[PS2 Tutorial] Configurar Chip Matrix Infinity

Matrix.jpg

Acho que no Brasil o chip Matrix Infinity é disparado o mais vendido quando o assunto é desbloqueio de Playstation 2, consequentemente a maior parte dos Playstation 2 que foram vendidos aqui no Brasil veio com este chip, não é o melhor chip que existe, mas esta com certeza entre os melhores, tem algumas funções de configuração interessantes, e é sobre estas configurações que eu vou explicar a respeito neste poste, para que vocês tirem o melhor proveito deste chip de desbloqueio e consequentemente do seu Playstation 2, não deixe de ler este tutorial.

Pessoal quero deixar bem claro que este tutorial só é totalmente aplicável e garantido em chip Matrix Infinity original. Existe alguns chips Matrix Infinity que não são originais mas são totalmente funcionais,  o problema é que uma boa porcentagem dos chips Matrix Infinity piratas não salva as configurações, então se o seu chip Matrix Infinity salva as configurações é bem provável que seja original. Outro fator importante é que o chip Matrix Infinity só vai até a versão 1.9.3, ou seja qualquer versão acima dessas são versões piratas do chip, então leia o tutorial e veja se seu chip salva ou não as modificações.

DICA: Qualquer comando indicado neste tutorial deve ser feito sempre com o primeiro controle.

Entrar Nas configurações do chip Matrix Infinity: Para você entrar nas configurações do chip Matrix Infinity ligue o console pressionando o botão O + /\ (bolinha + triangulo) do controle.

188.jpg

Chip Matrix Infinity versão 1.88

199.jpg

Chip Matrix Infinity versão 1.99 (não original)

DICA: Se o seu chip Matrix Infinity for uma versão inferior a 1.93 de uma lida neste tutorial aqui para saber se é possível atualizar e como atualizar.

a

PS2 SCREEN FIX

01.jpg

Nesta primeira função definimos as opções de conversão de sistema de cores, nela é possível rodar jogos PAL (Europeus) em consoles com sistema NTSC (Americanos e Japoneses, por exemplo) e vice-versa. Se tiver qualquer dúvida acerca dos diversos sistemas de cores e a relação entre jogos, console e Televisão, aconselho que pesquise mais a respeito:

  1. OFF: Esta função desabilita a função e consequentemente não será feita nenhuma conversão, o sistema de cor permanecerá o original do console.
  2. COLOR: Essa função irá habilitar o conversor de cores para operar no padrão do sistema do console, exemplo: Se o console for americano, asiático ou japonês (padrão NTSC), todos os jogos irão ser convertidos para o sistema NTSC, se o console for Europeu (padrão PAL), todos os jogos irão ser convertidos em PAL. Devido ao fato de a maioria dos consoles usados aqui no Brasil serem NTSC, essa é a opção considerada padrão, bastando a televisão ter o sistema de seleção automático de cores ou pelo menos o padrão NTSC que tudo ira funcionar perfeitamente.
  3. PAL: Converte os jogos para o padrão PAL (Europeu).
  4. NTSC: Converte os jogos para o padrão NTSC.
  5. PAL60: Essa opção faz exatamente o mesmo que a função NTSC citada acima, tem como objetivo melhorar o sincronismo em alguns jogos do padrão PAL, exibindo a imagem em 60 Hertz. É necessário ajustar também o Y-FIX (explicações mais abaixo de como funciona).
  6. VGA: Essa opção ativa o modo VGA padrão 640×480, para ser utilizada em monitores. É necessário um cabo especial VGA compatível e um monitor também compatível, ou seja, esta entrada esta presente em monitores de PC e em alguns televisores.

CUIDADO! Só ative alguma destas opções acima se souber o que esta fazendo, caso não tenha conhecimento suficiente você poderá ativar alguma configuração que não é compatível com sua televisão ou Monitor, e consequentemente ficará sem poder ver a imagem, caso isso ocorra a restauração deverá ser feita “às cegas” (missão quase impossível).

a

Y SCREEN FIX

02.jpg

Essa função permite ajustar o posicionamento da tela quando rodamos um jogo (geralmente em PAL) e este se apresenta a imagem cortada, ou seja, fora de posicionamento. Só é liberada esta função quando a opção PS2 SCREEN FIX da configuração do seu chip Matrix Infinity esta em PAL, NTSC ou PAL60:

  1. OFF: Desabilita a função;
  2. AUTO: Habilita a função deixando a imagem centralizada na tela. Em alguns casos, pode ser melhor fazer esse ajuste manualmente, como descrito abaixo:
    Descrição: -20 a +20: Ajusta manualmente a posição na tela. Valores positivos (+) movem a tela para baixo e valores negativos (-) movem a tela pra cima;

a

PSX SCREEN FIX

04.jpg

Ajusta as cores no modo Playstation One, permitindo rodar jogos de PSX (Playstation) com cor.

a

PSX MULTI DISK

03

Habilitando esta opção é possível rodar aqueles jogos de Playstation One (PSX) com mais de 1 CD, permitindo assim a troca do discos em execução.

