Quais Acessórios é Necessários Para Que Possa Utilizar Todo Potencial Do Playstation 2 e Nintendo Wii

UMA QUESTÃO DE OPINIÃO

Pessoal antes de qualquer coisa quero deixar claro que este artigo aqui é a minha opinião, portanto reflete meu ponto de vista sobre as questões aqui apresentadas, lembrando que eu me considero razoavelmente experiente tanto na cena de Playstation 2 quanto na de Nintendo Wii, tenho alguns anos nas costas mexendo com “hacks” ligados a estes consoles, por isso acho que posso passar tranquilamente meu ponto de vista. Neste artigo vou discutir o básico necessário para que você possa tirar o máximo de proveito tanto de seu Playstation 2, quanto do seu Nintendo Wii.

a

PONTO DE VISTA

Ao longos dos anos, eu percebi que a maioria de quem possui um Nintendo Wii acaba usando ele para emulação de retro consoles, caso bem diferente  do Playstation 2 que o foco principal do pessoal é usá-lo para rodar os próprios jogos sem ter a necessidade de recorrer a Mídia Física. Claro que não sou cego em vir aqui e afirmar que a quantidade enorme de pessoas usando consoles antigos como o Playstation 2 e Nintendo Wii, principalmente em países pobres (exemplo Brasil) décadas depois de seus lançamentos é por amor infinito para com estes consoles, uma grande fatia das pessoas que possui consoles mais antigos ainda insistem nestes “anciões” por não ter condições de comprar consoles de ultima geração, ou seja não tem opção. Independente de qual seja o meio ou motivo que levou você a adquirir seu Playstation 2 e Nintendo Wii, agora que você possui um ou ambos os consoles, você tem que ter em mente que é de extrema importância que você use todo o potencial dos consoles. Neste artigo vou deixar meu ponto de vista do que é essencial em questões de componentes tanto no Playstation 2, quando no Nintendo Wii para que você usufrua de todo o potencial de seus consoles, claro que não vou levar em conta a condição financeira de ninguém.

PLAYSTATION 2

O Playstation 2 é de longe o console mais vendido de todos os tempos, e o que mais existe na casa dos Brasileiros, ele fica sem duvida em algum lugar do “top três consoles” mais querido por nós brasileiros, sua biblioteca de jogos é enorme e existe dezenas e dezenas de jogos exclusivos. Você pode até não gostar da Sony e muito menos do Playstation 2, mas não pode negar que o Playstation 2 é foda demais.
O carinho absurdo dos Brasileiros para com o Playstation 2 talvez seja o motivo principal de eu reconhecer que este é um console imortal, um verdadeiro “Highlander”, quanto mais o tempo passa, mais aumenta a procura de um modo de ressuscitar um velho Playstation 2 que ficou parado por anos em algum lugar obscuro da sua casa.
Claro que nem todo “mundo” tem um Playstation 2 parado em casa, alguns sortudos ganha do primo, amigo, vizinho, tio e vai saber mais de quem, outros indivíduos compra porque é barato, independente de qual foi o motivo que fez você ter em mãos um Playstation 2, você vai precisar obrigatoriamente de alguns componentes para que você não tenha problema quando estiver fazendo o “hack” (instalando aplicativos de terceiros) e consequentemente conseguir tirar proveito total do seu Playstation 2.
O Playstation 2 é sim um console barato, você encontra Playstation 2 por preços ridículos, mas não se engane, o Playstation 2 pode ser barato, mas os acessórios necessários para que você utilize 100% do potencial do console fica caro!

a

Aqui esta uma lista do que na minha opinião é o básico necessário para um Playstation 2:

