[Wii Tutorial] Como Instalar Aplicativos e Emuladores No Nintendo Wii

Mundo Wii Hack.jpg

Eu sei como é complicado para os iniciantes entender a estrutura dos arquivos e pastas que é obrigatoriamente necessárias no Cartão SD do seu Nintendo Wii, aqui neste tutorial vou explicar o mais rápido possível e com a maior clareza o básico para começar a longa jornada neste mundo de possibilidades. Neste tutorial acho que dois conselhos vai calhar perfeitamente, o primeiro, para mexer neste mundo de “hacks” é necessário persistência e acima de tudo paciência, sim o segundo conselho é a respeito de ter paciência, tenha em mente que é um mundo difícil, que nem sempre o que funciona pra um console funciona no outro, haverá situações em que você precisará de semanas ou meses para entender ou completar um projeto, por isso acho que a persistência e paciência é a alma do “negocio”.

Tenha em mente que este tutorial não é de desbloqueio nem de instalação de WADs, eu vou construir as dicas aqui levando em conta que o seu Nintendo Wii já esta desbloqueado, ou seja instalado o The Homebrew  Channel.

DICA: Você pode aumentar as imagem clicando em cima delas e assim visualizá-las melhor.

OBSERVAÇÃO: Quando eu falar em “raiz do seu Cartão SD”, em termos mais técnicos vou estar falando do diretório “raiz” que é o diretório primário do seu Cartão SD, ou em termos leigos, abra seu Cartão SD que você já vai estar na “raiz”, simples assim, só para exemplificar, “se você abrir o Cartão SD e criar uma pasta, você criou uma pasta na raiz”.

1:) Primeira coisa que você deve saber, depois de desbloquear o Nintendo Wii os únicos arquivos do desbloqueio que são necessário na raiz do seu Cartão SD é a pasta “private” e o arquivo “boot.elf”,  o restante dos arquivos que vem no pacote de desbloqueio você pode apagar.

2:) A única pasta que é obrigatória criar na raiz do seu Cartão SD é a uma pasta com nome “apps”, então crie uma pasta chamada “apps” na raiz do seu Cartão SD após o desbloqueio.Screenshot_1.png

A pasta “apps” é literalmente onde o The Homebrew  Channel “olha” para encontrar os aplicativos em consoles Nintendo Wii destravados, então uma regra muito importante é que todos os aplicativos, emuladores ou qualquer outro homebrew de terceiro que você “instalar” no seu Nintendo Wii tem obrigatoriamente uma pasta que vai dentro da pasta “apps” do seu Cartão SD.

a

3:) Agora vou explicar do modo mais rápido possível e com a maior clareza que puder onde cada “pasta” de um aplicativo (homebrew) do Nintendo Wii vai no Cartão SD para que o The Homebrew  Channel reconheça e inicie, vou começar explicando as características da pasta que vai na pasta “apps” do seu Cartão SD e onde encontrá-la.

A:) Lembre sempre da seguinte regra, quando você baixa um aplicativo aqui no Mundo Wii Hack ou em qualquer lugar e descompactar, quase sempre terá algumas pastas dentro, a pasta que você vai ter que encontrar e que vai dentro da pasta “apps” no seu Cartão SD, é sempre a que possui um arquivo chamado “boot.dol”, o “boot.dol” é o “executável do Nintendo Wii”, como comparação é equivalente ao “EXE” do Windows.

ATENÇÃO: Em alguns casos pode acontecer de vir somente um arquivo de qualquer nome com final “.dol” (quase sempre é um caso de atualização), só para dar um exemplo as atualizações do Nintendont  vem com o nome “loader.dol”, neste caso renomeie o arquivo para “boot.dol” e  substitua o “boot.dol” da pasta “apps” do seu Cartão SD por este renomeado, caso não tenha a pasta do aplicativo no seu Cartão SD procure uma versão mais antiga que tenha toda a estrutura de arquivos (e não só o “.dol”) e substitua o “.dol” antigo pelo novo, depois coloque o aplicativo completo na pasta “apps” do seu Cartão SD.