a

MC16 PATCH

05.jpg

Esta função pode ser considerada obsoleta, ela originalmente servia para utilizar um Memory Card “alternativo” (pirata) de 16 MB sem a necessidade de um disco de BOOT (que era antes necessário nesse tipo de Memory Card);

a

ATAD AUTO PATCH

06.jpg

Essa opção é para instalar o Browser 2.0 (Software de gerenciamento de HD, pouco utilizado atualmente) em um HDD Interno (Disco Rígido) que não seja Sony (atualmente o Browser 2.0 já não é mais usado);

a

MACROVISION FIX

07.jpg

Função que remove a proteção anti-cópia Macrovision em DVDs que possuem esta proteção;

a

GREEN FIX

08.jpg

Função que tem como objetivo corrigir a cor verde em alguns DVDs quando é utilizado uma conexão RGB (mais comum em TVs europeias);

a

DVDIDEO REGION

09.jpg

Opção que permite definir o código regional de DVD-Vídeo usado no Playstation 2, aqui no Brasil o código da região é a 4;

DICA: Se você deseja assistir DVD no Playstation 2 eu recomendo que utilize o aplicativo “Simple Media System“, além dele oferecer suporte a mídia física de DVD ele também suporta alguns formatos de arquivos de video e áudio através de Mídia USB, REDE ou HDD Externo.

a

DVD9 DL SUPPORT

10.jpg

Esta função permite rodar jogos alternativos (piratas) gravados em dupla camada (Dual Layer/DVD9), ou seja, os discos com mais de 4.7 GIGA;

a

BOOT MODE

11.jpg

Esta é a principal função do chip Matrix Infinity, aqui é possível definir várias alternativas para que seu Playstation 2 inicie aplicativos, ou em termos técnicos, aqui você configura o modo de BOOT do seu console.

  1. AUTO: Esta é a opção padrão, é o modo de “BOOT” automático, permite que seja automaticamente executados quaisquer tipos de jogos de Playstation 2, Playstation One, DVDs de vídeo, CDs de música (em formatos compatíveis com o Playstation 2 claro), originais ou cópias. Esse modo também pode ser ativado apertando o botão X do seu controle durante a inicialização do Playstation 2 no caso de outra opção de “BOOT” estar definida.
  2. FAST: Esta função ativa o modo “FAST-BOOT” e faz os jogos serem executados mais rapidamente, pulando a introdução do console (Tela dos elétrons, Browser), e a inscrição “Playstation2”, carregando o jogo diretamente, sem enrolação. Essa função também pode ser ativada pressionando o botão SELECT do controle durante a inicialização do console, caso esse modo não esteja previamente definido.
  3. INFMAN: Ativa o modo Infinity Manager, o  Infinity Manager é um pequeno software que pode ser instalado no Memory Card, disponível originalmente no site do chip Matrix Infinity, ele é uma espécie de gerenciador de arquivos bem limitado se comparado ao UlaunchELF por exemplo, em resumo atualmente esta defasado e sem utilidade. Essa função se corretamente configurada pode ser ativada apertando /\ (Triangulo) durante a inicialização do seu Playstation 2.
  4. DEV1: Ativa o modo Devolution 1 que carrega automaticamente um arquivo nomeado de BOOT.ELF (assim, em letras maiúsculas) instalado previamente no diretório “\BOOT” (também em letras maiúsculas) do Memory Card, qualquer arquivo “.ELF” (executável) para Playstation 2 que esteja devidamente renomeado para BOOT.ELF pode ser colocado na pasta “/BOOT” do seu Memory Card, por exemplo aplicativos como o UlaunchELF (Gerenciador de Arquivos), HD Loader (Software para HDD Interno), Open PS2 Loader (Loader), etc. Essa função também é ativada pressionando o botão R1 durante a inicialização do seu Playstation 2, no caso de outra opção de BOOT estar ativada.
    MÚLTIPLOS ARQUIVOS DE INICIALIZAÇÃO: Também é possível definir mais dois caminhos de inicialização (BOOT) para o modo DEV1, basta nomear o arquivo “.ELF” desejado para BOOT2.ELF e BOOT3.ELF (sempre em letras maiúsculas) e depois colocá-los no diretório /BOOT do seu Memory Card, então, para iniciar o BOOT2 pressione o botão “R2”, para iniciar o BOOT3 pressione o botão “L2” durante a inicialização do seu Playstation 2, exemplo: pode iniciar o UlaunchELF para BOOT (apertando o botão R1), HD Loader para BOOT2 (apertando o botão R2) e Open PS2 Loader para BOOT3 (apertando o botão L2). Isso é apenas um exemplo, considere também o espaço consumido no MC com aplicativos nele instalados.
  5. DEV2: Ativa o modo Devolution 2 que carrega um arquivo “boot.elf” ( assim, em minúsculas) dentro da partição “__boot” no HD caso tenha algum instalado; também é possível ativar esse modo pressionando o botão “L1” do controle durante a inicialização do seu Playstation 2.
  6. DVDV: Esta função ativa como padrão o modo forçado para DVD-Video. Esse modo também pode ser ativado pressionando (Bolinha) durante a Inicialização do seu Playstation 2.

