[Wii] Enhanced mGBA (v20170730) Atualizado

09

O emulador Enhanced mGBA (ou eMGBA) nada mais é que um “fork” otimizado do mGBA, a versão oficial desenvolvida pelo Endrift, que é sempre atualizada e otimizada, percebe-se claramente que o “foco” do Endrift não é o Nintendo Wii, então apesar do desempenho excelente da versão oficial, ela fica devendo algumas funcionalidades básicas, e é ai que entra a versão Enhanced mGBA, que é desenvolvida com intuito em adicionar funcionalidades que a versão oficial não oferece em Nintendo Wii, por exemplo o suporte a Wiimote mais Nunchuck, suporte a jogar os jogos em tela cheia, suporte a uma maior variedade de filtros e outras dezena de funções exclusivas, todas as adições de recursos desta versão é graças ao magico desenvolvedor Extrems. Eu realmente recomendo este emulador, ele assim como o oficial oferece suporte a jogos de GameBoy Advance, GameBoy Color e GameBoy Cassic com um desempenho excelente, baixe e confira esta maravilha.

  • Obrigatório: O Nintendo Wii deve ser desbloqueado por software para usar este aplicativo, ou seja ter o The Homebrew Channel (veja como instalar no seu console neste tutorial aqui).
  • Instalar Canal: O emulador “Enhanced mGBA” já vem com o aplicativo de nome  “MGBA Emulador – EGBA.wad” (obrigado “Mex Maximus”) que tem como finalidade a instalação do canal (também conhecido como .wad, channel ou forwarder) em seu Nintendo Wii, o aplicativo esta dentro da pasta “Canal” do arquivo que você baixou no final do poste e descompactou (de preferencia com o 7-zip), este canal deve ser colocado na pasta “Canal” na raiz do seu Cartão SD (se esta pasta não existir na raiz do seu Cartão SD crie uma ou coloque o aplicativo do canal “MGBA Emulador – EGBA.wad” na raiz do “Cartão SD”) e instale com o Pimp My Wii (não sabe como instalar pelo Pimp My Wii de uma lida neste tutorial aqui) ou instale pelo Wad Manager.
  • Instalação: Depois que você baixou o emulador “Enhanced mGBA” no final do poste e descompactou (de preferência com o 7-zip), procure uma pasta chamada “emGBA” (que esta dentro da pasta chamada “apps”), copie esta pasta para dentro da pasta “apps” que esta na raiz do Cartão SD, e a pasta “mGBA” junto com os arquivos “controller.gba”, “controller-analog.gba”, “emgba.dcp”, “emgba.dol” e “emgba.gci” que esta junto a pasta ¨apps” (na raiz da pasta que você baixou e descompactou), copie todos eles para a raiz do seu Cartão SD (não tem conhecimento do sistema de pastas do Nintendo Wii de uma lida neste tutorial aqui).
  • Ultima Atualização: Dia 25/07/2017 (Adicionado novos “Arguments” GRATO Clayton), Dia 01/08/2017 (Atualizado versão 20170730).
  • Site Oficial: http://wiibrew.org/wiki/User:Extrems/Templates/Enhanced_mGBA

a

DICAS

  1. Não aconselho usar a versão oficial mGBA (que pode ser baixada AQUI) e a versão Enhanced mGBA juntas, porque ambas usam os mesmos arquivos de configuração.
  2. Esta versão aparentemente foi modificada usando como base a versão 0.6.0 final do mGBA.
  3. O emulador Enhanced mGBA usa como base a “Game Boy Interface” também desenvolvida pelo Extrems, então você pode usar os “Arguments” disponível para a “Game Boy Interface” no Enhanced mGBA.
  4. Para adicionar “Arguments” você deve abrir o arquivo “meta.xml” (que esta em “/Enhanced mGBA (v20170705)/apps/emGBA/“) em um editor de texto ou bloco de notas, e adicionar o “Arguments” de sua preferencia, você pode ver a lista de “Arguments” AQUI no site oficial da “Game Boy Interface”.
  5. Eu adicionei quatro “Arguments” na versão Enhanced mGBA que eu disponibilizo no final do poste para ser baixado, fique a vontade e adicione os que desejar, você pode ver o exemplo dos quatro “Arguments” que adicionei no “meta.xml” na imagem abaixo (Clique na imagem para ver em tamanho real) :     01.jpg
  6. Os “Arguments” devem ficar entre “<arguments>” e “</arguments>” no “meta.xml”, como mostrado na imagem abaixo (Clique na imagem para ver em tamanho real) :01.jpg
  7. Antes de adicionar um “Arguments” você deve colocar “<arg>“, e quando terminar o “Arguments” você deve finalizar com “</arg>“, deve ser adicionado apenas um “Arguments” por linha, como mostrado na imagem abaixo (Clique na imagem para ver em tamanho real) :01.jpg

a

Baixar Servidor 1

Baixar Servidor 2

a

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este poste foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

Anúncios

20 comentários sobre “[Wii] Enhanced mGBA (v20170730) Atualizado

  1. Esse ou algum outro emulador de Wii tem suporte para controle usb? Nunca ouvi falar de algum emulador que tinha. Apenas o Nintendont, mas não é bem um emulador.