B:) Abaixo vou mostrar através de imagens um exemplo de onde esta a pasta que vai em “apps”, no caso vou usar como exemplo o Nintendont com a mesma estrutura de quando você baixa aqui no Mundo Wii Hack.

Screenshot_1.png

Depois que eu baixei e descompactei o Nintendont, os arquivos mostrados na imagem acima ficou disponível.

Screenshot_2.png

Os aplicativos baixados aqui no Mundo Wii Hack quase sempre vem com uma estrutura já indicando a pasta “apps”.

 

Screenshot_3.png

A imagem acima mostra que a pasta “nintendont” que estava dentro da pasta “apps” possui o arquivo “boot.dol”, consequentemente a pasta “nintendont” deve ser colocada dentro da pasta “apps” do seu Cartão SD.

Dica: Sempre que você baixar e descompactar um aplicativo aqui no Mundo Wii Hack é possível que a estrutura da pasta já contenha uma pasta de nome “apps”, pegue a pasta que esta dentro da pasta “apps” e passe para dentro da pasta “apps” que esta na raiz do Cartão SD.

Dica: Caso queira atualizar um aplicativo “na maior parte das vezes” é só trocar o arquivo “boot.dol” do aplicativo que esta no seu Cartão SD pelo o arquivo “boot.dol” da versão mais nova que foi disponibilizada.

a

4:) Nesta quarta parte tenha em mente a seguinte informação, qualquer pasta ou arquivo que não for a pasta que contém o arquivo “boot.dol” dentro, deve ser colocada na raiz do Cartão SD, claro que existe algumas exceções que deve ser levado em conta, esta exceções em geral são mostradas nas documentações do aplicativo que esta sendo instalado.

A:) Abaixo vou mostrar através de imagem um exemplo de onde esta as pasta que vai na raiz do seu Cartão SD, como exemplo vou usar o NeoCD Wii com a mesma estrutura de quando você baixa aqui no Mundo Wii Hack.

03.png

Pastas de tutoriais pode ser apagadas assim como arquivos de texto e PDF.

DICA: Como eu disse existe exceções e voltando ao exemplo do Nintendont ele é uma destas exceções em que não necessariamente todos os arquivos deverão ir na raiz do Cartão SD, vou lhes dizer quais dos aquivos são as exceções, “os arquivos das bios “ipljap.bin, iplpal.bin, iplusa.bin e segaboot.bin” deve ser colocadas na raiz da Mídia USB ou SD onde a pasta “Games” (pasta de jogos) esta”, como você deve ter percebido esta Exceção é um caso de bios, já a pasta “controllers”, “font_ansi.bin” e “font_sjis.bin” ficam na raiz do seu Cartão SD.

01.png

Os arquivos na imagem acima deverão ir na raiz da Mídia USB ou SD onde a pasta “GAMES” está.

00

A imagem acima mostra os arquivos do “Nintendont” que obrigatoriamente deve ir na raiz do seu Cartão SD.

Claro que existe casos onde só haverá uma pasta, então você saberá que esta deverá ir na pasta “apps” do seu Cartão SD, um exemplo é o aplicativo Pimp My Wii.

Vou deixar como exemplo uma imagem da raiz e uma outra da pasta “apps” do meu Cartão SD, sera útil para dar um exemplo ilustrado.

Screenshot_5.png

A Imagem acima mostra a estrutura da raiz do meu Cartão SD.

Screenshot_6.png

A imagem acima mostra a estrutura da pasta “apps” do meu Cartão SD.

a

 

Após você entender o procedimento de instalação de aplicativos no seu Nintendo Wii eu recomendo que você faça estes dois procedimento leia e faça estes dois procedimentos aqui “Backup de Nand” e “PriiLoader Tutorial Básico“, NUNCA INSTALE NENHUM “CANAL” (WAD) SEM ANTES FAZER ESTES DOIS PROCEDIMENTOS.

