[Wii] MAME 2003 Plus (r0.8) Atualizado

00

Jogar jogos de arcade (fliperama) no Nintendo Wii não é lá muito simples, praticamente só temos o RetroArch com seus núcleos (cores), que consegue rodar algo com qualidade satisfatória. Para nossa felicidade o programador Francês Wiimpathy resolveu nos presentear com o núcleo Libretro MAME 2003 Plus. Para que o núcleo MAME 2003 Plus pudesse funcionar no Nintendo Wii ele dividiu em vários núcleos menores, claro, mesmo com esse trabalhão não é todo jogo que irá funcionar, até mesmo porque o Nintendo Wii não tem capacidade para rodar alguns jogos de arcade, ainda mais através do RetroArch, segundo o Wiimpathy “os núcleos que ele disponibilizou contém quase todos os drives, com exceção dos seguintes drives Neogeo / CPS1 / CPS2 / CPS3 / Psikyo / PGM / Cave / ST-V / Killer Instinct e alguns outros, pois a maioria dos citados já estão nos núcleos de FBA do RetroArch para Nintendo Wii, e outros seriam muito lentos”.


 


  • Obrigatório: O Nintendo Wii deve ser desbloqueado por software para usar este aplicativo, ou seja ter o The Homebrew Channel (veja como instalar no seu console neste tutorial aqui).
  • Instalação: Depois que você baixou o emulador “MAME 2003 Plus MOD” no final do poste e descompactou (de preferência com o 7-zip), procure uma pasta chamada “mame2003-plus” (que esta dentro da pasta chamada “apps”), copie esta pasta para dentro da pasta “apps” que esta na raiz do Cartão SD (se não existir crie uma), agora as pastas “retr52rch”, “retr53rch”, “retr54rch”, “retr55rch”, “retr56rch”, “retr57rch” e “retr58rch” que estão junto da pasta ¨apps” (na raiz da pasta que você baixou e descompactou) copie para a raiz do seu Cartão SD, a pasta “jogos” também deve ser copiada para a raiz do seu Cartão SD (se quiser colocar os jogos em uma Mídia USB existe um tutorial ao longo do poste explicando o processo). Não tem conhecimento do sistema de pastas do Nintendo Wii de uma lida neste tutorial aqui.
  • Atualização: Dia 21/03/2018 (atualizado revisão 2), Dia 11/04/2018 (atualizado revisão 3), Dia 24/04/2018 (atualizado revisão 4), Dia 24/04/2018 (atualizado revisão 5 e adicionado o MAME 2003 Libretro), Dia 04/07/2018 (atualizado revisão 6 e adicionado o MAME 2003 MIX), Dia 15/07/2018 (atualizado revisão 7), Dia 10/08/2018 (atualizado revisão 8).
  • Site Oficial: https://gbatemp.net/threads/mame-2003-plus.499497

 


ATUALIZAÇÃO

*Novidades do emulador MAME 2003 Plus revisão 0.8*
– Adicionado 35 jogos Selecionados.
– Desabilitado algumas funções inúteis no menu do RetroArch.
– Atualizado documentação.


 


Este emulador não possui Canal para o “System Menu“, recomendo que leia este tutorial AQUI para saber como deixar o “The Homebrew Channel” como BOOT padrão no seu Nintendo Wii e assim eliminar o uso de Canais por definitivo.


 


DICAS IMPORTANTES

  1. OBRIGATÓRIO: É recomendado para evitar erros no emulador “MAME 2003 Plus”, que quando for trocar de jogo no mesmo núcleo, no lugar de escolher a opção “Loader Content (…)” encontre a opção “Restart RetroArch” e selecione ela, depois escolha o núcleo que deseja usar (A, B, C, D, E, F, G), só depois mude de jogo na opção Loader Content (…)“, assim não vai dar erro no carregamento do jogo, alguns jogos só iniciam sem erro depois de fazer este procedimento. Agora se o jogo for muito grande (ou pesado) é recomendado que você saia do “MAME 2003 Plus” e só depois entre novamente no emulador e inicie o jogo.

  2. JOGOS, ONDE BAIXAR E ONDE COLOCAR: Dentro do arquivo que você baixar e descompactar no final do poste existe uma pasta chamada “Jogos“, dentro desta pasta existe uma outra pasta chamada “MAME 2003 – Plus“, dentro desta terceira pasta existe as seguintes pastas “A“, “B“, “C“, “D“, “E“, “F” e “G“, dentro destas pastas já existe uma coleção com alguns jogos selecionados (que eu fui testando e mantendo na minha coleção pessoal), agora se você quiser baixar o pacote com (quase) todos os jogos que na teoria são compatíveis com o MAME 2003 Plus baixe neste link AQUI, os arquivos estarão nomeados de A.7z ao G.7z (o “G.7z” estará dividido em quatro partes), baixe, descompacte, e coloque os jogos nas respectivas pastas.

