[PS2] Open PS2 Loader (v0.9.4 WIP r1030 v2)

foto_2159

O Open PS2 Loader é o loader mais completo e funcional disponível para o Playstation 2, para aqueles que estão acompanhando as atualizações postadas aqui no Mundo Wii Hack corriqueiramente, não ira perceber as melhorias nestas ultimas versões, no entanto aqueles que estão usando versões anteriores (0.8, 0.9, 0.9.1 e 0.9.2) irão perceber algumas mudanças em níveis de interface, uma boa melhoria para quem joga por rede, e principalmente o CORE do Open PS2 Loader foi o que mais sofreu mudanças drásticas, são dezenas de mudanças, o que deu com certeza uma nova vida para este que é o MELHOR aplicativo do Playstation 2, este é um loader com uma compatibilidade altíssima, funciona praticamente todos os jogos tanto por Rede, HD Interno e Mídia USB (PenDrive ou HD Externo), não deixe este aplicativo faltar no seu console.

  • O “Open PS2 Loader” é um programa loader capaz de fazer você acessar copias de jogos em seu Playstation 2.
  • Sobre As Duas Versões do Open PS2 Loader: Existe atualmente duas versões do Open PS2 Loader, a oficial que esta na revisão 1027 e a versão do PS2Home que esta na revisão 1030 v2, esta versão do PS2Home vem com todas as atualizações da versão oficial mais uma opção para habilitar uma aba exclusiva para o POPStarter, resumindo as duas versões são muito parecidas tanto nas funções quanto nos bugs.
  • Atualização: Dia 04/09/2017 (atualização OPL v0.9.4 WIP r1025 PS2Home e OPL v0.9.3 WIP r1023 Oficial), Dia 14/09/2017 (atualização OPL v0.9.3 WIP r1027 Oficial), Dia 06/10/2017 (atualização OPL v0.9.4 WIP r1027 PS2Home), Dia 19/10/2017 (atualização OPL v0.9.4 WIP r1030 PS2Home), Dia 22/10/2017 (atualização OPL v0.9.4 WIP r1030 v2 PS2Home).
  • Site Oficial: https://github.com/ifcaro/Open-PS2-Loader (Repositório Oficial)  e http://www.ps2-home.com (Novas Versões).

a

DICA: Para saber como configurar a aba “APPS e a “ELF Loader Menu” entre neste link AQUI.

IMPORTANTE: Para quem usa a versão “PS2 HOME” igual ou acima da “0.9.4 WIP r1030 v2”, foi modificado o nome do arquivo de configuração do “ELF Loader Menu”, de “conf_elm.cfg” para “conf_elmz.cfg” pelos desenvolvedores, esta modificação foi feita para ser compatível com a ultima versão do POPStarter, então não deixe de modificar seu arquivo para não ter problemas.

a

NOVIDADES

*Novidades da revisão 1030 v2 [PS2Home] (segundo o desenvolvedor)*.
– Includes all the new changes made into OPL_1030_DB above plus…
– OPL will only read from the new filename of: conf_elmz.cfg for the ELM Page.
– You can either rename your old conf_elm.cfg or conf_elms.cfg to the new name. Just put an “z” at the end of the filename.
– Example: conf_elmz.cfg

a

Versão PS2Home esta na revisão 1030 v2, já a versão Oficial esta na revisão 1027

Baixar Servidor 1 (Versão PS2Home)

Baixar Servidor 2 (Versão PS2Home)

a

Baixar Servidor 1 (Versão Oficial)

Baixar Servidor 2 (Versão Oficial)

a

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este poste foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

821 comentários sobre “[PS2] Open PS2 Loader (v0.9.4 WIP r1030 v2)

  1. OPL nessa versão Home não aceita os temas? tenho uma versão anterior e os temas funcionam, nessa versão home apos escolher o tema o PS2 e OPL travam e não avançam dessa parte.. aguem com o mesmo problema?

  2. Fala galera, pedir de novo outra ajuda pra vocês, agora não é bem sobre o Aplicativo.

    Alguém ai joga Indigo Prophecy via USB no PS2 Slim ? Vi na nas listas de compatibilidade que pude achar e todos listam que é compatível, porem quando eu tento rodar o jogo ele passa liso pelas tela de debug, porem o jogo inicia em tela preta e não sai disso, não tem som, e a imagem permanece preta.

  3. PS2] PS2PCE (v0.7 HDD Version)

    https://translate.google.com/translate?hl=en&sl=pt&u=https://mundowiihack.wordpress.com/2016/06/17/ps2-ps2pce-v0-7-hdd-version/&prev=search

    Can the author of this article help me in getting this Turbo Grafx 16 Emulator for the PS2 working, please? I created a “+Games” partition on my 2TB hdd, then copied the roms from the zip folder that came with the ELF file. I booted the PS2PCE v0.7 HDD Version.elf, watched the hdd spin for about 30 seconds and the screen stays black.

    • Resumão: alguma melhora quanto ao acesso dos dados no HD interno (é uma parada mais tecnica; não adianta eu tentar explicar porque é tecnico demais para mim); e por padrão os arquivos de configuração dos jogos de PS2 agora utilizarão a pasta CFG ao invés da pasta CFG-DEV. Recomenda-se manter as duas, caso você use versões antigas do OPL para rodar certos jogos.

  4. Ótimo trabalho o de voces, parabéns. A atualização ta ótima mas nao to conseguir usar o hd externo na v9 só na v8, opl nao reconhece só os pendrives, ta em fat32 mais nada, o que eu faço?

