[PS2] Snes-Station (PUBLIC BETA 1)

09.jpg

Quando adquiri meu Playstation 2 o Snes-Station versão 0.2.3 WIP era o emulador na qual todos faziam uso para jogar roms de Super Nintendo no console. Atualmente, a versão 0.2.6c (modificada pelo usuário Pinguinoctis) nos dá certa liberdade para personalizar o emulador se assim desejarmos. Existe também a versão modificada pelo programador SP193 que é a 0.2.4S, que por sinal é a melhor versão com suporte a Mídia USB. Ainda assim em nenhuma das versões acima tivemos melhoria quanto a qualidade do áudio até o momento. Graças ao amigo Shin Hents tive acesso a uma versão diferente, versão esta que segundo o próprio Shin Hents, estava em um dos seus CDs e ele nem lembrava de sua existência.

A versão em questão precede a 0.2.3 WIP e ela é declarada somente como “PUBLIC BETA 1”. Provavelmente, o único destaque do emulador é a estabilidade do áudio, coisa que as outras versões carecem bastante. Ele possui pouquíssimos “stutterings” (seria algo parecido como uma gagueira) e distorções. É claro que conforme o emulador venha a gerenciar uma quantidade considerável de dados na tela haja algumas inconsistências no som, mas são mais toleráveis do que das versões usuais do Snes-Station disponibilizadas até o momento. Algo que observei durante meus testes é que o emulador não consegue fazer o despejo de memória temporária corretamente e isso interfere na qualidade do áudio conforme o usuário troca de jogo no menu principal. A cada rom escolhida, fragmentos de dados ficam presos na memória e lá para 3ª ou 4ª rom escolhida para jogar já se percebe uma distorção no áudio. Minha dica é: se quiser mudar de jogo, reinicie o Playstation 2 antes. Isso irá manter a estabilidade do som.

SITE OFICIAL: http://snes-station.emuunlim.com/downloads.htm

IMPORTANTE: Por se tratar de uma versão inicial do Snes-Station ela possui algumas diferenças quanto a maneira de se utilizar, assim como certas limitações:

a

* COMANDOS NO MENU PRINCIPAL:
DIRECIONAL PARA CIMA OU PARA BAIXO => Desloca a tela na vertical para escolher o jogo.
BOTÃO X => Escolhe um jogo.
BOTÃO TRIÂNGULO => Acessa o menu de configuração do emulador.
BOTÃO QUADRADO => Mostra o nome dos responsáveis pelo projeto.
BOTÕES R1 E R2 => Desloca a tela na vertical rapidamente.
BOTÕES L3 E R3 (dentro de qualquer jogo) => Pressione-os ao mesmo tempo para voltar ao menu principal.

a

* FUNÇÕES DO MENU DE CONFIGURAÇÃO (Use o botão X para mudar as opções):
Sound On/Off => Por padrão o emulador inicia sem som. Selecione “ON” para ligar o áudio dos jogos.
Sound Mono/Stereo => Recomendo selecionar “MONO” para que não haja problemas no áudio.
Sound Frequency => Escolha 24Khz, pois assim surgirão menos distorções no áudio.
Display Framerate => É opcional. Mostra na tela uma porcentagem da taxa de quadros por segundo do emulador. Recomendo “NO”.
Exit => volta para o menu principal.

a

* LIMITAÇÕES:
– Problema de cache de memória ao carregar varias roms em sequência;
– Poucas opções no menu de configuração;
– Não tem suporte ao recurso “SAVE STATE / LOAD STATE” (jogos com suporte a “saves” salvam normalmente);
– Não permite separar as roms em múltiplas pastas (todas as roms devem ser colocadas na pasta “ROMS”);
– As roms devem estar obrigatoriamente transcritas com letras minúsculas no nome e extensão (ex.: Megaman_X.smc);
– Não suporta roms zipadas.

a

Mesmo com as limitações citadas acima ainda assim vale a pena dar uma conferida a fim de se ter uma ideia dos prós e contras da versão PUBLIC BETA 1. Pessoalmente, pelos testes que eu fiz, eu acho essa versão mais interessante para emulação de Super Nintendo via ISO no console do que a usual.

a

AGRADECIMENTOS

Meus agradecimentos ao Shin Hents por compartilhar essa raridade através do blog pessoal dele (www.blogdoshinhents.blogspot.com.br). Originalmente, ele disponibilizou uma ISO (imagem) com 123 jogos de Super Nintendo traduzidos para o português. No final do poste eu disponibilizo o link para você baixar uma ISO contendo o emulador, mais 227 jogos de Super Nintendo em inglês (incluindo jogos normais e romhacks). Descompacte o arquivo com a última versão do 7zip e copie a ISO para a pasta DVD no diretório raiz da sua Mídia USB. Não se esqueça de desfragmentar após o processo de cópia. Esta ISO é compatível com o Open PS2 Loader 0.9.2, 0.9.3+ beta e 0.9.4 beta. Eu publiquei esta ISO originalmente no meu blog pessoal que pode ser acessado AQUI (www.peessedois.blogspot.com.br).

a

PARA BAIXAR AS VERSÕES COM SUPORTE A MÍDIA USB ACESSE O POSTE AQUI

a

Baixar Servidor 1

Baixar Servidor 2

a

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este poste foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

8 comentários sobre “[PS2] Snes-Station (PUBLIC BETA 1)

  1. Ótimo poste, muito bem explicado!

