[Wii] Snes9x GX (v4.5.4) – New Filters

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Quem possui um Nintendo Wii sabe que existe algumas dezenas de emuladores disponível para o console, e que boa parte destes emuladores são bem portados, o Snes9x GX não foge a regra, este é simplesmente o melhor emulador de Super Nintendo portado e otimizado para o Nintendo Wii. Mesmo depois do desenvolvedor oficial do Snes9x GX deixar de trabalhar nele corriqueiramente, ainda são lançadas algumas versões graças ao seu código estar disponível para que qualquer programador disposto, possa trabalhar, atualmente ele possui uma compatibilidade excelente, praticamente todos os jogos existentes para Super Nintendo é compatível e emulado em pleno desempenho. Uma função interessante neste emulador é o suporte a capas (covers) e screenshots (você pode tirar screenshots de dentro do próprio emulador), o Snes9x GX também suporta controle de GameCube, Classic Controller, Playstation 3 e Xbox 360 para facilitar sua vida, não deixe de baixar este emulador e relembrar os maiores clássicos de Super Nintendo!


  • Obrigatório: O Nintendo Wii deve ser desbloqueado por software para usar este aplicativo, ou seja ter o The Homebrew Channel (veja como instalar no seu console neste tutorial AQUI).

  • Instalar Canal: O emulador “Snes9x GX” possui um homebrew de instalação para o Canal (também conhecido como .wad, channel ou forwarder), o homebrew para a instalação do Canal esta dentro do arquivo que você  vai baixar clicando no nome acima. Descompacte-o (de preferencia com o 7-zip), mais precisamente dentro da pasta “apps” em uma outra pasta chamada “snes9xgx-channel-installer”, a pasta “snes9xgx-channel-installer” deve ser colocado na pasta “apps” que esta na raiz do Cartão SD. Para instalar é só entrar no “The Homebrew Channel” e procurar por “Snes9x GX Channel Installer” e iniciá-lo, depois é só seguir os procedimentos descritos no próprio homebrew para concluir a instalação.

  • Instalação: Depois que você baixou o emulador “Snes9x GX” no final da postagem e descompactou (de preferência com o 7-zip), procure uma pasta chamada “snes9xgx” (que esta dentro da pasta chamada “apps”), copie esta pasta para dentro da pasta “apps” que esta na raiz do Cartão SD, e a pasta “snes9xgx” que esta junto a pasta ¨apps” (na raiz da pasta que você baixou e descompactou), copie para a raiz do seu Cartão SD (não tem conhecimento do sistema de pastas do Nintendo Wii de uma lida neste tutorial AQUI).

  • Ultima Atualização: 15/06/2022 (atualizado snes9xgx versão 4.5.3), 23/06/2022 (atualizado snes9x TX versão 1.1.0).

Site Oficial: github.com/dborth/snes9xgx / gbatemp.net



ATUALIZAÇÕES

*Novidades do Snes9x GX versão 4.5.4 New Filters (segundo o desenvolvedor)*

  • Mais otimizações de velocidade! Agora os filtros 2xBR, 2xBR-lv1 e DDT rodam a 60fps na maioria dos jogos!
  • Compiled with latest devkitPPC/libogc
  • Updated to newer Snes9x (bladeoner)
  • Switch to chosen video mode on first load if not automatic
  • Added frameskip option and added PAL 576p support (Tanooki16)
  • Added SNES Hi-Res Mode ON/OFF and Sprite Limit ON/OFF (Tanooki16)
  • Disabled peripheral devices by default if not selected in controller settings (Tanooki16)
  • Added support for BML-format .cht files and text scrolling for cheat names (InfiniteBlueGX)
  • Added a B/1 button press to cancel the button remapping prompt (InfiniteBlueGX)
  • Fixed default game selection menu “jump” upon startup w/classic controller (InfiniteBlueGX)
  • Fixed a crash when selecting Cancel after removing an SD/USB device and re-opening the app (InfiniteBlueGX)
  • Added option to mute game audio (InfiniteBlueGX)
  • Added 1+2+Plus menu toggle option for Wiimote (InfiniteBlueGX)
  • Added new controller configuration options for the SNES Mouse (InfiniteBlueGX)
  • Added option to choose which button/combo is used to toggle the menu (InfiniteBlueGX)
  • Added option to remap the ABXY buttons to the right analog stick (InfiniteBlueGX)