  5. Eu tenho uma dúvida que já se arrasta por um bom tempo: Dá pra jogar com HD Sata 3 no PS2 Fat? Tipo eu usei o mesmo HD descrito no link abaixo, consegui formatá-lo e instalar games nele com o WinHIIP. O OPL reconhece o HD, a lista de games aparece e tal mas os games não carregam. Qual será o problema? HDs SATA3 não funcionam? Esses modems já adaptados pra conector SATA vendidos no aliexpress são uma bosta? Please help me!!!!

    http://ps2drives.x-pec.com/?p=drive&did=6191

  6. Vocês têm testado o controle de PS3 nessas novas versões? A versão que eu baixei, umas das primeiras compatíveis como controle DS3, não funcionou em 1 jogo. Acredito que muitos não funcionavam. Vou baixar essa última aqui e ver no que tem de emocionante.

    • Todos os jogos que eu joguei de Play2 usei o controller do play3 sem fio. Apenas os jogos de PSone não funcionam com o controller de Play3 sem fio. Esperando uma atualização pra isso, seria muito bom!

      Aguardo tbm uma maneira de trocar jogos de play2 sem a necessidade de resetar o aparelho. Toda vez que quero trocar de jogo de play2 tenho que levantar e resetar o video game. Já com os jogos de PSone, basta pressionar as defesas com star e select!!

  7. Olá peasoas acabei de comprar um PS2 FAT SHC30001 , E queria saber tudo sobre esse Opl sou novato, gostaria de aprender como funciona e como rodar jogos de PS1 e PS2 via USb ou HD interno, melhor dizendo queria saber por onde começo pois falta 4 dias pro com console chegar lkkkk

  8. Gostaria de saber como faço pra aparecer os jogos KillZone e Ace Combat 5 no OPL. todos os outros jogos aparecem na lista, menos esses jogos. são todos USA com os respectivos códigos. Na versão antiga do opl já nao apareciam, atualizei pra essa versão nova e nada…

    Se souberem alguma coisa soh avisa por favor….

  9. amigo adoro esse site para ps2 mais to tendo problema nessa versão opl 9.4 r1007 eu faço todo procedimento quando vo iniciar um jogo ele da erro não sei oque é e porfavor me explica sobre essa pasta nova q saiu na versão r1005.

    • Que tipo de erro? Apresenta alguma mensagem ou simplesmente volta para a tela do PS2? A pasta CFG armazena as configurações dos jogos de PS2 e é provável que ela não seja a responsável por esse problema que você está tendo. Ela só está sendo utilizada pela versão do Jay-Jay do site PS2HOME. A versão oficial ainda utiliza a pasta CFG-DEV. Ambas são geradas automaticamente ao iniciar o OPL (dependendo da versão que você venha utilizar, é claro).

  10. A minha duvida é em relação ao Idioma da BIOS, no meu caso coloquei em espanhol mais os jogos PAL não rodam no OPL em espanhol, sempre em ingles, tem algum tipo de configuração que eu preciso fazer ? quero rodar meus jogos com o idioma em espanhol.

    • O OPL não precisa de arquivo BIOS para funcionar. No seu caso, você tem que procurar por jogos/ISOs europeus. Jogos americanos costumam conter somente o idioma inglês. Os jogos europeus variam entre 3 a 5 idiomas diferentes. Normalmente, são o inglês, francês, alemão, espanhol, e um quinto idioma aleatório, não contando o português que durante a geração PS2 sequer se deram ao trabalho de, pelo menos usarem o português de Portugal. Só uma observação: jogos europeus costumar ter problemas de centralização na tela. Você vai precisar de uma ferramenta para “consertar” isso. O resultado final não é grandes coisas, mas quebra um galho. Independente do seu problema quanto ao idioma, recomendo somente ISOs americanas.

  11. Por que não consigo jogar Gran Turismo 4 no OPL por SMB?
    O jogo trava na tela preta logo após aquela mensagem inicial.
    Mesmo eu usando o modo de compatibilidade 6 do OPL não funciona.
    Alguém aí conseguir rodar o jogo no OPL?

    • Bem o gran turismo dá uma série de problemas mesmo. Mas qual versão do OPL você está usando? eu estou usando uma versão mais antiga e está rodando via rede de boa. Procure outras versões do OPL, que talvez funcione. Vou testar o meu hoje e vejo qual é a versao do OPL que está dando certo.

      • Olá, testei com as versões 0.9.2, 0.9.3 e 0.9.4 WIP r1007 do OPL.
        Testei com e sem o modo de compatibilidade sugerido em todas as versões.
        Mas nenhuma delas funcionou.
        Poderia, por favor, me passar o link pra essa mesma versão que você está usando?

    • Aqui rodou normal via smb,
      Tente desativar o logo de ps2 nas opções do OPL, as vezes isso ajuda, e desative as opções de compatibilidade quando fizer isso.

      • Tentei com o logo de PS2 do OPL e as opções de compatibilidade desativados e também não funcionou.
        Poderia me dizer a exata versão do OPL que você está usando?

