[Wii Tutorial] Configurando o Usb Loader GX

Sem título.png

O Usb Loader GX atualmente é com certeza o loaders (inicializador) de jogos de Nintendo Wii mais usado, e o que teve a maior quantidade de atualizações até hoje, fato que torna ele muito estável, sua compatibilidade com os jogos de Nintendo Wii beira os 100%, também oferece compatibilidade com o Nintendont e Dios Mios (loaders de Nintendo GameCube), além de ter uma função onde você pode inicializar qualquer aplicativo do seu Nintendo Wii. Apesar de ser um aplicativo fácil de usar, os usuários iniciantes possuem certa dificuldade em configurar, por não conhecer todas as funções que o USB Loader GX lhe proporciona como por exemplo baixar capas, ativar o wiimmifi (servidor alternativo para jogar Nintendo Wii online) e até mesmo configurar IOS para alguns jogos específicos, estarei fazendo um passo á passo básico e bem explicativo das funções deste belo loader, assim como usar algumas outras ferramentas, dando assim a oportunidade de você usufruir todo o potencial do seu Nintendo Wii.

a

Antes de qualquer coisa baixe a ultima versão do USB Loader GX AQUI

a

TUTORIAL

Este tutorial tem o intuito de passar um ensinamento razoável sobre o USB LOADER GX, explicarei o tópico dividindo por partes:

1- MENU PRINCIPAL

2- DOWNLOAD DE CAPAS

3 – MUDANÇA DE IOS

4 – SERVIDOR ONLINE WIIMMFI

5 – RESOLVENDO PROBLEMAS DE TELA PRETO E BRANCO COM JOGOS EUROPEUS

6 – FAZENDO O LOADER RECONHECER OS JOGOS WII E GAMECUBE NO HD

7 – NINTENDONT

8 – EMULANDO A NAND

9 – ALTERANDO TEMAS

Então começaremos este tutorial explicando as funções iniciais do Usb Loader GX, alguns do seus ícones na tela principal, ícones estes que obrigatoriamente você deve conhecer.

a

PRIMEIRA PARTE – MENU PRINCIPAL

1.jpg

Listei quatro funções que são uteis para sabermos logo de inicio.

Primeiro: Os ícones acima, mostram os jogos de Wii/GameCube de algumas formas, sendo em lista, em forma de canais ou sequencial.

Segundo: O ícone redondo escrito “Wii” serve para sair da tela do Usb Loader GX e retornar ao menu principal.

Terceiro: São as configurações do Usb Loader GX, onde poderá mexer no horário, nos temas, opções de vídeo, selecionar dispositivo móvel a ser lido e etc.

Quarto: Abrir “apps” (aplicativos) que estão no Cartão SD ou HD Externo do seu Nintendo Wii.

a

SEGUNDA PARTE – DOWNLOAD DE CAPAS

Ensinarei a fazer download das capas dos jogos nesta segunda parte.

Aperte “1” no Wiimote ou selecione a opção para deixar seus jogos em modo de lista, em caso de duvida, deixei assinalado na imagem.

2.jpg.

Teremos a seguinte tela:

mod2.JPG

Eu particularmente baixo apenas as “3D Covers”, desmarcando as outras, mas fica ao critério de cada um, após isso dê “OK”.

mod3.JPG

Ele automaticamente mostrará quantas capas estão faltando, aperte “yes” para começar o baixar as capas.

mod4.JPG

a

TERCEIRA PARTE – MUDANÇA DE IOS

Aqui explicarei como mudar a “IOS” do Nintendo Wii, que por padrão, possui á IOS 249, mas para fazer funcionar alguns jogos como Call Of Duty e Just Dance, ela precisa ser alterada para á IOS 250.

 Após selecionar o jogo, teremos a tela de apresentação com a opção “Start” e “Settings”

5.jpg

Selecione á opção “Settings” 

4.jpg

 E agora entre em “Game Load”

1mod.JPG

Desça a rolagem até achar a opção “Game IOS”, ela estará como “Use Global”, clique nela e digite “250”

OBSERVAÇÃO: Pode ser usada também á IOS 224

a

QUARTA PARTE – SERVIDOR ONLINE WIIMMFI

Para á ativação o “wiimmfi”, servidor alternativo que nos possibilita jogar online novamente jogos como Mario Kart, Conduit 2, Tatsunoko VS. Capcom, série Pro Evolution Soccer e muitos outros jogos, faremos um processo parecido com o de mudança de “IOS”.

