[PS2 Tutorial] Configurando o “Ultimate $ony Multi Loader”

00.jpg

No Playstation 2 existe algumas formas de criar compilações, de com vários jogos em uma única ISO ou como vou usar de exemplo neste poste, uma compilação com vários emuladores, com um pouco de criatividade e coragem o o Ultimate $ony MultiLoader pode lhe proporcionar belos projetos. O Ultimate $ony Multiloader originalmente fazia parte de uma demo de jogo de Playstation 2 oficial, a partir disso, um grupo de hacker conseguiu extrair esses arquivos para poder usar separadamente, e assim, nos presenteou com uma das ferramentas mais extraordinárias quando o assunto é compilações. Bom, o tutorial é simples, mas exige atenção e perseverança. Caso você tenha curiosidade em criar suas próprias coletâneas leia este tutorial que ira lhe ajudar a alcançar seus objetivos.

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CONFIGURANDO O “ULTIMATE $ONY  MULTI LOADER”

Antes de mais nada, atenção ao espaçamento utilizado no arquivo “CONFIG.TXT“. Não modifique os espaços entre as linhas do arquivo de configuração. Este tutorial se utilizará do mesmo para fins de consulta. Ele se encontra na pasta “SCEE_DD” dentro da pasta “U-$-M-L” que você pode baixar no final do poste.

1º) Procure pela seguinte linha:

INTROLINE=CARREGANDO<BR>PS2 MULTIEMUS…

Ela é exibida durante o carregamento da ISO. Você pode escrever qualquer coisa após a instrução “INTROLINE=“. Só não exagere no número de caracteres. Toda vez que aparecerem os caracteres “<BR>“, significa que será feita uma quebra de linha. Com base na linha acima, na tela será exibido o seguinte:

CARREGANDO
PS2 MULTIEMUS…

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2º) Procure pelas seguintes linhas:

*sections=SECTIONS
HEADER2=PS2 MULTIEMUS
HEADER1=PS2 MULTIEMUS

HEADER1eHEADER2definem o que será exibido como cabeçalho do projeto no menu principal. Por exemplo, se você estiver criando um projeto contendo somente jogos de luta, você pode escrever algo como:

*sections=SECTIONS
HEADER2=JOGOS DE LUTA
HEADER1=JOGOS DE LUTA

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3º) Procure pelas linhas:

# Define Main Menu Items Below (can be OPTION or HIDDEN_OPTION) :

OPTION=01
OPTION=02
OPTION=03

Cada “OPTION=” representa uma entrada independente a ser selecionada na tela principal do U$ML. Você pode adicionar quantos “OPTION=” quiser. Tenha atenção quanto a quantidade de entradas. Com base nas linhas acima, este projeto terá 3 entradas independentes no menu principal.

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4º) Logo abaixo encontramos o seguinte:

# Define Main Menu Shortcuts And Links For Each Item Below :

*option=01
NAME=EMULADORES
LINK=LINK_1

*link=LINK_1
TYPE=MENU
GOTOMENU=MENU_1

 

*option=02
NAME=HOMEBREWS
LINK=LINK_2

*link=LINK_2
TYPE=MENU
GOTOMENU=MENU_2

 

*option=03
NAME=EXTRAS
LINK=LINK_3

*link=LINK_3
TYPE=MENU
GOTOMENU=MENU_3

Aqui definimos os nomes de cada entrada que serão exibidos na tela principal previamente adicionadas em “OPTION=. Cada nome (NAME) deve ter ligação (LINK) a um determinado conteúdo a ser executado (TYPE), que ao ser selecionado é direcionado a um menu diferente (GOTOMENU). Cada “*option=” comporta um campo para o nome a ser exibido na tela principal (NAME=) e um campo para o nome do seu respectivo link (LINK=). Ambos os campos “NAME=” e “LINK=” podem ter quaisquer descrição. Eu recomendo somente alterar o campo “NAME=” em cada “*option=“. A quantidade de “*option=” vai depender do número de “OPTION=” criados antes. Com base nas linhas acima, será exibido na tela algo como:

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PlayStation 2
OFFICIAL MAGAZINE PS2 MULTIEMUS
————————————————————-
EMULADORES
HOMEBREWS
EXTRAS

(X) Selecionar
(^) Voltar
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5º) A seguir temos:

# CREDITS
*link=CREDITS
NAME=Sobre:
TYPE=CREDITS
TEXT=PS2 MULTIEMUS
TEXT=Compilado por Adriano_Oliveira
TEXT=Para uso com o Open PS2 Loader 0.9.2

A cada 15/20 segundos de tela parada será exibido os créditos acerca de quem desenvolveu o projeto. Tudo que estiver nos campos “TEXT=” pode ser modificado.

