[Wii Tutorial] Como Instalar Aplicativos e Emuladores No Nintendo Wii

Mundo Wii Hack.jpg

Eu sei como é complicado para os iniciantes entender a estrutura dos arquivos e pastas que é obrigatoriamente necessárias no Cartão SD do seu Nintendo Wii, aqui neste tutorial vou explicar o mais rápido possível e com a maior clareza que conseguir, o básico para começar a longa jornada neste mundo de possibilidades. Neste tutorial acho que dois conselhos vai calhar perfeitamente, o primeiro, para mexer neste mundo de “hacks” é necessário persistência e acima de tudo paciência, sim o segundo conselho é a respeito de ter paciência, tenha em mente que é um mundo difícil, que nem sempre o que funciona pra um console funciona no outro, haverá situações em que você precisará de semanas ou meses para entender ou completar um projeto, por isso acho que a persistência e paciência é a alma do “negocio”.

Tenha em mente que este tutorial não é de desbloqueio nem de instalação de WADs (Canais), eu vou construir as dicas aqui levando em conta que o seu Nintendo Wii esteja desbloqueado, ou seja, instalado o “The Homebrew  Channel” (no caso de não estar instalado leia este tutorial AQUI).

DICA: Você pode aumentar as imagem clicando em cima delas e assim visualizá-las melhor.

OBSERVAÇÃO: Quando eu falar em “raiz do seu Cartão SD”, em termos mais técnicos vou estar falando do diretório “raiz” que é o diretório primário do seu Cartão SD, ou em termos leigos, abra seu Cartão SD que você já vai estar na “raiz” dele, simples assim, só para exemplificar, “se você abrir o Cartão SD e criar uma pasta, você criou uma pasta na raiz”.

1:) Primeira coisa que você deve saber, depois de desbloquear o Nintendo Wii os únicos arquivos do desbloqueio que são necessário na raiz do seu Cartão SD é a pasta “private” e o arquivo “boot.elf”,  o restante dos arquivos que vem no pacote de desbloqueio você pode apagar.

OBSERVAÇÃO: A pasta “private” e o arquivo “boot.elf” são necessários principalmente para o desbloqueio do seu Nintendo Wii, no caso de você ter apagado (deletado) ambos, não se preocupe, tudo vai funcionar corretamente mesmo sem a pasta “private” e o arquivo “boot.elf” no seu Cartão SD.

2:) A única pasta que é obrigatória criar na raiz do seu Cartão SD é a uma pasta com nome “apps”, então crie uma pasta chamada “apps” na raiz do seu Cartão SD após o desbloqueio.Screenshot_1.png

A pasta “apps” é literalmente onde o The Homebrew  Channel “olha” para encontrar os aplicativos em consoles Nintendo Wii destravados, então uma regra muito importante é que todos os aplicativos, emuladores ou qualquer outro homebrew de terceiro que você “instalar” no seu Nintendo Wii tem obrigatoriamente uma pasta que vai dentro da pasta “apps” do seu Cartão SD.

a

3:) Agora vou explicar do modo mais rápido possível e com a maior clareza que puder onde cada “pasta” de um aplicativo (homebrew) do Nintendo Wii vai no Cartão SD para que o The Homebrew  Channel reconheça e inicie, vou começar explicando as características da pasta que vai na pasta “apps” do seu Cartão SD e onde encontrá-la.

A:) Lembre sempre da seguinte regra, quando você baixa um aplicativo aqui no Mundo Wii Hack ou em qualquer lugar e descompactar, quase sempre terá algumas pastas dentro, a pasta que você vai ter que encontrar e que vai dentro da pasta “apps” no seu Cartão SD, é sempre a que possui um arquivo chamado “boot.dol”, o “boot.dol” é o “executável do Nintendo Wii”, como comparação é equivalente ao “EXE” do Windows.