*Novidades do Snes9x TX versão 1.1.0 (segundo o desenvolvedor)*

- Atualizado para o último Snes9x GX 4.5.3
- Dispositivos periféricos desativados por padrão, se não selecionado nas configurações do controlador
- Adicionadas novas opções para ativar/desativar o limite de sprite e alta resolução nas configurações de vídeo. Desative a alta resolução para manter a filtragem de vídeo ativa com jogos usando este modo
- Adicionado botão de créditos nas configurações do menu principal (obrigado InfiniteBlue!)
- Créditos atualizados
- Atualizado todos os arquivos de idioma
- Imagens PNG da interface do usuário atualizadas
- Compilado com o mais recente devkitPPC e libfat com UStealth Mod (obrigado SaulFabre!)


VERSÃO “TX” VS. “OFICIAL” DO SNES9X GX

A versão “Snes9x TX” (pagina oficial AQUI) é modificada pelo desenvolvedor Tanooki16 e recebe atualizações únicas, mais as atualizações presentes na versão Oficial (atualizações presentes até a versão oficial 4.5.3). Eu recomendo que ATUALMENTE você faça uso da versão “Snes9x TX”, mas lembre-se de que você pode fazer testes e tirar suas próprias conclusões. Lembrando que a versão Snes9x TX pode ser usada junto com a versão Oficial.



MSU-1 – OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Apesar do Nintendo Wii suportar jogos “MSU-1” através do “Snes9x GX”, “‘Snes9x RX” e “Snes9x Libretro”, os jogos modificados para “MSU-1” são pesados e a maior parte deles não funcionam em seu pleno desempenho no Nintendo Wii, eu aconselho você a acessar e baixar os emuladores “Snes9x RXAQUI e o “Snes9x LibretroAQUI, pois se compararmos os três emuladores que possui suporte a MSU-1, o “Snes9x GX” é o que apresenta menor desempenho, os emuladores “Snes9x RX” e o “Snes9x Libretro” levam clara vantagem na questão de desempenho (mas não espere milagre) quando a questão é emulação de MSU-1.



SATELLAVIEW

Eu fiz alguns testes nos jogos de Satellaview e aparentemente funcionou razoavelmente bem, lembrando que o suporte a Satellaview foi implementado na versão 4.4.8 do Snes9x GX e não precisa de BIOS. O emulador que melhor emula Satellaview no Nintendo Wii é o “Snes9x Libretro” que pode ser baixado AQUI. Para quem não sabe o Satellaview (segundo a Wikipédia) é “um periférico de modem via satélite produzido pela Nintendo para o Super Famicom em 1995. Com 1 megabit de espaço ROM e 512 kB de RAM adicional, o Satellaview permitiu que os jogadores baixassem jogos, revistas e outras formas de conteúdo através de transmissões por satélite fornecidas pela empresa japonesa St.GIGA. Para usar o Satellaview, os jogadores precisavam comprar um sintonizador de satélite de transmissão especial (BS) diretamente da St.GIGA ou alugar um por seis meses e pagar mensalmente taxas de manutenção para a St.GIGA e a Nintendo. O periférico é anexado à parte inferior do Super Famicom através da porta de expansão do sistema. Ele contou com forte apoio de desenvolvedores de terceiros, como SquareSoft, Taito, Konami, Capcom e Seta”.



SNES9X VERSÃO “4.3.1 COVER v1”

A versão do emulador “Snes9x GX (v4.3.1 Cover v1)” possui uma disposição única de visualização das capas dos jogos, por este motivo eu disponibilizei esta versão mais antiga do Snes9x GX com suporte a “Cover” juntamente as outras versões mais novas. Existe uma coleção de capas “2D” que pode ser baixadas acima em “CAPAS, COVERS, SCREENSHOTS“, especificas para esta versão “Cover” do Snes9x GX!



