[Wii] Snes9x GX (v4.3.9)

0

Quem possui um Nintendo Wii sabe que a maior parte das dezenas e dezenas de emuladores disponível para o console são bem portados, e o Snes9x GX não foge a regra, este é simplesmente um dos melhores emuladores de Super Nintendo portado e otimizado para consoles. Mesmo depois do desenvolvedor oficial do Snes9x GX deixar de trabalhar nele corriqueiramente, ainda são lançadas algumas versões de vez em “nunca”, graças ao seu código estar disponível (aberto) para que qualquer programador possa trabalhar, atualmente ele tem uma compatibilidade excelente, praticamente todos os jogos existentes para Super Nintendo é compatível e é emulado em Full Speed (velocidade máxima). Uma função interessante neste emulador é o suporte a capas ou screenshots (você pode tirar screenshots de dentro do próprio emulador), o Snes9x GX também suporta controle de GameCube e Classic Controller para facilitar sua vida, não deixe de baixar este emulador e relembrar os maiores clássicos de Super Nintendo!


  • Obrigatório: O Nintendo Wii deve ser desbloqueado por software para usar este aplicativo, ou seja ter o The Homebrew Channel (veja como instalar no seu console neste tutorial aqui).
  • Instalar Canal: O emulador “Snes9x GX” possui um homebrew de instalação para o Canal (também conhecido como .wad, channel ou forwarder), o homebrew para a instalação do Canal esta dentro do arquivo que você baixou no final do poste e descompactou (de preferencia com o 7-zip), mais precisamente dentro da pasta “apps” em uma outra pasta chamada “snes9xgx-channel-installer”, a pasta “snes9xgx-channel-installer” deve ser colocado na pasta “apps” que esta na raiz do Cartão SD. Para instalar é só entrar no “The Homebrew Channel” e procurar por “Snes9x GX Channel Installer” e iniciá-lo, depois é só seguir os procedimentos descritos no proprio homebrew para concluir a instalação.
  • Instalação: Depois que você baixou o emulador “Snes9x GX” no final do poste e descompactou (de preferência com o 7-zip), procure uma pasta chamada “snes9xgx” (que esta dentro da pasta chamada “apps”), copie esta pasta para dentro da pasta “apps” que esta na raiz do Cartão SD, e a pasta “snes9xgx” que esta junto a pasta ¨apps” (na raiz da pasta que você baixou e descompactou), copie para a raiz do seu Cartão SD (não tem conhecimento do sistema de pastas do Nintendo Wii de uma lida neste tutorial aqui).
  • Ultima Atualização: Dia 07/05/2017 (atualizado para a versão 4.3.7 MSU-1), Dia 29/05/2017 (adicionado um canal exclusivo para a versão 4.3.7 MSU-1 e adicionado um jogo de MSU-1 para teste), Dia 23/02/2018 (atualizado para a versão 4.3.7 Commit c9d0680), Dia 17/08/2018 (atualizado para a versão 4.3.8), Dia 24/08/2018 (atualizado para a versão 4.3.9).
  • Site Oficial: https://github.com/dborth/snes9xgx

 


 

ATUALIZAÇÕES

*Novidades da versão 4.3.9
– Revert core completely back to Snes9x 1.52
– Rewritten audio handling
– Fix tinny audio issue when going from the game to the menu and back
– Fixed random in-game crashes
– Fixed sound issues from turbo mode


MSU-1 – OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Apesar do Snes9x GX suportar jogos “MSU-1“, os jogos modificados para MSU-1 não funcionam com total desempenho no Nintendo Wii, eu aconselho caso tenha problema em “rodar” o jogo MSU-1 através do “Snes9x GX”, testar o jogo no núcleo “Snes9x Libretro” do RetroArch, na minha opinião o núcleo de RetroArch é mais estável quando lida com jogos MSU-1 (mas não espere milagre).


 


EMULADOR “SNES9X GX” COMPATÍVEL COM “CLASSIC CONTROLLER” PARALELO

Vou deixar AQUI ou AQUI o link para você baixar uma versão do emulador “Snes9x GX” compatível com “Classic Controller” paralelo (pirata), então se você teve problema com a versão mais atual do Snes9x GX baixe e teste esta versão [OBRIGADO “Nelson Junior” pelos testes].


