[Wii] NeoGeo MOD (r0.3)

00.jpg

Eu uso o núcleo de Neo Geo do RetroArch para Nintendo Wii faz bastante tempo, e ele tem uma ótima compatibilidade e um primoroso desempenho (em algumas versões do RetroArch), no entanto como sabemos que nem tudo na vida é perfeito, jogos maiores de 23 MB não funciona em nenhum dos emuladores de Neo Geo para Nintendo Wii, porém para nossa felicidade o programador Wiimpathy criou uma modificação no núcleo de Neo Geo para o RetroArch que consegue gerenciar o uso de memoria virtual no Nintendo Wii, e isso faz com que jogos acima de 23 MB funcione, sim você vai poder jogar boa parte dos jogos acima de 23 MB no seu Nintendo Wii.

  • Obrigatório: O Nintendo Wii deve ser desbloqueado por software para usar este aplicativo, ou seja ter o The Homebrew Channel (veja como instalar no seu console neste tutorial aqui).
  • Instalação: Depois que você baixou o emulador “NeoGeo MOD” no final do poste e descompactou (de preferencia com o 7-zip), procure uma pasta chamada “neogeo-mod” (que esta dentro da pasta chamada “apps”), copie esta pasta para dentro da pasta “apps” que esta na raiz do Cartão SD (se não existir crie uma), agora as pastas “jogos” e “retr50rch” que estão junto da pasta ¨apps” (na raiz da pasta que você baixou e descompactou), copie para a raiz do seu Cartão SD, assim como os arquivos “kof94.fs”, “kof95.fs”, “kof96.fs”, “kof99.fs”, “kof2000.fs”, “kof2001.fs”, “kof2002.fs” e “”kof2003.fs” também devem ser colocados na raiz da mídia (USB ou Cartão SD). Não tem conhecimento do sistema de pastas do Nintendo Wii de uma lida neste tutorial aqui.
  • Site Oficial: https://gbatemp.net/threads/large-neogeo-games-support-and-cps3-tests.493767

ATUALIZAÇÕES

*Novidades do emulador Neo Geo revisão 0.3 *
– Fixed Metal Slug 4 and Rage of the Dragons sound : disable PCM2DecryptV.

a

DICAS

OBRIGATÓRIO: Para não dar erro no emulador de Neo Geo quando você for trocar de jogo, no lugar de escolher a opção “Loader Content (…)” encontre a opção “Restart RetroArch” e selecione ela, só depois mude de jogo na opção “Loader Content (…)“, assim não vai dar erro no carregamento”.

OBSERVAÇÃO: Os arquivos “.fs” na raiz do seu Cartão SD ou na sua Mídia USB são criados automaticamente quando você inicia o jogo pela primeira vez.

PASTA DOS JOGOS: Dentro da pasta “Jogos” existe uma outra pasta chamada “Neo Geo” que é onde esta os jogos.

a

IMPORTANTE

Eu estou disponibilizando no final do poste o núcleo do Neo Geo que foi baseado na versão 1.3.6 do RetroArch, para ser baixado, o núcleo esta configurado e com alguns jogos (esta configurado para ser usado no Cartão SD). Eu tomei a liberdade e modifiquei a pasta originalmente chamada de “retroarch” que fica na raiz do seu Cartão SD (ou na raiz da sua Mídia USB) para o nome “retr50rch“, fiz esta modificação para você poder usar este emulador junto com o RetroArch e não acontecer conflito, espero que tire o máximo de proveito desta bela novidade.

a

CONVERTER OS JOGOS PARA QUE FUNCIONA CORRETAMENTE

Você deve converter os jogos acima de 23 MB (tem jogos acima de 23 MB que funciona, no caso teste o jogo antes para ver se funciona), o programa para converter os jogos esta dentro da pasta “Windows”:

  • Clique duas vezes no arquivo “mvsconv.bat“, na janela que aparecer selecione seu jogo (exemplo o arquivo zip, “kof2003.zip“).

  • Uma pasta chamada “cache” vai ser criada, e dentro dela uma pasta chamada “kof2003_cache“, que contém todos os arquivos necessários para que o jogo funcione.

