[PS2] POPStarter (r13 RIP 06)

00.png

Este Loader (“emulador”) para Playstation 2 tem um potencial enorme, ele não é bem um emulador como muitos usuários costuma pensar, o que o POPStarter faz é acessar a retrocompatibilidade nativa que o Playstation 2 já possui com o Playsation One, este foi sem duvida um projeto ambicioso que seu desenvolvimento doou muitas horas de sua vida. Apesar de uma parte razoável dos jogos funcionar perfeitamente no POPStarter, ele ainda esta longe de ter 100% de compatibilidade. Nesta ultima versão do POPStarter desenvolvido pelo krHACKen, teve uma enorme lista de atualizações (recomendo que leia os arquivos “CHANGES.TXT e o FIXES.TXT) para saber quais foram as novidades, eu recomendo este homebrew para quem é fã de Playstation One, baixe e curta as centenas de títulos compatível com ele.

  • Obrigatório: Um Playstation 2 funcionando, e usar um dos três aplicativos o Open PS2 Loader, ULaunchELF CD, ou o Free McBoot, para dar boot no emulador em seu Playstation 2.
  • Agradeço: Ao JOSERI pelas dicas, vídeos e a tradução, ao Tokureview pelo aviso da versão do POPStarter por REDE e o El_Patas pelas dicas UTEIS.
  • Atualização: Dia 25/11/2015 (revisão 13 WIP06 Beta 12), Dia 07/12/2015 (versão r13 WIP06 Beta13), Dia 04/08/2016 (versão r13 WIP06 Beta14), Dia 18/09/2015 (revisão 13 WIP06 Beta 15), Dia 21/11/2016 (revisão 13 WIP06 Beta 16), Dia 05/02/2017 (revisão 13 WIP06 Beta 17), Dia 22/10/2017 (revisão 13 RIP 06).
  • Site Oficial: https://bitbucket.org/POPStarter

a

JOGAR  O POPSTARTER ATRAVÉS DO OPEN PS2 LOADER PS2HOME

Caso você queira usar o “POPStarter” através da interface do “Open PS2 Loader PS2Home” (baixe AQUI) para facilitar sua vida, acesse este tutorial AQUI.

IMPORTANTE

Não deixe de ler as documentações que esta dentro da pasta do POPStarter que você baixou ou vai baixar no final do poste, é de EXTREMA importância que você leia o tutorial “POPStarter_r13 (IMPORTANTE).pdf” (esta na raiz da pasta) e o “Manual POPStarter (v2.32) [IMPORTANTE]” (esta dentro da pasta “!_TUTORIAIS”) antes de fazer perguntas.

a

Baixar Servidor 1

Baixar Servidor 2

a

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este poste foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

813 comentários sobre “[PS2] POPStarter (r13 RIP 06)

  1. Para quem tá com dificuldade com o novo POPStarter r13 RIP 06 (erro que faz retornar para o Browser do PS2), ele não pega se tiver o “conf_elm.cfg” no memory card. Qualquer duvida é só comentar aqui em baixo!

    Tenho uma pequena duvida e acho que só esse site pode me ajudar. Vamos lá!

    SLUS_556.74.CrisisBeat.VCD
    XX.SLUS_556.74.CrisisBeat.ELF

    Porque alguma pessoas colocam “XX+Game_ID+Nome do jogo?” . O que isso faz? O jogo vai automaticamente para o menu do OPL onde será possível usar a GSM? Conto com a ajuda de vocês para me tirar essa dúvida hehe

    • Parece que a última versão do OPL 0.9.4 beta está dando suporte direto aos VCDs do POPStarter sem a necessidade de usar o tal “conf_elmz.cfg”, desde que os jogos estejam renomeados desta forma:

      SLUS_556.74.CrisisBeat.VCD

      onde “SLUS_556.74” é o executável do respectivo VCD. Sobre o “XX.SLUS_556.74.CrisisBeat.ELF” talvez os usuários do POPStarter via OPL queiram ter acesso a versões diferentes do emulador já que a compatibilidade varia bastante entre as revisões. Dá uma olhada nesse vídeo que você vai ter uma ideia melhor sobre o assunto:

      • Opa, valeu !! Fiz todo o processo do video utilizando essa versão do OPL “OPNPS2LD” e deu certo. Já zerei uns 40 jogos (ou apenas joguei bastante) na versão que estou usando. Eu sei que eles funcionam bem, mas não sei se vale a pena arriscar atualizar minha lista para essa versão.

