para fazer update de sistema (firmware), aperte “-” no WiiMote ou “Y” no controle de GameCube.

ATENÇÃO

Após a instalação, basta ligar o console segurando o botão Reset, que o priiloader inicializará.

O wiimote pode ser usado normalmente para navegar no menu do priiloader.

Temos algumas opções para serem usadas, escreverei o básico sobre as três primeiras opções da tela:

DSC_0005.JPG

  • SYSTEM MENU Inicia o menu principal do wii.
  • HOMEBREW CHANNEL – Inicia diretamente o homebrew channel.
  • BOOTMII IOS Inicia o bootmii para backup’s do sistema ou restauração da nand.

Agora explicarei mais dois itens:

  • SETTINGS – Alterar fundo do priiloader (branco/preto), mudar iniciação do console para homebrew channel e etc.
  • SYSTEM MENU HACKS – Abre uma lista de códigos hacks para alterar o wii, como tirar proteção contra saves files, mover disc channel, alterar para região free o console (usar jogos ou canais de outras regiões) e etc.

O menu de hacks funciona de forma simples, basta mudar de disabled para enabled as opções desejadas, eu deixo algumas como bloquear updates, região livre para discos e liberar os saves files para serem copiados para um cartão SD.

Recomendo alterar as seguintes opções para ENABLED:

  • REGION FREE EVERYTHING
  • BLOCK DISC UPDATES
  • REGION FREE GC GAMES
  • REGION FREE WII GAMES
  • REMOVE NO COPY SAVE FILE PROTECTION
  • REGION FREE CHANNELS
  • MOVE DISC CHANNEL
  • BLOCK ONLINE UPDATES

Recomendações do usuário ” Eu mesmo ” 

  • REMOVE DIAGNOSTIC DISC CHECK
  • NO DELETE HAXX, JODI, DVDX, DISC, DISK, RZDX

 Logo depois, vá em ”SAVE SETTINGS” para salvar as alterações, aperte  ”B” para sair do menu de hacks e selecione ” SYSTEM MENU”

DSC_0006.JPG

Basicamente é isto pessoal, quem tiver duvidas ao alguma sugestão para alterações deste tutorial, é só deixar um comentário.

66 comentários sobre “[Wii Tutorial] Priiloader

    • HACKS – Pra que server e quais recomendações.
      ===========================================

      * Replace Healty Screen With BackMenu: Pula a Healty Screen e vai direto pro System menu durante o processo de Boot do Wii. Recomendado: Enabled

      * Block System Update: Bloqueia qualquer Tentativa de Update do System menu Via Jogos. Recomendado: Enabled

      * Region Free GC Games: Libera o DISC CHANNEL pra rodar jogos de GameCube de Qualquer Região. Só funciona pra Jogos Originais ou Wiis com Modchip. Recomendado: Enabled

      * Region Free Wii Games: Mesma Função Descrita a cima, só que pra jogos de Wii. Recomendado: Enabled

      * Lock System Menu With Black Screen: Impede que o System menu seja inicializado e trava o Wii em tela preta. Recomendado: Disabled

      * Remove Diagnostic Disk Check: Remove um diagnostico de disco feito pelo Wii que bloqueia o funcionamento de discos de recovery, por exemplo, quando seu Wii for brikado. Recomendado: Enabled

      * No System menu Sounds AT ALL: Tira todos os sons do System menu. Recomendado: Disabled

      * No System menu Background Music: Tira a Música de Fundo do System Menu. Recomendado: Disabled

      * No-Delete HAXX, JODI, DVDX, DISC, DISK, RZDx: Impede que o System menu delete Canais com esse ID’s (Homebrew Channel). Recomendado: Enabled

      * Remove No Copy Savefile Protection: Remove a proteção contra cópia de Savefiles. Recomendado: Enabled

      * Region Free Channels: Permite que você use Canais de QUALQUER região. Recomendado: Enabled

      * Force Disc Games to run under IOS249: Força jogos em DISCO a rodar pela IOS249, ideal pra que tem Modchip & Desbloqueio via Soft. Recomendado: Disabled

      (Caso você tenha problemas com erro #002 desabilite essa função)

