[Wii Discussão] Cabo Composto, Componente e Conversor HDMI

000

Quando se trata de obter a melhor imagem no nosso querido Nintendo Wii, sabemos que o melhor modo é obtendo um cabo componente e ligando num velho televisor de tubo (CRT), afinal, o Nintendo Wii faz no máximo 480p de resolução, no entanto a maioria das pessoas hoje possuem televisores moderno que ocupam menos espaço e por isso oferece mais praticidade podendo prendê-los como um painel de parede, e em quesito qualidade de imagem o Nintendo Wii  perde se comparado com consoles mais conceituados de sua geração ou das gerações posteriores. Em alguns casos aparece serrilhados e a imagem fica ligeiramente distorcida em alguns jogos, mas o pessoal desenvolveu aparelhos para o Nintendo Wii para mandar sinal de até 1080p através de upscale, nesse tópico eu vou falar um pouco sobre o cabo composto, componente e o conversor HDMI, espero que este poste possa tirar todas suas duvidas, para aqueles com experiência no assunto, ajude a enriquecer a discussão com seus comentários.

CABO COMPOSTO

generic-1-8m-audio-video-gold-plated-font-b-av-b-font-composite-3-rca-font.jpeg

O cabo composto é o cabo que vem junto ao seu Nintendo Wii, o tradicional cabo de três cores (branco, vermelho e amarelo), em televisores de tubo, jogar com ele é tranquilo, a imagem não ficará ruim, no entanto a imagem não será nítida igual o cabo componente, agora em televisores modernos se estiver usando o cabo composto os gráficos ficarão MUITOS ruins, você vera a imagem serrilhada, embaçada, pixelada … um verdadeiro horror!

a

CABO COMPONENTE

D_Q_NP_705548-MLB25965659961_092017-Q.jpg

O cabo componente é o modo de gerar a melhor imagem no seu Nintendo Wii de modo oficial, ele possui cinco pontas (duas vermelhas, uma azul, uma verde e uma branca) chegando á resolução de 480p, proporcionando uma imagem bem mais nítida se comparado ao cabo composto, melhorando muito a imagem, escritas e etc, é perfeito para ser usados em televisores de LCD (televisores modernas em geral) e também em televisores de tubo que ofereça suporte a esta tecnologia, claro que apesar da imagem do cabo vídeo componente ser considerada HD (high definition) por ser 480p, ela pode acabar perdendo qualidade em televisores modernas (Full HD e Ultra HD), aparecendo um pouco de serrilhados entre outros problemas nos jogos, mas mesmo assim é muito melhor que o tradicional cabo composto.

a

CABO HDMI

download.jpg

Como á Nintendo nunca chegou a produzir um conversor HDMI próprio, acabamos ficando reféns de terceiros para este tipo de “Gambiarra”, sim, com este pequeno conversor podemos alcançar o suporte a HDMI no nosso Nintendo Wii, os concorrentes do Nintendo Wii na época (na sua geração), mas não se iludam, ele não terá gráficos como seus concorrentes, sim, a imagem terá melhorias significativas com relação ao cabo componente, notei uma boa melhora nos meus testes tanto em jogos de Nintendo Wii quanto os de Nintendo GameCube (os gráficos ficam mais nítidos e as cores mais vivas). Zelda Twilight Princess por exemplo ficou muito bonito. Mas tomem cuidado com as cópias mal feitas do conversor “wii2hdmi”, existem vários que fazem apenas a resolução 480p e não oferece  upscale, eu tive a sorte de adquirir de boa qualidade.

 

 

Composto vs. componente

308246287_b8fb997d3d_o.jpgmaxresdefault.jpg

HDMI vs Componente

large.jpg

hqdefault.jpg

Zelda_Game1.pngSMG_Game1.png

Recomendo façam seus próprios testes com o cabo composto, o cabo componente e o conversor HDMI e ver qual lhe agrade mais, eu particularmente estou usando o conversor wii2hdmi aqui, fiquei bem satisfeito com a definição de imagem que gerou, mas como eu disse, fica o alerta pra não acabar comprando aqueles conversores que apenas ficam na promessa.