    • Existe uma versão bem porca do Dosbox, mas a resposta para a idéia que você formou na cabeça, é um não, o Playstation 2 não tem poder para emular programas de outros sistemas operacionais de um modo descente!

  2. É estranho, eu queria o modo 240p também. Eu estava lendo no fórum sobre os “arguments” e foi mencionado que o modo padrão é 240p, porém quem estava usando cabos vídeo componente, só tinha 480i disponível. O único argument que consegui modificar foi “overlay”, para mudar a borda. Existe alguns arguments para “interlaced” e “progressive”, porém não quis arriscar por minha TV não suportar 480p. Mudei também o “matrix” para “vba”, pois não gosto da paleta de cores original do GBA, porém não teve efeito.

    Não gosto muito do VBAGX por ser mal otimizado, na minha opinião. O mGBA oficial é bom, porém falta mesmo muitas opções. E agora por falta de um adaptador de cartão SD, não quero ficar usando meu celular direto pra ficar passando arquivos ou reconfigurando este emulador, então o emGBA não é uma boa opção atualmente…

    • Clayton 240p aparentemente funciona sim de uma olhada neste comentário aqui https://www.emudesc.com/threads/enhanced-mgba.634441/, eu pessoalmente prefiro 480p, ou tela cheia.
      A borda eu só consegui colocar as duas que esta ai no pacote (que eles disponibilizam no site oficial), não consegui coloca outras bordas, mas aparentemente da pra por, veja aqui por exemplo https://twitter.com/soloemuladores (no poste do Enhanced mGBA), você conseguiu colocar outras ?
      Este “matrix” pelo que percebi não funciona mesmo, vou testar mais uma vez depois!

      Eu gostei muito do “Enhanced mGBA”, parei de usar o VBA GX e o mGBA!

      EDITADO: Aconselho você a usar este aplicativo aqui https://mundowiihack.wordpress.com/tag/ftpii/, ele é perfeito para você não precisar mais tirar o Cartão SD do seu Nintendo Wii, por rede, via FTP!

      • Hah, perfeito! Consegui ativar a opção 240p através do argument “–scan-mode=non-interlace” (como no comentário no primeiro link). Na minha TV de tubo fica incrível, com scanlines reais!

        Parece que a opção “matrix” realmente não funciona, porém consegui “arrumar” as cores (prefiro cores mais fortes XD) através do argument “–output-gamma=1.7” (o padrão é 2.2). Ficou exatamente igual quando eu joguei um emulador de GBA a primeira vez no PC.

        As únicas bordas (overlay) que funcionaram para mim foram a “frame.tpl.gz” e “frame-sgba.tpl.gz”. Queria muito uma borda com um GBA preto, como naquele twite. Se conseguir achar mais bordas, por favor atualize este post!

        Uma opção que eu recomendo, é criar uma pasta “saves” dentro da pasta “mGBA” na raíz do SD, e então colocar a opção “savegamePath=sd:/mGBA/saves/” embaixo de “[ ports.gc ]”, dentro do “config.ini”. Assim, todos os jogos salvos ficam em um diretório separado e não poluem o diretório de jogos.

        E sobre o FTPii, ainda prefiro colocar arquivos através de adaptador (sendo celular ou próprio), pois não gosto de mexer com coisas de rede XD. Mas obrigado pela dica!

        • Bem, errei razoavelmente XD. Acontece que o argument “matrix” muda sim as cores, porém da 1ª a 4ª opções, as mudanças não são tão aparentes. Porém a opção “psp” é a que mais se aproxima da emulação no PC. A opção “gbi” fica em segundo, mas ainda assim fica com cores meio “frias”. O output-gamma realmente ajuda nessa aparência, e para minha TV, 1.7 é o suficiente, porém vejo que em TVs LCD/LED talvez seja melhor o padrão 2.2. 1.0 simplesmente escurece toda a imagem XD.

          • Clayton legal suas dicas, se descobrir mais coisas pode comentar, será sempre úteis (MUITO ÚTEIS)!

            Vou testar este argument “–output-gamma=1.7” aqui no meu Nintendo Wii e ver como fica!

            Eu pesquisei aquele overlay do GameBoy Advance preto, mas não encontrei, se encontrar atualizo o poste, e não tenho twitter para comentar lá no poste do cara!

            Esta sua dica da pasta “saves” vou incluir e atualizar os postes tanto do mGBA quanto do emGBA, não sabia dessa, aqueles saves junto ao jogo é um saco!

            Vou testar o argument “matrix” (PSP) se ficar bom aqui, acrescento na atualização também!

            Muito obrigado mesmo Clayton!

            • Por nada! Mas pois é, depois de alguns erros toscos de leitura, descobri que é na verdade a primeira opção que é a “natural”, com as cores originais que os jogos foram desenvolvidos para o Game Boy Advance, porque o que dava aquele tom mais “frio” que a opção padrão deste emulador emula era a própria tela do aparelho, que era um LCD bem fraquinho XD. Um dos últimos modelos de GBA, e alguns do Nintendo DS (que tinham retrocompatibilidade com GBA) conseguem mostrar estas cores mais claras.