    Eu já tinha visto esta versão do Snes Station, mas não testei direito na época, e infelizmente não percebi esta questão do som, no final acabei excluindo o ELF!

    No meu console teste mas precisei de usar o “GSM Selector” para que minha televisão reconhecesse os jogos, mas funcionou MUITO bem, realmente o som é superior as outras versões!

    Voltei a sua ISO, a minha os jogos não aparecia, fiquei com preguiça de recompilar e testar, tomara que ninguém baixou!

  2. Eu demorei muito para comprar meu console na época. Só fui ter um PS2 em 2004 e o Snes-Station 0.2.3 WIP era a única versão disponível para baixar. Até recentemente, nunca soube da existência dessa versão beta. Mesmo pesquisando no Google você só acha referências as versões usuais (0.2.3 WIP do Hiryu, 0.2.4 WIP do ffgriever, 0.2.4S do SP193, e 0.2.6c do Pinguinoctis).

    Curiosamente, eu consegui achar um link perdido entre tantas referências que não me interessavam: o site perdido do Hiryu onde esse emulador está hospedado até hoje, mas como eu cito na postagem foi o Shin Hents que disponibilizou essa versão através do YouTube.
    http://snes-station.emuunlim.com/downloads.htm

    Como eu jogo no “tubão” não tive esse problema no vídeo. Sobre a qualidade do áudio, os segredo está em 3 arquivos: CDVD.IRX, Ioprp300.img, e SJPCM.IRX. Originalmente, eles não fazem parte do Snes-Station, são drivers de som da $ony que são encontrados em vários jogos lançados por ela. Alguém colocou eles lá e isso deu um “Boost” no som. Eu estou fazendo uns testes com esses drivers na versão 0.2.3 WIP para ver se há alguma melhora. Se eu tiver algum resultado positivo eu falo a respeito.

    Eu insisti no teste da sua ISO porque foi uma dor de cabeça fazer esse emulador reconhecer as roms, e como você mexeu nela e eu não tenho ideia do programa que foi utilizado para montar o projeto, havia chances dessas alterações prejudicarem o funcionamento do emulador. Também achei estranho por causa do tamanho da ISO que você gerou. No UltraISO eu obtive uns 577 mb, no Nero 8 (projeto final) eu obtive 557 Mb e você obteve 556 Mb inserindo mais dois arquivos extras. Era para ISO aumentar de tamanho, não diminuir.

      • Eu só li as partes referentes ao Snes-Station, já que não faço uso do GSM e nem do VMC do OPL.

        Toda essa parte está errada:
        “Snes Station (v024 HDD r07-12–2007 ffgmod01): Esta versão é recomendada para quem deseja usar o emulador através de Mídia USB, ou seja, para quem deseja usar por PenDrive ou HD Externo,http://snes-station.emuunlim.com/downloads.htm BAIXE esta versão no final do poste, a versão em ISO esta na pasta “Snes Station (v024 HDD r07-12–2007 ffgmod01) [ISO]”, não recomendo usar esta versão, de prioridade para as versões anteriores.”

        Essa versão 0.2.4 WIP e suas variantes com suporte a HD e USB tem um bug na hora de salvar o progresso dos jogos. Se não existir um DVD na gaveta enquanto salva, o emulador trava e corrompe o save. Para evitar isso eu recomendo via USB a versão 0.2.6c do Pinguinoctis e via ISO a versão 0.2.3 WIP que eu disponibilizo no seguinte link:
        https://drive.google.com/file/d/1bNn9sJEb7YlojIi8JaMki5h9qWCVP3MI/view?usp=drivesdk

        A senha é:
        peessedois.blogspot.com

        Outro erro é que no endereço do site do Hiryu só está disponível a versão PUBLIC BETA 1 e alguma documentação antiga do Snes-Station. Você não vai achar outras versões além dessa por lá.

  3. Adriano_Oliveira valeu mano, sem duvida o trabalho do mano Shin Hents, tem sido fantástico desde o maravilhoso bor do Cadillacs and Dinosaurs para o ps2, já vou pegar aqui e testar. Valeu mesmo.

    • Valeu tokureview. Esse emulador não é necessáriamente um substituto às versões já conhecidas. Ele tem uns probleminhas chatos no audio com jogos mais pesados ou mesmo fases com muitos sprites na tela. Eu andei jogando o Super Metroid esses dias e quando cheguei em Norfair pela primeira vez o jogo ficou meio lento e o audio meio zoado. Pelo visto esse emulador vale mais é pela curiosidade mesmo.

  4. Muito obrigado pelo post.
    Testei a versão WIP normal e a versão para Hd. Também testei versões alfa do snes9x.
    Fiquei um tempo sem usar emuladores no Ps2 e usando no Wii.
    Bom saber que é foi disponibilizado o diver de audio da Sony.
    Vou testar essa versão e tentar usar o driver de áudio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.