5.JPG

Novamente entraremos no settings” do jogo selecionado.

4.jpg

Entre em Game Load

mod5.JPG

Desça a rolagem até achar a opção “Private Server” e mude ela de “Use Global” para “Wiimmfi.de”

QUINTA PARTE – RESOLVENDO PROBLEMAS DE TELA PRETO E BRANCO COM JOGOS EUROPEUS

Em algumas televisões, os jogos europeus podem apresentar incompatibilidades, a mais comum atualmente, é a tela do jogo ficar em preto e branco, devido ao sistema europeu ser diferente, para resolver isso no usb loader é bem simples e fácil, estarei mostrando o passo á passo agora.

Primeiramente, selecione o jogo que está em formato PAL (europeu)

DSC_0001.JPG

Entre em “Settings”

1.jpg

Depois entre em “Game Load”

2.jpg

Em “Video Mode” mude de “Use Global” para “Force NTSC”, salve as configurações e entre no jogo, problema resolvido.

SEXTA PARTE – FAZENDO O LOADER RECONHECER OS JOGOS WII E GAMECUBE NO HD

Algumas vezes, o usb loader pode acabar não reconhecendo os jogos no HD ou Pen Drive, mostrando apenas os canais, para conseguir resolver este problema, temos uma solução bem simples.

Primeiro, entre no usb loader 

1.jpg

No momento que estiver aparecendo apenas os canais do loader, selecione a opção marcada na foto assim, e teremos a seguinte tela

2.jpg

Desmarque “Nand Channels” e marque “Wii Games”, caso tenha jogos de GameCube também em seu HD ou Pen Drive, marque “GC Games”

_20170204_213441.JPG

ATENÇÃO: Caso esta dica não resolva seu problema, aconselho a apagar totalmente o usb loader de seu cartão SD e reinstala-lo.

SÉTIMA PARTE – NINTENDONT

O Nintendont é um aplicativo que aciona a retrocompatibilidade do Nintendo GameCube com o Nintendo Wii, assim, podendo jogar backup’s (copias) de jogos de Nintendo GameCube.

Para ativá-lo no Usb Loader GX, você deve entrar nas “Configurações” do loader.

mod6.JPG

Entre em “Loader Settings”

mod8.JPG

Altere á para Nintendont ( ou Dios Mios Caso esteja usando ele) na opção “GameCube Mode”

Lembrando que você também pode inserir progressive patch para melhorar a imagem do jogo, alterar opções de memory card como físico e emulado, selecionar USB-HID, controle nativo, forçar tela widescreen e mais várias outras opções entrando pelo “Settings” do jogo selecionado, e depois em “Game Load”

DSC_0002.JPG

nint.jpg

DSC_0003.JPG

 a

OITAVA PARTE – EMULANDO A NAND

Para emular a nand no usb loader GX, primeiro precisamos fazer uma cópia dela para um dispositivo móvel, para isso, basta entrar em “Features”

mod12.JPG

Agora desça a rolagem até chegar em “Dump NAND to EmuNand”

mod9.JPG

Selecione ela e teremos a seguinte tela:

mod10.JPG

Escolha “Everything” e começará o processo de cópia da nand para seu dispositivo móvel.

Agora encaixe seu PenDrive, HD Externo ou Cartão SD no computador e abra o “ShowMii Wads”  DOWNLOAD AQUI

1.JPG

Coloque o programa em português para facilitar o processo entrando em

Options > Language > Português2.JPG

Agora vá em ferramentas e selecione “Criar Common-Key”

3.JPG

Digite “45e”, isso serve como uma identificação do usuário.

4.JPG

Agora, vamos começar a modificar nossa nand emulada, para isso, vá primeiramente em opções e depois “Alterar a pasta com o backup da NAND” 

5.JPG

Procure a pasta nand que foi criada no seu dispositivo móvel e aperte OK.