78 comentários sobre “[Wii Tutorial] Como Instalar Aplicativos e Emuladores No Nintendo Wii

    • Ewerton Walter Rigon Furtado ter um sd formatado em fat 32, coloca uma pasta apps para por os emuladores o resto vai na raiz do sd, pode usar o wiiexplorer para passar os arquivos do pendrive para o sd sem tirar o sd do wii.

  1. Bom dia a todos. Estou com uma dúvida, queria instalar a wii net channel e o youtube pelo wii shop channel mas não estou conseguindo, sempre pede para concordar com os termos de uso, se eu concordar eu perco o desbloqueio? meu wii é desbloqueado no versão 4.3u. Obrigado a todos

    • Alex fique tranquilo que ao você concordar com os termos do Wii Shop você não perde o desbloqueio, pode instalar o YouTube tranquilo (uso muito aqui), recomendo também que instale o NetFlix (uso ele pelo Wii e funciona bem)!

      • Olá, bom dia meu Wii u é desbloqueado no modo Wii ao iniciar o sistema, ele sempre pergunta se eu desejo formatar a unidade usb e um dia por acidente eu Formatei agora não consigo roda o modo Wii com os ROMs na usb obs o homebrew segue no local assim como o usb loader ao carrega entra um aviso e uma contagem regressiva de 30s e não entra mais os jogos.

        • Bem.. Acho que você perdeu seu HD, ao menos, só vai poder usá-lo no Wii U, pois o console formata o HD em um modo que SÓ o console vai reconhecer. Por hora não sei como lhe ajudar!

  2. bom dia, toda vez que eu instalo algum amulador tipo o vbagx entre outros pelo homebrew channel ou homebrew backup, wad pimp my wii, o arquivo instala mas da segunda vez que vou jogar o arquivo some do sd, mesmo se eu adcionar alguma rom o arquivo some, estou achando que e falta da ios58, alguem pode me ajudar?

  3. Olá, boa noite!
    Então, tenho um wii desbloqueado na versão 4.3u, e sei mexer em praticamente tudo (instalar emuladores, wads etc). O problema é q não estou conseguindo rodar o youtube e netflix nele. Já tentei de tudo, instalei um wad atualizado de cada um, removi o data dos dois, passei o pimp my wii 3.0.3….mas nada resolve.Quando vou abrir, aparece uma mensagem de erro. (code error 20103). Se puder me ajudar, agradeço.

  4. Depois que os emuladores estiverem instalados no Wii, ainda sim tem que estar com o Cartão Sd ou HD conectado no console, né?

  5. Boa noite irmãos de Joystick! minha duvida se trata do meu Wii já ser desbloqueado, mas eu não tenho o ds com estas pastas importantes. Como posso obte-las uma vez que só posso criar a pasta apps e wad.

      • Boa tarde, então vc disse que assim que se desbloqueia vem as pastas txt que podem ser deletadas, mas duas importantes que não podem faltar são a private e a boot.elf. Estas duas eu não tenho quem destravou meu Wii, não me passou o sd.
        1º o Sd pode ser de 2 gigas?
        2º Vc ja teve problemas com controle de wii que não liga de jeito nehum? Tem conserto ou perdi o controle?

        • Miolo, o meu cartão SD não possui esta pasta também, eu já tive ela no SD e se não me engano, nela fica salvo arquivos do wii, como por exemplo os mii’s e saves que você transfere da memória interna pro cartão, você necessariamente não precisa te-los.
          Quanto cartão, pode ser de 1GB até32GB.
          Sobre o controle, ele não dá sinal de vida? Ou apenas pisca um tempo e depois desliga? Ele está sincronizado com o wii? aonde tem a tampinha pra entrada do SD, te um botãozinho vermelho, você aperta ele, e no controle você retira a tampa da pilhas e aperta o botão vermelho também.
          Caso não dê certo, deve ser problema no controle mesmo.
          Eu nunca tive esse tipo de problema, só tenho um wiimote que está falhando o botão ”1” e ”2”

          • Bem obrigado pelas instruções vou começar a fuçar kkkkkkkkk, e vou informando minha evolução ou tropeços…E pedindo ajuda, obrigado irmão de joystick.

