[Wii] OpenBOR Wii (v3.0 Build 6391) Atualizado

OpenBor ou “Open Beats Of Rage” é uma Engine gratuita de código aberto desenvolvida atualmente por uma equipe de programadores chamada chronocrash, a engine foi lançada originalmente em meados de 2004 e permite a criação, modificação e edição de games ao velho estilo “briga de rua” conhecido internacionalmente como “Beat em Up”. É difícil explicar o quanto este aplicativo (que na verdade é uma Engine) é maravilhoso, imagine você ter um “fliperama” com centenas de jogos estilo “beat ‘em ups”, caso você não conheça o estilo de jogos beat ‘em ups, aqui vai uns exemplos “Cadillacs and Dinosaurs”, “Final Fight”, “Streets of Rage”, “Double Dragon”, “Golden Axe”, sim é aquele estilo de jogo em que você desse a porrada em todo mundo, agora acho que você agora já possui uma noção da grandeza deste aplicativo para o Nintendo Wii, na internet tem centenas de jogos disponíveis em diversos lugares para você baixar gratuitamente, vale muito a pena ter o   OpenBOR no seu Nintendo Wii.


Obrigatório: O Nintendo Wii deve ser desbloqueado por software para usar este aplicativo, ou seja, ter o The Homebrew Channel (veja como instalar no seu console neste tutorial AQUI).


Canal: A engine “OpenBOR” já vem com o aplicativo de nome “Beats Of Rage – RunningSnakes (BORO) (OpenBOR).wad” que tem como finalidade a instalação do canal (também conhecido como .wad, channel ou forwarder) em seu Nintendo Wii. O canal tem como função servir como um atalho na tela inicial do seu Nintendo Wii. O arquivo referente ao canal esta dentro da pasta de nome “Canal” no arquivo disponível para você baixar no final desta postagem, este arquivo deve ser descompactado de preferencia com o 7-zip. O canal deve ser colocado na raiz do seu Cartão SD e instado com o Pimp My Wii (não sabe como instalar pelo Pimp My Wii de uma lida neste tutorial AQUI) ou através do Wad Manager. Depois de instalado, o arquivo refente ao canal pode ser apagado da raiz do seu Cartão SD.


Instalação: Depois que você baixou o emulador “OpenBOR” no final do poste e descompactou (de preferência com o 7-zip), procure uma pasta chamada “OpenBOR” (que esta dentro da pasta chamada “apps”), copie esta pasta para dentro da pasta “apps” que esta na raiz do Cartão SD (não tem conhecimento do sistema de pastas do Nintendo Wii de uma lida neste tutorial AQUI).


  • Ultimas Atualizações: Dia 21/11/2017 (versão 3.0 Build 4539), Dia 02/01/2018 (versão 3.0 Build 4583), Dia 24/04/2018 (versão 3.0 Build 5516), Dia 05/06/2018 (versão 3.0 Build 6196), Dia 24/09/2018 (versão 3.0 Build 6412) e Dia 13/01/2022 (Adicionado versão versão 3.0 Build 6391 e o Canal [OBRIGADO RunningSnakes]).

Site Oficial: https://github.com/DCurrent/openbor



NOVIDADES

*Novidades da atualização da postagem*
– Adicionado um canal [OBRIGADO RunningSnakes]
– Foi adicionado a Build 6391.
– Toda a postagem foi refeita.



JOGOS CRIADOS E PORTADOS PELO “ADRIANO OLIVEIRA”

O colaborador “Adriano Oliveira” é um dos raros criadores de jogos BOR (PS2BOR) para o querido Playstation 2 no mundo atualmente, ele portou e criou diversos jogos, estes jogos foram otimizados para funcionar no OpenBOR do Nintendo Wii, os jogos podem ser baixados AQUI.



ONDE OS JOGOS DEVEM IR ?

Existe centenas de jogos de OpenBOR gratuitos disponíveis em diversos lugares na internet, muitos destes jogos são INCRÍVEIS e únicos. Quando você baixar um jogos de OpenBOR, a extensão dele será sempre “.pak” (.PAK), o nome do arquivo em si (e não a extensão) pode ser mudado ao seu gosto. O jogos deve ser colocado na pasta “Paks” que esta no seguinte endereço “/apps/OpenBOR/Paks/“.