ATENÇÃO: Em alguns casos pode acontecer de vir somente um arquivo de qualquer nome com final “.dol” (quase sempre é um caso de atualização), só para dar um exemplo as atualizações do Nintendont  vem com o nome “loader.dol”, neste caso renomeie o arquivo para “boot.dol” e  substitua o “boot.dol” da pasta “apps” do seu Cartão SD por este renomeado, caso não tenha a pasta do aplicativo no seu Cartão SD procure uma versão mais antiga que tenha toda a estrutura de arquivos (e não só o “.dol”) e substitua o “.dol” antigo pelo novo, depois coloque o aplicativo completo na pasta “apps” do seu Cartão SD.

B:) Abaixo vou mostrar através de imagens um exemplo de onde esta a pasta que vai em “apps”, no caso vou usar como exemplo o Nintendont com a mesma estrutura de quando você baixa aqui no Mundo Wii Hack.

Screenshot_1.png

Depois que eu baixei e descompactei o Nintendont, os arquivos mostrados na imagem acima ficou disponível.

Screenshot_2.png

Os aplicativos baixados aqui no Mundo Wii Hack quase sempre vem com uma estrutura já indicando a pasta “apps”.

Screenshot_3.png

A imagem acima mostra que a pasta “nintendont” que estava dentro da pasta “apps” possui o arquivo “boot.dol”, consequentemente a pasta “nintendont” deve ser colocada dentro da pasta “apps” do seu Cartão SD.

Dica: Sempre que você baixar e descompactar um aplicativo aqui no Mundo Wii Hack é possível que a estrutura da pasta já contenha uma pasta de nome “apps”, pegue a pasta que esta dentro da pasta “apps” e passe para dentro da pasta “apps” que esta na raiz do Cartão SD.

Dica: Caso queira atualizar um aplicativo “na maior parte das vezes” é só trocar o arquivo “boot.dol” do aplicativo que esta no seu Cartão SD pelo o arquivo “boot.dol” da versão mais nova que foi disponibilizada.

a

4:) Nesta quarta parte tenha em mente a seguinte informação, qualquer pasta ou arquivo que não for a pasta que contém o arquivo “boot.dol” dentro, deve ser colocada na raiz do Cartão SD, claro que existe algumas exceções que deve ser levado em conta, estas exceções em geral são mostradas nas documentações do aplicativo que esta sendo instalado.

A:) Abaixo vou mostrar através de imagem um exemplo de onde esta as pasta que vai na raiz do seu Cartão SD, como exemplo vou usar o NeoCD Wii com a mesma estrutura de quando você baixa aqui no Mundo Wii Hack (de quando este tutorial foi montado).

03.png

Pastas de tutoriais pode ser apagadas assim como arquivos de texto e PDF.

DICA: Como eu disse existe exceções e voltando ao exemplo do Nintendont ele é uma destas exceções em que não necessariamente todos os arquivos deverão ir na raiz do Cartão SD, vou lhes dizer quais dos aquivos são estas tais exceções, “as exceções são os arquivos de bios “ipljap.bin, iplpal.bin, iplusa.bin e segaboot.bin”, arquivos estes que deve ser colocados na raiz da Mídia USB ou do Cartão SD onde a pasta “Games” (pasta do jogos de Game Cube) esta”, como você deve ter percebido esta exceção é um caso de bios, já a pasta “controllers”, “font_ansi.bin” e “font_sjis.bin” ficam na raiz do seu Cartão SD.

01.png

Os arquivos na imagem acima deverão ir na raiz da Mídia USB ou SD onde a pasta “GAMES” está.

00

A imagem acima mostra os arquivos do “Nintendont” que obrigatoriamente deve ir na raiz do seu Cartão SD.

Claro que existe casos onde só haverá uma pasta, então você saberá que esta deverá ir na pasta “apps” do seu Cartão SD, um exemplo é o aplicativo Pimp My Wii.

Vou deixar como exemplo uma imagem da raiz e uma outra da pasta “apps” do meu Cartão SD, sera útil para dar um exemplo ilustrado.

Screenshot_5.png

A Imagem acima mostra a estrutura da raiz do meu Cartão SD.

Screenshot_6.png

A imagem acima mostra a estrutura da pasta “apps” do meu Cartão SD.

a

Após você entender o procedimento de instalação de aplicativos no seu Nintendo Wii eu recomendo que você leia e faça estes dois procedimentos aqui “Backup de Nand” e “PriiLoader Tutorial Básico“, NUNCA INSTALE NENHUM “CANAL” (WADs) SEM ANTES FAZER ESTES DOIS PROCEDIMENTOS.