 


OUTROS EMULADORES DE SUPER NINTENDO PARA NINTENDO WII

  1. CatSFC Libretro: Este emulador tem uma boa compatibilidade e desempenho, no entanto sua principal vantagem é o suporte a “Filtro De Vídeo” nos jogos, fator este que torna o CatSFC Libretro altamente recomendado (eu uso ele como emulador primário de Super Nintendo).

  2. Snes9x Next Libretro: Este emulador tem uma boa compatibilidade e desempenho, porém a grande vantagem dele (na minha opinião) é a qualidade na emulação, inclusive o som dos jogos que é bem superior ao do “Snes9x GX” e ao “CatSFC Libretro” (segundo meus testes).

  3. Snes9x Libretro: Este emulador é aconselhado para jogos MSU-1, pois a emulação de jogos MSU-1 através dele é muito superior se comparado ao Snes9x GX, já a emulação de jogos de Super Nintendo é boa e preza a qualidade.


 


Baixar Servidor 1 (v4.3.9)

Baixar Servidor 2 (v4.3.9)

a

Baixar Servidor 1 (v4.3.1 Cover v1)

Baixar Servidor 2 (v4.3.1 Cover v1)

a

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este poste foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

340 comentários sobre “[Wii] Snes9x GX (v4.3.9)

  1. Bom dia, amigo seria possível rodar esse emulador na resolução nativa do snes?..estou usando o wii em uma crt, os outros emuladores (retroarch(arcades), genesi plus, madenafen) oferecem 240p nas configurações e os jogos ficam simplesmente lindos!

  2. Opa! Tudo bem!? Sabe me dizer se existe algum tipo de incompatibilidade com um classic control paralelo? Eu estava usando a versão do SNES9X com MSU-1 (que por algum motivo achei que era melhor rs) e o controle funcionava numa boa, agora acabei de trocar para essa versão e o controle buga totalmente, como se tivesse apertando o direcional ou analógico para baixo, no USBLoader GX ele ainda está funcionando normalmente, testei no Smash Bros só nessa versão do SNES9X que está dando isso, o que será que poderia ser?

    Abraço!

    • Certos emuladores tem incompatibilidade com controles de terceiros, o ideal por hora é reportar o erro ao desenvolvedor em sua page, pois até onde sei, suporte a controles de terceiros são algo a ser implementado (tipo emuladores de wii com suporte ao controle pro do wii u).
      Curiosamente, hoje mesmo eu li que o desenvolvedor do USB Loader GX havia removido o suporte a controle de terceiros mas você disse funcionar corretamente, não? Me dê mais testes

      • Opa! Beleza!? Então, no USB Loader GX funciona normalmente, nele uso a versão 3.0 Ver 1268, testei agora com Smash Bros e tá tranquilo, também uso no Nitendont versão 5.483 (tanto integrado ao USB Loader como direto por ele e também funciona, testei agora com Mario Kart Double Dash, instalei uns .wad do virtual console via USB Loader GX também, jogos como Yoshi’s History, Super Mario 64 e Bit Trip Runner e também vão sossegados, também uso o VBA GX na versão 2.3.6 e também vai tranquilo, testei agora com TMNT, também uso o Genesis Plus GX na versão 1.7.5 IOS58 pra MD e MS e funciona de boa também… Testei o jogo Streets of Rage 2 de MD. Eu usava uma versão do SNES9X GX que baixei aqui mesmo, quando foi publicado uma versão com suporte para MSU-1, não sei dizer qual versão que era pois atualizei ele mas funcionava tranquilo também, sem problema nenhum, foi eu trocar para a versão 4.3.8 que disponibilizou que deu pau, pior que nem fiz um backup da antiga pra retornar e ver se voltaria a funcionar tranquilo, não sei dizer se todos estão em suas últimas versões mas procuro sempre baixar aqui do site quando vejo que saiu, ultimamente tenho estado meio sem tempo e posso ter perdido algo, mas acho que está tudo ok.

        É uma pena, comprei esse controle só pra isso, até estava falando “Não é Super, mas pelo menos é Nintendo” kkkkkkkkkk’’

        Espero que as infos sejam uteis!

        Abraço!