6.JPG

Agora, selecione “Ver” e depois “ShowMiiNand”

7.JPG

Teremos a exibição de toda a nand copiada, aqui poderemos deletar canais como Shop Channel, Canal Do Tempo, WADs e etc …8.JPG

Para adicionar WADs de WiiWare ou virtual console, selecione “ficheiro” e depois entre em “Abrir Pasta”.

9.JPG

Novamente em “ver”, clique em “ShowMiiWads”

10.JPG

Ache o caminho da pasta onde colocou suas WADs e depois selecione “Extrair” e logo em seguida “Para a NAND”

 Pronto, você terá adicionado novos jogos á sua nand emulada no Usb Loader GX. Agora encaixe o seu dispositivo móvel no Nintendo Wii e entre no Usb Loader GX.

modnand2.JPG

Clique na opção assinalada da foto e teremos as seguintes opções:

modnand.JPG

Marque a opção “EmuNand Channels” para que os seus jogos de Wiiware e Virtual Console estejam visíveis.

OBSERVAÇÃO: Alguns jogos podem apresentar erros de memória (DSI) ou apenas tela preta, depende muito de como estão suas IOS.

Agradeço ao colaborador Lucas Gabriel por ajudar com as imagens do showmii wads

DICA: Caso se interesse por “Nand Emulada” leia este tutorial aqui, ele vai lhe dar mais informações.

a

NONA PARTE – ALTERANDO TEMAS

E por ultimo, uma breve explicação de como alterar temas no Usb Loader GX, estarei disponibilizando um pack com 25 temas no fim deste tutorial, outros temas podem ser adquiridos AQUI (Precisará de cadastro)

Após baixar o pack de temas ou os temas do site Spiffy360, você deverá colocá-los em seu Cartão SD ou HD Externo

theme.png

Pasta “Themes” que deve ser posta no seu dispositivo móvel.

mod.jpg

amod2.jpg

As pastas e arquivos dos temas devem estar dentro da pasta “Themes”

Após isso, precisamos entrar em “Custom Paths” em “settings” no Usb Loader GX

modtheme.JPG

Procure a opção “Theme Path” e abra ela, aparecerá as pastas contidas em seu Cartão SD ou HD Externo, selecione a pasta de temas que você criou em algum destes dispositivos.

EXEMPLO:mod.JPG

Depois volte para o settings do Usb Loader GX e procure por “Theme Menu”

DSC_0005.JPG

Dentro dele, aparecerá os temas que foram inseridos na pasta de temas

modtheme2.JPG

Pode ocorrer de não aparecer algumas exibições de amostra sobre o tema, mas indico irem testando até acharem algum que agrade.

modtheme3.JPG

É isso pessoal, espero que este tutorial seja de grande ajuda para todos.

a

Baixar Servidor 1

Baixar Servidor 2

 a

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este poste foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

2.jpg

283 comentários sobre “[Wii Tutorial] Configurando o Usb Loader GX

  1. Olá! Gostaria de saber se é normal em alguns jogos dar lag quando pressionado o botão home pra sair do jogo. O Fatal Frame 4 é o jogo que dá esse lag de maneira mais pesada quando tento fecha-lo.

  2. Gostaria de uma ajuda… Comprei meu wii e baixei alguns jogos, testei no game e funcionou normalmente ( testei no PD e HD)… porém depois de uns dias não funciona mais nenhum, na tela do loader gx aparece 0 games ..( aparecia os Gb do HD e embaixo zero games/// e agora somente zero games) , como se não reconhecesse …………….. o que pode ter acontecido? alguém pode me ajudar?..

  3. Olá. Eu tenho um Wii desbloqueado por software com as Ios e Cios atualizadas através do Pimp my Wii 3.0 e 3.03 que roda normalmente os jogos de Wii e Gamecube por hd externo. Porém quando eu tento rodar qualquer jogo de Virtual Console/Wiiware pelo USB Loader GX 3.0 1260 por meio da Nand emulada, tenho como resultado tela preta e um retorno ao USB Loader. Alguém sabe o que está impedindo o carregamento dos jogos?