        Obrigado =D

          • Não tem como. O projeto foi descontinuado. Sobre os 2 jogos (tirado do site “https://el-patas.000webhostapp.com/” e traduzido porcamente pelo Google Tradutor):

            *LEGACY OF KAIN – SOUL REAVER
            Os diálogos geralmente não têm frases narradas e certas cenas cinematográficas são
            eles cortam, esses dois problemas acontecem de forma fixa. Então os efeitos sonoros
            eles falham aleatoriamente, quando eles são inimigos impactados são ouvidos de forma diferente ou ruim, o som dos fãs na catedral primeiro funciona mal mas se você sair e depois voltar ele é fixo, você pode ouvir sons que não têm nada
            ver com o objeto ou ação executada, como o rosnado de um inimigo ao abrir e fechar uma porta, etc. Testado todos os modos.

            *CASTLEVANIA – SYMPHONY OF THE NIGHT
            Versões testadas NTSC-U e NTSC-J há um travamento fixo no mesmo
            apontar Em cerca de 10 minutos de jogo, quando você alcança o exterior
            Muralha (a área onde há neblina), existe um portal para se teletransportar para a área
            inicial, se for usado e depois voltar e entrar no Outer Wall novamente o jogo é
            desligar EYE, você deve sempre usar o teleportation para sair e voltar novamente, imediatamente após cruzar o corredor de Loading e ao entrar ele desliga.
            Para evitar isso, você precisa fazer o que precisa fazer quando passar por isso
            portal onde está esse fracasso, é ir além daquele cômodo onde fica o
            botão e você obtém esse poder e você matar o primeiro personagem e lá ele retorna você para
            pegue o portal que te leva para a parte do palco vermelho, e quando ele aparecer nessa área espere dois segundos antes de se mexer para que o jogo não fique
            vai travar Também pode haver algum acidente aleatório em alguma outra área do
            jogo.

      • Verifique a extensão dos VCDs. Eles devem ficar com letras maiúsculas. Pode ser corrupção de um dos arquivos do POPStarter ou erro de configuração do arquivo “conf_elmz.cfg” do OPL. Outros usuários tiveram problemas parecidos com o seu no pasaado. Dá uma olhada aqui na área de comentários pois é possível que a sua resposta já tenha sido postada.

        Outra coisa: Não poste a mesma pergunta varias vezes, pois isso caracteriza spam. Escreva uma única vez e saiba esperar.

  2. Podem me ajudar? Eu uso mcboot normalmente para jogos de ps2, mas todos meus jogos de ps1 não estão dando load no save, quando eu começo o jogo ele funciona perfeitamente e cria pasta automático com o mesmo nome do jogo e dentro com o arquivo slot0.vmc e slot1.vmc e quando vou dar load não encontra o save, como se não existisse. O que pode ser? Muito obrigado!

    • O que eu vou falar aqui tem por base a minha experiência e meus testes com algumas versões do POPStarter.

      Eu tive certos problemas com a versão “RIP 06” (também conhecida como revisão final) como lag em alguns jogos e corrupção dos saves. No caso relacionado a corrupção eu verifiquei que se os VMC forem criados com a versão “RIP 06” os saves serão gerados sem nenhum problema, aparentemente, mas caso você já tenha VMCs criados com versões anteriores a versão final e por qualquer motivo decida fazer uso da versão RIP 06, aí sim em um dado momento você terá seus saves corrompidos. Por exemplo, recentemente eu perdi um save de 5 horas do jogo Grandia. Apesar dele rodar bem com o POPStarter ele tem uns glitches sonoros em algumas CGs. Eu fazia uso da versão “WIP 06 OBT17” e resolvi testar o jogo com a versão “RIP 06”: o problema do som não foi resolvido e por isso decidi voltar a versão anterior. Para minha surpresa o jogo acusava o mesmo problema que você está tendo com os seus saves: o Grandia não reconhecia mais os VMCs e com isso eu joguei 5 horas do meu tempo no ralo.

