[Wii Tutorial] Usando Um Controle De Playstation 3 No Retroarch

01.png

Para quem gosta de emulador, o RetroArch para Nintendo Wii é uma verdadeira maravilha, ele sozinho tem suporte a dezenas de núcleos que por sua fez oferece suporte a seus respectivos emuladores, apesar das inúmeras características únicas que torna o RetroArch indispensável para quem possui um Nintendo Wii, quem tentou configurá-lo sabe que ele é MUITO complicado para configurar, exige horas e mais horas de pesquisa e sofrimento para ficar “redondo”, entre estas dificuldades, configurar controle por USB é talvez um dos mais chatos, por isso neste tutorial vou explicar como você joga RetroArch no seu Nintendo Wii com o controle de Playstation 3.

a

OBSERVAÇÂO

O RetroArch versão de Nintendo Wii suporta controle de Playstation 3 (somente um controle) via “Cabo USB” e o drive “HID”, se alguém conseguir usar com algum outro tipo de Controle USB deixe um comentário explicando como você fez o processo e qual o modelo do controle que você esta usando para poder ajudar a todos.

O RetroArch passou a ter suporte a controle de Playstation 3 através do “Sixaxis” na versão do RetroArch 1.2.1, e a partir da versão 1.3.0 do Retroarch o suporte a controle de Playstation 3 passou a ser através de drivers “HID”, lembrando que o suporte a “HID” é interessante pois lhe da a oportunidade de usar qualquer Controle USB no RetroArch.

O processo para poder usar controle de Playstation 3 via “HID” é bem simples, siga o passo a passo abaixo que logo vai estar jogando com o seu controle de playstation 3 no RetroArch do seu Nintendo Wii.

a

TUTORIAL

IMPORTANTE: Este tutorial usou como base a versão 1.6.7 do RetroArch, cada versão do RetroArch tem suas particularidades, por este motivo o tutorial a seguir pode não ser compatível com todas as versões do RetroArch!

1- Baixar o arquivo “HIDAQUI ou AQUI

2- Descompacte com o 7zip (baixe AQUI) e pegue a pasta “HID” e coloque ela na raiz da pasta “retroarch” que esta no seguinte endereço “sd:/retroarch” (não sabe qual a estrutura das pastas no Nintendo Wii leia este tutorial AQUI).

3- Conecte o controle de Playstation 3 no seu Nintendo Wii através do Cabo USB na primeira entrada USB do Nintendo Wii (A primeira entrada no sentido do botão “POWER” e “RESET” do console, com ele na posição vertical), se tiver alguma Mídia USB (PenDrive ou HD Externo) deve ser removida.

4- Abra o Retroarch e entre em “settings“, e depois na primeira opção “Drivers“, dentro da opção “drivers” tu vai na segunda opção “Joypads Driver” e coloca para o lado até mudar para a opção “hid”:

5- Volte uma vez e entre na opção “Directory“, dentro da opção “Directory” navegue até “Input Autoconfig“, entre nesta opção e navegue até onde você colocou a pasta “HID” que baixou, ou seja navegue até “sd:/retroarch“, agora entre na pasta “HID“, dentro da pasta “HID” escolha a opção “<Use this directory>” e selecione para marcar a pasta “HID” como padrão, se você fez tudo correto vai fica assim “<Use this directory>          sd:/retroarch/HID“:

6- Feche o RetroArch e abra ele de novamente, agora o Remote (controle) do Nintendo Wii vai se desligar e o controle Playstation 3 vai estar funcionando normalmente.

Dica do Membro aqui do blog (Cesar Avalos) para usar dois controles de ps3 pelo hid

O que eu fiz foi:
Testei nas versões do RetroArch 1.3.6 e 1.6.7

Baixar a autoconfig http://buildbot.libretro.com/assets/frontend/autoconfig.zip

Dentro do cartão SD, descompactar e copiar a pasta autoconfig e seus subdiretórios para “/apps/RetroArch/” . Ou seja dentro de /apps/RetroArch/autotoconfig, vão estar as pastas android,dinput,hid… Provavelmente muitas pastas destas não são necessárias, porem como não ocupam quase nada, optei por deixar todas lá.
Depois disso coloque o cartão SD no wii, e inicie o RetroArch.
Nas configurações do RA:
Para certificar que os autoconfig vão carregar:
Settings > INPUT > Autoconfig Enable: ON

Outras config que recomendo:
Settings > INPUT > Menu Toggle Gamepad Combo: Start + Select
Settings > INPUT > All Users Control Menu: ON

Agora mudamos o driver de entrada:
Settings > Joypad Drive : hid

A partir daqui o wiimote provavelmente não funciona, mas os controles usb devem funcionar direitinho. Testei inclusive usando um hub USB para usar até 2 controles de ps3 na mesma porta usb do wii. Testei os controles no emulador de SNES e funcionou td blz.

a

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

  1. Só possível jogar com um controle caso opte por usar controle de Playstation 3.

  2. Cada versão do RetroArch tem características distintas, por este motivo aconselho a testar todas para ver qual supre melhor suas necessidades.

  3. O jogo tem que estar no seu Cartão SD, isso porque o cabo do Controle de Playstation 3 vai estar ocupando a entrada USB que o seu PenDrive ou HD Externo deve ficar (primeira entrada).