    • Adams, quando você entra no usb loader, logo em cima tem uma barra com várias opções, acione a terceira que fica logo ao lado do “ABC” e marque “wii games”, pode ser que resolva seu problema.

  4. ótimo site, segui os tutoriais e wii desbloqueado funcionando com um pequeno problema. sempre que vou sair de um jogo para voltar ao menu principal o console perde o sinal de vídeo e tenho que reiniciar. alguma solução para esse problema.

  5. Boa tarde glr, alguns games estao dando tela preta ou entao retornam ao inicio do wii, alguns dizem q pode ser a escolha das ios na configuraçao do usbloader ao selecionar o game. Gostaria de saber se alguem tem uma dos jogos com as respectivas ios ou cios mais compativies . Se esse nao for o topico certo para essa postagem me desculpem desde ja.

  6. ola boa tarde eu baixei os arquivos e coloquei na pasta apps e na pasta wad instalei os 2 wads e quando inicializei o usb esta cheio de erros os jogos não querem mais pegar e jeito nem um já tentei e tudo que eu sei mais nada acontece por ultimo apaguei a pasta usb gx e recoloquei a que estava no lugar e nada aconteceu excluir o wad do gx mais o outro wad que estava na pasta não aparece como canal gosto muito do blog de vcs recomendo pro meu amigos e colegas e sei que vcs não vão me deixar sem resposta desde já grato por tudo

    • Anderson, você instalou a ultima versão do loader?
      Se está tendo problemas com ela, acredito que suas ios estejam desatualizadas, use o pimp my wii para atualizar tudo e depois tente de novo usar o usb loader.

      • boa tarde fiz o que o amigo mandou e ta dando um erro ainda mair segui passo a passo o tutorial do Pimp My Wii e nada agora nem esta aparecendo os jogos e marquei para visualizar os jogos e nem os de cube e nem os de wii
        nossa nao sei mais o que fazer

  7. boa tarde fiz o que o amigo mandou e ta dando um erro ainda mair segui passo a passo o tutorial do Pimp My Wii e nada agora nem esta aparecendo os jogos e marquei para visualizar os jogos e nem os de cube e nem os de wii
    nossa nao sei mais o que fazer

    • gustavo olha só coloquei o Pimp My Wii na versão mais nova e fiz não sei ao certo mais acho que agora deu certo qual quer coisa aviso grato pela compreensão amigo e mais uma vez obrigado

  8. consegui esta rodando todos os jogos porem as configurares que estou fazendo não esta salvando vc mostra muito bem tutorial pesso pra salvar e quando reinicio o wii nao salvou nada tenho tenho que refazer todo o processo novamente como resolvo isso

  9. grato amigo deu certo online ta dando um erro mais tudo bem não sei como fazer ponho no servidor correto que vcs mandam mais não ta entrando diz tente mais tarde

  10. Oi, queria saber de uma coisa.
    Eu tenho WiiU.
    Eu vou instalar o homebrew nele.
    E tem que instalar umas nands, um monte de coisa.
    Mas eu nao quero instalar nand pq eu acho complicado.
    Posso só instalar o homebrew e deixar o Usb loader como se fosse um app a ser selecionado???

  11. Olá!
    Gostaria de saber se alguém já teve algum problema em relação para salvar as configurações, meu Wii não fica salvo as configurações que deixo como a ios para Just Dance ou as configurações para jogos de outra região do Gamecube, tendo que sempre que jogar mudar as opções, e é algo chato.
    Já tenho meu Wii a sete anos, será que ele está a morrer? Rsrs

    Obrigado!

  12. Olá! Tenho uma dúvida..
    Para emular a NAND eu posso seguir o passo 8 “OITAVA PARTE – EMULANDO A NAND” ou o tutorial “https://mundowiihack.wordpress.com/2016/03/30/wiitutorial-nand-emulada-sneekusneek/#more-6953” que terei o mesmo resultado?

    Obrigado!!

  13. Porque o UsbLoader GX não reconhece meu HD que está em fat 32 ? Na hr de o app ele o Wii trava e so consigo desligar se segurar o botão power do console por um tempo…

  14. Bom dia, pessoal.
    Quando eu abro o usb loader gx pelo homebrew, ele abre de boa. Mas quando instalo o canal pelo wad manager e tento abrir na tela dos canais, da tela preta e trava. O que pode ser?