  • Copie a pasta “kof2003_cache” para “/retroarch /system/cache” em seu Cartão SD ou sua Mídia USB.

a

Estou disponibilizando neste link AQUI alguns jogos de Neo Geo já testados para que vocês possam baixar e se divertir, lembrando que são os jogos que não precisam de “cache” para funcionar.

Baixar Servidor 1

Baixar Servidor 2

a

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este poste foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

 

Anúncios

80 comentários sobre “[Wii] NeoGeo MOD (r0.3)

  1. Alguém testou Garou? Se Garou funcionar eu passo o resto das férias jogando ele!
    Sei que é cedo, muito cedo, mas já to começando a sonhar com CPS 3…
    Se um dia rolar CPS 3 no Wii, eu compro controles arcade pro bichinho e ele será minha plataforma de games principal!

  2. Ótimo site, começamos o ano e já esse novo emulador que roda jogos maiores que 23 mb de neogeo para o nosso eterno wii ,testei aqui Prehistoric Isle 2 ,Strikers 1945 Plus , Garou: Mark of the Wolves e SVC Chaos, todos pegando perfeito só não consegui pegar o Shock Troopers: 2nd Squad ,Quem conseguiu avisa aí pra gente testei com mais de 3 roms diferentes mais nada , mais está ótimo só esses jogos já é bom de mais , obrigado Rogério Torres.

  3. Acabei de testar os jogos disponibilizados no pacote pelo Rogério Torres e o Garou, que já havia sido confirmado que funcionava pelo Tokureview.

    O que posso dizer é que, apesar de leves defeitos no áudio (agudo e baixo demais). esse projeto é extremamente promissor!

    Espero que o Wiimpathy consiga deixar o CPS 3 jogável logo! (aliás, ele já está trabalhando nisso!)

    • Adriel verdade, o problema de áudio existe, mais sinceramente acho difícil ele conseguir resolver o problema!

      Tomara que o núcleo de CPS3 de frutos no futuro, mas acho bem difícil a otimização deste núcleo para que trabalhe bem no Wii!

      • Também acho a ideia de um CPS3 um tanto distante, mas espero que esse esforço atraia a atenção de novos programadores para o projeto, ou que inspire projetos novos.

        Nintendo Wii ainda voa alto!

    • Cleber desculpe o erro no tutorial (e obrigado por avisar), eu copie esta parte do tutorial de um outro tutorial (do tutorial de Nintendont), e esqueci de apagar esta parte, refiz o tutorial, recomendo que leia novamente!

      • É nois bro. Enfim, segui seu tutorial ali, baixei e coloquei todas as pastas e arquivos em seus devidos locais e quando abri o emulador quase chorei quando Garou: MOTW(sim, Garou – eu fiz o esquema lá de criar cache e baixei a rom no emuparadise) e os KOFs 99-2003 rodando que é uma maravilha

  4. Agora só falta upar o emulador já com as ROMs pronta pra jogar :v e quem sabe um dia sai o emulador com covermod. Wii realmente épico. Pensando em pegar um controle arcade pra ele agora.

  5. Alguem podia como o Rogério disponibilizar os outros jogos como garou e rage of Dragons já tudo configurado junto com o emulador para download? Por obséquio? Sou meio noob nestas coisas….

  6. pergunta bem noob..nunca usei esse emulador. nao achei em local nenhum como deixar salva as configuracoes…alguem pode dar uma ajuda? sempre que reinicio volta ao default. ja mudei os diretorios pro usb, salvei a nova configuracao…mas quando reinicio volta tudo… nao uso cartao sd.

    • ederson costa dentro da pasta “retr50rch” tem um arquivo de nome “fbneo”, você abre esse arquivo com algum editor de texto e muda o caminho da pasta ou arquivo. Onde esta com sd é só você apagar o nome sd e colocar no lugar o nome usb.
      Exemplo: no libretro_directory = “sd:/apps/neogeo-mod”. Você muda para esse libretro_directory = “usb:/apps/neogeo-mod”

      Feito isso o NeoGeo MOD já entra configurado pra buscar os arquivos pelo usb. Eu fiz isso no meu pois não uso cartão sd.

      PS: Se for fazer isso, lembre de antes fazer um backup do arquivo “fbneo” para no caso de algo der errado. No meu caso eu fiz e nao tive nenhum problema.