CAPAS, COVERS, SCREENSHOTS

versão do emulador “Snes9x GX (v4.3.1 Cover v1)” possui uma disposição única de visualização das capas dos jogos, por este motivo eu disponibilizei esta versão já com “1004” jogos e suas respectivas capas, sendo que existe uma coleção de capas “2D” e uma “3D” eu deixei como padrão a coleção de capas “2D”, mas é possível trocar as capas “2D” pelas “3D”, as capas “3D” esta na pasta “Covers 3D” (esta pasta “Covers 3D” não é necessária no Cartão SD ou Mídia USB). Uma ultima dica você pode baixar o pacote de Covers e Screenshots criado pela comunidade Libretro (RetroArch) AQUI.

OBSERVAÇÃO: Vocês podem usar tanta as capas quanto os jogos da versão “Snes9x GX (v4.3.1 Cover v1)” nas versões “Snes9x GX” e “Snes9x TX“, é só passar os jogos da pasta “roms” para a pasta “roms” e as capas da pasta “covers” para a pasta “covers” (se não existir esta pasta crie uma) e não esqueça de configurar no menu corretamente.



COMO ADICIONAR CHEATS

O Snes9x GX e suas variantes (fork) possui suporte a cheats (conhecido também como trapaça), existe um excelente tutorial AQUI feito pelo colaborador Diego, não deixe de ler a postagem para poder tirar 100% de proveito do emulador. 



EMULADORES DE SUPER NINTENDO PARA NINTENDO WII

  • SNES9X NEXT LIBRETRO (BAIXE AQUI): O “Snes9x Next Libretro” é um núcleo de Retroarch desenvolvido pela comunidade Libretro e automaticamente herda todas as excelentes funções presentes no Retroarch, além de possuir uma boa compatibilidade e um excelente desempenho. Super recomendo este emulador que ao meu ver pode ser tranquilamente considerado o melhor emulador de Super Nintendo para Nintendo Wii.
  • SNES9X RX (BAIXE AQUI): O emulador “Snes9x RX” é um “fork” do “Snes9x GX” que utiliza o núcleo interno versão 1.52 do Snes9x oficial, versão esta que na teoria por ser mais antiga que a utilizada no “Snes9x GX” oferece um melhor desempenho, no entanto uma menor precisão de emulação. O “Snes9x RX” possui uma ótima compatibilidade e desempenho e assim como o “Snes9x GX” também possui suporte a MSU-1 implementado, oferecendo assim uma jogatina razoavelmente boa quando lida com jogos MSU-1.
  • SNES9X LIBRETRO (BAIXE AQUI)Este é um dos principais emuladores de Super Nintendo desenvolvido pela comunidade Libretro, foi portado para o Retroarch de Nintendo Wii, mas o porte para Nintendo Wii é razoavelmente “pesado” pelo fato do hardware do console estar sofrendo restrições pela idade. A compatibilidade dos jogos de Super Nintendo no “Snes9x Libretro” é boa, mas o desempenho em alguns jogos mais pesados é sofrível. O Snes9x Libretro só é recomendado em casos excepcionais em que algum jogo de Super Nintendo especifico funcione melhor nele, agora quando o assunto é emulação de MSU-1 e Satellaview o Snes9x Libretro é a melhor opção disponível para Nintendo Wii (na minha opinião), o que torna ele um emulador altamente recomendado.
  • CATSFC LIBRETRO (BAIXE AQUI): O “CatSFC Libretro” é o único emulador de Super Nintendo disponibilizado através do Retroarch Wii pela equipe libretro, que o “Filtro De Vídeo” funciona em uma parte considerável dos jogos em velocidade máxima, ou seja, quando a função “Filtro De Vídeo” esta ativa não influência na velocidade da maior parte dos jogos. Eu recomendo muito que você de uma chance para este emulador, pois o “Filtro De Vídeo” faz uma enorme diferença na qualidade da imagem dos jogos, principalmente em televires de alta resolução como por exemplo “LCD’.