            Da uma olhada la no canal… Miolodegamer

            • Pelo amor de Mario Bros, meu Wii esta endemoniado só pode! Por favor me ajudem eu não consigo instalar nada neste filho de uma Nintendo. Até chego a ir para as telas dos emuladores e Pimp my Wii mas depois aparecem uns malditos códigos ai já era não faz mais nada este maledito! podem me ajudar! nos deviamos montar um grupo no face! Sugestão ao Administrador fica mais fácil a interação. obrigado

  6. Man, eu não entendi nada do vídeo,as ordens das pastas ficaram todas embaralhadas na minha cabeça, poderia simplificar por favor exemp ( (app>nintendont, gba, snes) , loader ,) tipo qual fica no mesmo local e etc.

  7. Henrique, as pastas que ficam na ”apps” são as que possuem o .dol dos aplicativos.
    Um emulador como o Not64 por exemplo, a pasta que contém o arquivo boot do aplicativo (no caso o .dol) vai dentro da pasta apps, essa pasta apps, tem que estar na raiz do cartão SD, assim, sendo identificado pelo homebrew channel ou pela wad para poder executá-lo.
    A pasta com as roms, bios e etc, vai na raiz do cartão SD ou do HD, ou seja, fora da pasta apps, tento o mesmo nome da pasta encontrada nos apps.
    Caso não tenha entendido, postarei umas imagens depois.

  8. Boa tarde. Meu nintendo wii é desbloqueado apenas por USB, ou seja, só roda jogo pirata pelo HD externo, mídias gravadas ele não lê. Meu cartão SD possui apenas as capas dos jogos que estão no hd externo. No aparelho está instalado o Wii Flow, onde tenho acesso aos jogos do hd externo. Pois bem, queria instalar o emulador de Super Nintendo e do Nintendinho, tem como eu fazer isso?

    • Bruno, é só seguir a instruções de cada emulador, geralmente são todos iguais, aqui mesmo na wii hack tem tudo explica do.
      Copie a pasta com o .dol na pasta apps e a outra pasta onde vai as Roms na raiz do Sd.
      Depois é só adicionar as Roms desejadas.

  9. olá instalei um monte de coisa no wii ,não fiz backup de nand, ele ainda funciona e é possivel jogar pelo usb, mas instalei coisas demais no cartão sd ,e muitas delas não funcionam e nem aparecem os canais,por exemplo o wii flow chegou a rodar emulador e isos de diversos jogos, agora só fica uma tela preta e trava o game, mas jogar pelo usb loader ainda funciona ,mas não aparecem as capas dos jogos e clicando nas capas abre uma outra tela com apenas alguns canais e jogos os jogos,tem como deixar tudo funcionando ,ou excluir o que não funciona do cartão sd, não sei o que apagar, tem muitos arquivos no cartão sd.

  10. Sstou com a seguinte duvida o CHANELS como jogos e outro que estao na memoria do wii, quando transferido pra sd deixam de aparece no menuu, tem algum jeito de fazer o wii reconhecer tanto canais no wii tando no cartao?? Comprei cartao origianl 32gb pro wii mesmo assim nao achei bom essa parte que nao aparece os jogos.