Anúncios

38 comentários sobre “[Wii Discussão] Cabo Composto, Componente e Conversor HDMI

  1. Boa tarde,
    Eu comprei o wii2hdm, mas a minha resolução fica apenas no 480p. poderia me passar o nome da loja para que eu adquira wii2hdm igual ao seu?

    Obrigado e Parabéns pelo site, cada vez melhor!!!

  2. Eu uso o cabo componente, não comprei o HDMI justamente por temer ser “falso” e não melhorar nada, uso numa TV de LED de 32″ e notei que realmente teve uma melhora, principalmente nas cores que ficaram muito mais vivas. Então optei por ficar com o componente mesmo.

  3. Eu usava o wii2hdmi em minha tv de led não por causa da melhora, e sim pelo input lag.

    Alguns modelos de tv tem o lag nos comandos mesmo usando cabos de vídeo componente.

    Eu usando o vídeo componente original tive problemas com algumas tv de led.

    O problema todo esta em: algumas tvs demoram um pouco para processar o sinal de vídeo analógico e converte-lo em digital. Ai acaba causando o input lag. Como o wii2hdmi converte o sinal nele e manda pro hdmi, a tv não precisa processar e converter o sinal.

    Recomendo ele para quem tem problemas de atrasos nos controles.

    Hoje em dia eu jogo com um nintendo wii u. ai o sinal de jogos de wii, já vai digital para a tv e com a devida melhora.

  4. Pessoal, tbm tenho o Wii2Hdmi porém não saberia dizer se a imagem é superior aos 480p. O que posso dizer é que realmente fica muito bonito. A comparação que faço é com o Wii U que tive, amava como as cores eram vivas e brilhantes.
    Outro ponto positivo dele, pelo menos para mim, é o fato da posição da entrada dos cabos na minha TV não serem na lateral. Tenho um suporte slim e ela fica rente à parede, assim não posso usar cabo componente (sem usar adaptador).

    Como sei se o meu adaptador faz upscale?

  5. Eu estou usando o Wii2Hdmi! Mas mesmo assim não sei se é tão bom quanto o seu! Comprei no aliexpress uns 3 anos! Ele vem com furo onde ele muda para 1080p, mas parece q continua igual ao 480p! Será que o meu é dos inferiores que vc falou?

  6. Usava meu Wii com o cabo de video composto numa led de 32 e era bem ruinzinho mesmo, bem borrado e o que para mim o pior, as letras eram horríveis para ler (e como na época estava jogando Xenoblade que é RPG com toneladas de diálogos então…), daí comprei um de componente que com certeza é pirata (é um que vem com entrada para três tipos de console: Wii, PS2/PS3 e xbox360- no qual serviu pra mim já que uso ele no meu wii e no ps2 ao mesmo tempo) e melhorou enormemente a imagem, e por conseguinte as letras.

    • Também uso um desse e não tenho do que reclamar, fica bem aceitável a imagem. Só “nos” Resident Evil 4 do wii e do gamecube que a imagem não fica boa.

      • Bom saber pois nesses eu não testei não. E pra mim fica mais que aceitável a imagem graças a grande decepção que foi quando comprei meu wii e fui testar com cabo composto na tv (não sabia de nada na época), foi meio um choque de pensar “nossa…que merda” rs

      • Não posso confirmar, mas creio que o Resident Evil 4 seja renderizado em uma resolução inferior a 480 (no caso, a resolução dos gráficos, e não da imagem, o que tem uma certa diferença). Por ele ser “nativamente” em widescreen (16:9, com as faixas pretas), talvez o jogo em si seja em “360” (640×360 é uma resolução wide, comparada com 640×480 que é em SD, ou 4:3). Por isso que ele fica horrível em TVs de LCD/LED, porque pelo menos a versão do Wii e PS2 simplesmente “explodem” a imagem, ou seja, estica para fazer caber na tela, sem nenhum upscale. Seria como colocar jogos do PS1 no PS2 com cabo componente, já que o PS1 chega no máximo a 240p, fica aquela maravilha.

