[PS2] POPStarter (r13 RIP 06)

00.png

Este Loader (“emulador”) para Playstation 2 tem um potencial enorme, ele não é bem um emulador como muitos usuários costuma pensar, o que o POPStarter faz é acessar a retrocompatibilidade nativa que o Playstation 2 já possui com o Playsation One, este foi sem duvida um projeto ambicioso que seu desenvolvimento doou muitas horas de sua vida. Apesar de uma parte razoável dos jogos funcionar perfeitamente no POPStarter, ele ainda esta longe de ter 100% de compatibilidade. Nesta ultima versão do POPStarter desenvolvido pelo krHACKen, teve uma enorme lista de atualizações (recomendo que leia os arquivos “CHANGES.TXT e o FIXES.TXT) para saber quais foram as novidades, eu recomendo este homebrew para quem é fã de Playstation One, baixe e curta as centenas de títulos compatível com ele.

  • Obrigatório: Um Playstation 2 funcionando, e usar um dos três aplicativos o Open PS2 Loader, ULaunchELF CD, ou o Free McBoot, para dar boot no emulador em seu Playstation 2.
  • Agradeço: Ao JOSERI pelas dicas, vídeos e a tradução, ao Tokureview pelo aviso da versão do POPStarter por REDE e o El_Patas pelas dicas UTEIS.
  • Atualização: Dia 25/11/2015 (revisão 13 WIP06 Beta 12), Dia 07/12/2015 (versão r13 WIP06 Beta13), Dia 04/08/2016 (versão r13 WIP06 Beta14), Dia 18/09/2015 (revisão 13 WIP06 Beta 15), Dia 21/11/2016 (revisão 13 WIP06 Beta 16), Dia 05/02/2017 (revisão 13 WIP06 Beta 17), Dia 22/10/2017 (revisão 13 RIP 06).
  • Site Oficial: https://bitbucket.org/POPStarter

a

JOGAR  O POPSTARTER ATRAVÉS DO OPEN PS2 LOADER PS2HOME

Caso você queira usar o “POPStarter” através da interface do “Open PS2 Loader PS2Home” (baixe AQUI) para facilitar sua vida, acesse este tutorial AQUI.

IMPORTANTE

Não deixe de ler as documentações que esta dentro da pasta do POPStarter que você baixou ou vai baixar no final do poste, é de EXTREMA importância que você leia o tutorial “POPStarter_r13 (IMPORTANTE).pdf” (esta na raiz da pasta) e o “Manual POPStarter (v2.32) [IMPORTANTE]” (esta dentro da pasta “!_TUTORIAIS”) antes de fazer perguntas.

a

Baixar Servidor 1

Baixar Servidor 2

a

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este poste foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

825 comentários sobre “[PS2] POPStarter (r13 RIP 06)

  1. Quando vai sair a versão atualizada do POPSTARTER?? Na próxima atualização esse erro chato do “cartão de memória não está inserido” vai ser resolvido?? Abraços!!

    • Ivan, esse seu problema está relacionado com algum arquivo “VMCDIR.TXT” mal configurado. Não é erro do POPStarter. Uma sugestão: faça um backup dos seus VCDs, pastas de saves, arquivos pertinentes ao funcionamento do POPStarter, APAGUE qualquer arquivo “VMCDIR.TXT” que você utilize (depois você configura de novo), e por fim delete sua pasta POPS. Recomendo após tudo isso fazer um checkdisk na sua unidade USB. Se achar necessário faça uma desfragmentação após o checkdisk, só então copie tudo de volta. Faça outra desfragmentação após a cópia das pastas e arquivos VCD e do POPS.

    • A melhor versão é a r13 WIP06 Beta17 que você encontra no início desta página. Sobre a versão PROTO, ainda não foi dito nada oficialmente sobre ela ser uma substituta definitiva à versão beta 17.

    • Baixei ela também mas não sei como passar ela pro meu hd externo… no meu hd tenho a pasta POPS e dentro dela tenho os arquivos IOPRP252.IMG, PFS_WRAP.BIN, POPS.PAK, e o próprio POPS.ELF, além de um jogo que veio nela, The Adventure Of Little Ralph.VCD e o arquivo .ELF do mesmo… Rodei esse jogo e funcionou perfeitamente mas não sei o que fazer com os arquivos desta última versão que baixei… alguma luz? Grato.

      • Se você baixou esse pacote daqui do site basta substituir os arquivos copiando para a pasta POPS. No caso do “POPSTARTER.ELF”, você vai ter que substituir cada arquivo ELF de jogo de PS1 que você tenha por essa nova versão. A nomenclatura correta para funcionar corretamente é:
        XX.NOME_DO_JOGO.ELF

        … onde “NOME_DO_JOGO” é o nome de qualquer jogo que você queira jogar. Os caracteres “XX” antes do nome e a extensão “.ELF” devem ficar em maiúsculas.