  12. Alô galera. Sobre essas últimas versões do OPL, alguem teve problemas recentemente com jogos que antes rodavam e agora deixaram de funcionar? Falo isso porque estou jogando o Splinter Cell ‘Chaos Theory’ e ele trava numa tela preta ao acessar a opção “New Game” no menu principal. O Jay-Jay declarou no site dele que esses problemas acontecem se o console FAT se utilizar de modem de procedencia duvidosa (chinês ou pirata). O meu é original, comprado em 2006. Ele sugeriu àqueles que venham ter problemas com as versões mais recentes do OPL, continuarem a usar a revisão 1005. Mais alguém passou por problema similar? A propósito, o mesmo acontece com as últimas versões oficiais (OPL 0.9.3+) do psx-scene. O jogo roda normalmente no OPL 0.9.4 revisão 1005 e no OPL 0.9.3+ revisão 992 (com a implementação inicial do PADEMU).

    • Adriano_Oliveira Aqui os que tenho rodam legal mano, inclusive sempre tenho o ultimo opl do ps2, eu ligo aqui com o not com win xp sp3, ligado por cabo crossover e modem original em um ps2 fat 39001, so tem dois jogos problemáticos, Darkstalkers Collection, que quando carrega um dos jogos da coletânea, ele da tela preta infinita e os jogos arcade extra no TEKKEN 5 que depois de carregar e sair umas 3 vezes deles, e for carregar de novo eles travam, já vem a tempos estes bugs, mas teve jogos que não funcionavam e passou a funcionar, The Space Sheriff Spirits e Ultraman Fighter Evolution Rebirth travavam nos loadings, e somente no OPL 0.9.3 começaram a rodar perfeitamente, e um outro que me lembre que só começou a funcionar, no OPL 0.9.4, foi o Samurai Shadown 6 do Samurai Shadown Antology, antes ele travava no boot.

      • tokureview, no caso aqui eu jogo via HD interno ou externo (para ISOs não problemáticas com CGs) e eu também estou sempre atualizando o OPL. Eu costumo revisitar alguns jogos. Atualmente estou revezando o meu gameplay entre Metal Gear Solid 2 e o Silent Hill 2 e quis matar a saudade jogando de novo o Splinter Cell ‘Chaos Theory’, que considero o melhor dos jogos da série. Já fazia bastante tempo que eu havia terminado ele usando o OPL (uma versão mais antiga do 0.9.3+ ou 0.9.4) e para minha surpresa ele travou logo no inicio.

        Eu li há um tempo atrás que em uma das atualizações do OPL houve uma “quebra” no código-fonte do loader. “Quebra” não é bem a palavra; parece que parte do código-fonte foi reescrito para adição de novos recursos no loader como IGS, PADEMU, e o logo do boot após carregar um jogo (este pode ser desabilitado no menu do OPL), e esse excesso tem causado problemas a alguns usuários. O Splinter Cell ‘Chaos Theory’ foi o primeiro problemático que eu vi. Acho que vou dar um tempo nas atualizações; talvez eu faça um teste ocasional com futuras versões do OPL.

        EDITADO: Lendo mais um pouco sobre o problema nas versões mais novas do OPL no site do Jay-Jay, de fato o código relacionado aos módulos do HD interno foi reescrito a fim de melhorar “algo” no OPL. Eu tenho a impressão de que tanto o Jay-Jay como o SP193 não testaram adequadamente para uso com HDD, ou os dois não possuem um PS2 FAT e mexeram no código priorizando os módulos de rede e USB. Resumindo: cagaram o código do OPL a partir da revisão 1005 (estou tomando como base a versão do Jay-Jay; não sei qual é a revisão problemática do SP193). Sugiro manter suas revisões mais antigas bem guardadas, pois os dois desenvolvedores se “prenderam” a desculpa do problema ser relacionado a adaptadores (modems) clonados.

        O problema também está ocorrendo com usuários que costumam usar o POPStarter com o OPL. Eu uso com o uLaunchELF 4.42d, e ele faz o boot do POPS normalmente.

        Tópicos relacionado ao assunto (em inglês):
        http://www.ps2-home.com/forum/viewtopic.php?f=13&t=3637
        http://www.ps2-home.com/forum/viewtopic.php?f=13&t=3450
        http://www.ps2-home.com/forum/viewtopic.php?f=13&t=3594

        • Adriano_Oliveira e a treta ai vai mais longe mano, pode ter certeza, inclusive o krHACKen, já declarou em um fórum de programadores, que vai por um código no Popstarter, para o mesmo não funcionar com o Opl nas novas versões, pois atualmente estamos testando protótipos para uma nova versão do popstarter que seria o Beta18, realmente depois do opl 1005 DB esta custando a se acertar as coisas, e agora esta sendo implementado, alem do suporte a controle ps3, suporte a resolução hd no gui do OPL 720p e 1080i sem tarjas laterais, então enquanto estes recursos estiverem em testes, é bom esperar para atualizar, pode ir acompanhando a lista de compatibilidade que tem sido atualizada com diversos testes inclusive do usuário druchapucha da Russia ele comenta resultados de testes, quase que diariamente, quanto a versões antigas do opl vou deixar o link para versões desde o opl 0.1 link para ajudar.

          http://www.ps2-home.com/forum/viewforum.php?f=83

          • tokureview, tem umas coisas que sinceramente não dá para entender: de um tempo pra cá inventaram de aprimorar recursos ou “melhorar” os aplicativos mais antigos que já rodavam muito bem. Hoje temos emuladores que, em matéria de performance não mudaram NADA até o momento, mas agora dá para por fotos ou capas para os jogos (afinal, nada melhor do que enfeitar o menu principal, independente se o emulador está a mesma coisa de antes). Tinhamos aplicativos que eram lidos, reconhecidos e rodavam sem problemas em todas as mídias possíveis, mas por necessidade de atualizar determinados módulos ou algo assim, os mesmos aplicativos agora só rodam via USB, uns poucos via HDD, e parece que há uma repulsa quanto a mídia em disco (CD e DVD). Programadores estão “quebrando” parte do código já criado para implementarem recursos menos importantes. Por mais interessante que seja, alguem aqui faz uso regular do IGS ou faz tanta questão de ver o logo “PlayStation 2” pipocando na tela ao iniciar uma ISO? Admito que o PADMU realmente é um diferencial no OPL, mesmo porque hoje em dia é complicado achar um controle de PS2. Agora a última coisa que eu quero quando ligo o console é ficar tirando fotinha da tela.