  7. Engraçado que o programa parece ser o mesmo que se usa pra rodar jogos de Neo Geo e CPS 1 e 2 no PSP. Não sabia que só era até 23MB, pois eu tenho o Sengoku 3 que roda normal e tem 43MB. Foi a rom que utilizo no Fightcade. Mas se o cara nos deu a graça, vamos ser gratos né?

    • Cristiano na verdade é difícil o jogo acima de 23MB que funciona no Neo Geo do Wii, mas na documentação oficial diz ser jogo acima de 32MB (para ser exato) que não funciona, mas o Sengoku 3 realmente funciona, não sei explicar o porque, talvez esteja ligado a compactação!

      Você esta correto o Wiimpathy usou o mesmo “esquema” do PSP!

  8. Amigo não sabe como me ajudou estou montando um arcade com wii aqui pra mim já montei um protótipo apesar de estar funcionando super bem fiquei um pouco chateado por conta do limite da rom do neo geo agora com essa nova versão fiquei super empolgado.
    se quiser dar uma olhada no meu projeto segue o link no youtube:

        • Rafael que barato cara! Optei por uma opção mais simples, desde a segunda metade do ano passado, comprei os materiais botoes, etc e fui soldando os componentes na placa de um controle p\ colocar numas dessas caixas arcade e jogar na tv mesmo com a box arcade na mão. tive um atraso nas caixas personalizadas mas devo acabar logo espero. kkk
          Boa sorte no projeto, muito legal hein. tbm fiquei entusiasmado com essas atualização\ personalização!
          Parabéns a você pelo projeto e ao pessoal do site mundowiihack tbm por compartilhar.

  9. amigo como mudo a pasta retr50rch pra voltar na original? pois quero usar juntamente com os outros núcleos do retroarch, tentei editar o arquivo config mas sem sucesso.

    • Rafael, vou explicar aqui algo importante para você, que com certeza vai lhe ajudar enormemente no seu projeto de arcade!

      Tenha em mente que cada versão do RetroArch para Nintendo Wii existente tem características próprias, ou seja, qualidades e defeitos, sendo que as versões mais novas apresenta um problema no som em praticamente todos os núcleos, sem dizer que o desempenho é MUITO inferior (na maior parte dos núcleos). Isso nos leva a um dilema “como fazer para montar um RetroArch perfeito”, e a resposta é simples “pegar os melhores núcleos de cada versão”, mas o problema é quando você mistura núcleos de versões diferentes do RetroArch quase sempre os arquivos de configuração “buga”, corrompe, para não corromper você deve editar o núcleo e criar um modo para que cada conjunto de núcleo de uma determinada versão de RetroArch grave as configurações em pastas diferentes da pasta padrão “retroarch” (por isso eu editei o núcleo de “Neo Geo” para salvar na pasta “retr50rch), no entanto mesmo o núcleo sendo modificado para salvar as configurações em uma pasta diferente da padrão que é a “retroarch”, você poderá por o núcleo dentro da pasta padrão “retroarch-wii” junto com quaisquer outro núcleo, o problema é que vai acontecer um bug chato (em alguns casos), este bug consiste em você carregar o núcleo e ele não carregar na primeira tentativa, então você terá que carregar duas vezes seguidas.

      Eu uso uma versão com os melhores núcleos, totalmente modificado (por mim), estou tentando postar no blog, mas esta difícil de terminar a documentação!

      • então amigo isso eu percebi mesmo alguns nucleos são bons em versões diferentes, neste caso eu tenho somente substituído o arquivo .dol e tem funcionado, no caso desse mod eu fiz a mesma coisa e deu certo eu tinha esquecido de indicar a pasta retroarch wii no arquivo config, mas depois que editei está funcionando perfeito obrigado novamente depois quando tiver disponível a sua versão com certeza irei testar aqui!
        obrigado pela força!

  10. Olá amigos do mundo Wii Hack, não tem como converter pelo Smartphone não!? os jogos. pois não tenho PC nem Notebook, fiquei todo empolgado como os jogos que veio nele e fui direto baixar outros jogos pra testar. baixei no emuparadise, os jogos pequenos pegaram, mais o Matremelee não pegou. Rogério Torres se tiver como vc colocar pra converter pelo cel também eu agradeceria, se bem que acho que não tem como, enfim…. obs: eu baixo e faço tudo pelo cel, tem muita coisa que fico só na vontade pra jogar pois precisa de um Pc, note. para tal, só quando dá a sorte de eu pegar com um amigo ou parente pra usar. eu tenho tempo que vejo seu site aqui, e agradeço a cada um de vcs do mundo Wii Hack, pois meu Wii é o que é hoje graças a vcs. esse é meu segundo comentário aqui, tenho vergonha Sabe!? abraço e que Deus abençoe vcs sempre.