  2. Galera boas notícias!!! Consegui resolver o problema do save do game Dino Crisis 2 no POPSTARTER!!! É o seguinte: Eu baixei o editor de cartão de memória chamado “MemcardRex 1.8” e tenho um save do Dino Crisis 2 em um outro emulador de ps1 exemplo PSX 1.13 para PC e passei o save na área de trabalho, editei o save deixando só o arquivo do Dino Crisis 2, salvei as alterações, renomeei o arquivo para SLOT0.VMC para passar o save para a pasta do game do POPSTARTER, fiz o teste e tá funcionando PERFEITAMENTE!!! Em games que não funcionam o carregamento de saves, eu vou utilizar esse método!!! Fica a dica!!! Abraços!!!

    • O mesmo procedimento pode ser feito no Parasite Eve 1, pois não dá para criar um New Game+ após zerar o jogo e, consequentemente, não dá para entrar no edifício Chrisler. Eu “injetei” um save do site GameFAQS e está funcionando normalmente.

        • Dino Crisis 2 eu ainda não terminei, mas já devo ter passado da metade do jogo e não encontrei problema algum.

          O Parasite Eve 1 trava logo após os créditos finais, não permitindo criar um save para acessar o modo New Game +, logo é impossível ter acesso ao edifício Chrisler para enfrentar a verdadeira Eve.

          Jogo tanto no HD interno como no externo e o resultado é o mesmo. Se você conseguiu habilitar o New Game+ só jogando, me passe o save para que eu possa dar uma olhada.

  3. @Tokureview
    Respondendo a sua pergunta: https://www.metagames-eu.com/forums/1776230-post338.html
    Eu uso o programa “RadHostClient_1.8a” para fazer isso.
    Como usar:
    1º: Abra o programa “RadHostClient_1.8a”, no campo “PS2:”, coloque o número do IP do seu PS2, isso vai permitir a conexão do programa com o PS2, através do “uLaunchELF”.
    2º: Arraste e solte alguma pasta\arquivo para dentro do programa para compartilhar com o PS2. Vai ser compartilhado até o período que o programa “RadHostClient_1.8a” estive aberto. Um exemplo: Uma pasta com todos os arquivos ELFs do seus jogos PS1.
    3º: Não quer mais compartilhar a pasta\arquivo, selecione a pasta\arquivo dentro do programa “RadHostClient_1.8a”, agora aperte delete.
    Obs: Se você minimizar o programa, ele vai ficar no canto de baixo da tela onde fica o relógio.

  4. Agora estou com problema!!! Nos games Street Fighter EX Plus Alpha trava no final do game e o Spider-Man trava após derrotar o Dr.Octopus!! O que eu faço?? Abraço!!!

    • Esse Spider-Man (da Activision) infelizmente ainda é um dos jogos problemáticos do POPStarter. Sobre o Street Fighter EX Plus Alpha depois eu te dou uma posição sobre o jogo.

  5. Parece que começou a “caça as bruxas” com essa útima versão PROTO. O arquivo “conf_elm.cfg” utilizado pelo OPL 0.9.4 para a adição dos ELFs dos jogos do POPStarter na aba POPS tornou-se incompatível.

    EDITADO: Tanto o OPL 0.9.3+ como o OPL 0.9.4 agora são incompatíveis porque o krHACKen removeu qualquer suporte as abas “APPS” e “POPS” de ambas versões do loader. Agora só pelo uLE/wLE ou Free HDD Boot.

    OFF TOPIC: tokureview, você é o usuário antonioks do Metagames?

    • Adriano_Oliveira sou sim mano, hoje cedo o allan58 , amigo pessoal do krHACKen me mandou um email, já era amigo dele a um bom tempo. Respondi pra ele vamos ver se ele não libera a lista oficial, para podermos adicionar jogos testados nela.

      Olá Anto.

      É “Algol” Olá meu amigo. Tenho certeza que você ama seu PS2 e os jogos que você joga (ou seus amigos, seus filhos). você poderia preencher (ou) listas que se referem a conjuntos de periféricos estão instalados. Eu nunca vê-lo em qualquer lista ainda joga?

      você poderia me dizer o apelido de assinar suas mensagens nas listas oficiais de POPStarter (KHN e aqueles para mim)?

      Agradeço-lhe antecipadamente e pedir-lhe para se desculpar pelo inconveniente.

      • tokureview, eu perguntei sobre o seu nickname porque a pergunta que você fez ao krHACKen lá no Metagames, você meio que falou sobre o assunto aqui no site acerca dele bloquear o acesso ao POPStarter via OPL numa futura atualização. Meu nickname lá é shmoo (sim, eu sei, é idiota…). A minha escolha foi meio que um ato de preguiça para pensar num nick melhor, ao mesmo tempo que faz aluzão a uma criatura do Symphony of the Night de mesmo nome, onde matá-la tendo alto atributo de luck o jogador adquire a espada que “quebra” o gameplay: a Crissaegrim.