  1. Console: O próprio Playstation 2 claro, você pode escolher entre o Sim e o FAT (Grande ou pequeno), eu recomendo o Slim caso necessite comprar e queira gastar nenos dinheiro, em geral o Sim é mais barato, além de não precisar comprar o raro e caro modem, claro que aqui estou supondo que você não tenha o console, mas se você tiver algum console independente de ser Slim ou FAT já vai economizar dinheiro algum dinheiro.
  2. Cabo De Força ou Fonte De Energia: Parece besteira, mas caso o Playstation 2 que você esta em mãos não tenha “Cabo De Força” ou “Fonte De Energia”, isso depende do modelo do seu console, você terá que comprar, o “Cabo De Força” é barato e fácil de encontrar, mas se for “Fonte De Energia” você terá que desembolsar uma boa grana, além de ser razoavelmente difícil de encontrar.
  3. Cabo De Video: Este daqui é de longe o acessórios que mais influência na qualidade da imagem do seu console quando conectado no seu televisor, o cabo de video que vem no seu Playstation 2 é aquele de três pontas (amarela, branca e vermelha), infelizmente este cabo é RUIM, MUITO RUIM, só recomendo usar este cabo caso seu televisor for aqueles de tubo (CRT) que não possua entrada video componente (ou seja uma televisão dinossauro), eu recomendo, não eu imploro caso seu televisor tenha entrada de video componente, entrada de video componente é aquela de cinco buracos (Branco, vermelho, branco azul e verde), que compre um cabo de video componente, não é caro e vale cada centavo gasto!
  4. Controle (s): Eu recomendo (insisto veementemente) que tenha dois controles, você pode até ter um controle somente, no entanto você vai perder algo que na minha opinião é um dos fatores mais importantes em um console, o multiplayer (ganhar de um companheiro de jogatina cheio de autoestima não tem preço), de preferência você deve ter ao menos um controle original, controles originais de Playstation 2 em boas condições são raros, caros  e difíceis de encontrar, claro que você pode comprar controles paralelo, mas compre controles paralelo de boa qualidade, recomendo a marca “Feir” (tanto o com fio, quanto o sem fio, possui uma qualidade satisfatória e não é caro)!
  5. Memory Card: Você teve ter ao menos um Memory Card (cartão de memoria) e de preferencia ORIGINAL (nem que você compre usado), claro que existe Memory Card paralelo de boa qualidade, mas lembre-se que ao comprar um destes Memory Cards paralelo você vai depender da sorte para que funcione perfeitamente no seu Playstation 2!
  6. Mídia USB: Existe três meios diferentes de rodar seus jogos no Playstation 2 sem ser por Mídia Física, estes meios são Rede, HD Externo e Mídias USB (PenDrive ou HD Externo), aqui vou ser meio polemico e recomendar que você rode por Mídias USB (PenDrive ou HD Externo), recomendo usar este meio porque exige menos conhecimento técnico (qualquer inapto consegue fazer o procedimento), e é compatível com qualquer um dos modelos de Playstation 2 (FAT e Slim). Se você quer gastar menos compre um PenDrive de no MÍNIMO 32 GIGA, sim não pode ser menor, claro que recomendo um PenDrive de 64 GIGA que cabe em média 15 jogos de Playstation 2, o PenDrive deve ser de boa qualidade, de preferencia um Sandisk (ORIGINAL POR FAVOR), agora se você tiver dinheiro sobrando recomendo que compre um HD Externo 3.0 de boa qualidade, e nunca faça o “gato” de case + hd de notebook.

OBSERVAÇÃO: Hoje em dia o desbloqueio já não interfere muito na questão do “hack” (instalar programas de terceiros), mas caso seu Playstation 2 possua um desbloqueio de boa qualidade (exemplo Matrix original) facilita muito sua vida!

OBSERVAÇÃO: OBSERVAÇÃO: Existe um modelo de Playstation 2 Slim com BIOS 2.30, em geral são Playstation 2 Slim serie 9xxxx, Playstation 2 com esta versão de BIOS não suporta todos os emuladores disponíveis para o Playstation 2 e em diversos casos, também não suporta o Free MC Boot.

a

NINTENDO WII

O Nintendo Wii custa quase o mesmo preço que um Playstation 2, não é um console caro, mas por outro lado é um dos consoles mais subestimados da história, o motivo principal talvez seja porque uma grande porcentagem das pessoas que compraram um Nintendo Wii foram “não gamers”, ou seja pessoas que não eram “acostumadas” com “video game”, este fenômeno inédito até então, trouxe um certo preconceito para o console que permanece até hoje. Claro que a grande quantidade de consoles vendidos para “não gamers” não trouxe só desvantagem, uma das vantagens que este fenômeno trouxe e pode ser constatado atualmente, é o Nintendo Wii ter um preço acessível se compararmos com o Playstation 3 e XBOX 360 (consoles da mesma geração que o Nintendo Wii), eu digo que o preço acessível do Nintendo Wii pode ser explicado em partes graças a estes indivíduos “não gamers” pelo motivo de que no geral quando você encontra um Nintendo Wii barato, quase sempre a pessoa que esta vendendo foi alguém que abandonou o console com o tempo por falta de interesse e esta vendendo e não tem a mínima ideia de quando vale.
Outra coisa que deve ser comentado aqui é a critica INJUSTA a respeito controle “Wiimote” do Nintendo Wii, eu vejo o controle do Nintendo Wii sendo um controle PARA JOGOS de NINTENDO WII, e digo de coração que o “Wiimote” cumpre seu papel com maestria, sem dizer que foi revolucionário, se você critica o controle quero que tenha em mente que quando a Nintendo estava desenvolvendo o Nintendo Wii pode ter certeza que não passou na mente dos engenheiros “vou fazer um controle para facilitar a vida de quem for jogar homebrews no futuro”, então não seja uma dessas pessoas que critica sem tentar entender a situação.