      * Auto-Press “A” at Healty Screen: Aperta “A” automaticamente na tela inicial do Wii. Recomendado: Disabled

      * Force Standard Recovery Mode: Força o Wii a Inicializar em Modo de Manutenção, isto é, a tela SaveMii Frii, bom para maníacos pro segurança. Deixe como Enabled e use o priiloader pra entrar no System Menu. Recomendado: Disabled

      * OSReport to USBGecko (Slot B): Relatório de sistema operacional em Geko quando disponivel pelo usuário: Disabled (nessessita memory card Game Cube)

      * OSReport to USBGecko (GeckOS.B): Relatório de sistema operacional em SD Geko quando disponivel pelo usuário. Recomendado: Disabled (nessessita SD Geko adapiter para Game Cube)

      * Move Disc Channel: Permite que você mude o DISC CHANNEL de lugar no seu Wii Menu. Recomendado: Enabled

      * Block Online Updates: Bloqueia qualquer Tentativa de Update do System menu Via Internet. Recomendado: Enabled

  1. Aconselho a habilitar também o “Remove Diagnostic Disc Check”, pois num eventual full brick, a assistência ( ou usuários extremamente avançados ) poderão utilizar discos de recuperação.

  2. Habilitar também “No-Delete HAXX, JODI, DVDX, DISC, DISK, RZDx”, pois em uma eventual cagada e atualização do System Menu depois de configurar a rede do Wii, isso vai evitar a remoção do HBC.

  3. GUSTAVO REIS ai sim mano, ficou perfeito o tutorial, sabe que este wii que estou usando até quem instalou foi o mano Rogério Torres, ele tinha me falado muito do priiloader pois meu outro wii não tinha ele e para eu usar os jogos tokusatsu japoneses nele eu tinha que tirar a atualização do jogo e depois mudar a região dele para evitar brick do wii.

  4. Primeiramente, parabéns pelo excelente tutorial. Tentei fazer isto aqui e acessou a tela inicial do Priiloader. Mas ao acessar o SYSTEM MENU HACKS apareceu a seguinte mensagem: Can’t find Hack_hash.ini, hack_hash.ini is not installed on NAND.

    Eu entendi que falta este arquivo na NAND. O problema não é o inglês, mas porque está faltando este arquivo. Alguém saberia me dizer como resolver, se é só baixar o arquivo e colocar em alguma pasta do SD, ou precisa de algum procedimento além disso.

    • Rafael valeu pelo apoio, se você ir la no poste do próprio PriiLoader https://mundowiihack.wordpress.com/tag/priiloader/ e baixar o arquivo “PriiLoader (v0.8.1).7z” e descompactar você vai ver que dentro tem uma pasta chamada “extras” dentro dela tem as versões do System Menu “4_x” e “3_x”, é bem provável que o seu seja a verão 4 (mais precisamente a versão 4.3 do System Menu), tenha certeza da versão do seu System Menu e entre na pasta equivalente que tera o arquivo hack_hash.ini, coloque este arquivo na raiz da pasta “priiloader” que esta em “app” no seu Cartão SD.

    • Valeu Rogério, a versão do meu wii é a 4.3 U. Ontem consegui baixar este arquivo que faltava e coloquei na pasta do Priiloader. Aí deu certo abrir o menu de racks. Então habilitei todas as opções conforme sugeridas na postagem, mas alguns jogos em Pal ainda apresentam erro para rodar (não aceitam a opção force NTSC) e precisa mexer em algumas configurações para rodar. Achei que mexendo nestas configurações resolveria “instantaneamente” os problemas com alguns jogos em Pal. Mas não funcionou. Engraçado é que alguns jogos em Pal rodam de primeira, com imagem colorida e sem bugs, enquanto outros permanecem não funcionando legal.

      Estou dando preferência agora pelas ISOs em NTSC-U, exceto as que não tiver jeito de encontrar sem ser em Pal mesmo. Assim dá menos problemas. Aproveitando, acho muito legal a proposta do blog e ajuda a muita gente.