        Esse lance sobre as listas oficiais se ele liberasse seria uma boa, já que as listas públicas tem muita informação desencontrada. Tem gente que garante de pé junto que o Castlevania SotN roda do começo ao fim sem travar, que finalizou Dino Crisis 1 só na escopeta, e por aí vai.

        PS: Fiquei felizão que o krHACKen me respondeu. O cara é atencioso pacas. 🙂

        • Adriano_Oliveira eu achei que aquele nick era teu quando vi a postagem mano, tanto o krHACKen, o Allan58 eram membros do PS2HOME ai quando deu a treta da aba OPL, os dois saíram fora e ficaram postando no assembler, ai o assembler ficou off ano passado por um bom tempo e, continuaram no metagames, eu lembro até de pedir um jogo para o popstarter, que travava na segunda fase e o krHACKen atender o meu pedido foi o Super Tokusatsu Taisen 2001, quanto a Jay-Jay converso seguido pois sou colaborador do PS2HOME, só que ele acaba afastando o pessoal do PS2HOME com a mania de fazer as coisas sem perguntar antes, o El patas foi outro que saiu, se analisar quem ta fazendo testes de compatibilidade de jogo, mesmo no PS2HOME é só o druchaPucha, espero ainda jogar perfeitamente no popstarter Parasite eve 1 e 2, os NFS, Tomb Raider…. Um abração mano.

  6. Ivan, o Street Fighter EX Plus Alpha rodou sem problemas aqui até o final. Ele sequer necessita do “CHEATS.TXT” para rodar direito. Testado com a versão WIP06 OBT17, que é a última versão oficial disponível do POPStarter.

  7. Eu estou um pouco atrasado sobre o assunto, mas abram bem olho daqui em diante se fizerem tanta questão assim de utilizar o POPStarter no OPL. O Jay-Jay entrou com um projeto chamado “POPStarter POOF Project” que se consiste em burlar a trava que o krHACKen pôs na última versão PROTO. Basicamente, ele está “quebrando” ainda mais o OPL a fim de provar uma idéia. Parece que há a obrigatoriedade de um dispositivo USB inserido todo o tempo no console, independente se o usuário faz uso da mídia ou não, fora a adição de arquivos extras saidos da mente brilhante dele.

    Agora mesmo é que eu vou me manter por um bom tempo com o OPL 0.9.3+ r996.

    Link da aberração:
    http://www.ps2-home.com/forum/viewtopic.php?f=81&t=3664

    • Adriano_Oliveira enquanto jay-jay não conseguir irritar de vez o krHACKen, e ele parar de vez com popstarter não vai ficar feliz, eu conversei com o krHACKen ontem, e ele esta muito chateado e o que depender dele, o popstarter não voltaria com atalho em nenhuma versão do OPL Loader.

      • Tokureview, eu não sei se o Jay-Jay tem algum papel importante na programação do OPL, se ele realmente é responsável por parte do desenvolvimento do código-fonte (há quem diga que ele só mexe no código-fonte na intenção de “enfeitar” o aplicativo, mais nada), mas essa obsessão dele em querer agregar o máximo de funcionalidades externas possíveis no OPL vai acabar corrompendo ainda mais o aplicativo e com isso vai a aumentar a incompatibilidade com os jogos de PS2 que até o momento rodam bem. Vide o Splinter Cell: Chaos Theory que até a revisão 1005 (equivalente a r996 do PSX-SCENE) rodava tranquilo e agora não passa da tela inicial.

        Eu torço para que o krHACKen não abandone o projeto por causa das palhaçadas que o Jay-Jay adora aprontar, mas caso venha a acontecer, que ele pelo menos libere o código-fonte para que o POPStarter não fique estagnado, assim como o SNES-STATION que o programador em um dado momento acabou desanimado com a cena PS2 e sumiu sem ao menos liberar o código para que outro pudesse continuar aperfeiçoando o emulador.

        • Adriano_Oliveira verdade mano, tem muitos jogos de ps2 que ainda tem que melhor, como Darkstarker Collection, que da tela preta quando escolhe um dos jogos da coletânea e Tekken os tekken arcade extra, que depois de escolher umas 3 vezes eles congelam, uma coisa ou outra sempre vai ter para fazer, mas que o OPL faz um milagre no ps2 é a verdade, pena não ter um parecido com o OPL para o saturn.

          • Tokureview, para você ver quanto tempo a gente faz uso do OPL. Até hoje esse Darkstakers Collection não roda. Outro que acho que tem sérios problemas de travamento é o Gun (o Red Dead Redemption do PS2).
            Felizmente, dá para jogar o Darkstalkers 3 (ou Vampire Hunter EX) no POPStarter e o Tekken 3 dá para jogar no OPL com a versão ripada que o UsagiRu montou.

              • Caramba. Eu não tinha ideia da existência de mais esse extra do Tekken 5. Ele é uma prova de respeito com os fans da franquia devido a uma quantidade enorme de extras que vem junto com o jogo. Diferente de hoje em dia em que se recusam a desenvolver um simples modo arcade com a desculpa cretina de que o modo online e um modo estória porco já bastam.
                Agora eu vou entregar a minha idade: este minigame me lembra um showgame que passava na tv nos anos 80 chamado “TV POW”.