a

PAD DETECT TIME

12.jpg

Esta função define o tempo em segundos que o chip Matrix Infinity vai esperar para que algum comando seja acionado no seu controle durante a inicialização.

a

BOOT LOGO

13.jpg

Esta ultima função do “infinity configuration menu” Habilita e desabilita o Logo do Matrix Infinity durante a inicialização.

a

SALVANDO AS CONFIGURAÇÕES: Para salvar as mudanças que você fez nas configurações do chip Matrix Infinity do seu Playstation 2 ou seja no “infinity configuration menu”, aperte o botão START do seu controle e desligue o console, após ligar o Playstation 2 entre no menu de configuração do chip Matrix Infinity novamente pressionando o botão O + /\ (bolinha + triangulo) do controle, para ter certeza de que todas as modificações foram salvas, no caso de você ser um desses indivíduos sem sorte que possui um chip Matrix Infinity pirata e as modificações feitas não foram salvas, só resta trocar o chip por um original no caso dele não estar suprindo suas necessidades.

DESABILITAR O CHIP MATRIX INFINITY: Para desabilitar o chip Matrix Infinity pressione o botão START do controle quando o logo MATRIX aparecer, para ativar é só ligar o Playstation 2 pressionando o botão START do controle

a

Agradeço ao

39 comentários sobre “[PS2 Tutorial] Configurar Chip Matrix Infinity

  1. Rapaziada porque quando dou o comando no controle para entrar no menu do chip com cabo componente ele nao entra , so se eu colocar o cabo AVI , ai sim entra no menu e consigo configurar abraços valeu.

  2. oi por favor me tirem uma dúvida fui por um jogo no pendrive com usbutil
    deu erro de espaço sera que a iso que ta comrupida ou e bug do usbutil
    outra coisa baixei legaia 2 duel saga de varios sites e nao foncionou nem no opl ou dvd alguém tem este game que funfa

  3. Meu comentário não é a respeito do post, o escolhi por ser o mais recente. Até porque não tenho um ps2, mas se tivesse, com certeza me seria útil. Peço que desde já me perdoem por isso ^^

    Gostaria de parabenizar vocês que mantêm a página. Adquiri um Wii que estava abandonado pelo seu dono recentemente (e como isso é comum), e apenas com o conteúdo produzido e testado por vocês formatei, atualizei e desbloqueei meu wii, além de instalar canais da loja da nintendo e emuladores… Comprar um computador ou console e jogar é bem fácil, mas explorar as possibilidades técnicas dos seus aparelhos é diferente… É ser um usuário consciente, que aprende e ajuda a melhorar o que já existe. Enfim, toda filosofia do software livre colocada em prática, e somos nós que ganhamos, é claro. Parabéns, têm a minha gratidão! Obrigada ^^

    • ShineYellow valeu pelo apoio ao nosso blog, realmente as pessoas não explora o potencial dos consoles mais antigos, e estes consoles em muitos casos pode ser extremamente útil como retro emuladores, o povo hoje é modinha, só se preocupa com consoles de ultima geração e com gráficos, uma pena. Agora fica esperto por que sempre tem umas “amebas” por ai que descarta Playstation 2 quem sabe você não encontra um, pode ter certeza que vale muito a pena!

      Abraço e é por comentários assim que continuamos nossa jornada aqui, dia após dia!

  4. alguem ajuda eu fui o azarento a ter um chip matrix falso pq na epoca tinha uns 8 anos n sbaia nd desse chip meus tios q desbloquearam e alguem sb c ainda vende???to mt puto pq comprei tv de led e n posso configurar q eu faço?????

  5. Boa tarde
    Belo tutorial🙂
    Gostaria de pedir a ajuda de vcs.
    Tenho um PS2 39001 com chip MAGIC, e gostaria de saber se posso usar as soldas que já estão na placa para colocar um chip MATRIX no lugar. (Substituir o chip MAGIC pelo MATRIX para dar boot pelo HD ou magic gate).

    • [AMIGO].. . Boa Tarde Pra Você .

      Você não deve fazer isso ..
      NÃO sou técnico ou tenho conhecimento em Eletrônica mas Admiro muito essa especialidade é capacidade operacional que algumas pessoas tem que é Ser “Mecânico de aparelhos eletrônicos” . Basta cursar para nós aprendemos não é verdade ? .

      Mas se você tentar Substituir um Chip que funciona corretamente em uma placa por outro que faz a mesma função, Mas com um sistema eletrônico completamente diferente você sem dúvidas vai queimar a placa e o chip no momento em que for ligado .

      Pois os pontos de ligação dos chips por serem diferentes ou estarem na ordem diferentes um chip em relação ao outro, Você pode Soldar os fios em lugares errados que passam correntes elétricas muito altas ou baixas danificando os próximos componentes receptores dessas correntes elétricas na placa .

      Como Amigo não recomendo você fazer isso, É assim como Eu sempre buscar ajuda de um Profissional Capacitado .
      Abraços .

      André Cardozo O Futuro é o Agora 2016

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s