      Mas seria legal de vez em quando soltar umas listas de melhores jogos, seja pela popularidade, jogabilidade, inovação etc…

      Eu sei que essas listas sempre são polêmicas, mas se segmentasse (por exemplo, jogos de tiro/guerra, ou tiro/zumbis) acho que ficaria bacana como uma game list pra orientar novatos. E todos nós que frequentamos o blog poderíamos contribuir enviando sugestões de títulos, ou participando de votações. A indicação de títulos também ajudaria muito quem está começando a montar sua lista de games pra Wii. Sei lá, só uma sugestão mesmo. Esse blog aqui é o melhor que encontrei sobre hacks pra Wii. Show de bola! parabéns e continue com esse importante trabalho.

      • Rafael, eu estou com esse projeto da lista a algum tempo, se o Rogério concordar, logo estarei montando um post sobre isso, possuo mais de 200 jogos de wii, já conheço uma boa parte da biblioteca dele.
        Obrigado pelos elogios, a galera tem se esforçado muito, é muito legal a participação de todos

  5. Galera, muito obrigado pelo tutorial!
    Uma duvida, apos bloquear as atualizacoes online,poderei usar canais como netflix e baixar canais direto da nintendo store?

  6. Pessoal, meu Wii está nesse tal priiloader…. Gostaria de deixar o com as definições originais dele. Mas quando escolho “System Menu” um aviso de que não foi encontrado os arquivos sobe…. alguém pode me ajudar a formatar o Wii de fábrica ou algo do gênero???

      • Gustavo…
        então, é que eu NÃO CONSIGO SAIR do priiloader! queria volrar a usar o Wii “padrão”

        mas quando seleciono “System menu” aparece a seguinte mensagem:

        “Error autobooting system menu! Could not open boot file!”

        pode me ajudar a fazer ele voltar ao system menu? estarei contente em rodas os poucos originais que tenho aqui mesmo

        • Ooz, eu nunca vi esse erro, mas será que ele não está programado pra bootar no priiloader direto? Tente ir no settings do priiloader e olhar isso, lá da pra escolher ” system menu” pra iniciar, e até outros, como ” homebrew”, caso não consiga resolver, tente detalhar ou até colocar uma foto aqui pra gente.

  7. Só mais uma dúvida: caso o seu Wii dê algum problema (brick) e ele tenha o Priiloader instalado, qual seria o procedimento pra recuperar o funcionamento normal ?

    • André, um dos procedimentos de recuperação que conheço é tendo o backup da nand feito pelo bootmii.
      Tem também como fazer desinstalação de wads que causaram o brick acessando algum instalador de wads pelo priiloader.

      • Gustavo, poderia me ajudar?

        Tenho um Wii a uns 4 anos e, desde que comprei um PS4 deixei de jogá-lo. Decidi empresTá-lo ao meu sobrinho e por lá ficou por mais de 1 ano. Peguei de volta estes dias e percebi que não conseguia entrar nas configurações pra poder configurar na internet aqui de casa. Pesquisei mais a respeito e se trata de um semi brick. O console é americano, não sei qual atualização ele esta e ele tem destravamento DriveKey (acho que é isso).
        Meu sobrinho me devolveu com alguns jogos que ele comprou, inclusive alguns em PAL….rsrsrs já viu né? Bom, eu tenho o HBC instalado no console, tenho um cartão SD de 2Gbs zerado e, gostaria de saber, como eu posso fazer pra desbrickar o console? Já tentei colocar jogos mais recentes, mas não atualiza. Vc poderia me dar uma luz e informar qual tipo de programa eu posso usar pra tentar solucionar isso? Ou me nortear e disponibilizar algum link de algum tutorial pra resolver este problema? Obrigado!