Anúncios

113 comentários sobre “[Wii Tutorial] Como Instalar Aplicativos e Emuladores No Nintendo Wii

    • Ewerton Walter Rigon Furtado ter um sd formatado em fat 32, coloca uma pasta apps para por os emuladores o resto vai na raiz do sd, pode usar o wiiexplorer para passar os arquivos do pendrive para o sd sem tirar o sd do wii.

      • Cara eu to com problemas no smash bros brawl. Qro instalar a versao infinity. Ja vi 18 videos diferentes…..passo as pastas certinho e o jogo nao muda. Nao aparece os personagens novos. Se puder me ajudar dizendo onde coloca cada arquivo baixado pra eu ter certeza. O config realmente tem q ficar na raiz?

  1. Bom dia a todos. Estou com uma dúvida, queria instalar a wii net channel e o youtube pelo wii shop channel mas não estou conseguindo, sempre pede para concordar com os termos de uso, se eu concordar eu perco o desbloqueio? meu wii é desbloqueado no versão 4.3u. Obrigado a todos

    • Alex fique tranquilo que ao você concordar com os termos do Wii Shop você não perde o desbloqueio, pode instalar o YouTube tranquilo (uso muito aqui), recomendo também que instale o NetFlix (uso ele pelo Wii e funciona bem)!

      • Olá, bom dia meu Wii u é desbloqueado no modo Wii ao iniciar o sistema, ele sempre pergunta se eu desejo formatar a unidade usb e um dia por acidente eu Formatei agora não consigo roda o modo Wii com os ROMs na usb obs o homebrew segue no local assim como o usb loader ao carrega entra um aviso e uma contagem regressiva de 30s e não entra mais os jogos.

        • Bem.. Acho que você perdeu seu HD, ao menos, só vai poder usá-lo no Wii U, pois o console formata o HD em um modo que SÓ o console vai reconhecer. Por hora não sei como lhe ajudar!

  2. bom dia, toda vez que eu instalo algum amulador tipo o vbagx entre outros pelo homebrew channel ou homebrew backup, wad pimp my wii, o arquivo instala mas da segunda vez que vou jogar o arquivo some do sd, mesmo se eu adcionar alguma rom o arquivo some, estou achando que e falta da ios58, alguem pode me ajudar?

  3. Olá, boa noite!
    Então, tenho um wii desbloqueado na versão 4.3u, e sei mexer em praticamente tudo (instalar emuladores, wads etc). O problema é q não estou conseguindo rodar o youtube e netflix nele. Já tentei de tudo, instalei um wad atualizado de cada um, removi o data dos dois, passei o pimp my wii 3.0.3….mas nada resolve.Quando vou abrir, aparece uma mensagem de erro. (code error 20103). Se puder me ajudar, agradeço.

  4. Depois que os emuladores estiverem instalados no Wii, ainda sim tem que estar com o Cartão Sd ou HD conectado no console, né?

  5. Boa noite irmãos de Joystick! minha duvida se trata do meu Wii já ser desbloqueado, mas eu não tenho o ds com estas pastas importantes. Como posso obte-las uma vez que só posso criar a pasta apps e wad.

      • Boa tarde, então vc disse que assim que se desbloqueia vem as pastas txt que podem ser deletadas, mas duas importantes que não podem faltar são a private e a boot.elf. Estas duas eu não tenho quem destravou meu Wii, não me passou o sd.
        1º o Sd pode ser de 2 gigas?
        2º Vc ja teve problemas com controle de wii que não liga de jeito nehum? Tem conserto ou perdi o controle?