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6º) Logo abaixo temos:

# 1ST CATEGORY MENU

*menu=MENU_1

BACKMENU=SECTIONS

HEADER1=EMULADORES
HEADER2=Selecione abaixo:
GFX_BG=8
#GFX_DRAWSCANLINES=1
#GFX_DRAWBLOBS=1
AUDIOSTREAM=0
TOPBAR_ARGBLEFT=0000259b
TOPBAR_ARGBRIGHT=00ea0312
BG_ARGBTOPLEFT=00000000
BG_ARGBTOPRIGHT=00000000
BG_ARGBBOTTOMLEFT=00000000
BG_ARGBBOTTOMRIGHT=00000000

Esta parte tem por com base as definições em “*option=01”, na qual os EMULADORES estão ligados a um LINK_1, que por sua vez é definido como sendo um MENU, e este MENU deve ser direcionado a um MENU_1. O mesmo raciocínio vale para os outros “*option=”. Independente da explicação acima, os únicos campos que podemos modificar são “HEADER1=” e “HEADER2=”, onde “HEADER1=” é o cabeçalho deste menu. O “*menu=” deve ser renomeado de acordo com seu respectivo “*link=” (aqui no caso, LINK_1=MENU_1).

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7º) Seguindo… :

# Define Main Menu Items Below (can be OPTION or HIDDEN_OPTION) :

OPTION=ITEM_01
OPTION=ITEM_02
OPTION=ITEM_03
OPTION=ITEM_04
OPTION=ITEM_05
OPTION=ITEM_06
OPTION=ITEM_07
OPTION=ITEM_08

Não confunda este “OPTION=” com o que fora citado no 3º tópico. Cada um administra uma entrada, só que em menus diferentes. Aqui neste caso os “OPTION=” se referem as entradas do MENU_1, não do menu principal. Cada “OPTION=” pode ser descrito como quiser, porém mantenha um padrão quanto ao nomes escolhidos e preferencialmente, com poucos caracteres. Como exemplo, este MENU_1 será usado para agregar 8 emuladores, declarados como ITEM_01, ITEM_02, ITEM_03,… etc.

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8º) Vamos ao que interessa:

# Define Main Menu Shortcuts And Links For Each Item Below :

*option=ITEM_01
NAME=Nintendo 8 bits
LINK_DESC=Emulador
LINK=LINK_01
#ETA=0

*link=LINK_01
NAME=FCEUltra PS2 Beta 0.90i
TYPE=PLAYABLE
FILENAME=ROMS\NES\NES_090I.ELF
IOPIMAGE=300
#INACTIVITY=60
#PLAYTIME=240
SPLASH=Iniciando FCEUltra PS2 Beta 0.90i…<BR><BR>Aguarde…
###
*option=ITEM_02
NAME=Super Nintendo
LINK_DESC=Emulador
LINK=LINK_02
#ETA=0

*link=LINK_02
NAME=SNES-STATION 0.2.3
TYPE=PLAYABLE
FILENAME=ROMS\SNES\SNS_023.ELF
IOPIMAGE=300
#INACTIVITY=60
#PLAYTIME=240
SPLASH=Iniciando SNES-STATION 0.2.3…<BR><BR>Aguarde…
###
*option=ITEM_03
NAME=Game Boy Color
LINK_DESC=Emulador
LINK=LINK_03
#ETA=0

*link=LINK_03
NAME=PS2 InfoGB 0.5k rev. 6c
TYPE=PLAYABLE
FILENAME=ROMS\GAMEBOY\GB_USB.ELF
IOPIMAGE=300
#INACTIVITY=60
#PLAYTIME=240
SPLASH=Iniciando PS2 InfoGB 0.5k rev. 6c…<BR><BR>Aguarde…
###
*option=ITEM_04
NAME=Master System
LINK_DESC=Emulador
LINK=LINK_04
#ETA=0

*link=LINK_04
NAME=PSMS Reloaded 0.4
TYPE=PLAYABLE
FILENAME=ROMS\MASTER\MASTER.ELF
IOPIMAGE=300
#INACTIVITY=60
#PLAYTIME=240
SPLASH=Iniciando PSMS Reloaded 0.4…<BR><BR>Aguarde…
###
*option=ITEM_05
NAME=Mega Drive
LINK_DESC=Emulador
LINK=LINK_05
#ETA=0

*link=LINK_05
NAME=PGEN 1.51s
TYPE=PLAYABLE
FILENAME=ROMS\GENESIS\MD_USB.ELF
IOPIMAGE=300
#INACTIVITY=60
#PLAYTIME=240
SPLASH=Iniciando PGEN 1.51s…<BR><BR>Aguarde…
###
*option=ITEM_06
NAME=Atari 2600
LINK_DESC=Emulador
LINK=LINK_06
#ETA=0