            • Adriano_Oliveira mano é um pouco complexo esta parte, te entendo bem pois participo dos testes la do PS2HOME como colaborador, e tem umas coisas que não fazem muito sentido em termos de jogabilidade mesmo, Na verdade ficou até do versões distintas do OPL Loader, a versão: https://bitbucket.org/ifcaro/open-ps2-loader/commits/all que se tu observar bem esta bem atras da versão do PS2HOME, todos os “extras” entraram mesmo foi na versão PS2HOME, então vamos por partes: logo “PlayStation 2” foi muito pedido pelo pessoal no fórum, utilidade é a mesma da bios no Nintendont, Nenhuma pratica, mais como nostalgia mesmo, e jogos modificados ou europeus, não mostra o logo, agora falamos de uma coisa que gerou muita polemica e incompatibilidade, foi a aba Popstarter ELF que mais tarde depois de muita treta, passou a se chamar aba ELF MENU, eu acompanhei era muita gente pedindo por esta aba, mesmo a aba apps do OPL permitindo fazer esta parte, eu mesmo nunca uso a aba apps do opl, mas agora o krHACKen já confirmou que vai por um bloqueio, para o popstarter, não funcionar pelo OPL Loader, quem quiser usar o popstarter nas novas versões, vai ser somente com o ULE, as versões anteriores continuam como estão, passamos para o PADMU que é uma ideia de usar controle de ps3 no ps2, via usb e também via sem fio bluetooth, com fio esta funcionando bem, mas sem fio acho difícil chegar a uma jogabilidade sem nenhum lag, mas só no futuro saberemos, ai tu tens o GSM que todos já conhecem mas é opcional, inclusive tu pode baixar uma versão do OPL sem o GSM, versão DB Childproof seria uma versão clean do OPL, o único extra dele é o VMC, ai chegamos no finalmente gui em Hd, esta ideia já vem desde a promessa do OPL Dark Edition, pois queríamos jogar no ps2, sem as tarjas laterias nos jogos, só que para se chegar a um resultado, vai precisar de vários testes, para não lotar a cache do ps2, inclusive o normal do ps2 é 24bit no tema do OPL, e quando deixa ele sem as tarja laterais ficava 16bit, o que gerava uns pontinhos pela imagem, esta sendo projetado para os próximos OPL, o uso de BMP 8bit, o que ia ajudar e muito, no melhor uso da memória do ps2.

              • tokureview, eu entendo que qualquer novidade é bem-vinda, desde que a mesma não cause problemas ao que já está estabelecido. Não recrimino quem faça uso de alguns recursos que, pessoalmente, considero excesso. Se a pessoa gosta de ver o logo após o boot do jogo, ok. O problema é o OPL começar a ter mais incompatibilidades com outros jogos por causa de uma “necessidade” de adicionar mais coisas que não terão papel fundamental para o funcionamento do aplicativo, cujo propósito é simplesmente inicializar as ISOs. Por mim bastaria o GSM, VMC, PADMU e o IGR. Também não faço uso da aba APPs nem POPS. Aqui o OPL não possui skin e uso o uLE com fundo preto com a fonte amarela.

              • Minha contribuição de dois centavos nesse assunto: eu USO o gsm. Sem ele eu teria que fazer o hack do pal m antes de colocar o jogo do hd. Dá muita dor de cabeça ficar testando os jogos. Com o gsm acabou com isso.
                Menu do ps2: Muiitoo legal. Eu sou daqueles caras que tem que assistir a intro dos jogos. Coisa minha.
                Mudança de controles, usar sem fio: também acho muito legal. Queria muito usar um controle ps3 sem fio no ps2. Pena que não chegamos lá ainda.
                Conclusão: Galera, seria muito interessante termos mais programadores dos emuladores desses consoles. Não é tão dificil entender essa linguagem e pode até render um emprego no futuro. Pra mim, qualquer modificação nos apps são bem vindas, pois reconheço o esforço que essa galera ai teve em compilar, testar e lançar pra nós.

    • Carlos Duarte, eu não tenho certeza, mas acho que em versões mais antigas do OPL o Star Wars ‘Revenge of the Sith’ também rodava e agora não passa da tela inicial. Daqui a pouco vamos ter um loader com recurso inteligente de rotação 3D nos menus, porém não vai mais ser compatível com jogo nenhum.

      • Carlos Duarte e Adriano_Oliveira acho que tenho estes dois jogos aqui, vou testar aqui com o OPL DB1022, para ver se vão rodar, por rede SMB, só lembrando que o meu Shadow of The colossus foi editado pelo mano Usagiru Orochi, junto com o ICO, para ficar igual a versão ps3.