        • Miolo, o meu cartão SD não possui esta pasta também, eu já tive ela no SD e se não me engano, nela fica salvo arquivos do wii, como por exemplo os mii’s e saves que você transfere da memória interna pro cartão, você necessariamente não precisa te-los.
          Quanto cartão, pode ser de 1GB até32GB.
          Sobre o controle, ele não dá sinal de vida? Ou apenas pisca um tempo e depois desliga? Ele está sincronizado com o wii? aonde tem a tampinha pra entrada do SD, te um botãozinho vermelho, você aperta ele, e no controle você retira a tampa da pilhas e aperta o botão vermelho também.
          Caso não dê certo, deve ser problema no controle mesmo.
          Eu nunca tive esse tipo de problema, só tenho um wiimote que está falhando o botão ”1” e ”2”

          • Bem obrigado pelas instruções vou começar a fuçar kkkkkkkkk, e vou informando minha evolução ou tropeços…E pedindo ajuda, obrigado irmão de joystick.

            Da uma olhada la no canal… Miolodegamer

            • Pelo amor de Mario Bros, meu Wii esta endemoniado só pode! Por favor me ajudem eu não consigo instalar nada neste filho de uma Nintendo. Até chego a ir para as telas dos emuladores e Pimp my Wii mas depois aparecem uns malditos códigos ai já era não faz mais nada este maledito! podem me ajudar! nos deviamos montar um grupo no face! Sugestão ao Administrador fica mais fácil a interação. obrigado

  6. Man, eu não entendi nada do vídeo,as ordens das pastas ficaram todas embaralhadas na minha cabeça, poderia simplificar por favor exemp ( (app>nintendont, gba, snes) , loader ,) tipo qual fica no mesmo local e etc.

  7. Henrique, as pastas que ficam na ”apps” são as que possuem o .dol dos aplicativos.
    Um emulador como o Not64 por exemplo, a pasta que contém o arquivo boot do aplicativo (no caso o .dol) vai dentro da pasta apps, essa pasta apps, tem que estar na raiz do cartão SD, assim, sendo identificado pelo homebrew channel ou pela wad para poder executá-lo.
    A pasta com as roms, bios e etc, vai na raiz do cartão SD ou do HD, ou seja, fora da pasta apps, tento o mesmo nome da pasta encontrada nos apps.
    Caso não tenha entendido, postarei umas imagens depois.

  8. Boa tarde. Meu nintendo wii é desbloqueado apenas por USB, ou seja, só roda jogo pirata pelo HD externo, mídias gravadas ele não lê. Meu cartão SD possui apenas as capas dos jogos que estão no hd externo. No aparelho está instalado o Wii Flow, onde tenho acesso aos jogos do hd externo. Pois bem, queria instalar o emulador de Super Nintendo e do Nintendinho, tem como eu fazer isso?

    • Bruno, é só seguir a instruções de cada emulador, geralmente são todos iguais, aqui mesmo na wii hack tem tudo explica do.
      Copie a pasta com o .dol na pasta apps e a outra pasta onde vai as Roms na raiz do Sd.
      Depois é só adicionar as Roms desejadas.

  9. olá instalei um monte de coisa no wii ,não fiz backup de nand, ele ainda funciona e é possivel jogar pelo usb, mas instalei coisas demais no cartão sd ,e muitas delas não funcionam e nem aparecem os canais,por exemplo o wii flow chegou a rodar emulador e isos de diversos jogos, agora só fica uma tela preta e trava o game, mas jogar pelo usb loader ainda funciona ,mas não aparecem as capas dos jogos e clicando nas capas abre uma outra tela com apenas alguns canais e jogos os jogos,tem como deixar tudo funcionando ,ou excluir o que não funciona do cartão sd, não sei o que apagar, tem muitos arquivos no cartão sd.

  10. Sstou com a seguinte duvida o CHANELS como jogos e outro que estao na memoria do wii, quando transferido pra sd deixam de aparece no menuu, tem algum jeito de fazer o wii reconhecer tanto canais no wii tando no cartao?? Comprei cartao origianl 32gb pro wii mesmo assim nao achei bom essa parte que nao aparece os jogos.