  8. Mais uma resposta do krHACKen =

    Postado Originalmente por antonioks Ver Mensagem

    você tem um plano de menu para o Popstarter, que pode aparecer nas capas dos jogos?

    krHACKen
    Não, não estou planejando fazer um. POPStarter é o último projeto PS2 que estou mantendo.

    • Pessoalmente, eu respeito a escolha dele, já que o POPStarter faz uso de arquivos proprietários e o OPL não. É fato que todo mundo gostaria de acessar o POPStarter através de um loader próprio, mas se ele prefere manter o foco só na implementação de melhoria do aplicativo, OK.

    • Adriano_Oliveira mandei uma ultima mensagem de apelo pra ele, mas ninguém vai poder dizer que ele não avisou, não queria o Popstarter junto do OPL Loader, uma pena mano perdemos um ótimo apps do ps2 que estava com um potencial temendo. Recomendo que baixem todos os Rev do popstaster, não duvido que ele tire todos da do server oficial.

      “O que aconteceu para desistir meu querido amigo, o popstarter evoluiu bastante e hoje em dia rodamos diversos jogos perfeitamente com ele, eu tenho playstation 3 e Android box que rodam jogos ps1 perfeitamente, mas prefiro sempre rodar pelo Popstarter, pois eu amo Popstarter, não nos abandone, mas se for uma decisão definitiva preciso respeitar e apoia, sucesso sempre meu querido amigo.”

      • tokureview, se há uma coisa que eu aprendi no decorrer de minha vida é que não se pressiona ou contraria alguem que lhe concede algo gratuitamente. Era o direito dele (krHACKen) bloquear a utilização do POPStarter via OPL ou qualquer outro aplicativo para o PS2. Não importam os motivos. Ele não queria. Ponto. Já o “cabeça-de-ovo” (Jay-Jay) se achou no direito de burlar o bloqueio porque sim, meio que para provar para o krHACKen de que ele “PODE” e “FAZ”. E no final todo mundo saiu perdendo.

        No momento ele está tentando se justificar do circo que ele armou lá no site dele e até cogitou remover o link da revisão 1029 V2:

        http://www.ps2-home.com/forum/viewtopic.php?f=19&t=4021

        Perdoem-me o desabafo, mas é FODA!

        • Infelizmente este não vai ser o primeiro nem o ultimo projeto que vai morrer por causa de um idiota, mas por outro lado temos os Brasileiros para “babar ovo” do Jay-Jay e apoiar toda merda que ele faz.

          Sinceramente acho que o Jay-Jay é um otário, mas o krHACKen também deu “brecha”, ele gasta um tempo absurdo com o POPStarter e nunca criou a porra de uma interface, o que custa o cara criar uma interface básica, capada, vai jogar pelo UlaunchELF por rede para ver a complicação.

          E não precisava do krHACKen criar um sistema para travar o uso do POPStarter na nova aba que o Jay-Jay criou, é duas pessoas com o ego enorme, uma que não sabe a hora de parar e a outra que não é nada flexível.

          • Bom, Rogério, também sempre vi necessidade em um loader próprio para o POPStarter, mesmo porque não é nada fácil configurar tudo certinho de primeira. Tudo é muito baseado em arquivos de texto soltos e mesmo a documentação oficial em inglês não explica nada acerca das funcionalidades do arquivo “CHEATS.TXT”, “DISCS.TXT” e “VMCDIR.TXT”. O usuário do emulador tem que correr atrás de informações soltas na internet em sites diferentes. Eu mesmo demorei para achar um lugar que explicasse direito como o “CHEATS.TXT” funcionava. Mas é aquilo; independente da inflexibilidade do krHACKen, ele agregou muito mais do que o Jay-Jay na cena PS2.

    • Nessa eu não vou poder te ajudar porque eu uso uma TV de tubo, mas eu li em algum lugar que não são todos os jogos que tem compatibilidade com modo de tela cheia em TVs modernas com o cabo componente. Resident Evil 2 é um desses poucos jogos.

    • Por padrão cada jogo gera seu próprio VMC Com o “VMCDIR.TXT” você pode reunir saves de jogos diferentes num único VMC. Este arquivo é bastante útil para jogos que tenham varios discos, como o Final Fantasy 9.
      Dá uma lida nos tópicos 4 e 5 do documento “POPStarter_r13 (IMPORTANTE).pdf” que lá explica bem melhor e com exemplos.

  9. Eu conheço 2 listas de compatibilidade administradas por pessoas diferentes: uma é administrada pelo Algol/Allan58 do site Metagames, e outra é pelo Jay-jay do site PS2HOME. O problema é que existe uma série de divergências quanto a compatibilidade. Tem gente que jura que o Castlevania – Symphony of the Night pode ser finalizado , e no entanto ele tem sérios problemas de travamentos aleatórios. Conforme eu vou terminando os jogos eu adiciono uma descrição num TXT para uso pessoal. Você encontra esta minha “humilde” listagem na documentação que está no link acima nesta página no tópico 10.