  15. coloquei a cIOS 251 através do PIMP MY WII e entre no USB LOADER GX quando eu mudei para cios 251 dentro dele resetei o loader para tentar jogar games mais novos. Mas meu hd parou de ser localizado pelo LOADER. Alguem pode dar 1 luz?! detalhe com 249 volta ao normal

  16. Bom dia Gustavo. Os jogos de GameCube rodam perfeitamente pelo Nintendont em HD Externo Fat 32, pórem quando tento executá-los pelo UBS Loader GX já com configuração GameCube Mode: Nintendont salva, na tela do Nintedont aparece uma mensagem “check for multi game and region failed”, depois o USB Loader reinicia e o HD Externo desconecta sozinho e preciso reiniciar o console. O que pode ser???

    • Rodrigo, eu nunca tive problemas para rodar o nintendont pelo usb loader, tente apagar as configurações dele e fazer tudo de novo.
      Se mesmo assim o problema continuar, pode ser alguma incompatibilidade de seu HD.

      • Descobri o problema, era mesma imcompatibilidade no HD. Tenho dois HD’S de mesma marca(Seagate), capacidade mas modelos diferentes, porém em um deles não funcionou…tive que usar o outro.

  17. Boas, eu tenho instalado o Nintendont e o USB loader gx, e quando tento iniciar jogos do GameCube no USB loader da me erro do Nintendont, mesmo estando já configurado para que ele inicie com o Nintendont, alguém pode ajudar?

  18. olá, aonde vocês baixam os jogos? devo baixar torrents .iso? basta colocar num hd e conecta-lo ao wii e abrir o jogo com o usb loader?

    já instalei o homebrew, pimp my wii, prii loader e bootmi. só falta agora botar os jogos

  19. Bom dia.

    Sabe-se que ao usar jogos de GameCube pelo Usb Loader GX usando Clássic Controller, quando quero voltar ao tela do USB Loader eu aperto o botão Home.

    Se eu tiver usando um controle de GameCube original, como faço pra voltar na tela do UsbLoader GX????

  20. Bom dia, sobre os temas eu faço tudo como no tutorial, coloco a pasta themes dentro da pasta imagens e vou no wii, coloco no theme patch, escolho e depois vou no theme menu e aparece como sem imagens. Tem uma quantidade de imagens que tenho que colocar? obrigado

  21. Eu tenho o USB loader GX, mas ele não tem a opção de jogar online, a versão dele é a 2.2 e roda perfeitamente os jogos. Como eu faço pra atualizar? Será que ele vai perder o desempenho?

    Eu tenho que apagar ele da pasta “apps” e desinstalar o canal para instalar o 3.0 ?

    Já li os seus posts, mas não entendi como atualizar…

    • Mattdag, faça o seguinte… Apague o canal velho e o aplicativo do seu SD e baixe este novo do blog, e instale seguindo as instruções, caso o loader novo esteja dando incompatibilidade, atualize as suas ios com o pimp my wii

  22. Amigos por favor me tirem uma dúvida, tenho um Wii com o NEOGAMMA r8 ainda, quero atualizar para o mais recente, como faço para atualizar? e outra pergunta, como instalo o usb loader, pois no meu so tem o neogamma e o the home channelw

    • Dyego, primeiramente esqueça o neogamma, ele é antigo já, baixe o usb loader e instale ele em um cartão SD, de preferência cartão SDHC, aqueles de máquina fotográfica mesmo.

      Para instalar não tem segredo, é só seguir as instruções que deixamos, mas se você não tem noção nenhuma de como instalar, também temos na descrição dos aplicativos um link com o tutorial para instalação do mesmo.