  3. MODIFICAÇÕES FEITAS NOS NÚCLEOS: Eu estou disponibilizando no final do poste o núcleo do MAME 2003 Plus que foram baseado na versão 1.7.2 e 1.7.3 do RetroArch, para ser baixado, o núcleo esta configurado e com boa parte dos jogos compatíveis com ele, o“MAME 2003 Plus” a partir da revisão 0.6 da esta configurado para reconhecer de dentro do seu Cartão SD e não mais da sua Mídia USB (PenDrive ou HD Externo). Eu tomei a liberdade e modifiquei a pasta originalmente chamada de “retroarch” que fica na raiz do seu Cartão SD (ou na raiz da sua Mídia USB) para que guarde a configuração de cada núcleo de modo independente, fiz esta modificação para você poder usar este emulador junto com o RetroArch Oficial e não ocorrer conflito, espero que tire o máximo de proveito desta bela novidade.

  4.  INICIAR OS JOGOS: Para Iniciar o jogo escolha primeiro o núcleo que quer iniciar (jogar) em “Load Core“, os núcleos são “MAME 2003 Plus – A.dol“, “MAME 2003 Plus – B.dol“, “MAME 2003 Plus – C.dol“, “MAME 2003 Plus – D.dol“, “MAME 2003 Plus – E.dol“, “MAME 2003 Plus – F.dol” ou “MAME 2003 Plus – G.dol“, depois vá em “Load Content” → “Start directory”, escolha o jogo, após selecionar o jogo vá em “Load Archive” → “MAME 2003-plus”.

  5. TAMANHO REAL DOS JOGOS NOS TELEVISORES:  Eu configurei o “MAME 2003 Plus” para funcionar em tela cheia, mas meu gosto pessoal (sim depende inteiramente do gosto pessoal) prefiro os jogos no tamanho original, e para configurar o “MAME 2003 Plus” para que os jogos iniciem em tamanho original, acesse o núcleo e aperte o botão “HOME” => “Settings” => “Video” => e encontre a opção “Aspect Ratio” e mude ela de “16:9” para “Core provided“, isso deve ser feito em todos os núcleos (A, B, C, D, E, F, G).

  6. ADICIONAR “OVERLAYS” NO RETROARCH: O caminho para você habilitar, desabilitar ou mudar de Overlay é em “Settings” => “Onscreen Display” => “Onscreen Overlay” => “Overlay Preset“. Para habilitar o Overlay selecione o de seu agrado (recomendo que teste todos eles) dentro da opção “Overlay Preset“, após selecionar o Overlay controle a opacidade (transparência) na opção “Overlay Opacity“, deixe conforme seu agrado, quanto mais alto a opacidade mais escuro será o efeito do Overlay no jogo, quanto mais baixo mais transparente será o efeito do Overlay. A opção “Overlay Scale” aumenta ou diminuí o tamanho (escala) do Overlay.

  7. COLOCAR OS JOGOS NA MÍDIA USB: Eu pessoalmente não recomendo usar “MAME 2003 Plus” por Mídia USB (PenDrive ou HD Externo) porque alguns jogos funcionam em maior velocidade (mais FPS) quando jogados através do Cartão SD (e o emulador MAME 2003 Plus possui alguns jogos realmente “pesados), não sei porque isso ocorre, mas ocorre. Agora se você realmente quer colocar os jogos em uma Mídia USB, é só você no lugar de colocar a pasta “jogos” na raiz do seu Cartão SD coloque na raiz da sua Mídia USB, depois acesse  (através do seu computador pessoal) o arquivo “retroarch.cfg” que é encontrado em cada uma das seguintes pastas “retr52rch“, “retr53rch“, “retr54rch“, “retr55rch“, “retr56rch“, “retr57rch” e “retr58rch“, o arquivo “retroarch.cfg” deve ser aberto e editado em um “bloco de notas” ou em um “editor de texto”, e encontre a linha “rgui_browser_directory =” (linha “17“) e mude o nome “sd” para “usb“, exemplo o núcleo B a linha originalmente é assim rgui_browser_directory = “sd:/jogos/MAME 2003 – Plus/B” e vai ficar assim rgui_browser_directory = “usb:/jogos/MAME 2003 – Plus/B”.