  10. Uma inconveniência sobre essas listas de compatibilidade é que boa parte dos jogos “testados” normalmente são jogados por 30 minutos, 1 ou 2 horas no máximo, e o responsável pelo teste já alega de imediato que “tal jogo” funciona perfeitamente. Pode ter certeza que a maioria desses testes são superficiais. O mesmo vale para os jogos de Beats Of Rage. A pessoa joga uma ou duas fases, compila sua “mega coletânea de jogos de OpenBOR super-ultra compatíveis com o PS2”, e quem baixa depois acaba se frustrando com a mentira.

  11. Porque o game Driver 2 no POPSTARTER quando salva o progresso do game, não aparece nada?? Assim fica difícil de jogar!!! Tem como corrigir esse problema?? Abraços!!

    • Nao aparece no menu do jogo, mas o save está la, o que eu fiz foi decorar os comando para dar load (usei um emulador para isso), assim consigo salvar e dar load sem ver essa animação.

  12. Ivan, não aparece nada porque o POPstarter é um emulador/interpretador, não é um videogame. Por esse motivo ele é propenso a ter erros.

    Em uma das listas de compatibilidade esse problema da “tela de save invisivel” já foi constatado por vários usuários. É como o sergião falou: dá para carregar o save, só que “às cegas”.

    Lista de compatibilidade – não sei quem a mantém (em inglês):
    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Zy1dY7e5DScpILhFkDIe9dC7KYfbJxWDiEVop6nD3ts/edit#gid=1

    Aproveitando uma observação sua em uns comentários acima, o Dino Crisis 2 salva e carrega o progresso de jogo corretamente, desde o save seja criado no Memory Card 1. Se salvar no Memory Card 2 dá erro.

    Lista de compatibilidade do El Patas (em espanhol):
    http://www.el_patas.byethost10.com/pops/popsD.html

  13. Olá, fui testar essa nova versão e toda vez que executo um jogo, o ps2 volta para a seleção de memory card, alguem saberia me informar o que eu fiz de errado?, com os elf anteriores tudo funciona normal. estou tendo um problema em alguns jogos com textura, no spider man 1 por exemplo, as texturas do chão ficam sumindo o tempo todo.

  14. A quem possa interessar, parece que foi constatado um problema nesta última versão lançada do POPStarter. Alguns jogos que tinham excelente performance na versão “WIP 06 BETA 17” estão apresentando breves travamentos (lags) durante sua execução. Eu também percebi isso aqui ao jogar o Street Fighter Alpha 3 tanto no HD interno como no externo. Por um momento parece que há uma interrupção durante as lutas. No começo isso não me incomodava, mas como é o jogo de luta 2D que mais gosto e jogo quase todos os dias uns 15/30 minutos, agora a falha está mais evidente.

    Outro jogo que virei na “WIP 06 BETA 17” foi o Final Fantasy 9 e eu não me lembro de ter problemas de lags durante o jogo. O usuário Shady disse que com esta versão “RIP 06”, o jogo chega a ter 1 segundo de lag ao usar magias nas batalhas. Na versão beta eu não presenciei nenhum problema relacionado. O Syphon Filter 1 e o 2 também apresentam o mesmo problema.

    O krHACKen sugeriu que fossem criadas duas listas de compatibilidade, tendo em vista de que ele não pretente corrigir mais nada: uma lista para a versão “WIP 06 BETA 17” e outra para a “RIP 06”.

    Quem quiser se aprofundar no assunto, entre no link abaixo (em inglês):
    https://assemblergames.com/threads/ps2-pops-stuff-popstarter.45347/page-112#post-953611

    Quanto ao pacote que está disponibilizado aqui no site, na pasta “PREDEFINIDOS” se encontra a versão “RIP 06” do emulador. Caso queiram utilizar-se da versão “WIP 06 BETA 17” basta substituir o arquivo “POPSTARTER.ELF” pelo que se encontra no seguinte caminho:
    /OPEN_BETAS/OBT_ANTIGOS/WIP_06_OBT17/

    Sempre mantenham uma cópia de tudo caso queiram refazer o processo.

  15. Essa versão não esta rodando no meu PS2! depois de eu att tudo normalzin quando vou abrir o jogo mostra o poof normal e depois uma tela preta e por ultimo volta pro menu pra selecionar o memory card (Menu do PS2) to usando a versão antiga do pops pq esta funcionando. oque pode ser?

    • Se você faz uso do OPL para iniciar o POPStarter, procure no seu memory card por um arquivo chamado “conf_elm.cfg” e renomeie ele como “conf_elmz.cfg” (sem aspas) que o tal método POOF deve funcionar.

