[PS2 Tutorial] Como Jogar Playstation no Playstation 2

03.jpg

É possível jogar quase a totalidade dos jogos Playstation através de Mídia Física (CD) no Playstation 2, porém depois de mais de duas décadas fica difícil encontrar Playstation 2 que consiga ler jogos de Playstation sem grandes problemas, mas para nossa sorte, boa parte dos jogos de Playstation funciona no Playstation 2 através de Mídia USB, HD Interno ou Rede usando o POPStarter. A compatibilidade do POPStarter é muito boa, claro que muitos títulos não são compatíveis (e nunca será porque o desenvolvedor encerrou o projeto), no entanto é certeza a possibilidade de vocẽ poder criar uma boa coleção com títulos inesquecível de Playstation para ser jogados facilmente através do Open PS2 Loader PS2Home no seu Playstation 2. Eu recomendo muito o uso do POPStarter pois abre um leque de possibilidades para você poder ter acesso a jogos clássicos disponíveis originalmente para Playstation sem grande dificuldades.

a

Antes de seguir transcrevendo este tutorial, quero agradecer ao amigo “José Daniel Da Silva” por ter doado um pouco de sua sabedoria em forma deste belo tutorial!

a

INTRODUÇÃO

A finalidade deste tutorial é explicar de um modo simples como jogar Playstation no Playstation 2 por Mídia USB e Rede através do  Open PS2 Loader PS2Home, claro que o Open PS2 Loader usara o POPStarter para ter acesso aos jogos de Playstation.

OBSERVAÇÃO: Antes de explicar qualquer coisa vou dar uma noção do que é o POPStarter, diferente do que algumas pessoas acha, o POPStarter não é um emulador e sim um loader (lançador) que acessa a retrocompatibilidade que o Playstation 2 possui nativamente com o Playstation, até porque o Playstation 2 não teria capacidade de possuir um emulador de Playstation que funcionasse tão bem quanto o POPStarter. O POPStarter derivou de um “emulador” (ou mais especificamente um jogo de Playstation) lançado pela própria sony para Playstation 2, conhecido originalmente como “POPS” ou “SLBB-00001”.

Tenho certeza que muitos de vocês sabem que existe um ótimo modo de jogar Playstation com qualidade satisfatória no nosso bom e velho Playstation 2, jogamos através de um homebrew (aplicativo de terceiro) chamado POPStarter, no entanto muitos de vocês  enfrentam dificuldades ao tentar executá-lo corretamente, principalmente por meio do Open PS2 Loader. Neste tutorial irei auxiliar aqueles que estão com problemas ao tentar rodar os seus jogos favoritos de PlayStation no PlayStation 2 com o POPStarter através do Open PS2 Loader.

PRINCIPAIS HOMEBREWS: Neste tutorial vamos usar o “pacote de arquivos do POPStarter“, neste pacote irá conter todos os arquivos necessários para este ou qualquer outro tutorial ligado ao POPStarter. Como este tutorial terá por base o “Open PS2 Loader PS2Home” 0.9.4 1036 DB ou superior, precisaremos tê-lo funcionando em nosso Playstation 2, caso não esteja usando a ultima versão do Open PS2 Loader PS2Home, você tera que atualizar.

  • POPStarter: Acesse este poste AQUI e baixe os arquivos necessários para continuar com este tutorial:
  • Open PS2 Loader PS2Home: Acesse este poste AQUI para baixar a ultima versão disponível:

HABILITAR ABA NECESSÁRIA NO “OPEN PS2 LOADER PS2HOME”: Agora que você já atualizou o Open PS2 Loader PS2Home, sera necessário ativar a aba “PS1 Games” ou se estiver em português “Jogos PS1“, nas configurações do Open PS2 Loader PS2Home, para ativar a aba vá em “Settings” (Configurações) dentro do menu “Settings” (Configurações) encontre a linha “PS1 Games display mode” (Modo de inicio dos jogos PS1)) e mude ele para “AUTO” (Automático).00

Após ter baixado o “pacote de arquivos do POPStarter“, atualizado o “Open PS2 Loader PS2Home” para a ultima versão e habilitado a aba “PS1 Games” (Jogos PS1), descompacte em uma pasta de sua preferência o “pacote de arquivos do POPStarter” que você baixou.