        A versão de GC já nem tem suporte para TVs widescreen, o que é pior ainda, a não ser usando o widescreen hack do Nintendont o que permite uma resolução “ultrawide” (21:9, ou formato de cinema). Mas fica muito legal desse jeito XD.

    • Vinicius, o que eu comprei é o “original” e a mudança de imagem do cabo componente pro wii2hdmi é bem significativa, eu jogo muito fifa 07 do GameCube e a melhora gráfica que deu foi muito boa, parece fifa do pc

    • Eu tenho um cabo componente paralelo e também um adaptador HDMI paralelo (TV 26″ não tem entrada componente), na realidade a diferença é mínima nessa dimensão de ecrã de 26″, na outra TV de 37″ o componente tem mais definição, no HDMI fica meia esbatida a imagem nos contornos, embora as cores sejam melhores, esse meu HDMI paralelo que tenho tem também um orifício onde posso alternar entre 720p e 1080p e de longe o 720p é mais agradável á vista. Tanto um cabo como o outro tem os seus benefícios e problemas, testei também na casa de um amigo meu que usa também um desses HDMI paralelos e na TV dele, que é uma Panasonic de ultima geração, a imagem fica fantástica, creio que a TV terá um processador de upscalling incorporado que melhora em muito a imagem.

  7. Realmente jogo com o cabo composto e a imagem é muito boa! a unica diferenca que é notavel é que o Wii2HDMI a imagem é bem mais clara que o componente, e pelo que ví é meio dificil ele conseguir tirar os “serrilhados” ocultos nos seus 2 Zeldas “claro que a imagem serrilhada não vai ser gritante como no cabo composto” mas mesmo assim vai ficar (oculto) como o componente em Kakariko Villlage no Zelda Twilight Princess é altamente visivel os serrilhados ocultos só não é aquele horror como é no composto (obvio) vai pela sorte e sabedoria de escolha.

  8. Não podemos esquecer do cabo “S-Video”, que apesar de completamente inútil hoje dia, dado que qualquer TV moderna que ainda tenha entradas analógicas deixa o S-Video completamente de fora, muitas TVs tinham ele como opção. Quando encomendei o meu cabo vídeo componente, o vendedor me deu um S-Video de “brinde” XD. Por sorte e curiosidade, meu pai tem uma TV Philips 29″ com S-Video e componente. Testei ambos os cabos e… Não vi quase nenhuma diferença. O S-Video funciona com “dois sinais”, ao contrário do composto que é só um e do componente que é três (YPbPr). O S-Video basicamente divide a “luminosidade” (o brilho) e o “croma” (as cores). A luminosidade é considerado o mais importante pois controla a intensidade das cores, e dividindo este sinal delas permite que o cabo carregue a “luz” primeiro, e depois divida ela entre as cores necessárias. Por isso que o vídeo com o cabo “composto” parece tão fosco, pois é tudo uma coisa só, e não tem como a TV “dividir” esse sinal, ela é obrigada a exibir da maneira que o cabo condensa.

    A diferença do S-Video para o componente não é muito perceptível para algumas pessoas, mas como o componente além de dividir a luminosidade das cores (o cabo verde, ou “Y”), ele divide o sinal das próprias cores: azul (ou “Pb”) para a cor azul, e vermelho (ou “Pr”) para a cor vermelha. O sinal da cor verde pode ser retirado de cada cabo individual (YPbPr) sem a necessidade de um quarto cabo. Isso permite uma maior nitidez das cores, e também maior banda de dados, já que o cabo vídeo componente permite resoluções de até 1080p.