  4. Você pode optar por usar a versão 1.2.2 do RetroArch (pode ser baixada AQUI), nesta versão você não precisa configurar os arquivos “HID”, e por este motivo o controle de Playstation 3 é reconhecido automaticamente.

Anúncios

36 comentários sobre “[Wii Tutorial] Usando Um Controle De Playstation 3 No Retroarch

  1. Opa, muito bom @TOKUREVIEW pena que não possuo controle do PS3 só do PS4.
    agora só falta um tutorial pra usar usar outros controles no Nintendont. hehe xD

    • Roberto controle via usb com o nintendot é bem fácil eu uso um controle ps3 e um genérico de ps2 usb e funcionam perfeitamente, só que funciona somente um controle não tem como usar dois controles simultâneos via usb.

    • Victor que versão tu ta usando mano, só funciona a partir do Retroarch 1.3.0, tenta antes de sair clicar em salvar configurações para ver se faz diferença, a pesar que aqui sempre salvou direto.

  2. Boa tarde, passando só p\ agradecer, afinal não tinha funcionado até eu ler como fazer aqui a tempos atras.
    É triste que q não funcione um 2° controle.
    Por mim seria tranquilo perder a função de leitura de roms no pendrive em troca de uso das duas portas para controles.
    Paciência, quem sabe na próxima versão 😦

  3. Pessoal, fiz o tutorial direitinho, estou usando a versão 1.4 já configurada aqui do blog, mas meu controle de ps3 não funciona de jeito algum, mesmo no controle estar a luz 1 acesa indicando que está conectado. Alguém sabe por quê?

    • David Castaneda tudo blz mano, eu só consegui fazer funcionar com o controle ps3 original, não tenho controle ps3 genérico para testar, já escutei relato de casos de pessoas, com controle de ps2 usb, conseguirem fazer funcionar, mas eu tentei e não deu certo, acho que varia muito de controle.

  4. Eu vi que a versão 1.2.2 tem suporte à controle de ps3.
    Como funciona, é só ligar o cabo usb no videogame que ele reconhece?
    Ou precisa mudar alguma configuração no menu como nessa versão?
    Eu tenho um controle arcade com uma placa ps3/ps2 e quando espeto na porta usb, não acontece nada.

    • Chris esta tudo detalhado na postagem, mas se não me engano a versão 1.2.2 reconhecia automaticamente o controle de ps3, lembrando que a versão 1.2.2 só tinha compatibilidade hid com o controle ps3 original, pode estes controles arcade não ser compatível com o 1.2.2, mas segue o tutorial que eu deixei ai na postagem que deve dar certo. Um abraço.

  5. Pessoal, gostaria de saber se o Ipega 9028 funciona no wii? De certa forma ele é HID, não intendo mto sobre tecnologia seria possível ele funciona no wii?

  6. Gostaria apenas de avisar, que já consegui fazer funcionar mais de um controle de ps3 (2 pra ser preciso), e ainda usando um terceiro controle genérico de ps2 com adaptador. Ou seja 3 controles usb funcionando simultaneamente. Infelizmente não tenho mais adaptadores ou controles para testar. Quem quiser ajuda só entrar em contato avaloscesar@gmail.com

      • Opa recebi seu email, mas como recebi mais de um email, vou responder por aqui.. assim nao faço trabalho redundante…

        Mas gente o seguinte. O que eu fiz foi:
        Testei nas versões do RetroArch 1.3.6 e 1.6.7

        Baixar a autoconfig http://buildbot.libretro.com/assets/frontend/autoconfig.zip

        Dentro do cartão SD, descompactar e copiar a pasta autoconfig e seus subdiretórios para “/apps/RetroArch/” . Ou seja dentro de /apps/RetroArch/autotoconfig, vão estar as pastas android,dinput,hid… Provavelmente muitas pastas destas não são necessárias, porem como não ocupam quase nada, optei por deixar todas lá.
        Depois disso coloque o cartão SD no wii, e inicie o RetroArch.
        Nas configurações do RA:
        Para certificar que os autoconfig vão carregar:
        Settings > INPUT > Autoconfig Enable: ON

        Outras config que recomendo:
        Settings > INPUT > Menu Toggle Gamepad Combo: Start + Select
        Settings > INPUT > All Users Control Menu: ON

        Agora mudamos o driver de entrada:
        Settings > Joypad Drive : hid

        A partir daqui o wiimote provalmente não funciona, mas os controles usb devem funcionar direitinho. Testei inclusive usando um hub USB para usar até 2 controles de ps3 na mesma porta usb do wii. Testei os controles no emulador de SNES e funcionou td blz.

          • Acabei de testar aqui, com o retroarch pelo pendrive, e no outro usb um hub usb, com 4 portas usb e dois controles ps3 conectados nele, e funcionou perfeito, eu creio que desse para conectar 4 controles. Obrigado pelo tutorial mano, sem duvida vai ajudar e muito principalmente que tem wii family edition sem as entradas de controle de GC, vou passar esta ideia para o criador do Nintendont, quem sabe ele não consiga fazer o mesmo com o nintendont. Um abraço e sucesso sempre.

  7. O que aconteceu que os Retroarchs que suportam o controle do ps3 foram removidos do wii nao achei em lugar algum e vi pelo google que tinha um post sobre uma versão mais atualizada dele aqui mas tambem foi removido… agora não posso instalar a versão mais atualizada e não consigo usar o meu controle…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s