*link=LINK_06
NAME=PVCS Reloaded 0.3
TYPE=PLAYABLE
FILENAME=ROMS\ATARI\A2600.ELF
IOPIMAGE=300
#INACTIVITY=60
#PLAYTIME=240
SPLASH=Iniciando PVCS Reloaded 0.3…<BR><BR>Aguarde…
###
*option=ITEM_07
NAME=Colecovision
LINK_DESC=Emulador
LINK=LINK_07
#ETA=0

*link=LINK_07
NAME=ColemPS2 2.0 mod
TYPE=PLAYABLE
FILENAME=COLECO.ELF
IOPIMAGE=300
#INACTIVITY=60
#PLAYTIME=240
SPLASH=Iniciando ColemPS2 2.0 mod…<BR><BR>Aguarde…
###
*option=ITEM_08
NAME=PS2 Doom
LINK_DESC=Emulador
LINK=LINK_08
#ETA=0

*link=LINK_08
NAME=PS2Doom 1.0.5.0
TYPE=PLAYABLE
FILENAME=PS2DOOM.ELF
IOPIMAGE=300
#INACTIVITY=60
#PLAYTIME=240
SPLASH=Iniciando PS2Doom 1.0.5.0…<BR><BR>Aguarde…

Com base no que foi citado no 4º tópico, faça as modificações de acordo com exemplo abaixo (o que não tiver nenhuma observação, não mexa):

*option=ITEM_01 =>1ª entrada deste menu
NAME=Nintendo 8 bits =>nome da entrada a ser exibida na tela
LINK_DESC=Emulador =>descreve o tipo de entrada no rodapé na tela
LINK=LINK_01 =>o ITEM_01 terá ligação a um LINK_01
#ETA=0

*link=LINK_01 =>ligação com o ITEM_01
NAME=FCEUltra PS2 Beta 0.90i =>nome adicional que aparece no rodapé da tela
TYPE=PLAYABLE
FILENAME=ROMS\NES\NES_090I.ELF =>caminho onde se encontra o respectivo executável do ITEM_01
IOPIMAGE=300
#INACTIVITY=60
#PLAYTIME=240
SPLASH=Iniciando FCEUltra PS2 Beta 0.90i…<BR><BR>Aguarde… =>será exibido quando o ITEM_01 for selecionado. Sendo que “<BR>” representa uma quebra de linha, aqui teremos duas quebras de linha.
### =>separa tudo referente ao ITEM_01 da entrada seguinte (opcional)

Todos as entradas seguintes devem seguir o exemplo acima, lembrando que todas as linhas que estiverem comentadas por um caracter “#” não são lidas/necessárias para o funcionamento do U$ML. Atenção: não use nomes muito grandes para o nome da entrada e para o nome adicional, senão pode vir a ocorrer travamentos. Recomendo no máximo 21 caracteres para os nomes citados. Com base nas 8 entradas previamente configuradas neste tópico, será exibido na tela algo como:

 

————————————————————-
EMULADORES
————————————————————-
>Nintendo 8 bits< =>cursor na 1ª entrada
Super Nintendo
Game Boy Color
Master System
Mega Drive
Atari 2600
Colecovision
PS2 Doom

(X) Selecionar
(^) Voltar
Emulador
————————————————————-
FCEUltra PS2 Beta 0.90i
————————————————————-

ÚLTIMAS CONSIDERAÇÕES:

O Ultimate $ony Multi Loader (U$ML) pode ser usado para criar compilações contendo emuladores, homebrews, aplicativos, e jogos oficialmente lançados.

a

CRIANDO A “ISO” DA COMPILAÇÂO

Para cria a “ISO” iremos precisar do programa de Windows “UltraISO Portable” que pode ser baixado no final do poste.

Temos que levar em consideração na hora de criar a “ISO” dois arquivos que estão na raiz da pasta “U-$-M-L“, um desses arquivos é o “USML_019.76“, que na verdade é o executável do “Ultimate $ony MultiLoader” e o segundo é o “SYSTEM.CNF“, que é onde fica as “configurações” da ISO.00.jpg

1º)  É importante você ter em mente que o arquivo “USML_019.76” deve ter uma nomenclatura diferente para cada compilação que você criar com o “Ultimate $ony MultiLoader”, esta nomenclatura tem que respeitar quatro letras maiúsculas, seguido por um simbolo underline, depois três números que pode ser qualquer um entre “000” até “999”, depois um ponto e por ultimo dois números que pode ser  qualquer um entre “00” até “99”. Abaixo esta alguns exemplos de nomenclaturas:

USML_019.76 (original que vem no pack disponível no final do poste)