  16. Pessoal eu estou com meus jogos de PS1 em rede, mais quando eu troco o ELF para a nva versao e inicio, ele volta pra tela de MC. Dai quando eu troco o ELF pra versao 17 pega de boa mesmo, ja tentei e n estou conseguindo

    • Se você faz uso do OPL para iniciar o POPStarter, procure no seu memory card por um arquivo chamado “conf_elm.cfg” e renomeie ele como “conf_elmz.cfg” (sem aspas) que o tal método POOF deve funcionar VIA HDD E USB. Rede eu não sei.

    • Procure no seu memory card por um arquivo chamado “conf_elm.cfg” e renomeie ele como “conf_elmz.cfg” (sem aspas) que aí vai funcionar. Tem que utilizar a ultima versão do Jay-Jay do site PS2HOME.

        • Não. O arquivo fica no memory card, para ser mais exato, no memory card 1. Para fazer o procedimento você tem que usar o uLaunchELF; ir até a pasta OPL que está no memory card 1 (mc0:); mover o arquivo “conf_elm.cfg” para um pendrive; abrir este pendrive num computador e renomear o arquivo para “conf_elmz.cfg”; espetar de volta no PS2 e copiar o arquivo renomeado para a pasta OPL no memory card 1.

  17. Bom dia, alguém sabe como corrigir o bug no game Road rash 32bit, o 1º que saiu para o ps1. Jogo normalmente e vou salvando o jogo, mas quando vou jogar de novo em qlq dia, vou carregar o save e aparece a mensagem que o memory card não foi encontrado, já jogue com a bios instalada na pasta do mc. Podeiram me ajudar?

    • Não sei se é o seu caso mas já aconteceu comigo do Street Fighter Alpha 3 apresentar o mesmo problema (acusava inexistência dos memory cards). Descobri que o erro era causado porque o arquivo executável do jogo estava corrompido. Como eu mantenho backup de tudo eu apaguei o ELF defeituoso e copiei um novo com mesmo nome. Tenta aí e vê se resolve.

  18. Amigo, estou tentando jogar ps1 pela rede, ele acha o jogo tudo certo mas na hora de rodar o jogo ele da erro POPS_IOX.PAK NOT FOUND. Sabe o que pode ser?? Esse arquivo já está na pasta POPS mas mesmo assim o erro persiste.
    Obrigado

    • Pela rede eu não poderei ajudar, mas posso sugerir a mesma coisa a você assim como fiz com o Claudio R: há a possibilidade de corrupção deste arquivo. Substitua ele por um backup do POPS_IOX.PAK que você tenha guardado e testa de novo.

  19. Alguém mais aí está com problemas no Resident evil 3 Nemesis ?? Durante o jogo acontece vários travamentos na hora que a Jill vai abrir específicas portas, na área onde fica localizada a mangueira de incêndio (Fire Hose) e são travamentos de verdade… só desligando o console e ligando de novo, mas mesmo assim continua a travar. Alguém sabe o que realmente está provocando esses travamentos no jogo e se uma atualização do POPSTARTER para a nova versão resolveria esse problema ?

    • Os travamentos são aleatórios no Resident Evil 3. Não há solução para esse problema. Em compensação o Resident Evil 1 e o 2 rodam perfeitamente.

      • Eu posso afirmar o que você disse, pois já joguei resident evil 1 e 2 pelo POPSTARTER e sim, rodaram perfeitamente, rodei os 2 e são jogos incríveis… eu quero muito rodar este jogo, você poderia me dizer onde baixou o jogo ? Eu pretendo atualizar o jogo e começar desde o começo, com a versão do pops diferente e outro jogo, porque eu não entendo como tem pessoas que jogam o re3 sem nenhum problema.

  20. O problema é que há pessoas que testam/jogam por um curto espaço de tempo e já confirmam erroneamente a compatibilidade de certos jogos. Tem gente que jura que finalizou o Castlevania – Symphony of the Night e não teve nenhum travamento ou bug. Eu, por exemplo, me utilizando da última versão do POPstarter, não consegui ter acesso ao aqueduto e as catacumbas porque um bug simplesmente fazia desaparecer as portas que dão acesso à essa área, e por causa disso eu não pude continuar o jogo.

    Sobre os Resident Evil 1 e o 2 eu tenho ambos originais (o 3 também) e eu criei as imagens a partir deles. Pode baixá-los nos links abaixo. Já está tudo configurado para uso imediato:

    Resident Evil 1 – Director’s Cut – Dual Shock Version
    https://drive.google.com/open?id=0B6NIp3EhZybDMm1CT09tc3NkUWs

    Resident Evil 2 – Dual Shock Version (descompacte as 4 partes com o 7zip)
    https://drive.google.com/open?id=0B6NIp3EhZybDWnRwOUlCMURjeUU
    https://drive.google.com/open?id=0B6NIp3EhZybDRWlORjdDazRNdVk
    https://drive.google.com/open?id=0B6NIp3EhZybDWVc2YUl1c1ltNmc
    https://drive.google.com/open?id=0B6NIp3EhZybDcmNESnZPMGV6UUU

    7zip
    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtWVV3Mk9SdmVxaXc/view

  21. por favor amigos , sei que isso é bem chato mas vcs que estão lendo essa mensagem poderiam falar os game que vcs TERMINARAM, pois eu joguei bastante jogo e no meio ou no final eles travam por favor pessoal me respondam abraços

  22. Faz muito tempo que eu não posto alguma coisa sobre esse emulador!!! A minha pergunta é será que algum dia esse emulador vai rodar perfeitamente todos os jogos no modo vídeo componente?? Abraços e feliz 2018 galera!!!

