[Wii] DOSBox (v1.7)

Sem título.jpg

O DOSBox é uma “ferramenta que simula um computador Intel x86 antigo rodando apenas o MS-DOS como sistema operacional”, isso possibilita rodar jogos e programas antigos desenvolvidos originalmente para o MS-DOS, no seu Nintendo Wii, não espere milagre, eu considero o DOSBox do Nintendo Wii mais uma “gambiarra” que deve ser levada como curiosidade, sim é um daqueles homebrews para quem gosta de “brincadeira de gente grande”, claro que tem alguns jogos que funciona bem, mas no geral os jogos rodam “lentos”. Eu vou disponibilizar aqui uma versão do DOSBox “pré configurada como plugin no WiiFlow Lite” (já com alguns jogos), e a versão “pura” (oficial), sem qualquer jogo e configuração, lembrando que a versão pura requer teclado USB. Não deixe de baixar e experimenta o DOSBox do Nintendo Wii!

  • Obrigatório: O Nintendo Wii deve ser desbloqueado por software para usar este aplicativo, ou seja ter o The Homebrew Channel (veja como instalar no seu console neste tutorial aqui).
  • Instalar Canal: O emulador “DOSBox” esta configurado como plugin do “WiiFlow Lite” por isso você deve instalar o canal do “WiiFlow Lite” que tem o nome de  “WiiFlow Lite Wii forwarder channel – WFLA.wad” em seu Nintendo Wii, o canal esta dentro da pasta “Canal” (no seguinte endereço “/DosBox (v1.7 + Wiiflow Lite + Jogos)/Colocar na raiz do “Cartão SD”/Canal/“) do arquivo que você baixou no final do poste (versão “pré configurada”) e descompactou (de preferencia com o 7-zip), este canal deve ser colocado na pasta “Canal” na raiz do seu Cartão SD (se esta pasta não existir na raiz do seu Cartão SD crie uma ou coloque o aplicativo do canal “WiiFlow Lite Wii forwarder channel – WFLA.wad” na raiz do “Cartão SD”) e instale com o Pimp My Wii (não sabe como instalar pelo Pimp My Wii de uma lida neste tutorial aqui) ou instale pelo Wad Manager.
  • Instalação: Depois que você baixou o emulador “DOSBox” (versão “pré configurada”) no final do poste e descompactou (de preferência com o 7-zip), procure uma pasta chamada “Colocar na raiz do “Cartão SD”, copie as três pastas que estão dentro dela para a raiz do Cartão SD, e a pasta “dosbox” que esta dentro da pasta “Colocar na raiz da “Mídia USB” na raiz da sua Mídia USB (não tem conhecimento do sistema de pastas do Nintendo Wii de uma lida neste tutorial aqui).
  • Site Oficial: https://github.com/dborth/dosbox-wii

a

OBSERVAÇÃO

Na versão “Pŕe Configurada” existe 40 jogos, a maior parte destes jogos precisa do Wiimote + Nunchuck para jogar, faça o teste. Se alguém tiver jogos pré configurado que não seja estes da coletânea por favor deixe um comentário com o link para baixar, que eu adiciono neste poste.

a

DICAS

  1. A versão do DOSBox “pré configurada” esta configurada para funcionar como plugin do WiiFlow Lite, optei por usar este emulador como plugin porque achei mais fácil configurar e principalmente a utilização, então se você tiver o WiiFlow Lite no seu Nintendo Wii apague a pasta “wiiflow_lite” que esta em “apps” no seu Cartão SD, e a pasta “wiiflow” que esta na raiz do seu Cartão SD antes de instalar.
  2. Caso só queira testar o emulador DOSBox e não perder nada do seu WiiFlow Lite é só renomear a pasta “wiiflow_lite” que esta em “apps” para qualquer nome, depois renomeie também a pasta “wiiflow” que esta na raiz do seu Cartão SD para qualquer nome, depois de testar e apagar o DOSBox é só voltar o nome original nas duas pastas. Agora se tiver o “WiiFlow (e não o “WiiFlow Lite”) mais plugins” e quiser testar o DOSBox sem fazer alterações, basta renomear a pasta “wiiflow” que esta na raiz do seu Cartão SD.
  3. O WiiFlow Lite pode ser atualizado normalmente quando esta com plugin, mas lembre-se, quando você for atualizar deve trocar somente os arquivos “boot.dol” e “meta.xml”, nunca mexa no arquivo “wiiflow_lite.ini” e menos ainda na pasta “wiiflow” que esta na raiz do seu Cartão SD.
  4. Independente de qualquer coisa, é OBRIGATÓRIO, você instalar o canal do WiiFlow Lite, caso contrario quando você sair do jogo, não voltará para a seleção de jogos.
  5. O WiiFlow Lite já esta configurado para reconhecer os jogos de Nintendo Wii (por Mídia USB) e os jogos de Nintendo GameCube (também por Mídia USB), então você não terá problema, claro que você vai ter que baixar as capas dos jogos de Nintendo Wii e Nintendo GameCube novamente.
  6. No caso de você já  ser usuário do “WiiFlow ou do WiiFlow Lite mais plugins” é só adicionar o plugin do DOSBox nas suas configurações.
  7. Se você se interessar em usar plugin no WiiFlow leia este tutorial AQUI.

a

Baixar Servidor 1 (Pré Configurada)

Baixar Servidor 2 (Pré Configurada)

a

Baixar Servidor 1 (Oficial)

Baixar Servidor 2 (Oficial)

a

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este poste foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

Anúncios

7 comentários sobre “[Wii] DOSBox (v1.7)

    • Narasuke infelizmente o Playstation 2 é muito fraco para criar este tipo de homebrew, se você comparar o hardware do Smartphone mais fraco com Android, com o hardware do Playstation 2 você vai ver que é impossível!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s