Dentro do “pacote de arquivos do POPStarter navegue até a pasta “_FERRAMENTAS_PC”, e descompacte o arquivo “CUE2POPS.7z” (pasta CUE2POPS) em um lugar de fácil acesso no seu computador.

a

1 –  BAIXANDO E CONVERTENDO OS JOGOS DE PLAYSTATION PARA O FORMATO “VCD”.

Tenha em mente que os jogos para funcionar no POPStarter tem OBRIGATORIAMENTE que estar no formato “VCD” (.vcd). Para podermos converter os jogos de Playstation para o formato “VCD”, o jogo tem que estar OBRIGATORIAMENTE em “BIN” (.bin) e “CUE” (.cue), no caso do jogo que você baixou não estar neste formato, você necessariamente terá que converter o jogo, existe alguns métodos de converter jogo para “cue e bin” , no entanto o que eu acho mais simples é o método de conversão usando o “UltraISO“.

1- Você terá que instalar o “UltraISO” no seu computador (será OBRIGATÓRIO), para poder converter alguns jogos que vier nos muitos formatos disponíveis na internet.

OBSERVAÇÃO: Este método de conversão usando o UltraISO não funciona em 100% dos formatos disponíveis na internet, recomendo se tiver algum problema na conversão, que pesquise na internet para ver as particularidades do formato, ou mesmo baixar o jogo de outra fonte, agora se nada der certo pergunte nos comentários que tentaremos lhe ajudar.

Na minha opinião o melhor site para baixar jogos de Playstation (levando em conta a maior probabilidade dos jogos em vir no formato “cue e bin”) é o “http://coolrom.com“, entre nele e baixe um jogo de sua preferencia, lembrando que nem todos os jogos de Playstation são compatíveis com o POPStarter.

LISTAS DE COMPATIBILIDADE: Antes de eu indicar onde você encontra listas de compatibilidade para o POPStarter quero deixar uma coisa bem clara, “no geral a ultima versão do POPStarter (r13 RIP 06) tem a maior compatibilidade entre todas as lançadas até hoje“, mas pode ocorrer de um jogo funcionar melhor em uma versão mais antiga (no geral cada versão do POPStarter tem suas particularidades), em resumo tenha a mente aberta, consulte as listas de compatibilidade e faça seus próprios testes com paciência. Agora sobre as listas de compatibilidade, vou deixar três aqui, a primeira é a oficial  que pode ser acessada AQUI, a segunda é do Eletrolado que pode ser acessada AQUI, a terceira é a do Joseri que esta dentro do “pacote de arquivos do POPStarter” em “/POPStarter (r13 RIP 06)/_TUTORIAIS/Listas de compatibilidade/”.

PROBLEMA DESTE MÉTODO: Este método de “rodar” o POPStarter (jogos de Playstation) através do Open PS2 Loader PS2Home (mais especifico pela aba “PS1 Games”) possui uma desvantagem relevante, “você só poderá usar uma única versão do POPStarter“, diferentes de outros métodos existentes onde você pode usar diferentes versões do POPStarter para diferentes jogos.

2 – Abra o UltraISO e selecione “Ferramentas”, depois “Converter imagem”, como mostrado na imagem abaixo:01.jpg

3 – Agora na janela que apareceu selecione o jogo que quer converter e onde ele vai ficar salvo quando convertido, agora em “Formato de saída” escolha “BIN(.BIN/.CUE)” e clique em “Converter”:02.jpg

4 – Após a conversão você terá mais dois arquivos, um com extensão “.bin” e outro com extensão “.cue” como mostrado na imagem abaixo:03.jpg

5 – Com os jogos já no formato correto, copie-os para a pasta do “CUE2POPS” que você descompactou anteriormente, no exemplo abaixo estarei usando o jogo “Crash Bandicoot“:04.jpg

6 – Agora arraste e solte o arquivo com extensão “.cue” em cima do arquivo “BULK_CUE2POPS.BAT”, uma janela do “prompt de comando”  se abrirá indicando que o processo foi iniciado corretamente:05.jpg

OBSERVAÇÃO: Se você utiliza alguma distribuição Linux, fique tranquilo que existe uma versão exclusiva do “CUE2POPS” para facilitar sua vida, acesse este poste AQUI para poder saber como instalar e converter os jogos com esta versão.