Baixar Servidor 1 (4.5.4) New Filters

Baixar Servidor 1 (Snes9x TX)

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400 comentários em “[Wii] Snes9x GX (v4.5.4) – New Filters

  1. Opa! Tudo bem!? Sabe me dizer se existe algum tipo de incompatibilidade com um classic control paralelo? Eu estava usando a versão do SNES9X com MSU-1 (que por algum motivo achei que era melhor rs) e o controle funcionava numa boa, agora acabei de trocar para essa versão e o controle buga totalmente, como se tivesse apertando o direcional ou analógico para baixo, no USBLoader GX ele ainda está funcionando normalmente, testei no Smash Bros só nessa versão do SNES9X que está dando isso, o que será que poderia ser?

    Abraço!

    1. Certos emuladores tem incompatibilidade com controles de terceiros, o ideal por hora é reportar o erro ao desenvolvedor em sua page, pois até onde sei, suporte a controles de terceiros são algo a ser implementado (tipo emuladores de wii com suporte ao controle pro do wii u).
      Curiosamente, hoje mesmo eu li que o desenvolvedor do USB Loader GX havia removido o suporte a controle de terceiros mas você disse funcionar corretamente, não? Me dê mais testes

      1. Opa! Beleza!? Então, no USB Loader GX funciona normalmente, nele uso a versão 3.0 Ver 1268, testei agora com Smash Bros e tá tranquilo, também uso no Nitendont versão 5.483 (tanto integrado ao USB Loader como direto por ele e também funciona, testei agora com Mario Kart Double Dash, instalei uns .wad do virtual console via USB Loader GX também, jogos como Yoshi’s History, Super Mario 64 e Bit Trip Runner e também vão sossegados, também uso o VBA GX na versão 2.3.6 e também vai tranquilo, testei agora com TMNT, também uso o Genesis Plus GX na versão 1.7.5 IOS58 pra MD e MS e funciona de boa também… Testei o jogo Streets of Rage 2 de MD. Eu usava uma versão do SNES9X GX que baixei aqui mesmo, quando foi publicado uma versão com suporte para MSU-1, não sei dizer qual versão que era pois atualizei ele mas funcionava tranquilo também, sem problema nenhum, foi eu trocar para a versão 4.3.8 que disponibilizou que deu pau, pior que nem fiz um backup da antiga pra retornar e ver se voltaria a funcionar tranquilo, não sei dizer se todos estão em suas últimas versões mas procuro sempre baixar aqui do site quando vejo que saiu, ultimamente tenho estado meio sem tempo e posso ter perdido algo, mas acho que está tudo ok.

        É uma pena, comprei esse controle só pra isso, até estava falando “Não é Super, mas pelo menos é Nintendo” kkkkkkkkkk’’

        Espero que as infos sejam uteis!

        Abraço!

                1. Rogério, não consegui não, na verdade nem fui atrás pra ver se achava e nem sei qual versão que era, mas a “intro” do canal era diferente do SNES9X, ao invés de aparecer aquela imagem do Mario, Link, Megaman e etc andando, aparecia uma TV num fundo azul com umas imagens estáticas de jogos, principalmente Final Fantasy, lembro que baixei aqui mesmo. A pasta que ficava dentro da “apps” do cartão de memoria tinha um nome diferente que não me lembro agora de cabeça, tanto que tive que mudar os caminhos pra pasta do snes9x que estava antes lá pra não perder meus saves e tudo mais, se ainda tiver essa versão estocada em algum lugar ficaria feliz se me passasse! rs

                  Outra coisa, lá no site wiibrew.org achei esse app:

                  http://wiibrew.org/wiki/Visual_Controller_Test

                  Que mapeia na tela os botões dos controles pra gente poder dar uma checada se está tudo ok, tirei uma foto e upei no meu Google Drive, dá uma olhada ai.

                  https://drive.google.com/file/d/1mrkVtDhdhuvjLCndcN4tDBn3XrsnmASN/view?usp=sharing

                  Aparece que os dois analógicos estão sendo apertados pra baixo e esquerda, é por isso que fica dando pau. Agora, mesmo que seja um possível defeito nos analógicos, como antes funcionava de boa e nos outros apps funciona tranquilamente?