“BUILD 3675” E “BUILD 6412”

Caso você tenha problema com a versão recomendada, teste o jogo nas outras versões disponíveis, a “Build 3675” é bem antiga e por isso é mais “leve” e a “Build 6412” que atualmente é na teoria a ultima versão estável. Lembrando que você pode mudar o nome da pasta “OpenBOR” que vai em “apps” para poder usar mais que uma versão do OpenBOR no seu Nintendo Wii, porem o Canal só irá funcionar na versão que a pasta estiver com o nome original “OpenBOR“. A “Build 6391” é a ultima versão disponível no Github, por isso é a versão recomendada.



Baixar Servidor 1 (Recomendada)

Baixar Servidor 2 (Recomendada)

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Baixar Servidor 1 (Build 6412)

Baixar Servidor 2 (Build 6412)

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Baixar Servidor 1 (Build 3675)

Baixar Servidor 2 (Build 3675)


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84 comentários em “[Wii] OpenBOR Wii (v3.0 Build 6391) Atualizado

        1. tokureview mano consegui rodar até o do He-man e o super tokusatsu onare, só que o open bor ainda tem as vezes alguns travamentos esporádicos, pode ser por em diversas partes , usar muita memória coisa aceitável olha estes feitos com o tema do mortal kombat testei todos e rodaram no openbor do wii, tu baixa a versão windows mas só vai usar o pack. http://tabmok99.mortalkombatonline.com/beats_of_rage.html

      1. Tokureview e Vinicius eu sou o maior fã de OpenBor que existe (talvez exista outros iguais kkkkk), eu tenho mais ou menos uns 50 jogos, o OpenBor é sem sombra de duvida o que eu mais jogo dentre todos os consoles e emuladores que eu tenho, adoro beat ’em ups.

        Aqui tem uma boa lista de jogos para baixar http://www.gsmfans.org/index.php?topic=355730.0

        recomendo um jogo chamado Jennifer, uma obra prima (acho que foi feito por um Brasileiro)!

          1. Roberto não existe canal para o OpenBor do Wii, recomendo que deixe o “The Homebrew Channel” como boot padrão para não ter mais a necessidade de usar canal (leia este tutorial aqui https://mundowiihack.wordpress.com/tag/iniciar-qualquer-homebrew-como-interface-padrao/ para saber como fazer caso tenha interesse).

            Sobre rodar OpenBor por usb nunca testei, mas acho que funciona sim, é só criar uma pasta chamada “apps” na raiz da sua Mídia USB, e depois acessar a Mídia USB (através do The Homebrew Channel) e iniciar o OpenBor!

      1. mas pelo que vejo, são games criados e editados por alguns usuários… sempre vejo postagem de alguns games de aventura tipo gangue de rua, porém eu queria saber se rolava tipo um kof feito pela galera, pelo que vi também a velocidade de porrada de todos os jogos que joguei é meia lenta, acho que por isso não teria possibilidade de fazer um KOF. lembrando que lá no site vejo vários usuários postando games, com participação de outros bonecos e engines de outros etc..

      1. Que pena Rogério. Tive esperança que ao menos o SoRR V5.0 rodasse. Vi que esse é o game mais bem elaborado p/ o Openbor e demorou anos p/ a equipe concluir o projeto. Lembro inclusive que na época do lançamento o jogo ganhou destaque na mídia gamer (ao contrário dos outros jogos de Openbor que são na maioria recortes grosseiros de outros jogos). Até a própria Sega na época se doeu com a grande qualidade do projeto SoRR e tentou proibir downloads Kkkk
        Mas de qlquer forma mto obrigado! vlw ai

      1. Bruno os erros no OpenBOR pode ocorrer por vários fatores (mas vou citar os dois mais importantes ao meu ver), o primeiro 99,9% dos jogos de OpenBOR não são feitos exclusivamente para a versão do Wii (e não são testados no Wii pelos desenvolvedores), o segundo fator que no meu ver é o mais provável para os erros, é que, todo jogo é feito por terceiros (em geral sem experiencia), estes desenvolvedores “caseiros” pode deixar alguns bugs sem arrumar, ai junta o primeiro problema com o segundo e fod… tudo!