BNHS_000.23

SNES_997.34

GENP_848.90

2º) Após vocẽ determinar uma nova nomenclatura para o executável do “Ultimate $ony MultiLoader”, abra o arquivo “SYSTEM.CNF” com um bloco de notas ou um editor de texto, procure a linha:

BOOT2=cdrom0:\USML_019.76;1

Nesta linha você vai renomear o parte “USML_019.76” para ficar igual a nomenclatura que você deu para o arquivo “USML_019.76” (explicado no exemplo acima).00.jpg

OBSERVAÇÂO: O o executável do “Ultimate $ony MultiLoader” tem que ter uma nomenclatura única e esta nomenclatura tem ser a mesma que esta no arquivo “SYSTEM.CNF“, que é o arquivo onde fica as “configurações” da ISO, como explicado acima.

2º) Abra o “UltraISO Portable“, no menu navegue até “File” depois até “New“, agora procure por “PS2 DVD Image” e selecione esta opção;

3º) Vai abir uma caixa onde você tera que navegar até a pasta “U-$-M-L“, que é a pasta onde você montou sua compilação, dentro da pasta “U-$-M-L” selecione o arquivo “SYSTEM.CNF” e aperte em “Abrir“, para assim carregar toda a estrutura da sua compilação.

4º) Agora no menu navegue até “File” depois “Save As …“, escolha o lugar onde quer que o “UltraISO Portable” crie a ISO, é só apertar em “Salvar” e pronto esta criada sua ISO.

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11 comentários sobre “[PS2 Tutorial] Configurando o “Ultimate $ony Multi Loader”

  1. É Que eu “copiei” a parte da descrição do poste dele, mas vou mudar algumas coisas na descrição do poste (ai removo o agradecimento a ele), e para finalizar eu posto o link no final do poste, ai se você aprovar eu libero o poste!

  2. pode se fazer um compilado de jogos que são dois discos num só de dvd-9 para usar no opl loader já que ele não aceita jogos multi discos com o mesmo nome por exemplo Onimusha – Dawn of Dreams que são 2 discos. posso colocar os dois discos num só de dvd-9 fazendo esse processo?

    • Quanto a compilações em DVD-9 infelizmente eu não sei lhe responder, mesmo porque eu nunca fiz gravações em midia física em DVDs de dupla camada. Sobre o Onimusha – Dawn of Dreams, ele foi originalmente desenvolvido com 2 DVDs de camada simples e cada DVD tem o seu próprio arquivo executável com nomenclaturas diferentes. Logo, não há risco de corrupção das ISOs ao usar o USB Útil para jogar. Só não sei lhe dizer se o jogo permite salvar ao chegar no final do primeiro DVD.

      • na verdade não iria gravar um disco mais sim criar uma iso de dvd9 para colocar no meu HD interno para usar no OPL por isso essa minha duvida pq tem jogos que gosto que originalmente são dois discos e com esse processo gostaria de unir esses dois discos num só por modo de multiloader

        • Mas de qualquer forma não haveria maneira de gerenciar a troca das ISOs no OPL, estejam elas separadas ou reunidas numa compilação.
          Sobre ISOs acima de 4.5GB, creio que o USB Útil não “leia” bem jogos com dupla camada. Neste caso eu utilizo ISOs divididas em duas (como o Yakuza 2, por exemplo) ou versões com videos/cutscenes “downsampleadas”, com redução de qualidade (como o Rogue Galaxy -Director’s Cut).

          • Adriano acho que a ideia do Sérgio daria certo sim, é só ele montar o “Ultimate $ony Multi Loader” com os dois jogos, lincando os ELFs dos DVDs do jogo no “Ultimate $ony Multi Loader”, claro quando ele terminar o DVD 1 teria que reiniciar o Playstation 2 e escolher o segundo DVD dentro do “Ultimate $ony Multi Loader”.

            • Sim. Pode-se criar qualquer tipo de compilação, seja somente com homebrews, emuladores, ou jogos oficiais, ou mesclar todos os tipos diferentes de conteúdo. O que eu quis dizer é que não faz muito sentido criar uma ISO de 9 GB pelo simples motivo de reunir os 2 discos do Onimusha 4, já que não há como efetuar a troca das ISOs pelo OPL. Se for para gravar num DVD9 para ter o jogo num disco só aí ok; o negócio é saber gravar. Eu não arriscaria fazê-lo porque o USB Útil pode não ter o devido suporte a ISOs acima de 4.5 GB.
              Editado: agora que eu vi que ele quer útilizar o jogo no HD interno. Bom, o HDL Installer não é compatível com jogos acima de 4.5 GB. Pelo console só dá para instalar com o HD LOADER (não confundir com o outro aplicativo). No PC pode usar o Winhiip ou o HDL Dumb ou Dump (esqueci o nome).

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