  11. gente, um pouco fora do post, acho, meu wii é desbloqueado, acredito, tem homebrew, usb load, e tals, bom, tem fotos antigas no cartão sd do wii da ex dona e não consigo apagar pelo pc. a trava do cartão tá pra cima, desbloqueado. não sei o q é, mas quero apagar as fotos p liberar espaço. como faço? se eu formatar o sd vou ter que fazer o processo q ta no video num comentário ai em cima? o wii vai deixar de ser desbloqueado? alguém me ajuda! 😦

    • Josy Germanotta miga, vou te dar duas opções alem do que o mano Gustavo Reis disse, uma é pelo wii mesmo tu usar o apps wiiexplorer pelo home brew channel mas tendo cuidado pois ele vai te mostrar um icone do sd e um da nand que aparece como um chip de computador o icone da nand este tu não muda nem entra nele, somente vai no ícone do sd e vai na pasta aonde esta as fotos, aconselho ver os números das mesmas pelo pc e pode deletar pelo wiiexplorer um por uma, outra é tu usar pelo próprio menu do wii o canal de fotos e tentar deletar as fotos por ele não sei dizer se é possível deletar por ele pois pouco usei este canal, mas creio que o mesmo seja possível, espero que consiga resolver este problema.

  12. obrigado Gustavo e Rogério, eu procurando no google, me mandou para o seu vídeo Rogério, muito intuitivo e simples de entender, vlw mais uma, este site deu vida nova para o meu wii..rss…

  13. Boa tarde, estou com um problema para abrir meu nintendont, se possível gostaria que vcs me ajudassem, já tive um semibrick no wii mas já recuperei, tenho o wii 4.1u, meu homebrew não sei se é antigo mas a versão dele é 1.0.8 ios 61 v22.30. Quando tento abrir o nintendont chega a seguinte mensagem: failed to load kernel from nand. Tenho o priiloader instalado no meu wii. Por favor me ajudem pois gosto muito dos jogos do gamecube, muito obrigado!

  14. ja atualizei, só que a internet falha quando vou atualizar, não sei o que acontece, consigo jogar por exemplo mario kart tranquilo online mas não consigo atualizar minhas ios, mesmo assim vou continuar tentando, se tiver outra forma gostaria de tentar, obrigado Gustavo.

  15. É gustavo, nao consegui, ja passei todos os pimp my wii desde a versao 2.5.4 ate a 3.0.3 e nada, so a mesma mensagem: failed to load kernel from nand. Sera que se atualizar para a 4.3 pega? Mas nao sei como faz para pegar o black ops nessa versao. Na minha, 4.1u pega tranquilo. Bom, ja estou quase desistindo. Obrigado.

    • Alex, se você quer atualizar seu console para 4.3, antes terá de remover o priiloader, se não, dará brick.
      Quanto ao problema do black ops, ele só funciona na ios 250, tem que mudar isso no settings do jogo, indo depois em game load.

  16. Nao deu certo. Ja usei todos os pimp my wii, desde o 2.5.4 ate o 3.0.3 e nada, sempre o mesmo no nintendont: failed to the load kernel from nand. Sera que se eu atualizar para o 4.3u vai pegar? Lembrando que o meu wii é 4.1u. Mas gosto de jogar black ops e sei que a atualizacao pode fazer parar de pegar o jogo. O dios mios nao da para jogar com outro controle como o wii remote mesmo. Me ajudem, alguem ja teve um problema assim? Obrigado.

  17. Olá. Comprei um wii desbloqueado e vi wue as versões estão todas desatualizadas. Por onde começo? O que devo atualizar primeiro? Tentei jogar smash bros brawl e não rodou e também não conseguo colocaf megaman x collection de game cube pra rodar. Alguém pode me ajudar? Obrigado!

  18. Boa tarde! Comprei um Wii com intuito de usar emuladores! Sou leigo, comprei ontem, já desbloqueado (confirmei, pois vieram 2 discos genéricos que funcionam normalmente). O Wii não veio com o SD do antigo dono, mas já tenho um. Porém, quando fui começar o procedimento vi que preciso de 1 pasta e 1 arquivo remanescentes do Homebrew Channel (private e boot.elf) os quais eu não tenho. Alguém me sugere o que fazer? Tem como eu achar esses arquivos na net? Além do Homebrew alguma sugestão de outro aplicativo? Ahh! A minha versão aqui é 4.30U. Agradeço desde já!