        • tokureview, é a mesma versão que eu tenho aqui. Eu baixei ela mais por uma conveniência, mesmo porque não sou fã do Shadow of the Colossus, mas gosto do Ico. Nunca chegei a jogá-la até o momento. Testei agora essa coletânea no HD externo com o OPL 0.9.3+ rev.996 (do PSX-Scene) e ambos os jogos rodaram sem problemas. O SotC eu joguei até vencer o 1º colosso e o Ico eu joguei até a parte que encontramos a Yorda. Fica a dica aí para o Carlos Duarte: use o OPL 0.9.3+ rev.996.

          Eu estou pensando em parar de usar as versões do Jay-Jay já que não faço uso das abas extras do OPL. Sempre preferi baixar do site dele por serem mais organizadas as postagens. Achar os Daily Builds do PSX-Scene as vezes é um problema.

          Minhas recomendações: OPL 0.9.3+ rev.996 (do PSX-Scene) ou OPL 0.9.4 rev.1005 (do PS2-Home). Ambas revisões foram lançadas no mesmo período (entre 24 e 26 de Junho deste ano). Se alguem tiver problema em achar as duas versões, fala que eu posto um link aqui.

        • Eu já não tinha mais, infelizmente o Star Wars, mas o Shadow of The colossus, eu testei no OPL 1022, e funcionou normalmente, sem nenhum modo ativado, a única coisa que não funcionou com ele foi o IGR, testei por rede smb, com cabo crossover, a versão USA sem modificação.

      • Complementado o assunto, quando lança uma nova versão, geralmente eu GUARDO no hd as versões antigas. Meu hd tá até lotado dessas versões mas, a compatilibilidade de jogos tá boa.
        Não descarto não. Se um determinado jogo só rodar em determinada versão, crio um atalho direto na tela inicial do mcboot. Problema resolvido. kkkkk

    • Pessoal já resolvi o problema com os meus jogos no OPL, era na opção de vídeo no Matrix(algums jogos eu deixo em Color outros Off ou NTSC) que dependendo do jogo uso algumas das opções, mais uma agradecendo o site pelos conteúdos^^.

  13. Alguém pode me dizer se Persona 4 funciona bem nessa versão? Por que eu estava pesquisando em alguns sites, e lá dizia que o jogo travava em uma parte… Se alguém puder responder, eu ficaria muito feliz, valeu!

  14. Ola para todos, estou recentemente usando o sistema OPL de um Playstation Slim que uma pessoa estava jogando no lixo e por sorte estava com chip Matrix salvando as configurações. Dei uma boa limpada nele, consegui uma fonte usada baratinha e resolvi comprar um controle sem fio da Satéllite. Aí que veio o problema, fui percebendo que em alguns jogos que testei durante a jogatina alguns comandos começavam acionar sozinho (Ex: Jogando Okami quando usava os dois analógico o botão select começava a acionar sozinho entrando na tela de configurações, ou Capcom Vs SNK 2 quando apertava L2 acionava o Pause), e depois testei outra “marcas” de controle sem fio e o problema permanecia.

    As minhas dúvidas são: Isso é Normal usando OPL em alguns jogos de botões invertidos(ou acionando sozinhos) ou está acontecendo devido ao uso de controles sem fio???

    Desde já obrigado!!!

      • Pode ser algum conflito na resposta dos controles sem fio. Em controles com fio eu já passei por algo parecido. Eu uso um cabo extensor e as vezes por ele estar mal conectado ao plug do controle original, o jogo informa que não há controles conectados ao console. De vez em quando eu uso um limpa-contatos nos conectores macho e fêmea do extensor e do controle do PS2.

  15. galera os meus jogos funcionavam perfeito no popstarter com cabo av. mas quando coloco o componente a tela fica com formato inválido. dá pra perceber que o jogo estar rolando mas a tv lg de 32, não abre a imagem. lembrando que isso só acontece com o cabo componente.

  16. Bom dia ! Parabéns pelo ótimo site. Gostaria de informar que o link para download no drive do google, está com o arquivo “0 byte”. Testei em dois browser e confirmei o ocorrido, para informar aqui … rsrs. No outro link está OK.

  17. Baixe a nova versão do OPL (versão 1030_DB_ALL_V2), nesta versão você tem que mudar o nome do arquivo:
    De conf_elm.cfg para conf_elmz.cfg
    Ou conf_elms.cfg para conf_elmz.cfg
    O novo bloqueio do POPSTARTER.ELF é somente nos nomes conf_elm.cfg e conf_elms.cfg, se você usar o nome conf_elmz.cfg vai funcionar perfeitamente, vai aparecer a lista e você pode executar os jogos normalmente, não precisa do tal POOF Project. 🙂

    • joseri ribeiro uma pena o popstarter ter parado, tinha muito potencial, e tinha muito jogo que roda praticamente perfeito só precisa poucos ajustes, caso do Mortal Kombat Trilogy, o bug do pause, não acredito que todo mundo falava deste bug desde julho do ano passado para o Khn, outro bug é o da lentidão nos jogos doom, Ninpu Sentai Hurricaneger, este trava na segunda fase, avisei para o Khn do erro, uma pena pois tipo estes jogos, tem vários outros na mesma.