O Nintendo Wii assim como o Playstation 2 é um console barato, você encontra Nintendo Wii usado por preços bem acessíveis, mas não se engane, para você ter um Nintendo Wii com todos os acessórios necessários para que você utilize 100% do potencial do console você vai ter que desembolsar uma pequena fortuna, depois de algumas pesquisa de preços você vai começar a achar o Playstation 3 e o Xbox MUITO BARATO!

a

Aqui esta uma lista do que na minha opinião é o básico necessário para um Nintendo Wii:

  1. Console: Um Nintendo Wii (obvio), caso tenha que comprar, insisto que adquira o modelo com entrada para controle de GameCube (o modelo mais abundante no mercado), de maneira alguma compre um Nintendo Wii sem entradas para controle de GameCube, agora se você comprou um quando sua inteligencia falhou ou ganhou (DE GRAÇA) um que não possui entradas para controle de GameCube, estude como funciona os homebrews neste modelo de Nintendo Wii e tire o melhor proveito possível. Agora se você possui um Nintendo Wii Mini jogue no lixo, e nem preciso dizer para NUNCA COMPRAR UM e não esqueça de mandar quem tem um e quer vender por uma fortuna enfiar no … !
  2. Fonte De Energia: Caso tenha um Nintendo Wii mas por algum motivo obscuro o console não tem “Fonte De Energia”, você terá que comprar, evite comprar Nintendo Wii sem “Fonte De Energia”,  e caso precise comprar tenha em mente que a “Fonte De Energia” deve OBRIGATORIAMENTE ser ORIGINAL nunca paralela, claro que nem preciso dizer aqui que a “Fonte De Energia” é razoavelmente difícil de encontrar e uma facada na carteira!
  3. Barra Sensor De Movimento: O seu Nintendo Wii deve possuir uma “Barra Sensor De Movimento” para que o controle Wiimote funcione, evite comprar Nintendo Wii sem este acessório, agora se o seu Nintendo Wii estiver sem a “Barra Sensor De Movimento” você vai ter que comprar uma, e nem preciso dizer que vai ser meio difícil de encontrar, boa sorte!
  4. Cabo De Video: Este daqui é de longe o acessórios que mais influencia na qualidade da imagem do seu console quando conectado no seu televisor, o cabo de video que vem no seu Nintendo Wii é aquele de três pontas (amarela, branca e vermelha), infelizmente este cabo é RUIM, MUITO RUIM, só recomendo usar este cabo caso seu televisor for aqueles de tubo (CRT) que não possua entrada video componente (ou seja uma televisão dinossauro), eu recomendo, não eu imploro caso seu televisor tenha entrada de video componente, entrada de video componente é aquela de cinco buracos (Branco, vermelho, branco azul e verde), que compre um cabo de video componente, não é caro e vale cada centavo gasto!
  5. Controle (s): Este é de longe a parte mais polemica do Nintendo Wii, eu pessoalmente tenho uma regra pessoal quanto a quantidades mínima de controles que cada console meu deve possuir, no mínimo dois controles, então vou aconselhar você a comprar no mínimo dois controles de Nintendo Wii (Wiimote + Nunchuck), NUNCA COMPRE PARALELO, controles de Nintendo Wii não pode ser paralelos, independente de qual modele de controle você deseja comprar, não esqueça que o controle de Nintendo Wii é o “Wiimote mais o Nunchuck”, caso tenha um controle e ele não possua Nunchuck, você vai ter que comprar separado. Calma pessoal a parte polemica que disse no começo é sobre quais os modelos de controles que você vai usar para jogar os emuladores, recomendo que escolha entre Classic Controller, ele pode ser plugado no lugar do Nunchuck, ou seja, ele é “sem fio” (NEM PRECISO DIZER QUE DEVE SER ORIGINAL), e controle de GameCube, que é com fio (também deve ser ORIGINAL), eu por exemplo tenho dois de GameCube e dois Classic Controller, recomendo que tenha ao menos dois controles para jogar emuladores independente do modelo que você escolha.
  6. Mídia USB e Cartão SD: Aqui esta outra parte polemica, mas vou recomendar o que acho que supriria qualquer necessidade, o Cartão SD recomendo que compre um de 32 GIGA (de preferencia classe 10 Sandisk) ORIGINAL, lembrando que o Nintendo Wii não aceita cartões acima de 32 GIGA, agora a Mídia USB recomendo um HD Externo 3.0 de boa qualidade, ou NO MÍNIMO UM PENDRIVE DE 64 GIGA (marca Sandisk), no Cartão SD de 32 GIGA você vai colocar praticamente todos os jogos (roms) dos emuladores de sua preferencia (Super Nintendo, Atari, Mega Drive …), já na Mídia USB você vai colocar os jogos de Nintendo Wii, Game Cube e emuladores que suporta ISOs (exemplo PS1, Sega CD, NeoGeo CD, PC Egine CD …).