      Atualmente, uma revisão tem se mostrado mais eficaz em rodar tudo o que tenho. Em vez de utilizar várias versões do POPStarter para jogos diferentes, eu estou fazendo uso da revisão “WIP 06 PROTO 20171008” para tudo, onde ela roda tão bem quanto a versão “WIP 06 OBT17”, além de rodar certos jogos que este beta não roda como o Megaman Legends, por exemplo.

      Resumindo: o seu problema é corrupção dos saves, infelizmente. Minha sugestão: remova todos os VMCs problemáticos e faça uso somente da revisão “WIP 06 PROTO 20171008”. Esta revisão você encontra no pacote disponibilizado aqui no blog. Após descompactado vá ao diretório “_OPEN_BETAS” e depois em “_PROTOS”.

  3. Boa tarde pessoal, gostaria de compartilhar algo com vcs e que resolveu meu problema: Sempre que eu jogava RE 3 Nêmesis, em algumas parte específicas do jogo, ocorria o travamento na abertura de porta, e era sempre nos mesmos pontos, nas mesmas portas. Enfim falaram que era por conta dos CHEATS. Retirei-os do VMC do Jogo. Mesmo assim continou o Travamento, daí nesta última versão eu verifiquei que na pasta “FERRAMENTAS_PC que vem junto com o Download dessa versão, tem o aplicativo/programa chamado CONSERTA_LICENÇA_DAS_ISOS, fácil realizar a correção, tem até um texto explicando como fazer. É muito simples. É só escolher o game em formato *bin*, no campo CD Image File, selecionar a região do game no meu caso ‘América’ e clicar em Patch CD IMAGE e pronto, daí é só converter pra VDC. Funcionou comigo e espero que se alguém tiver problemas de travamento, isso ajude.

    • A sua ISO era modificada (tinha legendas ou dublagem em outra lingua, como o português) ou não tinha nenhuma alteração? Jogos de PS1 cujas ISOs fossem ripadas por um grupo chamado PARADOX eram passíveis de ter problemas. Praticamente tudo que era disponibilizado por eles travava no console. Verifica aí se o seu Resident Evil 3 não foi ripado por eles.

      Eu citei o grupo PARADOX por que eles faziam modificações na licença de suas ISOs. Esse programa que você utilizou repara qualquer edição mal feita na licença dos jogos restabelecendo o padrão das mesmas. Não acho que o Resident Evil 3 vá rodar até o fim sem travar nem que seja de maneira aleatória.

      • Exatamente, era legendado em pt-Br, até onde eu joguei, naum travou mais, porém, Verificarei se conseguirei chegar ao final do jogo, caso ocorra o travamento, terei que baixar a ROM! Mas Valew pela dica!

        • Então, naum poderia deixar de voltar a esse assim, na parte do Carlo em RE3 Nêmesis, travou, daí eu exclui tudo, o jogo é o memory virtual.por ele criado. Baixei outra versão americana sem rip, e mesmo assim travou. Baixei a européia e ela travou em uma passagem de porta logo no começo, foi qua do usei o programa pra resgatar a licença, daí pegou de boas, já Zerei e estou zerando pela.segunda vez. Walew caros amigos viciados!

    • Não. Roda sem música fora os inconstantes travamentos aleatórios. Como o desenvolvedor do POPStarter decidiu parar com o projeto e não liberou o código fonte, qualquer jogo problemático continuará sem revisão para sempre. Agradeça ao Jay-Jay e seus bajuladores do PS2-Home.