OBERVAÇÃO: Em alguns casos o “.cue” pode estar corrompido, isso resultara em erro quando você for arrastar o arquivo “.cue” do jogo em cima do arquivo “BULK_CUE2POPS.BAT”, em geral isso ocorre quando você baixa o jogo da internet e ele já vem em “cue e bin”, para resolver este problema existe uma ferramenta interessante chamada “cuemaker2” que esta dentro do “pacote de arquivos do POPStarter“, mas especificamente na pasta “_FERRAMENTAS_PC”, descompacte o arquivo “cuemaker2.7z” (cuemaker2.exe) em um lugar de fácil acesso no seu computador (não precisa ser instalado). Para resolver o problema do arquivo “.cue” corrompido siga o procedimento descrito abaixo.

  1. Exclua o arquivo “.cue” do jogo.

  2. Abra o “cuemaker2.exe“:

  3. Aperte no botão “Browse…” e navegue até o arquivo “.bin” do jogo e selecione ele:

  4. Apos selecionar o arquivo “.bin” escolha a opção “Playstation” (logo abaixo do botão “Browse…”) selecionando-a:

  5. Agora é só apertar em “Generate” para gerar um novo arquivo “.cue” para o jogo.

7 – Se tudo ocorreu perfeitamente aguarde que o CUE2POPS irá finalizar o processo de conversão dos arquivos “.cue e .bin” para “.VCD” que é o formato compatível com o POPStarter, a duração do processo varia de acordo com o tamanho do arquivo e/ou requisitos do seu computador, após o fim da conversão você terá um arquivo “.VCD”:06.jpg

a

Método alternativo para converter jogos de formatos diversos para “.bin e .cue” (explicação resumida, só para dar noção sobre este procedimento alternativo).

  1. Baixe o “DAEMON Tools Lite” e instale corretamente no seu computador (o DAEMON Tools Lite cria drives virtuais de CD/DVD)

  2. Baixe também o “ImgBurn” e instale corretamente no seu computador (o “ImgBurn” é um copiador e gravador de CD/DVD).

  3. Monte o jogo de Playstation com o formato estranho (formato não “.cue e .bin”) através do “DAEMON Tools Lite“, no drive virtual.

  4. Abra o “ImgBurn” e escolha a função que permite você copiar o jogo que esta montado no drive de CD/DVD (driver de CD/DVD virtual que foi criado com o “DAEMON Tools Lite” e você montou o jogo) para o seu computador, o próprio “ImgBurn” vai converter corretamente para o formato “.cue e .bin” (o “ImgBurn” irá reconhecer o jogo como se estivesse realmente em uma mídia física no drive de CD/DVD e assim irá fazer uma copia no formato “.cue e .bin” para seu computador).

a

2 – COMO INSERIR OS VCD’S NA LISTA “PS1 Games” DO OPEN PS2 LOADER PS2HOME

Lembrando que é OBRIGATÓRIO que você tenha o “Open PS2 Loader PS2Home 0.9.4 1036 DB ou superior (de preferencia a ultima versão) no seu Playstation 2 para que você consiga executar corretamente esta parte do tutorial.

1 – Abra o arquivo “.bin” do jogo no UltraISO (pode ser aberto também através do “WinRar“, “7-zip” ou “DAEMON Tools Lite“), e anote a ID do jogo em um bloco de texto (cada jogo possui uma ID diferente), abaixo esta o exemplo do ID do jogo “Crash Bandicoot” usando o UltraISO para acessá-lo:07.jpg

OBSERVAÇÃO: O “ID” do jogo nada mais é que uma “especie de código de barra” que cada jogo possui, por regra os ID’s oficiais (quase 100%) vai  possuir a seguinte estrutura, “quatro letras” seguida de “uma barra Underline“, “três números“, “um ponto final” e por ultimo “dois números” (SCUS_949.00).

