[Wii Tutorial] Instalando Wads no Nintendo Wii

00.jpg

O Nintendo Wii possui um “sistema operacional” que lhe oferece a possibilidade de instalarmos jogos (entre outras coisas) no “System Menu”, seja de Virtual Console que são jogos de consoles retrô ou de WiiWare que são jogos novos (muitos exclusivos do Nintendo Wii), os dois são distribuídos apenas via download pela Nintendo, porém são pagos, tendo de usar “Wii Points” comprados por cartão internacional,  mas há um modo de burlar e instalar estes jogos de graça em seu Nintendo Wii, outra possibilidade muito utilizada é instalar “atalhos” para aplicativos homebrews (feito por terceiros, como emuladores por exemplo), a instalação é bem simples e rápida de se fazer em consoles destravados, mas para quem não possui conhecimento algum, pode haver duvida, principalmente por medo de “brick” (inutilização do console), aqui ensinarei exclusivamente como fazer a instalação de arquivos “.WADs” sem que você tenha nenhum problema no processo.

LEMBRETE: Seu Nintendo Wii precisa ter o “The Homebrew Channel” instalado antes de começar á seguir este tutorial, caso não tenha, clique AQUI

Antes de pensarmos em instalar algo no Nintendo Wii, precisamos ter em mente que ele possui apenas 512mb de memória interna, que são computados por blocos, ou seja, um Nintendo Wii formatado possui em média 2.000 blocos disponíveis para a instalação desdes canais, além de dividir este mesmo espaço com os saves dos jogos, então dependendo do que queira instalar, você não terá muito espaço sobrando para encher seu menu de “.WADs”, no caso de virtual console eu recomendo usar emuladores no que for possível, instalando apenas pequenas exceções de jogos que não rodem bem nos emuladores do Nintendo Wii, como por exemplo os jogos de Nintendo 64.

No caso da instalação de WiiWare, eles são jogos que podem ocupar mais que 400 blocos da memória do Nintendo Wii, porém á um modo de instalação destes jogos via emunand, que é a emulação da nand (sistema do Nintendo Wii), assim não ocupando blocos do Nintendo Wii, mas sim um espaço em seu Cartão SD ou mídia removível, o tutorial sobre emunand pode ser encontrado AQUI

Lembrando também, que os jogos de Virtual Console e de WiiWare podem ser instalados na nand do Nintendo Wii e depois transferidos para o Cartão SD, porém, não mais aparecerão no menu principal (System Menu).

Para começarmos á instalação destas wads em nosso console, precisaremos ter o aplicativo do Pimp My Wii ou o Wad Manager em nosso Cartão SD para ser executado pelo The Homebrew Channel.

Os jogos de WiiWare em formato “.WAD” podem ser baixados AQUI 

Os jogos de Virtual Console em formato “.WAD” podem ser baixados AQUI

Lembrete: Para iniciarmos o tutorial, certifique de ter criado a pasta “wads” na raiz de seu Cartão SD e dentro dela ter posto os arquivos “.WADs” desejados, para assim, prosseguirmos.

a

TUTORIAL

Abra o The Homebrew Channel e inicie o Pimp My Wii ou o Wad Manager, no meu caso, farei o tutorial usando o Pimp My Wii (que recomendo), então após o menu principal abrir, selecione “wad”

imagem.jpg

Após isso, selecione a pasta “wad” que foi criada na raiz de seu Cartão SD

DSC_0003.JPG

Aqui mostrará os arquivos “.WADs” que você colocou na pasta, no meu caso, o arquivo wad Virtual Console do “super mario 64 – Nintendo 64”

DSC_0004.JPG

Após ter feito o procedimento acima, é só pressionar “A” para instalar o arquivo, é extremamente rápida a instalação dos arquivos (.WADs), os arquivos de WiiWare e os canais de emuladores são instalados do mesmo modo.