      • É uma pena mesmo, eu sinceramente até hoje 22-10-17 não entendo esta birra que o Khn tem com a aba que o jayjay criou para o OPL, se tivesse modificado alguma coisa no programa dele eu ficaria calado e aceitava suas reclamações, mas, NUNCA ouve nenhuma modificação no programa dele POPSTARTER, somente no OPL que é um programa opensource e todos que tem conhecimento de programação podem modificá-lo. Às vezes eu acho que o Khn é um adulto super inteligente, outras, um garoto de 5 anos que faz birra com coisas sem sentido. Ele não tinha nada que se preocupar com outros programas, somente com o programa dele. A única coisa que o arquivo conf_elm.cfg faz, é lista os arquivos “.ELF” para serem executados numa aba que é uma simples cópia da aba aplicativos, NÃO faz nenhum tipo de modificação no POPSTARTER, somente executa o arquivo “.ELF”, só isso. Pesando mais calmamente, eu acho que o Khn investiu muito tempo e esforço para modificar o uLaunchELF para rodar os arquivos “.VCDs” e ninguém deu bola, preferiram continuar usando o OPL para executar várias cópias do POPSTARTER.ELF do que usar o seu uLaunchELF modificado, ai neste momento ele pegou birra do OPL, eu lembro que foi mais ou menos nesta época (quando ele lançou o seu uLaunchELF modificado) que ele começou a atacar o OPL modificado com a aba ELM.

  18. Salve galera, estou com um problema de louco aqui, tenho dois HD’s que uso com case e cabo adaptador. O problema é que o meu PS2 Slim não reconhece esses HD’s externos de jeito nenhum (jogo perfeitamente através do pen drive ou rede), quando utilizei o E2OPL com o HD em ext2 os jogos apareceram (confirmando que o problema não era a case nem o hd), consegui rodar dois jogos, mas o restante dos jogos não funcionou, então meio que desisti do E2OPL. Já formatei em FAT32 com vários programas possíveis, mas nada do OPL reconhecer, também tentei outras versões do OPL e nada, algumas travam no carregamento, outras ficam carregando infinitamente, mas nem se quer abrem a lista de jogos.

      • Obrigado pelo retorno Rogério! Já utilizei o guiformat (quando tentei baixá-lo novamente em um site diferente ele não reconheceu as minhas unidades, não reparei se era uma versão diferente da que eu tenho no meu pc), ele só funcionou com os pen drives. Também utilizei o EaseUS Free Partition (utilizei outro programa semelhante, mas não recordo o nome) tentei formatar usando o USB extreme, mas ele dá erro na hora de formatar e não inicia o processo, o mesmo acontece com o swiss knife. Sempre que dá errado e eu vou tentar com outro programa eu retorno à formatação original de NTFS. É como falei no post anterior, só consegui fazer a unidade abrir no E2OPL com a formatação de ext2.

      • Cogitei a possibilidade de se o tamanho do cluster, pelo pouco que pesquisei sobre isso creio que não tenha nada a ver, mesmo assim tentei mudar na hora da formatação e não obtive sucesso. Há alguma incompatibilidade com modelos de PS2 Slim? Ou eu dei azar e os meus dois HD’s não são compatíveis para esse tipo de processamento através da USB do console? Um cara numa loja de games me deu a dica de jumpear o Hd para reduzir a a sua velocidade de reprodução e torná-lo compatível com a USB do PS2, mas se esse fosse o problema ele teria reproduzido em ext2? Eu não gostaria de desistir de tentar, mas estou ficando sem opções e está muito difícil encontrar qualquer coisa sobre esse problema, até parece que só eu tive esse tipo de dificuldade. Olha, resolvendo ou não esse problema já fico muito grato pela atenção recebida no blog! Muito obrigado!

        • Qual é a marca e o tamanho desse seu HD externo (armazenamento)? Ele estava com uma partição ou mais de uma (Ex: NTFS para usar no PC, e FAT32 para usar com o OPL)? É um HD de notebook num case de metal, correto? Sabe me dizer se ele é compatível com “USB 1.1”? Fora o E2OPL, que outras versões você utilizou para rodar os jogos? Você usou o USB Util para instalar os jogos ou copiou eles diretamente para a pasta DVD no díretorio raiz da mídia USB?

          • Um de 320 GB da WD e o outro de 500 GB da Seagate, ambos de notebook. Não há mais de uma partição em nenhum dos dois, já tentei particionar para ver se era o tamanho do HD, mas não rolou. Tentei com uma case de metal, com um cabo sata/usb simples e com uma case Touro 3.0. Creio que seja compatível com 1.1 sim, pelo menos a case de metal e o cabo, pois em ext2 lê normalmente. Já utilizei o USB Util sim e também tentei copiando direto para a pasta DVD. Fora o E2OPL eu tentei no OPL 9.0, 8.0 e 7.0, já tentei os outros programas que exercem essa mesma função e não consegui fazer com que executem o HD, todos dão o mesmo erro de carregamento infinito ou travar no carregamento da lista de jogos.

            • Eu vou pedir que você faça um teste no HD externo da Seagate:

              – Formate-o em FAT32. Pode usar a ferramenta que o Joseri disponibilizou aí no comentário abaixo, mas desmarque a opção “Quick Format”;

              – Após a formatação crie uma pasta com o nome “DVD” (sem aspas) no diretório raiz e copie para dentro dela a menor ISO que você tenha aí (não use ISO com emuladores), lembrando que o nome deve estar no seguinte formato:
              EXECUTÁVEL+ponto+NOME_DO_JOGO.iso
              exemplo: SLUS_203.88.FATAL_FRAME_1.iso

              – Use entre 26 a 32 caracteres para renomear a ISO. Nomes muito grandes costumam dar problemas no OPL;

              – Copie o OPL 0.9.3+ r996 do link abaixo para o seu HD externo onde desejar e execute-o:
              https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtMFNrTnN6czVwV00/view

              – Caso o seu memory card já tenha algum arquivo de configuração do OPL, o jogo que você copiou para a pasta “DVD” estará disponível para jogar;

              – Se não tiver uma configuração prévia, você terá que rodar o OPL inicialmente para configurá-lo. Após todo o processo de configuração, salve e saia do OPL. Reinicie seu console e execute novamente o OPL para verificar se o jogo consta na tela principal.