  23. copiei tirei do card e joguei no hd mais não aparece nada, mas quando vou ver showmiinand diz que esta la, tem como me dar alguma direção por favor

    • Boa dia henrique, então , como gustavo faz tempo tmb que nao mexo na nand emulada, mas se nao me engano, a parte que vc esta errando esta na parte em extrair a nand para o hd, para fazer isso, primeiro vc tem que ir nas configurações do usb loader , ir na parte de diretório, e mudar o caminho da extração da nand, para sua hd!! e depois fazer o passo a passo de extrair a nand!! tenta isso ai, e comenta, se nao der certo,avisa que tentamos uma outra coisa!!

  24. Amigos instalei o homebrew, depois o pimp, mas eu creio que fiz alguma besteira na hora de atualizar e alterei os yes e no, nem sei do que, só sei que não atualiza os ios sempre dá erro e trava a tela, não sei se por consequência não roda as roms que coloquei no pen drive, FIFA 2015 e tatsonoko…sempre dá tela preta e volta ao início depois da abertura, já alterei 250, 224 e nada alguém me dá uma luz

  25. Cara, eu fiz um tema ai quando eu coloquei não queria mais mostrar as capas, agora eu coloquei o tema original e continua dando o mesmo problema, não carrega todas de uma vez, fica lento também na hora que clica no jogo, diz ai o que eu faço?

  26. Fala Gustavo, beleza?

    Cara, eu fiz o passo a passo aqui e rolou. Muito obrigado antes de mais nada.
    Porém estou com um problema ainda. O USB Loader trava se eu coloco mais de um jogo no pendrive. Estou com uns 6 jogos aqui. Gravei o pen drive com cada um deles individualmente e rolaram todos.
    Porém se coloco mais de um jogo no pendrive, o usb Loader trava na tela de seleção quando clico em um jogo.

    Sabe o que pode ser? Pode ser o pendrive?
    Comprei um Sandisk 16GB e não rolou nada com ele. O USB Loader nem abre.
    Ai peguei um que ganhei de brinde num evento aqui de 8GB e ta rolando esse lance de não funcionar com mais de um jogo nele.

  27. oi, quando eu comprei meu videogame ele ja veio desbloqueado e com o wii flow instalado, mas eu queria colocar o usb loader tanto por causa das capas quanto pelo negocio do force ntsc mas quando eu entro no usb loader nao aparece nenhum jogo, só o wii flow q ja veio instalado q pega os jogos, porque esse erro e como resolver?

  28. Olá; eu atualizei meu Wii p/ 4.3u e evidentemente percebi que os Just Dances possui online. Até então sabe dizer se jogar o Worldwide (online) é seguro?

    Até então na época que tinha Mario Kart não tinha problemas. Mas com atualização que tem objetivo de evitar pirataria estou preocupada pois joguei 2x online.

    Grata!

    • Joyce, pode jogar online sim, já joguei muito.
      Inclusive, outros jogos como o call of duty, 007 goldeneye por exemplo, ainda possuem servidores originais, existem uns 15 jogos com servidores ativos ainda e todos podem ser joganos no wii destravado sem nenhum problema.

  29. COnsegui fazer tudo direitinho no meu pendrive de 8gb da sandisk, mas o de 32 da sandisk n ta indo
    Eu abro o USB Loader GX normalmente, a lista de jogos aparece, mas quando eu clico no Start em qualquer um dos jogos, ele simplesmente não vai e trava na tela com os dois botões, Start e Settings

  30. Boa tarde Amigos. sou novato no mundo do nintendo wii mas adquiri um e estou gostando até por que minhas filhas brincam até. Porém estou com uma dúvida. Não fui eu quem o desbloqueou mas acontece que nele tenho 2 pendrives, um com jogos do Nintendo Wii e outro com trocentas roms do super nintendo. Começa o problema, ele só le os jogos se os dois pendrives estão conectados, se um apenas estiver … nenhum jogo é reconhecido. Como posso resolver? Obrigado. Abraços a todos

  31. Boa noite amigo to com um problema com meu usb loader gx eu tenho um wii a 2 anos sempre uso um hd e um sd ate agora tava de boa o hd para jogos de cube e wii e o sd para emuladores mas agora quando coloco o sd parece q ele da boot pelo sd e os jogos de wii e cube some e quando eu tiro o sd os jogos de wii e cube volta mas e os emuladores desaparece sabe como resolvo isso ? Vlw

Deixe um comentário