  19. tenho emulador do super nintendo do mega drive do game boy todos funcionam perfeitamente mais estou tentando rodar o mame pra jogar cadillac e dinossauros e essa porcaria não roda de jeito nenhum na hora que clico no jogo ele sempre volta pra tela do womebrew chanel

  20. Boa noite, achei esse blog e ele é muito bom, tem varios tutoriais. Mas eu sou novo nessa area, tanto que estou pensando em adquiri um wii por 200 reais, ele é desbloqueado e roda jogo por midia fisica. Queria saber se vale a pena e se vou conseguir colocar emuladores nele?
    Valeuuu

  21. Olá, boa noite!

    Tenho um Wii desbloqueado por software e gostaria de preparar o sd para instalar aplicativos úteis. Gostaria de saber como conseguir as pastas citas na raiz do sd. Não realizei o desbloqueio, como pego as pastas e o arquivo boot citado?

  22. amigo, boa tarde.
    tenho um wii…desbloqueado e com hd externo. Um sd de 4gb com o homebrew e alguns emuladores.Até ai blza…o que quero é colocar as rooms no hd q tem espaço e rodar jogos antigos…o meu homebrew ao apertar + e escolher a opção hd ele nao escolhe, nao reconhece.Eu preciso reinstalar? tentei colocar um SD de 32gb,copiar tudo do hd de 4gb e jogar roons nas pastas, mas o wii n reconhece e nem consigo formatar ele em fat “so fat 32” pq ele é de 32gb…enfim…to frustado pq to loco pra rodar o mame…mega drive…to cheio de rooms e n consigo terminar o processo….me ajudem PLEASE,sou um tiozão querendo relembrar os velhos tempos de arcade/!

    • Márcio, primeiramente, o que você deve colocar no seu hd são as pastas que vão as roms referentes aos emuladores escolhidos, eu uso os apps e roms tudo no SD, pois uso um cartão de memória SDHC de 8gb, o que é suficiente para mim, lembrando que o cartão tem de estar formatado em fat32 mesmo, assim como o hd externo também.
      As roms que deixo no hd são apenas as de N64 (que já nem uso mais, pois comprei um n64 com everdrive) e jogos de wii e GameCube.

  23. Os jogos de todos os emuladores podem ficar em uma pasta separada? Por exemplo: deixarei a pasta “apps” no meu “SD” e, no HD externo, as roms de Wii, Cube, Mega Drive, Playstation 1, Mame etc… Ele fará a leitura dos jogos normalmente nesta estrutura?

    Obrigado, Gustavo.

  24. Gustavo, bom dia. Além da pergunta feita acima, gostaria de uma outra ajuda: instalei a nova versão do GX loader no meu Wii. Ela está funcionando corretamente. No entanto, quando vou fazer os downloadas das capas, o Gx loader trava, forçando me a desligar o aparelho. Outra coisa é que, quando eu vou executar o Nintendont através do Gx Loader, aparece uma mensagem de erro dizendo que para que o Nintendont funcione é preciso carregar o arquivo”.dol”. Porém, quando carrego o Nintedont diretamente pelo Homebrew Chanel, ele funciona perfeitamente.

    Pode, por gentileza, me ajudar a resolver estes problemas?

    Obrigado.

  25. Boa Noite.
    Adquiri um Wii hoje desbloqueado. Ele é americano, e está na versão 4.3U
    Tem o Homebrew instalado nele e 2 loaders bem lentos, não são USB Loader.
    O antigo dono jogava basicamente jogos em DVD, com um Drive Externo.
    Ele está com cartão SD, mas dá erro na leitura quando coloco no PC.
    O Homebrew fica instalado no cartão ou no console?
    Posso formatar o SD? Nesse caso depois para usar o Homebrew Channel, quais arquivos deve colocar dentro?
    Tem muitas dúvida, pois sou leigo no assunto. Mas basicamente gostaria de saber como posso proceder começando por atualizar a CIOS, e instalar o USB Loader.
    Obrigado.