          • Então amigo, não sei qual versão estava a atualização. No tutorial ele comenta que precisa baixar a certa e tal. Vi em alguns fóruns que esse brick ode ser corrigido rodando um jogo mais “recente” que peça atualização. Porém, por estar um pouco por fora, não sei quais jogos pedem esta “atualização”. Existem bastantes fóruns com informações sobre os semi bricks, porém, a maioria esta abandonado e com links off… Gostaria de seguir o tuto que me recomendou, mas fiquei na dúvida se poderia colocar uma versão de atualização que eu não tenha…

              • Tenho o HBC instalado, porém, esta zerado, não tem informação nenhuma lá, visto que, no tempo em que eu comprei o console, só fiz o desbloqueio para mídias físicas, não sei pq colocaram o HBC. Não tenho o Priiloader instalado ainda, não coloquei no cartão justamente por não saber a versão da minha atualização…

                  • Bom dia Rogério. Consegui desbrickar meu Wii. Entrei em contato com meu sobrinho e ele disse que o único jogo que ele jogou que pediu atualização e ele fez foi o Mario Kart (versão PAL). Com esta informação, pesquisei o ano que o Mario Kart foi lançado (2008), e baixei jogos em NTSC a partir de 2009 pra ver se algum deles continham alguma atualização. Gastei 4 mídias com jogos de 2009 e nada. Baixei então 2 jogos de 2010 e, já no primeiro que queimei (COD-BO) o jogo pediu atualização. Já atualizei correndo e, pro meu alívio, desbrickou e tive acesso a configurações. Configurei então as conexões de internet e o console pediu atualização da própria Nintendo. Atualizei (mesmo com mede de perder o destrave) e, pra minha surpresa, o destrave continuou intacto, inclusive algumas mídias que não funcionavam, passaram a rodar. Agora, vou instalar o Prilloader e vou destravar para jogos de pendrive e HD externo! Obrigado a todos!

  8. Amigo, tenho uma duvida, não só em relação ao priiloader, mas sim em relação a todos os apps do wii que tem e que peguei por aqui. Desculpe ser meio noob, comprei meu wii recentemente, queria saber se todos os apps que instalo no wii, e esses que tem que colocar o cartão sd na pasta “app” na raiz do cartão, se tenho que deixar no cartão pra sempre, ou depois de instalado posso apagar do cartão?

  9. Boa Noite!Poderia me ajudar por favor a remover o Priiloader? Pois o meu Wii está na versão 4.2u mas tem um problema o Nintendont não quer abrir está dando erro ”Failed to load IOS58 from NAND” então eu queria atualizar o wii para 4.3u e depois atualizar com o PYMP MY WII, desde já agradeço a atenção!

  10. ja está no boot system menu mas dá erro, mas antes não estava com brick, consigo jogar pelo homebrew e tambem acessar os jogos pelo pendrive mas só pelo homebrew, o que devo fazer? tenho o backup do console.

  11. Deu esse problema depois que instalei o priiloader, agora só consigo acessar pelo homebrew mas dá para jogar tranquilo, pega todos os jogos mas não entra mais pelo system menu, se for brick como faço o backup, tenho os dados pois salvei no pc.

  12. Vou tentar aqui, ja sei como fazer, assim que eu terminar mando a resposta. Meu wii é 4.1u, ele abre direto no priiloader. Lembrando que o system menu é v449, priloader v.0.8.1 e tem priiloader is a mod of prealoder 0.30. Consigo acessar os jogos tanto pelo cartao quanto pelo pendrive atravez de aplicativos. Pega e da para jogar normal mas nao acessa mais o system menu, por isso que estou na duvida. Mas vou realizar os procedimentos do nusloader e coloco no comentarios se der certo. Obrigado.

  13. Estou comprando um Wii e fui verifcar as versões, o Firmware é 4.2U, tenho algumas dúvidas.

    1-Fui fazer o procedimento para verificar o Priiloader(na verdade nem sei se é o Priiloader) e está com senha, existe alguma forma de remover essa senha?

    2-Coloquei o cartão SD no meu notebook e o windows nem identificou o cartão, é assim mesmo?

    OBS.: Ele lê dvds gravados, isos no pen drive pelo usb não funcionaram.

    • Marcus
      1- você precisa saber exatamente o que está com senha para eu saber como retirar.
      2- o cartão SD tem que ser reconhecido sim no pc, estar em fat32 e com os apps dentro.
      Ele deve ser destravado apenas pelo leitor, no caso, deve ser por chip, ele tem homebrew channel?

