[Wii] NeoGeo Libretro MOD (r0.5)

00.jpg

O núcleo de Final Burn Alpha Neo Geo  do RetroArch desenvolvido pela comunidade Libretro para Nintendo Wii, de modo geral possui uma ótima compatibilidade e um primoroso desempenho, no entanto como sabemos, nem tudo na vida é perfeito, jogos maiores de 23 MB não funcionava nas versões oficiais de Final Burn Alpha Neo Geo para Nintendo Wii, mas para nossa sorte e felicidade o programador Wiimpathy criou uma modificação no núcleo de Neo Geo do RetroArch que resolve esta limitação, com esta modificação o núcleo consegue gerenciar o uso de memoria virtual do Nintendo Wii suprindo assim a falta de memoria nativa, este “macete” faz com que jogos acima de 23 MB que antes não funcionava, agora funcione perfeitamente (claro boa parte deles, não todos), sim isso quer dizer que você vai poder jogar boa parte dos jogos existente para Neo Geo Arcade (e Console) no seu Nintendo Wii.

  • Obrigatório: O Nintendo Wii deve ser desbloqueado por software para usar este aplicativo, ou seja ter o The Homebrew Channel (veja como instalar no seu console neste tutorial aqui).
  • Instalação: Depois que você baixou o emulador “NeoGeo Libretro MOD” no final do poste e descompactou (de preferencia com o 7-zip), procure uma pasta chamada “neogeo-mod” (que esta dentro da pasta chamada “apps”), copie esta pasta para dentro da pasta “apps” que esta na raiz do Cartão SD (se não existir crie uma), agora as pastas “jogos“, “retr50rch“, “retroar50“, “kof2003.fs” e “garou.fs” que estão junto da pasta ¨apps” (na raiz da pasta que você baixou e descompactou), copie as três pastas e os dois arquivo para a raiz do seu Cartão SD. Não tem conhecimento do sistema de pastas do Nintendo Wii de uma lida neste tutorial aqui.
  • Atualização: 16/06/2018 (Atualizado o revisão 0.4), 18/07/2018 (Atualizado o revisão 0.5).
  • Site Oficial: https://gbatemp.net/threads/large-neogeo-games-support-and-cps3-tests.493767

ATUALIZAÇÕES

*Novidades do emulador Neo Geo revisão 0.5 *
– Adicionado um novo núcleo do RetroArch “FBA Cores Neo v0.2.97.30” versão 1.3.6 Oficial.* Este núcleo não possui suporte ao uso de Memória Virtual, por este motivo não suporta jogos acima de 23 MB, no entanto é mais estável.
– Suporte a controle de “Playstation 3” pré configurado.
– Atualizado o arquivo “meta.xml”.
– O Menu de ambos os núcleos suporta linguagem em português (adicionado tutorial de como ser feito no poste).
– Troquei o arquivo de “UniBIOS” que esta junto aos jogos, porque não tinha certeza da integridade do antigo arquivo.
– Foi refeito todo o poste, em resumo refiz e acrescente diversos tutoriais para ajudar na utilização do “NeoGeo Libretro MOD”.


 


Este emulador não possui Canal para o “System Menu“, recomendo que leia este tutorial AQUI para saber como deixar o “The Homebrew Channel” como BOOT padrão no seu Nintendo Wii e assim eliminar o uso de Canais por definitivo.



DICAS IMPORTANTES

  1. SOBRE A VERSÃO “NeoGeo Libretro MOD”: Este emulador nada mais é que núcleos libretro com base no emulador “Final Burn Alpha”. Eu optei por colocar duas versões de núcleos diferente, a versão oficial “FBA Cores Neo.dol” que não suporta jogos acima de “23 MB” mas possui um desempenho alto (é o núcleo de Neo Geo que eu mais confio), e a versão “FB Alpha 2012 Neo Geo MOD.dol” modificada pelo “Wiimpathy que suporta jogos acima de “23 MB” com o suporte a memoria virtual implementado, no entanto esta versão modificada não é recomendada para jogos menores por ser mais instável.

  2. BUG MUITO IMPORTANTE: Para não dar erro no núcleo”FBA Cores Neo.dol” quando você for trocar de jogo, no lugar de escolher a opção “Loader Content (…)” encontre a opção “Restart RetroArch” e selecione ela, só depois mude de jogo na opção “Loader Content (…)“, assim não ocorrerá erro no carregamento”. Já no núcleo “FB Alpha 2012 Neo Geo MOD.dol” é OBRIGATÓRIO que você saia do “NeoGeo Libretro MOD” antes de trocar o jogo, só troque o jogo quando entrar novamente no núcleo “FB Alpha 2012 Neo Geo MOD.dol“, se você trocar sem reiniciar o emulador é MUITO provável que vai travar.