  26. Parabéns pelo tutorial, muito bem feito e explicável para leigos (eu) sem tratar a pessoa como idiota o/

    Como não entendo disso uma perguntinha: o wii desbloqueado (por soft) para conectar na internet precisa de algum programa ou basta conectar pelo menu do wii mesmo.

  27. Olá! Ótimo tutorial!
    Só uma dúvida, o emulador deve obrigatoriamente ser “instalado” em um cartão sd ou pode ser um pen drive? Lembro ter aberto roms em um pen drive, mas o emulador estava no cartão sd.
    Abraço!

    • Mario a maior parte dos emuladores funciona sim por PenDrive ou HD Externo (claro que nem todos), seu HD Externo ou Pendrive tem que estar formatado em FAT32 e crie uma pasta chamada “apps” na raiz do da sua Mídia USB e dentro do homebrew channel escolher “Mídia USB” e não o “Cartão SD” (ou retire o cartão sd), mas é SEMPRE recomendado “instalar” os emuladores no cartão sd, leve em conta que se o emulador tiver a função de iniciar os jogos que estão no seu PenDrive ou HD Externo vai ajuda a “economizar espaço no cartão sd”, você vai poder acessar os jogos no PenDrive ou HD Externo mesmo se o emulador tiver no cartão sd!

      • Valeu. Instalei o retroarch no hd externo e rodou. Agora só apareceu outra dúvida. Meu intuito é jogar cps 1 e 2. Mas ao escolher o core deles e carregar a rom dá erro “Exception dsi ocurred”. Escolhi tando os cores cps1, cps2 e final burn alpha (imaginei que rodaria as duas cps’s). Em ambos dá esse erro. Mas o core de snes rodou legal.
        Ah e outra coisa estranha: Quando abro o emulador ou mudo o core ele fica travado por alguns segundos, demora a responder. É assim mesmo? Não tô reclamando não. É so pra saber mesmo.
        Obrigado pela paciência.

          • Não, tá no hd externo onde tb têm uns 200 jogos de wii. Deve tá lento por isso. Mas é o de menos. Ele não abriu as roms que eu já tinha aqui no pc. Seria questão de compatibilidade?
            O Mame lá do outro post não abriu, ficou parado na tela inicial que diz pra configurar os diretórios. Mas algumas roms que vieram com o Mame abriram no Retroarch! Eheheh…tá fluindo!

            • Mario é como disse ali em cima, “os emuladores é RECOMENDADO que seja sempre colocados no cartão sd” EVITE colocá-los na Mídia USB!

              Instale o retroarch no seu cartão sd RetroArch Wii (v1.0.0.2 pré configurada r0.6) somente a pasta “jogos” coloque na sua Mídia USB, e não esqueça de configurar os caminhos (como explico na dica abaixo que tirei do próprio poste do retroarch)!

              “DICA: Vou explicar como mudar o diretório onde fica os jogos no “RetroArch versão 1.0.0.2 Configurada” tanto no Cartão SD quanto na sua sua Mídia USB (PenDrive ou HD Externo), estas mudanças nas pastas onde fica os jogos acho mais interessantes ser feitas manualmente, para você reconfigurar entre na pasta “retroarch” da raiz do seu Cartão SD (usando seu computador), vou dar o exemplo para mudar a pasta do núcleo “Snes9x Next.dol” (núcleo de Super Nintendo), dentro da pasta “retroarch” na raiz do Cartão SD, procure o arquivo “Snes9x Next.dol.cfg” e abra ele (em um bloco de notas ou em um editor de texto) e procure a linha rgui_browser_directory = “sd:/Jogos/SNES“, para mudar a pasta dos jogos mude a parte “sd:/Jogos/SNES“, por exemplo o jogo esta em uma pasta chamada “Super Nintendo” na raiz do Cartão SD, o endereço ficaria “sd:/Super Nintendo”, agora no caso da pasta com os jogos estiver na raiz da sua Mídia USB (PenDrive ou HD Externo) em uma pasta chamada “SNES” o endereço ficaria “usb:/SNES” (como você pode ver só mudou a parte “usb” que indica a Mídia em que a pasta com os jogos estão).”

              e não esqueça de ler o poste e os comentários, vai ajudar muito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s