    Tem ainda o cabo “RGB”, ou “SCART” na Europa, que é considerado o sinal mais puro para qualquer console analógico. Qualquer purista de jogos retrôs “se obriga” a utilizar cabos RGB para seus consoles. Mas ele faria mais sentido para o PS2, pois é mais fácil de obter cabos RGB para ele, e também mais simples de configurar em consoles de qualquer região. Já para o Wii, apenas os consoles Europeus tem suporte nativo, pois se colocar um cabo SCART em qualquer outro Wii, a imagem fica vermelha se não configurar XD. A diferença entre componente e SCART é absolutamente mínima, nesse caso só vai depender mesmo é da qualidade da TV.

  9. Decidi comprar meu wii2hdmi porque a minha tv da Samsung LED de 22 polegadas precisava de um cabo a mais pra conectar o vídeo componente ficando muito fio atras da tv e ainda com mal contato. Pedi o meu pelo aliexpress, não veio com upscale para 720 e 1080 e para minha surpresa o resultado, mesmo gerando os 480p ficou melhor do que o componente em nitidez, cor e som. Resolveu o meu problema mesmo nao sendo o “original”. No momento jogo em uma tv de 48 Full hd e o gráfico fica muito bonito nos jogos mais coloridos como o Mario galaxy e donkey Kong. Um dia pedirei o modelo com upscale para teste.

  10. Boa a noite a todos, já fiz todos os testes em minha lcd de 21″ (composto, componente e wii2hdmi genérico) nenhum me agradou. Então ontem, estava eu na sala jogando wii na lcd via wii2hmi (vagabundo) numa tristeza, querendo desligar o game, quando olho pro quarto da minha mãe e vejo a Tv dela, uma Semp 14″ Maxcolor 4:3, tirei a lcd do rack e coloquei a de tubo via cabo composto. A imagem ficou linda, nunca tinha visto meu wii com uma imagem tão boa (verdade, nunca tinha usado ele em tv de tubo). O jogo que testei foi o cod black ops e o modern warfare 3, nos dois a diferença na qualidade de imagem foi enorme, Agora imagina em uma tubão de 29″ com vídeo componente, Já virou meu sonho de consumo! não sei vocês, mas de agora em diante só jogo em CRT!

  11. Adquiri o wii2hdmi assim que comprei meu wii em 2014/2015 , só tinha o cabo composto e era horrível em tv de lcd32, faz uma diferença sim eu diria que a imagem fica mais nitida e cores mais vivas , estranhamente a maioria dos games do gamecube ficam lindos , exemplo o Starwars rogue squadron e luigi´s mansion , o upscale fica por conta do “botão” sendo necessário pressionar com palito e muda na hora entre 720/1080 aparece na tela da tv indicando a mudança … testei tmbm utilizar em tv 4k com upscaling e o resultado é o mesmo , por ser sinal nativo 480p não tem milagre ao contrario dos console dessa geração que se aproveitam bem do upscaling das tvs modernas.

    • Eu comprei um wii2hdmi mas foi a pior coisa que fiz. Não sei quem usa o paralelo tem o mesmo problema, mas certas vezes ele tem problema em reconhecer o formato de vídeo, dando uma tela preta, as vezes só o som, entre outros. Além de não suportar o formato 240p, o que me impossibilita de jogar Megaman X Collection, e os Virtual Console da NeoGeo. Cabo componente é a melhor escolha, mesmo não sendo original, mas tenho curiosidades por esse wii2hdmi “original”, ou então o original mesmo da Nintendo pelo Wii U com o modo Wii

      • Falou tudo! No wii a melhor opção e video componente, eu tenho Wii2HDMI e cabo VC.
        Como sou muito detalhista percebo alem de tudo que vc citou, também ah um pequeno Flicker ao decorrer de telas horizontais, como qualquer jogo 2d ou mesmo um Donkey Kong Returns.

  12. Eu sempre soube que um cabo componente seria a melhor opção para jogar em uma CRT, mas, quando vi na prática eu fiquei abismado com a diferença. Vale (e muito) a pena investir em um cabo componente, principalmente para quem joga Wii em uma tv de tubo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.