  8. MELHORAR VELOCIDADE DOS JOGOS: Alguns jogos mais pesados pode melhorar a performance (e piorar o som), se você desabilitar a seguinte função “Settings =>Audio=>Audio Sync” e mudar de “ON” para “OFF“, mas preste muita atenção porque em alguns jogos desabilitar esta função não vai ajudar em nada, muito pelo contrario, vai deixar o jogo uma “merda total”!


 


MAME 2003 Libretro

Existe uma versão do “MAME 2003 Libretro” compilada por um desenvolvedor chamado “Ferrox” para Nintendo Wii, eu pessoalmente não testei ela profundamente, mas pelo que pesquisei não é recomendado usá-la como padrão, a versão “MAME 2003 Plus” é MUITO, MAS MUITO superior, no entanto se você quiser testar a versão “MAME 2003 Libretro” eu disponibilizei ela no final do poste para que vocês possam baixar (já modificada para não interferir no funcionamento da versão MAME 2003 Plus nem no RetroArch Oficial), a pagina oficial de discussão sobre esta versão pode ser acessada AQUI.

 

MAME 2003 Mix

Essa é uma versão do MAME 2003 bem antiga e extremamente “capada”, são poucos jogos compatível com ela, com o lançamento da versão “MAME 2003 Plus” esta versão ficou obsoleta, ou melhor quase obsoleta, pois existe um jogo que funciona em velocidade plena no “MAME 2003 Mix” e “engasgando” no “MAME 2003 Plus”, e como é um jogo que eu pessoalmente considero bem legal, resolvi postar o MAME 2003 Mix mais o jogo que é o “Wild West C.O.W. – Boys Of Moo Mesa”. Existe um segredo para que o “Wild West C.O.W. – Boys Of Moo Mesa” funcione em velocidade máxima, primeiro você terá que iniciar o jogo “NBA Jam” e só depois iniciar o “Wild West C.O.W. – Boys Of Moo Mesa”, sim é isso mesmo que você leu, agora porque tem que fazer isso não tenho a minima ideia (descobri por acaso), fica ai a dica e o emulador configurado para ser usado inteiramente através do Cartão SD (não pode ser usado em Mídia USB).


 


A RESPEITO DO JOGO “GOLDEN AXE – THE REVENGE OF DEATH ADDER”

O Jogo “Golden Axe – The Revenge Of Death Adder” é um exclusivo de arcade (fliperama) e funciona  “mais ou menos” no MAME 2003 Plus do Nintendo Wii, de modo geral é jogável, possui algumas falhas gráficos que não influência muito no jogo, e alguma queda de “FPS” (velocidade) em alguns locais (como na cachoeira logo no começo do jogo), abaixo esta algumas dicas que usei para jogar:

  • MELHOR VELOCIDADE: Não jogue por Mídia USB, sempre jogue o “Golden Axe – The Revenge Of Death Adder” através do Cartão SD, pois por algum motivo “funciona” melhor (ao menos nos meus testes aqui) quando jogado através do Cartão SD.

  • FRAMESKIP: A função “Frameskip” quando habilitada serve para forçar o emulador a pular quadros e assim “tornar” o jogo mais “leve”, para ativar esta função aperte o botão “HOME” => “Quick Menu” => “Options” => e mude a opção “Frameskip” de “0” para “1“, “2” ou “3” (use no máximo até 3). Na parte da cacheira por exemplo coloco  “Frameskip 3” até a parte onde a cacheira acaba (antes do mestre), ai desabilito o “Frameskip“.



A RESPEITO DOS JOGOS “MORTAL KOMBAT”

Para vocês jogar Mortal Kombat, Mortal Kombat 2 e Ultimate Mortal Kombat 3 é obrigatório habilitar uma função do emulador chamada “Speedhack“, para habilitar entre em qualquer Mortal Kombat, aperte o botão “HOME” => “Quick Menu” => “Options” => e mude a opção “MK2/MK3 DCS Speedhack” de “disabled” para “enabled“, lembrando que eu já deixo habilitado por padrão.

  1. MORTAL KOMBAT:Inicie o jogo “Mortal Kombat” no arquivo “mkla4.zip” e não no “mk.zip” para ter velocidade perfeita no jogo.

  1. ULTIMATE MORTAL KOMBAT 3: O jogo “Ultimate Mortal Kombat 3” acessado através do arquivo “umk3.zip” funciona na maioria do tempo de jogo em velocidade máxima “53.3 FPS”, por isso é totalmente jogável mesmo sem estar com o “Frameskip” ativo.

  2. FPS: O FPS ou “frames por segundo” dos jogos “Mortal Kombat” é de no máximo “53.3 FPS” e não “60 FPS” como é o costume nos jogos.