              Use um cabo USB-Y. Depois fala o resultado.
              EDITADO: Não se esqueça de desfragmentar o HD externo após copiar a ISO para a pasta “DVD”.

              • Boa tarde meus confrades, infelizmente não consegui, o HD não é reconhecido pelo OPL levando inclusive ao travamento do mesmo, porém, como eu já havia relatado, funciona normalmente em ext2. Pesquisei no fórum do PS2 Home e encontrei algo sobre novas atualizações que sejam compatíveis com outros tipos de formatação, mas parece que esse projeto caiu no esquecimento. Vocês sabem de algo á respeito? Mias uma vez obrigado pela ajuda. Abraços!

                  • Não amigo, funciona sim, como comentei anteriormente eu consigo jogar perfeitamente por rede ou pelo pen drive (modelos de pen drive completamente distintos rodam perfeitamente), o BO é o HD, com as mesmas configurações que uso no pen drive. Antes de conseguir os HD’s eu já jogava pelo pen drive e nunca tive problema. Referente ao E2OPL, o que eu li no Fórum dos caras é que seria uma modificação nas novas versões do OPL, inclusive o cara que modificou o OPL e criou o E2OPL estava participando do fórum e trocando ideias com o pessoal do OPL, mas acho que essa ideia morreu mesmo, se não me engano as postagens eram de 2016.

                • Bom, hardware não é o meu forte, mas há uma possibilidade (ainda que pequena) de que haja uma incompatibilidade com o HD devido a velocidade de leitura/transferência de dados ser alta para a entrada USB 1.1 do PS2. Li há um tempo atrás sobre isso. Como referência, eu uso um HD externo Samsung de 250GB de velocidade de 5400 rpm, num case de metal, onde eu o conecto no console com um cabo USB-Y.

                  Eu pedi que o teste fosse feito no Seagate porque as marcas “melhor aceitas” pelo PS2 são Samsung e Seagate (antigo Maxtor). O Western Digital teve sérios problemas de compatibilidade no passado, tanto por causa da leitura de acesso, como estrutura física do HD (não dava para usar o Modem nesses modelos por causa de um espaçamento fora do padrão entre os conectores).

              • Salve galera, finalmente consegui rodar os jogos pelo HD na USB do SLIM, foi meio que por acaso, utilizei o “Hard Disk Low Level Format Tool” da HDDGURU, depois de formatar com ele utilizei o EaseUS Partition Master para formatar em FAT 32 e funcionou nos meus dois HDs (utilizando a case de alumínio com cabo Y). O problema era a formatação mesmo, o que me deixa intrigado é que isso não acontece com todo mundo, por que justo os meus dois HDs precisaram ser formatados com esse programa para funcionar? Pq nenhum outro programa funcionou? Que tipo de formatação esse programa faz que é diferente dos demais?

                • Por algum motivo a MBR (Master Boot Record) dos seus HDs externos estava corrompida e por isso gerava uma série de inconsistências na hora de se utilizar do OPL para FAT32. Se quiser, dá uma lida neste tópico sobre a MBR:
                  https://pt.wikipedia.org/wiki/Master_Boot_Record

                  Isso ocorre ocasionalmente. Já ocorreu comigo também no passado ao tentar reformatar um HD interno de 80GB que eu utilizava no PS2 para NTFS e nada do HD “aceitar” a nova formatação. Eu fiz uso desse programa do HDDGURU e eu pude finalmente formatar o HD em NTFS. Não chegei a utilizar o Partition Magic para tal tarefa; usei o próprio Windows para formatar.

                  Apesar do “Hard Disk Low Level Format Tool” ser uma excelente ferramenta, não é recomendado sua utilização com SSD. Não sei exatamente o porquê, mas foi o que eu li.

                  Como foi tudo resolvido, agora é só “fazer a festa”. Qualquer dúvida é só perguntar.

                  • Show, seria interessante colocar essas informações dentro do tópico sobre a formatação e instalação dos jogos, pesquisando eu notei que mais pessoas enfrentaram o mesmo problema que eu e em lugar algum eu encontrei respostas mais aprofundadas sobre esse problema de formatação. Grato!

        • Eu uso HDs de PC em cases no PS2 e nunca tive este problema, tenta o seguinte:
          – Pluga a case com o HD no PC;
          – No Windows, ache a opção “gerenciamento de disco”;
          – Ache a letra que representa sua case com o HD;
          – Com o botão direito do mouse, clique em cima da(s) partição(ões) e selecione “excluir volume…”, confirme;
          – Agora clique com o botão direito do mouse novamente, e selecione “criar volume”, crie com a capacidade total;
          – Agora use o programa do link na linha de baixo para formatar o HD em FAT32;
          https://www.sendspace.com/file/853la8
          – Veja se resolve.

