[Wii/DOSBox] Windows 98

00

O Windows 98 foi um marco no mundo dos computadores de mesa, com certeza revolucionou nossas vidas quando foi lançado pela Microsoft, agora algumas décadas depois podemos testá-lo em um mero console como o Nintendo Wii, que possui um hardware ultrapassado atualmente, este feito ocorre graças a um homebrew chamado DOSBox que foi portado alguns anos atrás. O fato de conseguirmos rodar o Windows 98 no Nintendo Wii abre algumas possibilidades que merecem ser exploradas, um exemplo é a utilização de alguns emuladores que o Nintendo Wii ainda não possui. Agradeço ao canal do YouTube “Coleção Nintendo” que disponibilizou tudo “mastigado” para o nosso querido Nintendo Wii.

  • Obrigatório: O Nintendo Wii deve ser desbloqueado por software para usar este aplicativo, ou seja ter o The Homebrew Channel (veja como instalar no seu console neste tutorial aqui).
  • Instalar Canal: O emulador DOSbox junto com o “Windows 98” já vem configurado e com o aplicativo de nome  “DOSBox Wii – DOSB – forwarder.wad” que tem como finalidade a instalação do canal (também conhecido como .wad, channel ou forwarder) em seu Nintendo Wii, o aplicativo esta dentro da pasta “Canal” do arquivo que você baixou no final do poste e descompactou (de preferencia com o 7-zip), este canal deve ser colocado na pasta “Canal” na raiz do seu Cartão SD (se esta pasta não existir na raiz do seu Cartão SD crie uma ou coloque o aplicativo do canal “DOSBox Wii – DOSB – forwarder.wad”) e instale com o Pimp My Wii (não sabe como instalar pelo Pimp My Wii de uma lida neste tutorial aqui) ou instale pelo Wad Manager.
  • Instalação: Depois que você baixou o emulador DOSbox junto com o “Windows 98” no final do poste e descompactou (de preferência com o 7-zip), procure uma pasta chamada “dosbox-wii” (que esta dentro da pasta chamada “apps”), copie esta pasta para dentro da pasta “apps” que esta na raiz do Cartão SD, e a pasta “DOSBox” que esta junto a pasta ¨apps” (na raiz da pasta que você baixou e descompactou), copie para a raiz do seu Cartão SD (não tem conhecimento do sistema de pastas do Nintendo Wii de uma lida neste tutorial aqui).
  • Site Oficial: https://www.youtube.com/watch?v=wlJg6xRn6lI

a

IMPORTANTE

1) Não tem como você usar DOSbox com o “Windows 98” pré configurado se vocẽ não possuir ao menos um teclado USB, eu usei um Mouse e Teclado sem fio da marca “Logitec” (veja a foto do modelo abaixo), fica ia a dica:00.jpg

2) Assim que iniciar o DOSBox e depois o Windows 98 escolha a opção “Normal” (primeira opção) e espere que demora um tempo razoável para iniciar.

a

Teste também o Windows 1.01, Windows 3.1 e o Windows 3.11 postado AQUI

a

Baixar Servidor 1

Baixar Servidor 2

a

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este poste foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

Anúncios

37 comentários sobre “[Wii/DOSBox] Windows 98

  1. Não sei se fico feliz com o site ou com o console por permitir isso kkk claro que podemos fazer o mesmo pelo PC (emular o sistema), mas, nem todos possuem PC ou condições de conhecer esse treco (como diria minha sobrinha). O melhor é que o site não só, nos anima com o console, como deixa tudo mais do que explicado, faltando apenas desenhar ^^ parabéns pessoal do MWH.

  2. Alguém que já tenha testado o Windows 98 no WII, sabem me dizer se ele roda liso? Quem sabe não dê inclusive para jogar WINMUGEN no console.

    • Adriano_Oliveira mano ele até rodou estável, mas não consegui uma velocidade plena com ele, mas o coleção nintendo ele rodou até o 32x com ele, então acho que precisa dar uma configurada, mas o coleção nintendo é conhecido por fazer milagres nos consoles da Big N, visto os ports que ele cria para o n64, e usa pelo everdrive n64.

      • Não. Eu me refiro ao “WIN”Mugen, versão hackada do “MUGEN DOS”. O WinMugen foi muito difundido e utilizado até 2008/2010, quando finalmente a Elecbyte (criadora oficial da engine) resolveu voltar das cinzas e lançou oficialmente o “MUGEN 1.0” (atualmente está na versão 1.1). Projetos feitos para WinMugen possuem pouca compatibilidade com o “MUGEN 1.0” e vice-versa. Alguma coisa dá para converter, dependendo da complexidadade do material em si (chars, stages, etc.). Em meados de 2005/2006 eu mexia bastante com o WinMugen e cheguei a montar 3 jogos. Um deles infelizmente se perdeu num crash de um HD. Os dois que sobreviveram foram convertidos para o “MUGEN 1.0”, cada um.

        Pessoalmente, conheço pouquissima coisa do Paintown. Só sei que ele é um “fork” do MUGEN (não sei em que versão ele se baseia). Nem mesmo na comunidade ele tem tanta visibilidade em relação a versão oficial.

        Eu perguntei por curiosidade, mesmo porque eu não tenho WII e há a possibilidade de que o Windows 98 não rode projetos criados com o “MUGEN 1.0”, mas o WinMugen roda (pelo menos no PC).

        Se alguem tiver interesse e queira testar eu ainda tenho alguma coisa de WinMugen aqui.

  3. Fala galera!
    Testei hoje de manhã, funcionou legal, nem demorou tanto a carregar o sistema, mas é tosqueira, kkkkk, deu pra usar o PAINT, o WORDPAD, mas quando fui alterar algumas configurações deu umas travadas, vou testar uns emuladores para ver a performance.
    Vlw

  4. Ah! já ia me esquecendo, vim um video dele rodando o linux, pareceu bem melhor que o wim 98, principalmente pq dá pra navegar na internet com o firefox. Porém um dos arquivos necessários ta sumido da internet.

  5. ACho incrivel a capacidade deste console! Eu acho que a possibilidade de instalar um SO nele é incrivel para pessoas que nao possuem um computador de mesa em casa. Seria ideal se o SO do windows tivesse um navegador Internet explorer. Da pra navegar na internet? Instalar programas?

  6. Adm’s além do windows 98 vocês conseguiriam criar um post com a utilizacao do Linux como sistema operacional? Eu vi que além de mais rapido entra na internet de forma tranquila.

    O windows 98 é bem mais pesado que a plataforma linux

  7. Um tutorial do Linux seria show, eu vi o vídeo dele funcionando e parece ser muito melhor para navegar do que o canal internet. Aguardando ansiosamente. Forte abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s