        • eu tenho um 2 modelos, um fat 5001 que não tem mais a lente apenas o HDD com opl, e um slim 9000 que não roda o Parasite eve 2 em cd gravado, trava na primeira tela com textos, já tentei no retroarch no Raspberry pi 3, tambem não roda, trava na primeira porta, Ta phoda rodar esse jogo, não curto jogar em emulador android e nem no pc, agora, reza a Lenda que ele roda nos modelos 700xx para baixo, como meu fat não tem lente não vou poder fazer esse teste, mas se alguém conseguiu rodar ele no ps2, por favor me diga qual o modelo do seu console que voce conseguiu. (tenho um ps1 7502 mais está sem lente, no final teria que comprar uma unidade otica e um cabo scart mais um conversor para minha tv, ia ficar meio salgado)

          • O problema nem é a ausência de som, mas sim o fato de que os travamentos são inconstantes. Tem gente que garante que jogou por horas sem travar (é o mesmo povo que garante que o Castlevania – Symphony of the Night não trava). Eu digo que aqui travou logo ao tentar sair da galeria de tiro. Enfim, se você quiser fazer o teste…

              • Eu uso o recalbox a ultima versão, aparentemente, o parasite eve 2 esta rodando no recalbox com retroarch na versao com processador x86 no casso a versão para windows, nao fiz o teste ainda, mas no recalbox para raspberry pi 3 ele nao roda. Mais eu fico encabulado porque vi uns relatos que ele roda em ps2 antigos que tinham o chip do ps1 separado na placa, so que eu teria que fazer o teste.

                  • sim! existe no retropie os nucleos de emulação chamado libreto, mais alguns só funcionam no pc pois usam processadores 86x, exemplo o nucleo chamado Beetle PSX que só funciona no x86 e não funciona no raspberry pi 3, aparentemente o núcleo Beetle PSX roda o parasite eve 2 mas ele não é compatível com a placa do raspberry sendo que esse nucleo tem uma compatibilidade muito maior que o nucleo pradrão que funciona no RPI3. na placa RPI3 o retroarch usa o núcleo PSXReamerd baseado no emulador que usa esse mesmo nome, e esse emulador nunca conseguiu rodar o Parasite eve 2. ou seja esse jogo tem dificuldade pra se conseguir rodar.

  4. “(…) um slim 9000 que não roda o Parasite eve 2 em cd gravado (…)”

    Felipeinwaves, você disse que seu jogo era gravado. Se o Parasite Eve 2 for original ele roda também no Slim 9000X. Desliga o Matrix pois deve estar ocorrendo algum conflito entre o chip e o jogo. Abaixo há uma listagem de jogos incompatíveis com o PS2 FAT e SLIM. Apesar de não estar citado, entenda-se que a incompatibilidade com o modelo 3000X deva abranger o 5000X, e o 75001 deva abranger o 9000X.

    https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_PlayStation_games_incompatible_with_PlayStation_2

    • Nem com matrix desligado ele não passa da tela de inicio com textos, original e gravados com patch de correção não funciona no Slim, já fiz o teste, muita gente também tem esse problema reportado em sites gringos. um dos grandes mistérios é rodar esse jogo no slim 9000x kkkkkkk

  5. Boa noite galera!!! Aproveitando esse feriado do dia 7 de setembro, eu vou postar 3 links de 3 games de Resident Evil!!! O 2 da Claire Dublado, o 2 do Leon Dublado e o 3 Dublado!!! Já estão convertidos para VCD!!!

    Resident Evil 2 Claire Dublado
    https://mega.nz/#!dDBnzabZ!pN3sKFfj8rqNVTC1hztHyYPS35-9ZF2dqI4kNugBuf4

    Resident Evil 2 Leon Dublado
    https://mega.nz/#!MLATFAaT!TaBJ32KTiDxOLyyRCcHRMKtZFv3wf1bnGY6IQBO9djA

    Resident Evil 3 Dublado
    https://mega.nz/#!wDRnWazQ!ovv6DPgTVtRKwQzHHLxLHomADLsIkAE9INj7zJ3TV9M

    Bom divertimento à todos!!! Abraços!!!!