                  Tenso isso…

                  1. Nelson teste esta versão aqui e diga se funcionou !
                    https://drive.google.com/file/d/1xSrwlM_3fYN2nx0asScLvSIpV3eIYbNg/view?usp=sharing

                    Os controles “Classic Controller” e “Classic Controller Pro” piratas não funcionam na maior parte dos emuladores infelizmente, eu até já tive uma ideia de montar um poste especifico para quem tem estes controles, com versões de emuladores que funcionam neles, mas não tenho controles paralelos aqui em casa !

                    Uma vez eu criei um poste sobre isso e teve vários comentários uteis!

                    [Wii Discussão] A Questão Do “Classic Controller” e do “Classic Controller Pro” PARALELO

                    1. Rogério, funcionou! Muito obrigado!

                      Nessa versão os analógicos simplesmente não funcionam, acho que eles não devem ter mapeado quando fizeram as configurações ou algo assim, por isso não buga.

                      Você chegou a ver a imagem que postei ali em cima do mapeamento do controle? Viu como os analógicos estão “apertados” para baixo e esquerda? Certamente é por isso que dá problema, agora me diz, como nos jogos de Wii ele funciona normal? Não consigo entender isso, é coisa de doido cara!

                      Moro em São José dos Campos, SP preciso ir no centro da minha cidade pra ver se acho um controle desses original, no ML achei por $200 extremamente caro!

                      Por ora não vou atualizar a versão até sair uma nova e ver se dá esse problema e vou guardar essa a sete chaves! kkkkkkkkkkkk”

                      Muito obrigado de novo! 🙂

                    2. Legal saber que esta versão não da problema, vou incluir ela na postagem!

                      Olhei sim, mas sinceramente não sei programar, só faço algumas modificações menores usando “editor hexadecimal”, só o desenvolvedor oficial mesmo para resolver o problema!

                      Tenho um amigo vendendo um original a 120,00 se você não encontrar ai e quiser, mando o e-mail dele!

  2. Nelson Junior, recentemente comprei esse no ML e funciona em tudo: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-963255777-controle-wired-fight-pad-donkey-kong-wiiwii-u-lacrado-_JM
    Comprei por achar bonito e ter o mesmo formato de controle de Gamecube, apesar de não ter a função Rumble e os gatilhos não serem analógicos (em Super Mario Sunshine é algo bem vindo).
    Enfim é um produto licenciado pela Nintendo, ou seja, original. Já tenho dois Classic Controller Pro originais, comprei mais por ”consumismo”, mesmo assim fiquei satisfeita e muito com ele!

    1. Olá Bernadete, tudo bem!?

      Então, controle de Game Cube eu tenho dois, um original e outro pirata e realmente eles funcionam muito bem nos emuladores, eu só prefiro o controle clássico do Wii mesmo porque o formato dos botões do GC são diferentes, então fica um pouco esquisito jogar alguns jogos rsrs E o controle clássico tem um formato mais fiel ao de Super Nintendo, entende? Então a nostalgia é maior. rsrs

      Abraço!

    1. Bem Ishi, pelo que li ele reverteu a versão do core, ou seja, enquanto essa 1.52 tem maior velocidade, a 1.56 tem maior precisão, o que causa lags . O ideal pra mim seria que estivesse no core 1.56 já que é mais atual e tem menor input lag, mas vamos ver, com um pouco mais de programação, quem sabe

  3. Hey caras! Tudo bem!?

    Passando aqui só pra avisar, obtive resposta sobre o problema do analogico com o Classic Controller pirata:

    https://github.com/dborth/snes9xgx/issues/743#issuecomment-417047981

    Pelo pouco que conseguir entender (rsrs) ele disse que teve o mesmo problema com um controle oficial de SNES e ele postou hoje que usou sua própria build para reverter para as configurações antigas.

    Tem o zip ali no fim da postagem, é a versão 4.3.9 mas sem os analógicos mapeados (eles não funcionam) igual na versão anterior que funcionava pra mim.