  3. INICIANDO OS JOGOS: Como já citei o “NeoGeo Libretro MOD”  possui dois núcleos distintos, mas em ambos os núcleos os jogos são iniciados do mesmo modo, primeiramente você deve selecionar o núcleo que quer emular em “Load Core“, as opções são “FBA Cores Neo.dol” e “FB Alpha 2012 Neo Geo MOD.dol”, após selecionar o núcleo que quer emular, vá em “Load Content => “Select File“ escolha a pasta que esta o jogo (caso você separou os jogos por pastas) e entre nela, o jogo será o arquivo que estiver junto com o “neogeo.zip” (que é o arquivo obrigatório de UniBIOS).

  4. OBSERVAÇÃO: Os arquivos “.fs” na raiz do seu Cartão SD ou na sua Mídia USB foram foram criados automaticamente pelo núcleo “FB Alpha 2012 Neo Geo MOD.dol” quando você inicia o jogo pela primeira vez, estes arquivos não podem ser apagados, pois eles contém as configurações salvas da UniBIOS para o jogo em especifico.

  5. ONDE BAIXAR OS JOGOS: Estou disponibilizando AQUI alguns jogos de Neo Geo já testados para que vocês possam baixar e se divertir, lembrando que os jogos acima de “23 MB” precisam de “cache” para funcionar. Caso você conheça algum jogo que funcione, mas não esta disponível para baixar, faça um comentário a respeito que ficaremos agradecido com a ajuda. 

  6. PASTA DOS JOGOS: Dentro da pasta “jogos” existe uma outra pasta chamada “Neo Geo“, dentro da pasta “Neo Geo” existe outras duas pastas, a primeira chamada “Neo Geo” e a segunda chamada “Neo Geo +“, a pasta “Neo Geo” é onde fica os jogos menores (jogos do núcleo FBA Cores Neo.dol) e a pasta “Neo Geo +” é onde fica os jogos acima de 23MB (jogos do núcleo FB Alpha 2012 Neo Geo MOD.dol), lembrando que os arquivos de “cache” deve ser copiados para a pasta “/retr50rch /system/cache” em seu Cartão SD ou sua Mídia USB.

  7. MODIFICAÇÕES FEITAS NOS NÚCLEOS: Eu estou disponibilizando no final do poste dois núcleos Libretro “Final Burn Alpha Neo Geo” que foram compilados um oficialmente e o outro (extraoficialmente) sobre a versão 1.3.6 do RetroArch, para ser baixado, o núcleo esta configurado a partir da revisão 0.5 para reconhecer os jogos de dentro do seu Cartão SD. Eu tomei a liberdade e modifiquei a pasta originalmente chamada de “retroarch” que fica na raiz do seu Cartão SD (ou na raiz da sua Mídia USB) para que guarde a configuração de ambos os núcleos de modo independente, fiz esta modificação para você poder usar este emulador junto com o RetroArch Oficial e não ocorra conflito, espero que tire o máximo de proveito desta bela novidade.

  8. TAMANHO REAL DOS JOGOS NOS TELEVISORES: Eu configurei o “Aspect Ratio Index” (tamanho da imagem do jogo) para que ocupe a tela inteira do seu televisor, agora se você for um daqueles jogadores que não gosta da imagem dos jogos esticadas, ou seja, prefere sentir a sensação dos jogos o mais perto possível do “tamanho original”, é só acessar o menu do RetroArch depois entrar na opção “Settings=>Video=>Aspect Ratio Index”  e mudar a opção “16:9” para “Core provided. Após fazer este procedimento saia do emulador “NeoGeo Libretro MOD” para que as modificação que você fez possa ser salvas (gravadas).

  9. ADICIONAR “OVERLAYS” NO RETROARCH: O caminho para você habilitar, desabilitar ou mudar de Overlay é em “Settings=>Onscreen Overlay” => “Overlay Preset”. Para habilitar o Overlay selecione o de seu agrado (recomendo que teste todos eles) dentro da opção “Overlay Preset“, após selecionar o Overlay controle a opacidade (transparência) na opção “Overlay Opacity“, deixe conforme seu agrado, quanto mais alto a opacidade mais escuro será o efeito do Overlay no jogo, quanto mais baixo mais transparente será o efeito do Overlay. A opção “Overlay Scale” aumenta ou diminuí o tamanho (escala) do Overlay.

  10. COLOCAR O IDIOMA  DOS NÚCLEOS EM PORTUGUÊS: Entre em cada um dos núcleos “FBA Cores Neo.dol” e “FB Alpha 2012 Neo Geo MOD.dol” e faça a seguinte alteração, “Settings” (Definições=> “User” (Usuário) => “Language” (Idioma) e mude a configuração padrão de “English” para “Português”, mude colocando o direcional do controle para o lado Direito.

  11. CONTROLE DE PLAYSTATION 3: O emulador “NeoGeo Libretro MOD” suporta controle de Playstation 3, para usar o controle de Playstation 3 você terá primeiro que “plugar o Cabo USB (aquele cabo que carrega o controle) no Controle de Playstation 3 (como se estivesse carregando) e plugar (encaixar) o Cabo USB na primeira entrada USB do Nintendo Wii”, após plugar o Cabo USB no seu Nintendo Wii, entre em cada um dos dois núcleos”FBA Cores Neo.dol” e “FB Alpha 2012 Neo Geo MOD.dol” e faça a seguinte alteração, “Settings” (Definições=> “Driver” (Drivers=> “Joypad Driver” (Driver de Joypad) e mude a configuração padrão de “gx” para “hid” (mude colocando o direcional do controle para o lado Direito), após mudar o “driver” é importante que você alterne o núcleo ou saia do emulador e volte, para que as configurações possa ser gravadas corretamente, após o procedimento seu controle de Playstation 3 estará funcionado, lembrando que testei aqui com um controle original e deixei pré configurado.