  1. FRAMESKIP: A função “Frameskip” quando habilitada serve para forçar o emulador a pular quadros e assim “tornar” o jogo mais “leve”, para ativar esta função aperte o botão “HOME” => “Quick Menu” => “Options” => e mude a opção “Frameskip” de “0” para “1“, “2” ou “3” e reinicie o emulador (saia dele e depois entre novamente), lembrando que quanto mais quadros pular pior sera sua experiencia com o jogo. Esta dica serve para qualquer jogo (e não somente para os “Motal Kombat”).


 


COMO MOVER OS JOGOS AUTOMATICAMENTE PARA SUAS RESPECTIVAS PASTAS

O Wiimpathy desenvolveu um script para classificar as roms  (jogos) automaticamente na sua devida pasta, isso que dizer que você pode por exemplo baixar todos os jogos compatíveis com MAME 2003 (0.78) e usar o script para organizar, o script esta dentro da pasta “Documentação” e chama-se “Compat.zip“.


 


Baixar Servidor 1 (MAME 2003 Plus)

Baixar Servidor 2 (MAME 2003 Plus)

a

Baixar Servidor 1 (MAME 2003 Libretro)

Baixar Servidor 2 (MAME 2003 Libretro)

a

Baixar Servidor 1 (MAME 2003 Mix)

Baixar Servidor 2 (MAME 2003 Mix)

a

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este poste foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

Anúncios

70 comentários sobre “[Wii] MAME 2003 Plus (r0.8) Atualizado

      • ROGERIGO if it wasnt for your mame2003 plus I wouldnt be able to play time soldiers and ikari warriors with cheats both are old arcade faves of mine but now I can cheat and play these games on my telly and the wii CHEERS MATE thank you so much for putting in as much hard work as you have into this ive been chasing a solution for this for a really looooooong time…is it possible to put roms in the folders that are made for mame 0.78..or should I only stick to what is in the folders as games and the games to download?

        • Letícia eu estou montando aqui e esta quase pronto, o problema é que eu estou com seis postes pela metade, que vou deixando pra la e nunca termino, vou ter que terminar ao menos a metade antes de postar o CPS2 individual!

  1. O Battletoads rodou de boa agora, o Toki também, MK 1 e MK 2 com bugs (lentos e com áudio bugado), enfim MUITOS jogos que antes não funcionavam AGORA rodam, apesar de ainda não estar perfeito é bem melhor que o SDLMAME, dá pra trocar de jogo sem travar, parabéns aos desenvolvedores e ao Rogério Torres por postar essa maravilha!

  2. Wii um Aparelho que comprei por 100 reais há 4 anos atrás para revender,
    o problema foi que eu descobri muito sobre ele e acabei me apaixonando, tenho um ps 3 e xbox 360, mais nenhum deles e tão cativante quanto o Wii, WiiU posso dizer que me decepcionou muito o que fez realmente ver quão a grandiosidade do Wii e sem esquecer o valor imenso dessa página que é o mundo wii hack e seus editores e escritores, sinceramente com todo carinho, muito obrigado por compartilhar suas experiência e mostrar que o wii apesar de não ter caído no gosto do povo tanto quando outros vocês mostraram o vasto poder dessa maquina que não se aplica somente a emuladores. OBRIGADO

    • Infelizmente esta é a única versão deste núcleo que saiu até este exato momento, ou seja, só existe o núcleo MAME 2003 Plus na versão do RetroArch 1.7.2!

      Editado: Recomendo que baixe a versão oficial (versão não modificada e não configurada), a versão do GBATemp, e teste para ver se da o mesmo problema (imagino que vai dar), mas é só para desencargo de consciência !

  3. Boa tarde,

    Baixei este pacote do Mame 2003 Plus, pelo tutorial pede-se para colocar a pasta jogos na mídia USB ou HD Externo, o total da pasta jogos é de 5,12 Gb, meu HD externo de 1 Tera só tem 2,34 Gb de espaço livre, tenho um Pendrive disponível mas com apenas 3,72 Gb, meu cartão SD de 32 GB possue 15,50 Gb livres.

    Pergunto:

    01) Se eu colocar a pasta jogos em meu SD vai funcionar?
    02) Para funcionar terei que alterar algumas configurações? Se sim. Quais?

    Agora, como este emulador não possue a pasta Canal com a wad para instalação na memoria interna do Wii como fazer está instalação?

    • Paulo eu pessoalmente só deixei alguns jogos (120 e poucos), os que eu realmente vou jogar (ou desejo jogar um dia), até porque boa parte destes jogos são inúteis ou não funcionam!