        1. Sem contar que quanto maior o tamanho dos arquivos PAK, maior possibilidade de travamentos devido a um constante consumo de memória do console. Alguns projetos pesados (mesmo para o WII) são o Night Slashers X e os PAKs da série Knights/Dungeons & Dragons (estes costumam ter problemas para rodar até em alguns PCs mais antigos).

      1. O ideal seria que o OpenBOR para Wii permitisse alterar a taxa de frequência dos arquivos de som de maneira isolada em relação às músicas. Existe uma opção na versão de PC que permite fazer isso, mas ela modifica a taxa de frequência das músicas, dos arquivos de som, não.

  1. Opa! Novidade! Faltou dizer que essa engine tem suporte para jogar até de quatro jogadores 9,9
    Quem sabe agora nessa nova versão tenha uma melhora de compatibilidade… Até hoje não consegui jogar o jogo do Heman e no dos Power Rangers (Beats of Power) deu erro nos vídeos (um dos charmes desse jogo).

    Vou testar depois com essa nova versão…

    Uma ideia também era depois ir testando os jogos que tivessem compatibilidade e fazer uma lista (ou ir disponibilizando…)

    Eu li que o Adriano sabe adaptar os jogos pro Wii… As vezes se tiver um tutorial ou ele passar umas dicas… a gente pode ir melhorando alguns jogos também. Tem MUITO jogo mesmo para essa engine…

    1. Na verdade meus projetos tem por prioridade o PS2. As versões desses mesmos projetos para Wii visam melhorar algumas coisas como tamanho de certos sprites que no OpenBOR ficam muito pequenos (o PS2BOR replica infinitamente no cenário esses “sprites” usados para efeitos de distorção, coisa que o OpenBOR não o faz), remoção do timer e adição de mais continues. Mas em geral não há diferença quanto a adição de novos recursos ou elementos.

  2. Uma coisa que seria muito util de botar com o download (ou em separado) eram os executaveis para compacar e descompactar os paks. Acho que é borpak.exe e pakexplode.exe que sao muito úteis na hora de arrumar algo no jogo. (Os meus foi um parto pra achar e agora nem sei mais onde guardei no pc….

  3. Não tenho intimidade com o aplicativo, mas já ouvi falar bastante do OpenBOR e conheço alguns jogos que parecem ser interessantes para o PC feitos/baseados nessa engine.

    O OpenBOR do Wii suporta os mesmos jogos do PC ou existe algum tipo de limitação? Se não houver tal limitação, basta pegar o arquivo .PAK do jogo do PC e colocar na pasta especificada no Wii?

    1. Alguns projetos mais novos de OpenBOR podem vir a ser incompatíveis com o WII devido a ausência de alguns recursos mais novos. Só dá para saber se determinado projeto roda ou não testando no próprio console.
      E sim, basta pegar o(s) arquivo(s) PAK(s) e copiar para a pasta “Paks” no WII.

        1. Vou dar um exemplo usando outro console que suporta OpenBOR: o Dreamcast roda OpenBOR, inclusive há uma comparação meio exagerada em relação a ele e o PS2 pelo fato de que o PS2 não tem memória suficiente para suportar o OpenBOR (o PS2 suporta apenas o antigo BOR). Ainda que o Dreamcast suporte OpenBOR ele só lê jogos com recursos de programação mais simples em relação ao que é lançado hoje em dia. Hoje há jogos de OpenBOR que suportam 4 jogadores simultâneos mas isso não significa que tais projetos com essa implementação venham a rodar no Dreamcast. A versão do Dreamcast parou no tempo e com isso jogos mais novos não são suportados pelo console.
          O OpenBOR de WII recebe a mesma atualização do Windows e do Android (há um porte da versão oficial para PS3 mantido por outro desenvolvedor), portanto é possível que tais recursos mais sofisticados sejam suportados pelo WII, mas em se tratando de emulação e homebrews nada é absoluto. Só testando para ter uma ideia dos limites do WII em relação ao OpenBOR.

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