  11. gente, um pouco fora do post, acho, meu wii é desbloqueado, acredito, tem homebrew, usb load, e tals, bom, tem fotos antigas no cartão sd do wii da ex dona e não consigo apagar pelo pc. a trava do cartão tá pra cima, desbloqueado. não sei o q é, mas quero apagar as fotos p liberar espaço. como faço? se eu formatar o sd vou ter que fazer o processo q ta no video num comentário ai em cima? o wii vai deixar de ser desbloqueado? alguém me ajuda!😦

    • Josy Germanotta miga, vou te dar duas opções alem do que o mano Gustavo Reis disse, uma é pelo wii mesmo tu usar o apps wiiexplorer pelo home brew channel mas tendo cuidado pois ele vai te mostrar um icone do sd e um da nand que aparece como um chip de computador o icone da nand este tu não muda nem entra nele, somente vai no ícone do sd e vai na pasta aonde esta as fotos, aconselho ver os números das mesmas pelo pc e pode deletar pelo wiiexplorer um por uma, outra é tu usar pelo próprio menu do wii o canal de fotos e tentar deletar as fotos por ele não sei dizer se é possível deletar por ele pois pouco usei este canal, mas creio que o mesmo seja possível, espero que consiga resolver este problema.

  12. obrigado Gustavo e Rogério, eu procurando no google, me mandou para o seu vídeo Rogério, muito intuitivo e simples de entender, vlw mais uma, este site deu vida nova para o meu wii..rss…

  13. Boa tarde, estou com um problema para abrir meu nintendont, se possível gostaria que vcs me ajudassem, já tive um semibrick no wii mas já recuperei, tenho o wii 4.1u, meu homebrew não sei se é antigo mas a versão dele é 1.0.8 ios 61 v22.30. Quando tento abrir o nintendont chega a seguinte mensagem: failed to load kernel from nand. Tenho o priiloader instalado no meu wii. Por favor me ajudem pois gosto muito dos jogos do gamecube, muito obrigado!

  14. ja atualizei, só que a internet falha quando vou atualizar, não sei o que acontece, consigo jogar por exemplo mario kart tranquilo online mas não consigo atualizar minhas ios, mesmo assim vou continuar tentando, se tiver outra forma gostaria de tentar, obrigado Gustavo.

  15. É gustavo, nao consegui, ja passei todos os pimp my wii desde a versao 2.5.4 ate a 3.0.3 e nada, so a mesma mensagem: failed to load kernel from nand. Sera que se atualizar para a 4.3 pega? Mas nao sei como faz para pegar o black ops nessa versao. Na minha, 4.1u pega tranquilo. Bom, ja estou quase desistindo. Obrigado.

    • Alex, se você quer atualizar seu console para 4.3, antes terá de remover o priiloader, se não, dará brick.
      Quanto ao problema do black ops, ele só funciona na ios 250, tem que mudar isso no settings do jogo, indo depois em game load.

  16. Nao deu certo. Ja usei todos os pimp my wii, desde o 2.5.4 ate o 3.0.3 e nada, sempre o mesmo no nintendont: failed to the load kernel from nand. Sera que se eu atualizar para o 4.3u vai pegar? Lembrando que o meu wii é 4.1u. Mas gosto de jogar black ops e sei que a atualizacao pode fazer parar de pegar o jogo. O dios mios nao da para jogar com outro controle como o wii remote mesmo. Me ajudem, alguem ja teve um problema assim? Obrigado.

  17. Olá. Comprei um wii desbloqueado e vi wue as versões estão todas desatualizadas. Por onde começo? O que devo atualizar primeiro? Tentei jogar smash bros brawl e não rodou e também não conseguo colocaf megaman x collection de game cube pra rodar. Alguém pode me ajudar? Obrigado!

  18. Boa tarde! Comprei um Wii com intuito de usar emuladores! Sou leigo, comprei ontem, já desbloqueado (confirmei, pois vieram 2 discos genéricos que funcionam normalmente). O Wii não veio com o SD do antigo dono, mas já tenho um. Porém, quando fui começar o procedimento vi que preciso de 1 pasta e 1 arquivo remanescentes do Homebrew Channel (private e boot.elf) os quais eu não tenho. Alguém me sugere o que fazer? Tem como eu achar esses arquivos na net? Além do Homebrew alguma sugestão de outro aplicativo? Ahh! A minha versão aqui é 4.30U. Agradeço desde já!

Deixe uma resposta