2 – Agora coloque o ID do jogo que você anotou em um bloco de texto (bloco de anotações) para não esquecer, depois copie o ID do jogo para o início do nome do arquivo “VCD” (ou seja, o ID deve ir antes do nome do jogo):08.jpg

OBSERVAÇÃO: Observe que no exemplo que usei acima, o nome do jogo ficou “SCUS_949.00.Crash Bandicoot (USA).VCD”, “não use nomes muito longos após a ID“, o Open PS2 Loader tem um limite de caracteres que vai parecer em seu televisor (se você colocar um nome muito longo, não vai aparecer completamente no televisor).

a

3 – ESTRUTURA DOS ARQUIVOS NECESSÁRIOS E PASTAS

O POPStarter é compatível com Mídia USB (PenDrive e HD Externo), HD Interno e Rede, eu pessoalmente recomendo o uso por Mídia USB, porque é mais simples e funciona muitos bem, fora que um PenDrive atualmente esta acessível (para quase todos), eu mesmo uso desta maneira. Claro que para os usuários mais avançados usar por rede não é uma má ideia, ainda mais se você já “roda” os jogos do próprio Playstation 2 por Rede, estude bem qual o modo mais comodo para vocẽ.

a

1- NA MÍDIA USB

No seu computador pessoal encontre onde você descompactou  o “pacote de arquivos do POPStarter“, navegue até o diretório “_PREDEFINIDOS”, lá você encontrará uma pasta chamada “PARA_USB” que contém dentro dela a pasta “POPS”, copie esta pasta “POPS” para a raiz da sua Mídia USB. Agora vamos colocar o executável “.ELF” do POPStarter na pasta “POPS”, para fazer isso vá até a pasta “_OPEN_BETAS“, depois entre na pasta “RIP_06_FINAL” e dentro desta pasta copie o arquivo “POPSTARTER.ELF” para a pasta “POPS” que esta na raiz da sua Mídia USB. Para finalizar, e você poder curtir os jogos de Playstation basta copiar ou mover os “VCDs” (jogos que você baixou e converteu), já devidamente renomeados com o ID para a raiz da pasta “POPS” na sua Mídia USB, os jogos automaticamente estarão disponíveis na aba “PS1 Games” do seu Open PS2 Loader PS2Home.

a

2- POR REDE

OBSERVAÇÃO: É importante você saber que o foco deste tutorial não é o Open PS2 Loader, muito menos ensinar configurar Rede (precisaria de um outro tutorial para abordar somente este tema), por este motivo vamos partir do ponto de que você já tenha seus jogos de Playstation 2 funcionado via Rede, dito isso, vamos lá:

Navegue novamente até onde você extraiu o “pacote de arquivos do POPStarter“, depois vá até “_PREDEFINIDOS”, agora encontre a pasta “PARA_REDE”, dentro desta pasta encontra-se uma outra pasta chamada “MEMORY_CARD” e uma outra chamada “PC”, vamos começar pela pasta “MEMORY_CARD”, dentro dela esta a pasta chamada “POPSTARTER”, esta pasta é essencial para o funcionamento via Rede, dentro da pasta “POPSTARTER” tem dois arquivos .DAT, o primeiro que é o  “IPCONFIG.DAT” e o segundo é o “SMBCONFIG.DAT“, edite-os com o bloco de notas, no primeiro você utilizará o “IP“, “máscara” de “sub-rede” e o “gateway” utilizados no seu Playstation 2.09.jpg

Abra o arquivo “IPCONFIG.DAT” em um bloco de notas e insira as informações conforme mostrado na imagem abaixo, respeitando a ordem mostrada:10.jpg

Agora vamos utilizar o arquivo “SMBCONFIG.DAT” que esta dentro da pasta “MEMORY_CARD”, este arquivo serve para identificar o IP do computador e a pasta compartilhada, utilize as mesmas informações usadas no Open PS2 Loader PS2Home dentro do arquivo “SMBCONFIG.DAT“:11.jpg

12.jpg

Caso seja necessário um “usuário e senha de logon” (login), acrescente “seu nome de usuário” utilizado no computador na segunda linha do arquivo “SMBCONFIG.DAT” e a senha na terceira linha. Após ter editado os dois arquivos, copie a pasta “POPSTARTER” para o seu Memory Card (cartão de memoria) usando o uLaurchELF, lembrando que na pasta “POPSTARTER” estará todos os arquivos que o POPStarter necessitara para funcionar, inclusive os dois que editamos.