a

OBSERVAÇÃO: Existe algumas gambiarras que você pode fazer no Nintendo Wii no quesito controles, sendo que a primeira gambiarra foi feita pelos próprios programadores do RetroArch, que adicionaram suporte nativo em algumas versões para controle de Playstation 3, a segunda gambiarra é a existência de alguns adaptadores para você poder usar controles ORIGINAIS de Playstation 2 no lugar do controle de GameCube ou Classic Controller, caso for comprar um desses adaptadores, compre um de qualidade ou tera problema na resposta dos botões, e por ultimo existe o maravilhoso “KADE”, entre neste endereço AQUI para saber mais a respeito!

Anúncios

8 comentários sobre “Quais Acessórios é Necessários Para Que Possa Utilizar Todo Potencial Do Playstation 2 e Nintendo Wii

  1. Boa tarde sr moderador. Estou escrevendo pois estou com uma duvida. Tenho Wii 4.3 desbloqueado e quando tento entrar na internet da MSG de erro. Ouvi falar que trava o aparelho. Gostaria de instalar o canal do YouTube para aproveitar melhor o aparelho. Se tiver alguma dica, desde de já te agradeço. Moro no rio grande do sul em Uruguaiana.

    Enviado pelo meu BLU Android Smartphone

    • Augusto Dias Marcelino neste teu caso, tens que configurar para o wii pegar o sinal do teu wii-fi, mas na primeira vez que entrar com o wi na internet, vai aparecer um quadro no centro da tela do teu wii perguntando se quer atualizar precisa responder não, a partir deste momento pode usar tranquilamente a internet no teu wii, e pode baixar o youtube se ainda no o tiver no wii, através do wii shop channel.

  2. “(…) nunca faça o “gato” de case + hd de notebook.”
    Eu vou ser sincero ao dizer que não entendi essa parte. Eu acho que já citei que o meu PS2 é um FAT (ou PHAT, como preferir) modelo 50001 e nele eu uso um HD interno de 120GB da Samsung e um HD externo de 250GB de notebook, também da Samsung num case de metal, e posso lhe dizer que me saiu mais em conta comprar esse combo (HD+case) do que comprar um HD externo de mesa. A performance não vai melhorar ou aumentar só porque a velocidade de acesso ao HD é “3.0”, sendo que as entradas USB do PS2 são os preistoricos “1.1”. O problema é que as pessoas não sabem se utilizar dessse combo da maneira correta.

    Obrigatoriamente, para usar um HD de notebook no PS2 deve-se ter um cabo Y-USB. É um cabo com 3 terminações (duas para um lado, uma para outro). Isso porque, diferente de um HD de mesa que tem um terminal para sua alimentação que vai direto na rede elétrica, o de notebook vai se utilizar de uma das entradas USB para ser alimentado enquanto a outra servirá para leitura e escrita. Ou seja, a extremidade dupla é encaixada nas duas entradas ao mesmo tempo e a outra extremidade é conectada no HD previamente aparafusado a uma placa a ser alocada dentro do case de metal (o meu é assim). Posso afirmar que funciona muito bem.

    Eu sei que a postagem acima é sua opinião pessoal, mas achei pertinente desmistificar a não-utlização do combo HD+case.

    • Adriano Oliveira realmente fui um pouco exagerado, mas eu não recomendo porque além de não compensar financeiramente, claro que se você já tiver o HD parado em casa a história é outra, ainda tem a questão dos cases dar muito problema, eu mesmo tenho dois HDs de notebooks + Case, um o case foi barato mais funciona perfeitamente tanto no Wii quanto no PS2 e o outro case que foi uma fortuna não funciona no Wii e fica desconectando do PS2 (acho que falta energia), e olha que uso o cabo próprio!

      Então penso assim, se o cara tem conhecimento de “informática” suficiente ele vai tirar o melhor proveito do que tem, e não terá problema em chegar a conclusão de que é perfeitamente possível usar um HD + Case no Playstation 2, mas para o leigo que não tem muito conhecimento, ou para quem não possui um HD de notebook sobrando em casa é sempre aconselhável comprar um HD Externo (que quase sempre é 3.0)!

    • Pode. O HD externo deve ser formatado em FAT32. Quanto a instalação dos jogos, ferramentas, e performance você acha mais informações no tópico relacionado ao Open PS2 Loader.

        • Talvez, levando em consideração de que fora o PS2, o PC tem que ficar ligado todo o tempo. Rede, HDD, USB, DVD… vai do gosto do usuario a maneira mais prática ou viável para aproveitar todo o potencial do console.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s