      1 – Abra os arquivos “retroarch.cfg” que estão dentro das pastas “retr52rch” até a pasta “retr58rch” em um editor de texto e encontre a linha “rgui_browser_directory = “usb:/jogos/MAME 2003 – Plus”, nesta linha você vai mudar o “usb” para “sd”, ou seja vai ficar assim “rgui_browser_directory = “sd:/jogos/MAME 2003 – Plus/A”, fazendo isso é só colocar a pasta “jogos” na raiz do seu Cartão SD.

      2 – Não criei um canal para esses emuladores (RetroArch), não sei se funcionaria corretamente!

      Acesse o emulador através do “The Homebrew Channel”

  4. Valeu Rogério Torres, testei alguns jogos e (pelo menos os que testei) são muito ruins.

    Vou fazer estas modificações sugeridas e ver se identifico quais jogos vão valer a pena manter.

  5. Tem jogo demais nesse emulador, alguém tem uma lista mais enxuta de jogos que vale apena manter, estou testando alguns aleatoriamente, até agora só porcaria, nada que preste.

  6. Testei o Ultimate Mortal Kombat 3 nesse mame e funcionou quase perfeito, ele dá pequenos lags que não atrapalham para jogar, o porém é que o som fica muito baixo, tendo que erguer bem o volume da televisão, não tentei mexer em algo no emulador pra ver se resolvia.

    • Acho que o que a gente mais precisa em questão de lista de compatibilidade são desses de arcade, pois de n64 e ps1 já existem até melhores na gringa, mas de cores do retroarch é difícil de achar

    • O lance do volume acontece com o MKII, MK3 e UMK3. Não é culpa do emulador e sim do som que vinha baixo mesmo tendo que configurar pelo menu de serviço da maquina. Da pra aumentar o volume se você entrar no modo serviço (configure um botao do controle para seriviço pelo menu controls do core)

    • Cada Letra compatibilidade especifica para um core com uma letra, tipo core mame 2003 plus F, tem que usar as roms da pasta F, e assim por diante “A“, “B“, “C“, “D“, “E“, “F” e “G“ , tem o link com todas as pastas anexada na postagem.

    • Luciano Na verdade existe 4 núcleos de RetroArch que é essencial para quem quer jogar arcade (Fliperama)!

      1 – FBA
      2 – FBA CPS1
      3 – FBA NeoGeo
      4 – FBA CPS2

      e por ultimo
      MAME 2003 Plus

      eu vou postar até domingo um núcleo modificado de CPS1, que vai suportar a maior parte desses jogos comuns da Capcom!

    • Bernadete Paula este Golden Axe – Revenge of Death Adder (SEGA!) é muito bom mesmo, mas tanto ele, quanto o Spiderman da Sega, no wii são bastante afetados no áudio infelizmente, rodando pelo Mame 2003 plus mod, tentei os mesmos pelo core Mame 2003 plus no android tv box, eles rodaram com áudio normal, só fica com pequenos bugs gráficos, mas zerei os dois, acredito então que deva ser pela memória do wii, mesmo com o sistema de cache não se vai conseguir uma coisa muito alem, do que conseguimos com o neogeo no wii.

  7. Alguém pode dar uma verificada no link para o download das ROMs?
    Consegui baixar as pastas A, E e F e agora toda vez que tento baixar as outras, dá erro.
    Desde já agradeço.

    • Willian aqui esta normal (baixando tranquilo), estranho você não conseguir baixar, mas esta coletânea oficial que dizem funcionar, não funciona a maioria dos jogos, em resumo quando você terminar de baixar e for testar vai ver que não compensa deixar esta quantidade de jogos na dua Mídia USB (ou Cartão SD)!

  8. Amigo, estou com problema, fiz todo o tutorial atenciosamente, porém a maioria dos jogos quando abro, o wii volta pra tela inicial, apenas alguns funcionam (baixei todo o pack A-G)

    obs: coloquei os jogos no cartão sd

    • Alan se você baixou aquele pacote enorme de não sei quantos “gigas” que postei no MEGA, infelizmente é só uma fração dos jogos que estão dentro dele que funcionam, o problema não é seu e sim do “MAME 2003 Plus” que é uma “GAMBIARRA” do original, e por isso tem uma compatibilidade (mas muito) menor que a versão oficial, em resumo não é por que o jogo esta como compatível que ele vai ser compatível!

      Recomendo que você use os jogos que disponibilizo junto ao emulador quando você baixa (e não o pacote completo baixado no MEGA), pois os jogos que vem junto ao emulador estão testados por mim e funcionam todos, além de que tentei fazer um filtro e não colocar jogos MUITO ruins (só no máximo os ruins kkkk)!

      Espero que tenha tirado sua duvida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.