            • Eu não sei muito de linux, o pouco que sei é no Windows, mas, eu pedi para você deletar todas as partições no seu(s) HD(s), porque a extensão “ext2” é reconhecida normalmente pelo Linux, o Windows não reconhece esta partição (a não ser que instale programas para isso), então, o que estou suspeitando, é que deve ter algum resquício da partição “ext2” que deve estar como primária (ou coisa parecida), ai quando o OPL vai ler o HD, ele ler esta partição primaria e não reconhece a secundária (ou coisa parecida). Pode ser que isso que acabei de digitar seja coisas sem sentindo, mas, verifique novamente seu(s) HD(s), e veja se existe algum resquício da partição “ext2” (ou coisa parecida) e delete, lembre-se que o Windows não reconhece a partição “ext2” nativamente (a não ser que instale programas para isso). 🙂

              • Eu utilizo Windows, formatei em ext2 apenas para reproduzir no E2OPL, fiquei até surpreso quando vi que deu certo, pois já havia tentado de tudo para fazer funcionar. Eles foram devidamente formatados, não ficou resquício algum. Já os formatei tantas vezes que estou até com medo de estragar o disco rígido kkkkk.

  19. galera no meu canal estou mostrando jogos pouco conhecidos e algumas soluções para funcionar jogos como por exemplo shadow of the colossus dublado em português o link é esse do jogo rodando no OPL em breve tutorial

  20. Boa noite amigos, ja aconteceu com alguém do OPL não reconhecer todos os jogos via rede? não aparece, tenho 96 jogo na pasta mas só aparece 30? o que pode ser alguém pode me ajudar? e pior que antes aparecia hoje fui ligar e só aparece 30…obrigado!

      • Nessa eu não posso lhe ajudar porque não uso rede no OPL. Se ninguém respondeu é porque o seu caso pode ser uma exceção. Talvez você tenha que reconfigurar tudo do zero.

          • Só para ficar no histórico do site.

            Então estava já querendo criar uma nova pasta e fazer a configuração toda novamente, mas antes de fazer isso resolvi ajustar todas as capas de jogos e nomes de todos os jogos…tinha em torno de 90 e só aparecia 30, só 10 estavam sem capa e com nome fora do padrão (Slus_000.01.01) então ajustei esses 10 e pra minha surpresa, apareceram os 90 jogos na minha TV!..fica o registro! obrigado a todos que leram e tentaram ajudar! valeu Adriano_Oliveira!

            • Pô, era um erro mínimo que causou um problema chato. Não se espante, mas normalmente esse tipo de situação acontece com bastante frequência. Um número ou letra descritos de maneira errada nos executáveis impede que seus jogos possam ser reconhecidos e lidos pelo OPL. O mesmo vale para o POPStarter. O executável vem no formato “LLLL_nnn.nn”, onde “L” é uma letra e “n” é um número natural. As 4 letras (LLLL) determinam a região do jogo e o sistema de cor original. Exemplo:

              SLES e SCES = Sistema PAL;
              SLUS e SCUS = Sistema NTSC (americano);
              SLPM = Sistema NTSC (japonês).

              Mas pode ter certeza de que essa sua dica vai ajudar outras pessoas que venham a ter problemas similares. Um abraço.

              • Pois é…coisa boba né…rsrs mas coloquei aqui mesmo pq vai que alguém passa por isso tb…ai já ajuda né… cara esse site aqui é tudo de bom! simplemente o melhor!!!

  21. PeSSOAL USO O OPL 9.4 E O JOGO RIDGE RACER 5 PEGA SO NO INICIO MAS DEPOIS QUANDO FICA NA TELA LOADING DESAPARECE E FICA A TELA PRETA! OUTRO JOGO TAMBEM QUE BAIXEI ONTEM, NAO PEGOU NO OPL FOI NARUTO UZUMAKI CRONICLES 2! o JOGO FICA TELA PRETA E SOME, NEM ABRI O JOGO ABRE JA ENTRA NA TELA PRETA! uSO PS2 SLIM E JOGO PELO HD EXTERNO USB NO OPL! ALGUEM CONSEGUIU RODAR ESSES 2 JOGOS NO OPL PELO HD EXTERNO?

    • Verificou se há versões desses jogos para outras regiões? Fez o teste utilizando as opções de compatibilidade que o próprio OPL fornece? O seu HD está devidamente desfragmentado? No caso de jogos que não iniciam e ficam na tela preta ou branca, você pode tentar remontar a ISO, se o problema não for a compatibilidade do jogo pode funcionar. Eu tive problemas semelhantes com o Guitar Hero III, funciono quando baixei novamente a ISO por outro site, já outros jogos funcionaram após eu remontar a ISO. Existem tutoriais ensinando a remontar a ISO, eu não sei se há algum aqui no blog, mas no youtube você encontrará com facilidade, é bem simples. Boa sorte!

  22. Desfragmentei o meu PenDrive, e otimizei, mas continua o aviso de Fragmented ISO! Malditos quadradinhos vermelhos estão lá, mas o Fragmentador não arruma, o que fazer?

    • Para que a desfragmentação seja efetiva você precisa de espaço suficiente na mídia USB para que as fragmentações (os quadrados vermelhos) possam ser realocados e, posteriormente, desfragmentados.

      Um exemplo: supondo que haja uma ISO de 4GB fragmentada e só haja 2GB de espaço sobrando no seu pendrive, não há como realocar os “quadradinhos”, tampouco desfragmentar. Neste caso o ideal é ter pelo menos uns 6GB de espaço sobrando para o procedimento, ou formatar o pendrive e copiar tudo de volta, sendo que após a cópia de cada ISO seja feito a desfragmentação.

Deixe um comentário