Após isso, o arquivo ficará em forma de canal no menu do seu console, podemos ver na imagem abaixo o canal do “Super Mario 64”

1.jpg

Caso queira transferir o arquivo (.wad) para seu Cartão SD e desocupar espaço na memória interna do console, entre no ” settings”

2.jpg

Após isso, selecione “Channels”

3.jpg

Na próxima tela, aparecerá todos os canais instalados em seu Nintendo Wii, escolha o arquivo que será transferido para o Cartão SD, no meu caso, continuarei com o exemplo do “Super Mario 64”, selecionando ele, teremos á seguinte tela:

4.jpg

Agora basta selecionar “Move” que aparecerá para confirmar a transferência do arquivo para o seu Cartão SD, assim, liberando 90 blocos na memória interna no Nintendo Wii, no exemplo com o Virtual Console do Super Mario 64

5.jpg

Para acessar as wads que foram transferidas para o cartão SD, acesse o ícone do cartão SD que aparece no system menu do wii

1.jpg

Após isso, aparecerá algumas mensagens com avisos, é só ir apertando “next”

DSC_0017.JPG

E por fim, teremos o “SD Card Menu” com as wads que foram transferidas para o cartão SD, no meu caso, eu não cheguei a transferir a wad do Super Mario 64, mas acredito que até os mais leigos conseguirão entender este tutorial

12.jpg

a

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este poste foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

Anúncios

18 comentários sobre “[Wii Tutorial] Instalando Wads no Nintendo Wii

  1. Muito bom tutorial, fiz este procedimento há algum tempo e lotei o cartão SD de Consoles Virtuais e WiiWare, Estou muito satisfeito com o Wii e não troco por outro console =).

  2. Gustavo , o problema é q esse wii alguém ja mexeu nele, o grande obstaculo é q o menu ta travado não consigo acessar as configurações para conectar na net ou ter acesso ao numero para desbloquear pro isso q não consigo desbloquear e colocar The Homebrew Channel

    • Basta pegar algum jogo com update como por exemplo o call of duty black ops, metroid ou spyro skylander
      Aconselho a comprar algum destes original pra essa finalidade, depois é só por no wii e mandar fazer o update

  3. ola amigo rogerio boa tarde,estou com 1 console europeu aqui em casa posso colocar as wiiware do link que voce colocou la em cima e por para rodar nele?se nao aonde faço o download das wiiware e virtual console em europeu?as WADS do virtualconsole americanas (NTSC)JA TENHO TODAS,desde ja obrigado pela ajuda.

  4. Frank, aconselho sempre a instalar wads da mesma região do console.
    Caso queira fazer a instalação mesmo assim, recomendo instalar o priiloader e depois colocar região free nos canais pelos hacks do priiloader para evitar problemas.

  5. Olá Gustavo,boa noite, eu tentei mover os wads da memória interna pro cartao sd, só que no cartao sd os jogos nao rodam, isso é normal ou eu fiz algo errado? Eu entendo que para isso podemos emular a Nand e instalar tudo lá, mas nao tem um jeito de fazer os jogos wads rodarem no cartao?

  6. Bom dia Gustavo, no meu wii, aparece um Usb Loader, mas não é o GX, ele leva ao GX, mas queria colocar o próprio GX como canal. Já fiz a instalação pelo Wad Manager e pelo Yntell. Mas ele não instala, sempre fica o USB Loader. Sabe como resolver?

  7. Olá a todos^^ Fiz esse procedimento e realmente tudo roda bem e não dá erros nas inicializações dos jogos, porém, também fiz um outro método pelo programa Show Mii Wads e a princípio tudo ocorreu ok e no caso de SMW pude colocar as wads no HD externo….. mas reparei que MUITOS jogos não iniciam ou iniciam incorretamente(principalmente os de N64). Minha grande dúvida é: tenho um cartão sd de 2gb no wii com todos os programas instalados como usb loader e tals mas queria copiar e colar os arquivos dele num outro cartão sd de 32gb e ver se funfa pois ai posso colocar as wads pelo método ensinado aqui pelo Pimp. Será que corre risco de brick se eu fizer isso, pelo fato de o cartão ser 32gb? (fora o fato que tenho incertezas se o Wii sequer vá reconhecer ele…..)

  8. Depois de pensar bem, vi que no máximo podia não funcionar, mas dar brick achava que não. E realmente não deu brick e tá funcionando normal com sd de 32gb. O estranho é que se procurar na net fala só de sd 2gb ou 32gb mas sendo de outro tipo de cartão. Att ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s