  11. Galera! Testei mais dois jogos KOF97 e KOF98, estão rodando lisinho assim como os outros já testados aqui! Como os KOF q já vieram com o emulador e Garou, Prehistoric Island 2, e o Strike 1945! Alguém testou mais algum? Não existe um canal para facilitar as nossas vidas?

      • sim eu acessei
        o meu é tudo via hd externo
        coloquei as past nos devido lugares
        e tal mais quando eu tento acessar o jogos
        o 95 e 96 roda o 94 fica tela preta e volta pra homebrew
        e todos os resto do 99 pra cima carrega porcentagem ,porem quando chega no 100 ele diz :
        error opening retroarch/system/cache/kof99_cache/crom!
        convert the game with romcnv

        mesmo ja convetido tbm da isso !! sera alguma configuraçao?

  12. Eu testei o neo-geo core de superrsonic para retroarch 1.0.0.2, o que Rogério Torres facilitou alguns comentários acima e funciona incrivelmente bem. A falha que possui é o típico problema de áudio com a rage of the dragons (que já foi resolvido para o retroarch 1.3.6 mas não para a melhor versão).

    Se este neo-geo core for atualizado para a versão 1.0.0.2 do retroarch, tendo em conta a estabilidade desta versão, poderíamos considerar a emulação neo-geo no wii concluída com sucesso.

    Vamos ver se o superrsonic está animado e nos surpreende. Muito obrigado por compartilhar.

  13. Eu respondo ao meu comentário anterior.

    Encontrei o Gistub Superrsonic onde carregou muitos núcleos retroarch 1.0.0.2 atualizados este ano, entre eles uma versão mais recente do core neo geo 2012 que já corrige o som de Rage of the Dragons para RA 1.0.0.2.

    A direção é:

    https://github.com/SuperrSonic/RA-SS

    No final da página, há um link para os núcleos retroarch:

    http://www.mediafire.com/file/cw863hlp0nsmblp/RA_SS.zip

    Todos os jogos neo geo funcionam perfeitamente, incluindo aqueles que requerem cache.

    Observe que existe também um núcleo para CPS3 para RA 1.0.0.2, mas não posso fazê-lo funcionar.

    Parece que não há muito para publicar em mundowiihack uma nova versão atualizada e definitiva do retroarch 1.0.0.2 pré-configurado.

    Saudações a todos

  14. sim eu acessei
    o meu é tudo via hd externo
    coloquei as past nos devido lugares
    e tal mais quando eu tento acessar o jogos
    o 95 e 96 roda o 94 fica tela preta e volta pra homebrew
    e todos os resto do 99 pra cima carrega porcentagem ,porem quando chega no 100 ele diz :
    error opening retroarch/system/cache/kof99_cache/crom!
    convert the game with romcnv

    mesmo ja convetido tbm da isso !! sera alguma configuraçao?

  15. Consegui fazer funcionar no HD. Basta entrar nas configuracoes de diretorio do neogeo-mod e alterar as pastas que indicam SD: para USB: e indicar o mesmo diretorio.
    Estou muito Feliz em poder rodar jogos pesados do NeoGeo!!!!!
    Testei os Kof que vem no link e todos rodam liso. Sensacionallll!!!!!!!!!
    Obrigado mundowiihack

  16. Boa tarde, pessoal.
    Tenho um problema em mapear os botões do ctrl do gamecube, ou melhor, trocar os botões.
    Na tela de input do controle, seja na função bind all (tentando mapear todos, um por um na tela) ou mesmo indo até o ‘botã’o e apertando “A” p\ fazer a troca, na mensagem que diz ‘p\ apertar algum botão’ p\ ‘trocar’, eu aperto e mesmo assim n reconhece o ‘apertar’, ou seja, não muda.
    Não consigo de jeito nenhum fazer isso.
    Se alguém conseguir mudar, ou testar, por favor, me explique.
    Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s