Lembra a pasta chamada “PC” que estava ao lado da pasta “MEMORY_CARD” citada anteriormente, dentro dela tem a pasta “ps2smb” e dentro desta pasta tem a pasta “POPS”, copie a pasta “POPS” para dentro da pasta (raiz da pasta) que você utiliza por Rede no seu Open PS2 Loader PS2Home, ou seja, copie a pasta “POPS” para que ela fique ao lado da pasta “DVD” onde você coloca os jogos de Playstation:13.jpg

Agora vamos colocar o executável “.ELF” do POPStarter na pasta “POPS”, para fazer isso vá até a pasta “_OPEN_BETAS“, depois entre na pasta “RIP_06_FINAL” e dentro desta pasta copie o arquivo “POPSTARTER.ELF” para a pasta “POPS” que você acabou de copiar.

Se executou corretamente as dicas corretamente é só copiar ou mover os seus “VCDs” (jogos de Playstation) devidamente convertidos e renomeados para dentro da pasta “POPS”, e executá-los na aba “PS1 Games ” do Open PS2 Loader PS2Home.

a

CASO VOCÊ ACHE QUE PODE AJUDAR A ENRIQUECER ESTE TUTORIAL COM MAIS ALGUMA INFORMAÇÃO MANDE UM E-MAIL PARA “rogerioronin@hotmail.com“.

 

27 comentários sobre “[PS2 Tutorial] Como Jogar Playstation no Playstation 2

  1. Um ótimo e bem explicado esse tutorial para quem não conhece direito ou não sabia como fazer funcionar no Play2. Na minha dúvida eu uso o Popstarter normalmente fazendo o boot apertando R1 e selecionando os jogos feitos pelo elf. Eu baixei o OPL home que saiu recentemente aqui e caso eu use terei que trocar o arquivo do Popstarter, pois o que possuo e dos primeiros que postaram aqui também?

        • É, Rogério. Apesar da facilidade em jogar os VCDs através do OPL mais novo, o usuário acaba ficando restrito a somente uma revisão / versão do POPStarter, diferente dos OPLs antigos que podia se utilizar do “conf_elmz.cfg” para gerir POPS diferentes.

  2. Muito obrigado por terem confiado em mim para criar este tutorial, a postagem ficou perfeita! Só acrescentando uma coisa: esqueci de mencionar que é necessário copiar o arquivo POPSTARTER.ELF para a raiz da pasta POPS, (perdão pela falha) e estou a disposição caso possa ser útil novamente!

  3. Muito bom o tutorial, mas estou tendo dificuldades pra rodar PS1 no OPL. Quando executo um jogo na aba PS1, ele volta pra tela principal do OPL.

    • Verifique se o arquivo “POPSTARTER.ELF” está na pasta POPS antes de rodar o jogo. Também verifique se o nome do jogo não está muito grande, e não se esqueça de pôr o nome do executável do respectivo jogo no começo do nome do arquivo. Se estiver fazendo uso das versões mais novas do OPL apague o arquivo “conf_elmz.cfg” do memory card.

  4. Fiz todos os procedimentos citados, mas não consigo executar os jogos de PS1 no OPL. ele retorna pra tela inicial do OPL quando tento iniciar qualquer game de PS1

    • Você está tentando rodar os jogos via USB ou via rede? Você está convertendo seus jogos ou baixando eles já convertidos? A revisão do OPL 0.9.4 que você faz uso está acima da 1036 ou é inferior?

      • Consegui fazer funcionar! Á propósito estou usando a Rev 1052 do OPL, e rodando via USB. Mas consegui usando meu pen de 16gb, Já pelo HD externo ele acontece de voltar pra tela do OPL

        • Verifique se os arquivos pertinentes ao OPL e ao POPStarter não estão corrompidos no seu HD externo e faça uma substituição geral dos mesmos.

          • Já descobri o porque de ñ funcionar no HD. Eu troquei de case, e resolveu! Estou usando uma case da Seagate q tinha aki, E está 100%. Valeu 👍

  5. Òtimo tutorial!!!
    mas poxa vida…
    fiz tudo certinho e talz…
    no meu caso, eu jogo pela rede!
    os jogos de PS2 funcionam normalmente!
    agora os de PS1 ta complicado…
    aparece a seguinte mensagem logo no finalzinho:

    ”Connecting to SMB….. OPENSHARE as failed”

    o que pode ser?

    versão do OPL : WIP r1066

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.