              Eu apenas tinha lido errado “identity” (pensava que era “identiFy”), daí nada acontecia XD. Com essa opção, nem é preciso o “output-gamma”, porque deste jeito já fica correto o brilho individual das cores. A opção “psp” é igual a primeira, porém um pouco mais forte, por isso eu tinha diminuído o gamma (de 2.2 para 1.7). Mas é claro, vai da preferência de cada um.

              Agora sim posso considerar o emGBA um belo emulador! Além da opção “savegamePath”, descobri que pode-se criar também uma opção “savestatePath”, para assim colocar os save states (estados salvos) separados da pasta de jogos também. Uma pena que os save states só funcionam para o GBA, pois no Game Boy clássico (e parece que no Color também) eles não funcionam. Fui carregar uma save state do Kirby’s Dreamland e travou o Wii inteiro.

              Mas um pequeno detalhe que talvez passe despercebido para alguns, é que ao pressionar o L ou o R do controle de Gamecube , é a função gatilho deles que é imediatamente reconhecida! Ou seja, num jogo de velocidade como MegaMan Zero, apenas um aperto rápido no gatilho já é o suficiente para o Zero correr, sem precisar apertar o botão até o final, como no VBAGX. O único emulador que eu vi que tinha essa função até agora era o Snes9xGX. Eu prefiro o controle de GC por ser mais confortável para minhas mãos, com o D-pad um pouco menor que o do controle clássico, e os gatilhos são muito bons de apertar XD.

              E claro, apesar de eu gostar deste emulador agora (às vezes sou chato), nem tudo são flores. Um jogo que eu esperava uma versão mais recente para ver se era arrumado infelizmente não foi, que é o Sword of Mana. Entrando numa cidade, os personagens “tremem” quando a câmera se move, o que é um pouco chato. Mas quem sabe numa versão futura!

  3. Oi denovo XD! Após uma longa conversa com o Extrems (criador deste mod e alguns outros), consegui deixar este emulador do jeito que eu gosto, quase perfeito! Eu fui no fórum onde este mod havia sido lançado oficialmente, o GC-Forever:

    https://www.gc-forever.com/forums/viewtopic.php?f=13&t=3129

    Meus posts (como TheDimensioner):
    https://www.gc-forever.com/forums/viewtopic.php?f=13&t=3129&p=39026#p39015

    Há uma nova versão lá, no primeiro link para download:

    https://files.extremscorner.org/gamecube/apps/mgba/latest

    Além de conseguir um modo 240p perfeito e nítido, aprendi que aquele arquivo “point.tpl.gz” serve para habilitar o ponteiro do Wii Remote no menu do EmGBA.

    Outra coisa, é que infelizmente não existe outras bordas para este emulador, mas é possível criar uma usando as ferramentas que ele indicou. Porém, é possível modificar a paleta de cores da borda padrão (frame.tpl.gz) através do argumento “–overlay-id”. O Extrems indicou “–overlay-id=2”, e com isso a borda ficou cinza-prateado no meu Wii! Acredito que outros números façam outras cores, porém como gostei desta, ainda não tentei mais nada.

    Eu estava com um pequeno problema usando o modo “non-interlace” sem mais nenhuma outra opção (além do “–matrix=identity” que havia comentado”), e aparecia linhas claras ao redor de textos e outros objetos nos jogos, que deixava a imagem um pouco mais borrada em 240p. Depois que eu pedi ajuda pro Extrems, acabei arrumando tudo, e agora deixo aqui meu meta.xml no pastebin, pra quem quiser fazer igual:

    https://pastebin.com/VkBspBk7

    Espero que ajude!

    • Clayton eu adicionei tanto na versão emGBA quanto na mGBA a opção “savestatePath”, muito obrigado pela dica, com certeza vai ser muito útil.

      Sobre os controles eu tenho tanto o de GameCube (original) quanto o Classic Controller (original), e prefiro o “Classic Controller”, mas admito que a pegada do controle de GameCube é melhor mesmo, mas eu gosto de jogar deitado na minha cama e o fio do controle de GameCube é curto. Mas é interessante saber desta “função gatilho” do controle de GameCube, vou testar com certeza!

      Caramba o “Extrems” foi muito atencioso, uma pena não estar disponivel mais modelos de bordas, mas o “esquema” de trocar a cor é MUITO interessante, e realmente a cinza é show!

      Depois vou testar melhor os esquemas de 240p e ver qual fica melhor na minha TV (samsung 26 polegadas, bem antiguinha).

      Muito obrigado por se interessar pelo emulador, aprender coisas novas, e deixar uma boa documentação das suas descobertas para nos ajudar!

  4. Não estou conseguindo deixar em 240p na minha TV de 29 😦 tentei colocar todos esses argumentos, de cores mais fortes e do non interlace.. Inclusive no meta.xml daqui, do Clayton e do Extrems.. Único que pegou foi do pointer do Wii. Seria alguma linha especifica no meta.xml que tem que ser diferente? Uso cabo componente também..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s