  23. Ivan, sinceramente, o POPStarter ainda é precário no quesito emulação, quem dirá compatibilizá-lo com recursos adicionais, ainda mais que o código-fonte não foi liberado pelo krHACKen.

  24. Existe alguma diferença de compatibilidade desse emulador no ps2 caixote para o ps2 slim? Se tiver qual é fale um exemplo por favor. Pq ja vi q o caixote tem uns arquivos a mais mas no fim é a msm bost4 que o slim :v

    • É um problema conhecido. O Resident Evil 3 trava durante a parte que se adquire a mangueira para apagar o incêndio num dos corredores. Tem um procedimento envolvendo a ordem dos ítens adquiridos nessa parte para que o travamento não ocorra (ou que ele tenha a mínima chance de acontecer), mas, sinceramente, não vale de nada porque o jogo trava aleatóriamente após chegar na torre do relógio.

      Conclusão: Resident Evil 3 é um jogo problemático.

      • Obrigado adriano por responder. Eu vi um comentario do Ivan sobre uso do cabo componentes no emulador, eu testei uma vez a muito tempo e nao funcionou, queria saber se é possível jogar usando o cabo componentes pq ja aposentei o cabo tradicional

        • Eu uso um cabo componente numa TV de tubo e rodo tudo sem problemas. A questão em si não é o cabo e sim o uso do GSM em TVs modernas, aí sim a compatibilidade varia de jogo para jogo. Por exemplo, o Resident Evil 1 e 2 rodam muito bem em full screen (relato de alguns usuários).

          • Ok Adriano vou ver aqui qualquer hora. Ali em baixo o Tokureview disse que por rede fica mais estável os jogos de ps1. Isso se aplica pra o resident evil 3 ou vai agarrar do msm jeito, vc sabe dizer?

            • Independe do local onde são utilizados os VCDs. Se o jogo já for propenso a ter problemas durante a jogatina ele vai continuar travando, seja HDD, USB ou rede. Dizem que há uma melhoria sutil via rede, mas eu não posso confirmar se isso é verdade ou não.

    • Sim, é possível. No pacote disponibilizado aqui nesta página há um tutorial que explica como utilizar este recurso (Manual POPStarter v2.32) e no caminho “/_PREDEFINIDOS/PARA_REDE” você encontra os arquivos pertinentes a esse recurso.

  25. Adriano boa tarde, amigo eu sempre fiquei curioso em saber que vantagens teria jogar o pops via rede, existe algum ganho de compatibilidade de algum jogo existe alguma vantagem? Ou simplesmente é só mais uma maneira de fazer, por exemplo alguem que nao tenha um pendrive ou goste de ter as imagens dos jogos no pc. Pq até hj não entendi a vantagem de jogar o pops deixando o pc ligado pra fazer rede

    • MARCO BRUNO mano no meu caso, como já uso o OPL por rede SMB fica pratico manter os jogos psx no mesmo hd, como tinha muitos jogos de psx não tinha como por todos no meu pendrive, quanto a compatibilidade por rede tem mais estabilidade, e por usb pode ocorrer congelamentos aleatórios que não ocorrem por rede, alem do dispositivo por usb estar fragmentado.

      • Sim Tokureview esses congelamentos se por rede diminui isso ja é uma grande vantagem, porém uma das coisas que me incomoda um pouco é jogar pensando q qualquer momento pode congelar. Mas então quer dizer que peloo hd interno esses congelamentos seriam menores tbm por causa da velocidade maior que o hd ide tem contra o usb 1.1 correto?

        • Marco já usei por HD Interno, por REDE e por Mídia USB, e sinceramente prefiro por Mídia USB (por não depender de equipamentos externos para funcionar), não senti diferenças significativos na questão de travamentos em nenhum dos modos, agora na teoria quando você roda por HD Interno funciona melhor!