      • Gustavo, consegui ler o SD no PC. Tem as pastas la App e tal, tudo certo.

        O problema mesmo é que quando ligo com Reset pressionado abre uma tela preta pedindo senha. Considerando que é o Priiloader, teria jeito de retirar a senha sem saber qual é?

        No caso do Pen drive usei o Wii Backup Manager para jogar as ISOS, mas onde exatamente eu entro para tentar ler essas isos?

        Obrigado pelas respostas, seu site quebra um galho tremendo pra gente que está com essas dúvidas do Wii.

        • Pra ler as isos, precisa de algum loader, como usb loader gx ou wiiflow.
          Quanto ao priiloader, eu nunca mexi com senha nele, creio que terá que desinstalar ele e instalar de novo pra resolver o problema, isso pode ser.feito pelo homebrew channel, acessando o app do priiloader.

  14. Eu tenho uma duvida.

    Em alguns videos e inclusive no tutorial deste site, no desbloqueio do Wii com versão 4.3U, apos instalarem o Homebrew channel estão pedindo para instalar o Bootmii. Se a versão do Bootmii não funciona a partir da versão 4.2, então pra que instalar o BootMii ?

    Vi um outro vídeo tutorial, que o cara não instala o Bootmii apos a instalação do Homebrew Channel. Ao invés disso ele roda o Priiloader e depois da instalação destes ele roda o BootMii.(HomeBrew > Priiloader > BootMii).

    Minha duvida seria, qual a ordem pra instalar o Priiloader e BootMii?
    se instalar o Priiloader precisa instalar o BootMii?

    • Robson, o bootmii funciona perfeito, mas ele roda como ios.
      Pode instalar ele depois do homebrew channel, com o o bootmii, você faz backup da sua.nand (memória interna) pra poder restaurar um dia em caso de brick, lembrando que é obrigatório ter um controle de GameCube para restaurar o video game

      • Parece que o Gustavo aí em cima, fala outra língua e pensa que sabe português.
        Minha dúvida é a mesma que a sua, Robson. Também assisti este vídeo que você cita. Longo.
        Vou tentar encontrar esta resposta ainda de madrugada. Do contrário seguirei o vídeo, pois deu certo ao usuário ao que parece.

        • Álvaro Gomes não é que ele “pensa que sabe português” é “você que pensa que sabe português”, na vida nada é fácil, com exceção a criticar o trabalho voluntario de outras pessoas, aprenda a agradecer a ajuda que recebeu !

          Claro tem a opção de você fazer algo melhor com seu português impecável !

        • Alvaro, juro que estou tentando entender sua critica.
          Depois de instalar o homebrew channel, eu RECOMENDO instalar o bootmii, e fazer o backup do seu console e guardar isso a sete chaves, ele é uma solução para REVERTER o brick, mas necessita do controle de GameCube para executar o comando.
          Não sei que video é esse que falaram, mas provavelmente explica com imagens o que eu digo por escrita.
          Quanto ao meu português, sou a favor do mais correto possivel, fica mais elegante, eu tento fazer o possivel.
          Espero que eu tenha ajudado, pois me dedico muito a trazer conteudo aqui pro pessoal e tento sempre deixar bem explicado, perco muito tempo com isso, mas acho gratificante ensinar, não só eu, mas toda a equipe aqui, que é uma familia.

    • José, eu sei que existe um método de transformar o menu em americano, mas eu não tenho nenhum passo á passo, e já vou avisar, é altamente arriscado fazer isso, as chances de perder o console são enormes.
      Recomendo vender esse e comprar um modelo americano.

  15. o meu aparece esse menu, porem essas opçoes no sistem menu hacks não aparecem, e quando ligo o console, ele não vai para o menu do wii, sempre abre nessa tela, ou quando coloco lá no autoboot ele só me dá a opção do menu sistem e no homebrew channel, aí quando entro no homebrew, entro no usb loader aí sim chegop no menu do wii que por sinal está diferente, não consigo nem configurar uma rede de internet pq não há uma opção nesse layout do menu, por favor alguém me d~e uma luz, é só chamar no whats que eu mando as telas. [editado pelo moderador]

Deixe uma resposta