    Não sei como funciona bem o site lá então caso não consigam baixar o arquivo por ser na minha postagem ou algo assim, upei no meu drive ai pra vocês pegarem se quiser:

    https://drive.google.com/file/d/1eQ1yZ5Io5BYfedZD1PTDajOwZXv9Kr-V/view?usp=sharing

    Testei aqui e foi tranquilo pra mim!

    Abração!

    1. Obrigado pela Resposta Nelson, Rogério vai dar um olhada com carinho, garanto que vai ser muito útil.
      Atualmente eu migrei pro Wii U, não muda muita coisa mas estou mais focado no sistema atual do que no vWii pra fazer testes por completo, estou tentando unir o útil ao agradável no momento

  4. bom dia! sei que meu comentário não tem muito a ver com esse post, mas eu venho a anos exaustivamente tentar jogar o jogo WarioWare: Smooth Moves e não consigo de forma nenhuma. quando comprei meu Wii, lá em 2011, ele já veio destravado para rodar jogos via driver externo de DVD, porém do nada, o mesmo parou de funcionar e eu passei a passar os jogos para um pendrive e jogar pelo pendrive mesmo. acontece que o WarioWare eu simplesmente não consigo jogar! já realizei vários tutoriais desse site, desde atualizar o meu desbloqueio até testar 3 loaders diferentes e com diferentes configurações, mas todos eles dão o mesmo erro com o WarioWare. o jogo simplesmente não inicia! no usb loader gx fica na black screen, e nos outros fica na tela de carregamento. eu já não sei mais o que posso fazer, então se alguém poder me ajudar eu ficarei MUITO grato!

  5. Gostaria de testar esse emulador, mas ele sempre apresenda um erro quando inicio, dizendo “SD Card not found”. Não tenho cartão SD e rodo tudo a partir de um HD externo, imagino que seja alguma configuração nele que tenta buscar algo no SD ao invés do USB. Alguém sabe como arrumar isso?

  6. Olá pessoal, baixei a versão mais nova 4.4.3 e coloquei em um pen drive novinho formatado em fat 32 e quando coloco para iniciar tanto pelo wad quanto pelo homebrew channel ele acusa que não acha o cartão sd e da erro.
    Ai coloquei os mesmo arquivos no cartão sd e funcionou normalmente, ai fui no menu configurações escolhi a opção de colocar para iniciar pelo usb, salvei e reiniciei.
    Coloquei o pen drive e deu o mesmo erro.
    Tem como modificar o boot inicial para o programa reconhecer o usb de cara ?

    Obrigado desde já.

  7. Boa noite!
    Gostaria de saber se e normal os emuladores de SNES, NES E GBA para WII dar umas travadas diárias, sendo necessário resetar o console ( que saco)!
    Já Atualizei todas as IOS pelo procedimento passado aqui no site e mesmo assim travam de mais!
    Ajudem a solucionar esse problema por favor. Deu um trabalhão por as capas…. e na hora de apreciar………………………
    Gracias

  8. Obrigado mundowiihack sempre trazer novidades, wii unico videogame nunca vou vender perfeito para retro e scummvm, sugestão se possivel traga uma materia pra gente falando quais controles esstão funcionam nós emuladores atualmente xbox360,ps3,usb…etc custo beneficio,melhor jogabilidade etc… muito obrigado.

    1. Estanho Fabrício, isso pode ser um”tonelada” de coisas:
      – O Cartão SD pode ter corrompido:
      – O adaptador do Cartão SD pode estar com problema:
      – O descompactador de arquivos pode estar corrompendo os arquivos, recomendo usar o 7zip:
      – Seu Wii pode estar com as IOS e CIOS desatualizadas:

      Estes problemas exigem paciência e toneladas de testes!

    1. Olá Bruno, baixei essa versão justamente pq achava que fosse compatível com controle de PS3. Vc testou com controle de PS3 e não funcionou? Se for assim vou continuar com a versão 4.4.8 que está funcionando perfeitamente no meu Wii. Sabe se tem algum controle USB que é compatível? Pensei até em adquirir um daqueles controle de Snes mas com cabo USB. Será que funciona?

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