  26. Galera depois de fazer vários testes, finalmente encontrei uma forma de finalizar resident evil 3 sem se deparar com erros, vou passar para vcs um mini detonado
    – primeiro encontro com o nemeses escolha a opção enfrentalo, pegue o cartão com bred, se quiser mata-lo… pode matar ou só pegue o cartão e entre na R.P.D
    – encontre com Carlos no restaurante, quando o nemeses aparecer, escolha a opção se esconder de traz do balcão. Depois da animação… saia do restaurante e va na sala do save pegar a a manivela, va pegar a outra joia do relógio q está na sala onde empuramos uma escadinha para podermos ativar o painel para liberar o caminho q leva para o segundo andar, pegue a joia e va usá-la no relógio, va para o bonde e pegue a chave de boca… volte e va para o posto de gasolina ” nessa parte se preocupe só com o código para pegar a gasolina” digo isso pq tem como sair e ver uma animação de Carlo matando os zumbis, mas é para ignorar isso e se focar só no código. Quando pegar a gasolina saia e prossiga com o jogo e va pegar a bateria… Essa é a parte crucial para não travar, ao invés de vc ir usar a bateria e pegar o fusível … va primeiro buscar o óleo ” se vc optar por ir pegar o fusível primeiro , o jogo vai travar assim q vc pegar a magueira de incêndio e entrar na porta” então va pegar primeiro o óleo , pegue o óleo… agora vc pode ir pegar o fusível. Na volta vc vai se deparar com o nemeses, não mate ele… faça ele te seguir até a parte q vc pega a magueira de incêndio ” se vc não fizer isso o jogo vai travar” esse bug é interessante, fui lá 10 vezes, 5 vezes eu levei o nemeses até lá e as outras 5 eu não levei ,as vezes q eu não levei o jogo travou na porta ” bug resolvido ”
    – Agora vc vai passa pela parte onde o chão quebra e as caixas caíram do caminhão , escolha escalar
    -Agora vc vai pegar o fusível, nessa parte escolha a opção aumentar a energia da eletricidade, não tente a outra opção. Agora va para o bonde
    – No bonde escolha a opção atravessar a janela do trem, não tente a outra opção
    – Quando se deparar com o némesis na torre do da igreja, escolha a opção do cabo para que ele seja eletrocutado, não tente a outra opção.
    -Quando você joga com Carlos, e chegar no hospital é importante que ao chegar no elevador… você vá no andar de baixo depois va para o andar de cima, porque se você não seguir esta ordem, o jogo será marcado na porta do sino com jill e não há volta
    -Quando você vê nêmesis na ponte, escolha saltar para baixo, não tentei a outra opção
    -Quando Nicolai aparece com o helicóptero, escolha fogo para o helicóptero, não tente a outra opção.
    – No final da luta contra o nemeses , escolhi exterminar o monstro, não tentei a outra opção

    Tentem ai galera, finalizei 3 vezes seguindo essa ordem e não travou, e joguei 3 vezes sem seguir essa ordem e o jogo travou, coloquem nos comentários se deu certo ou não, vamos ajudar àqueles q tem dificuldadesde em finalizar o resident evil 3.

  27. porque no meu sempre dar tela preta e volta para a tela do opl? mas quando coloco um jogo so no pen drive pega normal?? não to conseguindo jogar

      • o que precisa na pasta POPS são esses arquivos ai ne isso? PFS_WRAP, POPS_IOX.PAK, POPSTARTER.ELF. e os vcd e os XX.ELF do vcd??? esta todos esses se falta ou precisa de mais algum arquivo diz ai ou se puder coloca o nome de uma lista do que precisa!

        • “porque no meu sempre dar tela preta e volta para a tela do opl? mas quando coloco um jogo so no pen drive pega normal?? não to conseguindo jogar”

          O seu problema está nas configurações do OPL, já que você faz questão de iniciar o POPStarter por ele, e pelo que entendi você está tentando jogar via rede. Tem uma seção dedicada ao OPL aqui no blog. Começa pesquisando por lá.

  28. gente alguem por favor, não to conseguindo usar meu popstarter nem via OPL nem ULaunchELF, uso pelo USB no HD externo de 500GB, quando inicia a tela fica preta e volta para o menu OPL ou MEMORY CARD.

    Mas quando coloco apenas um jogo em um pendrive pega normal.

    • Deve ser alguma corrupção num dos arquivos pertinentes ao POPStarter. Para corrigir isso basta substituir os arquivos do seu HD externo (POPSTARTER.ELF / POPS_IOX.PAK / PFS_WRAP.BIN). Caso você utilize versões diferentes do POPStarter para cada jogo, renomeadas com o prefíxo XX (XX.MEGAMAN_X4.ELF, por exemplo) você também terá que substituir todos os ELFs de cada jogo.

      • Pois é amigo adriano, eu ja fiz isso e não fucionou troquei esses arquivos de varios sites diferentes e nada, mas no pen drive de 3,5GB pega normal

        • Se você postar uma foto ou upar a sua pasta POPS para que eu possa dar uma olhada quem sabe eu consiga definir a causa do problema. Só adianto que esse seu problema ou são arquivos do POPStarter corrompidos ou há algum arquivo alocado erroneamente na pasta POPS (exemplo: bios e/ou CHEATS.TXT alocados no diretório POPS, quando na verdade eles deveriam ficar nas pastas de cada VMC).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.