  1.  


CONVERTER OS JOGOS PARA QUE FUNCIONE CORRETAMENTE

Você deve converter os jogos acima de “23 MB” e usar o núcleo “FB Alpha 2012 Neo Geo MOD.dol” para joga-los, no entanto é muito importante que você teste o jogo antes de converter, no núcleo “FBA Cores Neo.dol” para ter certeza de que haverá necessidade da conversão, o programa para converter os jogos esta dentro da pasta “Windows”:

  • Clique duas vezes no arquivo “mvsconv.bat“, na janela que aparecer selecione seu jogo (exemplo o arquivo zip, “kof2003.zip“).

  • Uma pasta chamada “cache” vai ser criada, e dentro dela uma pasta chamada “kof2003_cache“, que contém todos os arquivos necessários para que o jogo funcione.

  • Copie a pasta “kof2003_cache” para “/retr50rch /system/cache” em seu Cartão SD ou sua Mídia USB.


 


CONFIGURAR UNIBIOS (MUITO IMPORTANTE)

AGRADEÇO ao amigo “Sir. Commoner” que forneceu as informações necessárias para que o tutorial sobre UniBIOS ganhasse vida!

A configuração da UniBIOS no “NeoGeo Libretro” é EXTREMAMENTE importante para o funcionamento de alguns jogos. Explicando melhor a UniBIOS é uma especie de BIOS onde você configura algumas características importantes que irá influenciar diretamente no emulador, estas configurações consiste por exemplo em se o núcleo Neo Geo vai emular o jogo simulando um Neo Geo versão “ARCADE” ou versão “CONSOLE-AES”, as configurações da UniBIOS também influenciara na região nativa que será simulada no emulador. É importante caso o jogo não funcione por exemplo com a UniBIOS do núcleo de Neo Geo configurado para “ARCADE”, que você mude para “CONSOLE-AES”, lembrando também que a região pode influenciar na compatibilidade. Vou explicar rapidamente onde modifica estas características e você poderá usar como exemplo e fazer seus próprios testes:

  • Entrar na “UniBIOS” com o “Classic Controller” e o “Classic Controller Pro”: Segure juntos os botões “Y+B+A” .

  • Entrar na “UniBIOS” com o controle de Game Cube: Segure juntos os botões “Y+B+A.

  • Botões para navegar na UniBIOS com o “Classic Controller” e o “Classic Controller Pro”:  A=B, B=A e C=Y.

  • Botões para navegar na UniBIOS com o controle de Game Cube: A=B, B=A, C=Y.


  1. 180718-0237-22.jpg

  2. Dentro Da UniBIOS você vai entrar na opção “REGION SETUP“, que é onde você muda o modelo e a região que você quer que o emulador de Neo Geo simule:00.jpg

  3. Escolha primeiro a região, existe três opções “JAPAN” (Japão), ‘USA” (Estados Unidos) e “EURO” (Europa) seguindo o exemplo dos comandos demonstrados acima (dependo do seu controle): 

    180718-0236-06.jpg


  4. 180718-0236-28.jpg
  5. Depois escolha o modelo que você quer que seu Neo Geo seja emulado, sendo “ARCADE” e “CONSOLE-AES” e teste o jogo para saber se iniciara corretamente.


ALGUMAS OPÇÕES INTERESSANTES DA UNIBIOS

  • GENERAL BIOS SETTINGS: Aqui é onde você pode configurar algumas opções de boot, splash screen, etc.
  • GAMECART CRC CHECK: Aqui é possível verificar a integridade das ROMs do jogo.
  • JUKEBOX PLAYER: Nesta opção é possível ouvir as músicas do jogo, como em um “sound test”.
  • PC-2-NEO: Esta função é usada para transferir dados do Neo Geo real para um computador.

DICA IMPORTANTE: Dentro do jogo, é possível acessar o “menu in-game” da UniBIOS para ativar cheats (exemplo: créditos infinitos no modo AES, vidas infinitas, etc.) apertando os botões “ e +” (ou no controle de Game Cube “START e Z) ao mesmo tempo. 


 


Baixar Servidor 1

Baixar Servidor 2

a

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este poste foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

 

Anúncios

158 comentários sobre “[Wii] NeoGeo Libretro MOD (r0.5)

  1. Pessoal estou tendo um problema pra rodar o SVC Chaos: SNK vs. Capcom. Já fiz a conversão com o “mvsconv” e coloquei a pasta cache em retroarch, mas toda vez que tendo rodar o jogo aparece a mensagem: error opening retroarch/system/cache/svc_cache/crom!
    convert the game with romcnv.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.