[Wii] QuickNES Libretro (r0.1)

00.png

O QuickNES é um emulador de “Nintendo Entertainment System” (Nintendinho), que é desenvolvido ṕara ser leve e funcionar em hardwares limitados, a versão do QuickNES modificado pela comunidade Libretro (RetroArch) e é muito superior a versão oficial, pois possui dezenas de funções exclusivas, além de receber atualizações corriqueiramente. Para nossa sorte o QuickNES possui uma versão muito estável disponível para Nintendo Wii, que sem duvida merece  ser usada por você, eu configurei esta versão desenvolvida pela comunidade Libretro e estou disponibilizando aqui separadamente para que você não tenha o trabalho em configurar, este núcleo é originalmente do Retroarch (Libretro) e possui uma ótima compatibilidade e um excelente desempenho, e o melhor é o suporte ao filtro de vídeo que foi implementado perfeitamente, consequentemente em momento algum interfere no desempenho do QuickNES, e o mais importante, o “Savestates” (gravação dos jogos) funciona perfeitamente neste núcleo!

  • Obrigatório: O Nintendo Wii deve ser desbloqueado por software para usar este aplicativo, ou seja ter o The Homebrew Channel (veja como instalar no seu console neste tutorial aqui).
  • Instalação: Depois que você baixou o emulador “QuickNES Libretro” no final do poste e descompactou (de preferencia com o 7-zip), procure uma pasta chamada “quicknes-mod” (que esta dentro da pasta chamada “apps”), copie esta pasta para dentro da pasta “apps” que está na raiz do Cartão SD, agora encontre as pastas “jogos” e “retr63rch” que estão junto da pasta ¨apps” (na raiz da pasta que você baixou e descompactou), copie ambas as pastas para a raiz do seu Cartão SD, (caso não tenha conhecimento do sistema de pastas do Nintendo Wii, dê uma lida neste tutorial aqui).
  • Site Oficial: https://github.com/libretro/QuickNES_Core

a

Este emulador não possui Canal para o “System Menu“, recomendo que leia este tutorial AQUI para saber como deixar o “The Homebrew Channel” como BOOT padrão no seu Nintendo Wii e assim eliminar o uso de Canais por definitivo.

a

DICAS IMPORTANTES

  1. PASTA DOS JOGOS: Dentro da pasta “jogos” existe uma outra pasta chamada “NES” que é onde esta os jogos.

  2. JOGOS: Eu adicionei minha coleção pessoal de jogos de NES, espero que gostem por que gastei dezenas e mais dezenas de horas para montar. Para vocês entenderem melhor, existe dentro da pasta dos jogos, uma numeração de “0.1.0.0” até “20.2.0”, eu fiz estas numeração no que acho ser as vinte melhores franquias de jogos, agora vamos lá para eu explicar sobre o funcionamento da numeração (preste muito atenção e releia se for necessário). Quando o jogo possui os dois últimos números iguais a zero (0.1.0.0) quer dizer que ele é o melhor jogo da franquia, quando somente o ultimo numero é zero (0.1.1.0) quer dizer que o jogo é da mesma franquia que o anterior (0.1.0.0), agora quando o ultimo numero não é zero (0.1.0.1) quer dizer que o jogo é um hack do 0.1.0.0. Espero que entendam minha lógica complexa.
  3. OTIMIZAÇÃO: Todos os jogos de NES que testei neste emulador com a configuração atual, rodaram perfeitamente, mas se tiver qualquer problema de desempenho recomendo que inicie um jogo qualquer, aperte o botão “HOME” => “Settings” => “Audio” e mude a opção “Audio Resampler Quality” de “Lower” para “Lowest” e reinicie o núcleo (saia dele depois volte).
  4. OPÇÕES IMPORTANTES: Existe uma função chamada “No Sprite Limite” neste núcleo que eu acho interessante e gosto de usar, é importante você ter em mente que eu não habilitei ela por padrão, a função chama-se “No Sprite Limite” e esta disponível  nas configurações, com certeza esta é uma função que pode ser útil se usada corretamente, esta função nada mais é que tirar o limite de hardware de 8 “sprites-per-scanline” (sprites por scanline), ou seja, o emulador tenta eliminar aquelas piscadas nos sprites do personagens, no entanto alguns jogos usa isso para aumentar o numero de “personagens” (objetos) na tela, e nestes jogos esta opção não pode ser habilitada (em resumo use com sabedoria), para habilitar a função “No Sprite Limite” (e algumas outras que podem lhe interessar) inicie um jogo qualquer, aperte o botão “HOME” => “Quick Menu” => “Options“.
  5. OVERLAYS: A função “overlay” vem desabilitada por padrão no núcleo QuickNES Libretro, para habilita-la vá em “Settings” => “Onscreen Display” => “Onscreen Overlay” => “Overlay Preset“, escolha um overlay de seu agrado, lembrando que a opção “Overlay Opacity” serve para “controlar o a transparecia (opacidade) do overlay escolhido”, e a opção “Overlay Scale” tem a função de aumentar a escala do overlay.

a

IMPORTANTE

Eu estou disponibilizando no final do poste o núcleo QuickNES Libretro que foi compilado na versão 1.7.2 do RetroArch, para ser baixado, o núcleo esta configurado e com alguns jogos (esta configurado para ser usado no Cartão SD). Eu tomei a liberdade e modifiquei a pasta originalmente chamada de “retroarch” que fica na raiz do seu Cartão SD (ou na raiz da sua Mídia USB) para o nome “retr63rch“, fiz esta modificação para você poder usar este emulador junto com o RetroArch e não ocorrer conflito, espero que tire o máximo de proveito desta bela novidade.

a

Baixar Servidor 1

Baixar Servidor 2

a

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este poste foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

 

Anúncios

6 comentários sobre “[Wii] QuickNES Libretro (r0.1)

  1. Bom dia!!! É a primeira vez que eu comento aqui e queria dizer que este site é sensacional.
    Meus parabéns!!! Agora eu queria tirar uma duvida: Estes mods são para jogar via retroarch???
    Pois eu estou apanhando para configurar e rodar os núcleos como o do Neo Geo, CPS1 e 2 por exemplo, configurar botões, essas coisinhas…Tem algum tutorial explicando a configuração do Retroarch ou eu vou ter que ter um pouco de paciência mesmo???? rsrsrsrs….Obrigado!!!

    • Obrigado pelo apoio Henrique.
      Estes “mods” são já estão esta prontos para jogar, ou seja, estão completamente configurados, eu peguei um núcleo e separei ele do RetroArch Oficial, as configurações destes mods são independentes!

      Só ler a parte da instalação para ver como faz!

      Configurar o RetroArch é MUITO complicado, eu levei anos para ficar mais ou menos, o problema do RetroArch é que cada versão tem suas particularidades, ou seja, é um pouco diferente as configurações!

        • PSXFAN primeiro vou listar os melhores emuladores de NES (na teoria).
          1- Nestopia (RetroArch)
          2- FCE Ultra GX
          3 – FCEUmm (RetroArch)
          4- QuickNES (RetroArch)
          5- WiiMedinafen

          Agora eu pessoalmente recomendo usar o “QuickNES Libretro” por possuir suporte a filtro de vídeo, o filtro de vídeo faz TODA a diferença, e os jogos que não funcionar no QuickNES Libretro, use o FCE Ultra GX ou o Nestopia, o Nestopia ainda não possui um núcleo independente postado aqui no Mundo Wii Hack, mas até a semana que vem eu posto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s