    • Procure no seu memory card por um arquivo chamado “conf_elm.cfg” ou ” conf_elmz.cfg” e apague-o. Os VCDs agora seguem o seguinte formato:

      XXXX_123.45.NOME_DO_JOGO.VCD

      Ex.: SLUS_013.95.MEGAMAN_X6.VCD

  6. A pedido do krHACKen eu me encarregei de fazer testes na versão americana do Castlevania – Symphony of the Night. Eu usei a última versão de teste do POPStarter disponível do dia 24/09 e adicionei no arquivo “CHEATS.TXT” a função “$UNDO_GAME_FIXES” (sem aspas). Esta função se encarrega de desabilitar quaisquer correções feitas no respectivo jogo, mas não desabilita as melhorias feitas no POPStarter, propriamente dito. Eu terminei o jogo agora e não tive nenhum problema de performance e nem travamentos. Não usei nenhuma outra função alem da citada anteriormente. A versão do jogo cujo teste foi feito é SLUS_000.67 (ISO sem modificações), via USB (pendrive SanDisk 32 GB).

    Uma observação: essa função é apenas para teste, não é uma solução definitiva, seja para o Castlevania ou para outros jogos problemáticos, mesmo porque a versão final do POPStarter (RIP07) ainda será lançada, talvez na próxima semana.

    Enfim, quem quiser ir brincando com o jogo, crie um arquivo de texto com o nome “CHEATS.TXT” e escreva nele o seguinte: $UNDO_GAME_FIXES

    Salve o arquivo e copie-o para a pasta VMC do Castlevania (fiz o teste na versão NTSC). Não se esqueça de substituir sua versão antiga do POPStarter por essa do dia 24/09:
    http://aybabtu.chez.com/kHn/SOFTWARES/20180924/POPSTARTER.ELF

  7. Criar expectativa em cima de algo que não temos certeza se vai dar certo ou não é uma merda: eu comecei uma nova partida do Castlevania SotN e o jogo travou quando eu entrei na Biblioteca para comprar o ítem que abre as portas seladas magicamente… Decepção descreve bem o que eu sinto. E pensar que ontem eu o joguei por mais ou menos 4 horas sem nenhum problema; hoje de manhã, a mesma coisa.

  8. Ontem eu fiz um teste no Castlevania SotN onde eu joguei todo o primeiro castelo sem usar nenhum teleporte, e o jogo não travou. Num outro teste relacionado ao teleporte próximo à Biblioteca (Library), o jogo sempre travava ao usar tal teleporte. No caso o travamento ocorria quando eu voltava para a área inicial para pegar um upgrade de corações e logo a seguir ao retornar para a Outer Wall. Ocasionalmente, o travamento ocorria ao entrar na Biblioteca. Não sei se evitar os teleportes “elimina” de vez os travamentos do jogo, mas aqui deu certo, pelo menos por enquanto. Eu também usei um arquivo “CHEATS.TXT” pré-configurado com as seguintes funções habilitadas:

    SAFEMODE + UNDO_GAME_FIXES + USBDELAY_8

    Uma explicação breve de cada função: SAFEMODE evita conflitos com o jogo em relação as funções que venham estar habilitadas para uso, ou seja, quando o logo do PlayStation aparece na tela o SAFEMODE “desliga” todas a funções e quando o jogo entra, elas são “ligadas” de novo.
    UNDO_GAME_FIXES já foi explicado num comentário anterior. Só serve para fazer testes e não deve ser usado por padrão.
    USBDELAY_8 configura o atraso de leitura da unidade USB onde o valor de atraso é um número inteiro entre 1 e 9. Aqui neste jogo eu configurei a função com o valor 8.

    Se alguém quiser testar, brincar, ou só dar uma olhada, baixe o arquivo no link a seguir e copie o arquivo “CHEATS.TXT” para a pasta VMC respectiva ao Castlevania SotN. Junto há 2 arquivos “SLOT#.VMC” contendo 2 saves no primeiro VMC: o save “ADR-II” é o teste atual sem uso dos teleportes.
    https://drive.google.com/file/d/1g8uzmZ_6zkUHZ7uPyyBFWanoxZ3P189L/view

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.