                • Rogério, não consegui não, na verdade nem fui atrás pra ver se achava e nem sei qual versão que era, mas a “intro” do canal era diferente do SNES9X, ao invés de aparecer aquela imagem do Mario, Link, Megaman e etc andando, aparecia uma TV num fundo azul com umas imagens estáticas de jogos, principalmente Final Fantasy, lembro que baixei aqui mesmo. A pasta que ficava dentro da “apps” do cartão de memoria tinha um nome diferente que não me lembro agora de cabeça, tanto que tive que mudar os caminhos pra pasta do snes9x que estava antes lá pra não perder meus saves e tudo mais, se ainda tiver essa versão estocada em algum lugar ficaria feliz se me passasse! rs

                  Outra coisa, lá no site wiibrew.org achei esse app:

                  http://wiibrew.org/wiki/Visual_Controller_Test

                  Que mapeia na tela os botões dos controles pra gente poder dar uma checada se está tudo ok, tirei uma foto e upei no meu Google Drive, dá uma olhada ai.

                  https://drive.google.com/file/d/1mrkVtDhdhuvjLCndcN4tDBn3XrsnmASN/view?usp=sharing

                  Aparece que os dois analógicos estão sendo apertados pra baixo e esquerda, é por isso que fica dando pau. Agora, mesmo que seja um possível defeito nos analógicos, como antes funcionava de boa e nos outros apps funciona tranquilamente?

                  Tenso isso…

                  • Nelson teste esta versão aqui e diga se funcionou !
                    https://drive.google.com/file/d/1xSrwlM_3fYN2nx0asScLvSIpV3eIYbNg/view?usp=sharing

                    Os controles “Classic Controller” e “Classic Controller Pro” piratas não funcionam na maior parte dos emuladores infelizmente, eu até já tive uma ideia de montar um poste especifico para quem tem estes controles, com versões de emuladores que funcionam neles, mas não tenho controles paralelos aqui em casa !

                    Uma vez eu criei um poste sobre isso e teve vários comentários uteis!
                    https://mundowiihack.wordpress.com/2017/12/15/wii-a-questao-do-classic-controller-e-do-classic-controller-pro-paralelo/

                    • Rogério, funcionou! Muito obrigado!

                      Nessa versão os analógicos simplesmente não funcionam, acho que eles não devem ter mapeado quando fizeram as configurações ou algo assim, por isso não buga.

                      Você chegou a ver a imagem que postei ali em cima do mapeamento do controle? Viu como os analógicos estão “apertados” para baixo e esquerda? Certamente é por isso que dá problema, agora me diz, como nos jogos de Wii ele funciona normal? Não consigo entender isso, é coisa de doido cara!

                      Moro em São José dos Campos, SP preciso ir no centro da minha cidade pra ver se acho um controle desses original, no ML achei por $200 extremamente caro!

                      Por ora não vou atualizar a versão até sair uma nova e ver se dá esse problema e vou guardar essa a sete chaves! kkkkkkkkkkkk”

                      Muito obrigado de novo! 🙂

                    • Legal saber que esta versão não da problema, vou incluir ela na postagem!

                      Olhei sim, mas sinceramente não sei programar, só faço algumas modificações menores usando “editor hexadecimal”, só o desenvolvedor oficial mesmo para resolver o problema!

                      Tenho um amigo vendendo um original a 120,00 se você não encontrar ai e quiser, mando o e-mail dele!

                    • Que bom cara, assim se alguém tiver o mesmo problema consegue jogar de boa! Vou dar uma pesquisada aqui na cidade e ver o que acho, qualquer coisa te dou um toque!

                      Valeu de novo pela ajuda de vocês!

                      Abração!

  3. Nelson Junior, recentemente comprei esse no ML e funciona em tudo: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-963255777-controle-wired-fight-pad-donkey-kong-wiiwii-u-lacrado-_JM
    Comprei por achar bonito e ter o mesmo formato de controle de Gamecube, apesar de não ter a função Rumble e os gatilhos não serem analógicos (em Super Mario Sunshine é algo bem vindo).
    Enfim é um produto licenciado pela Nintendo, ou seja, original. Já tenho dois Classic Controller Pro originais, comprei mais por ”consumismo”, mesmo assim fiquei satisfeita e muito com ele!

    • Olá Bernadete, tudo bem!?

      Então, controle de Game Cube eu tenho dois, um original e outro pirata e realmente eles funcionam muito bem nos emuladores, eu só prefiro o controle clássico do Wii mesmo porque o formato dos botões do GC são diferentes, então fica um pouco esquisito jogar alguns jogos rsrs E o controle clássico tem um formato mais fiel ao de Super Nintendo, entende? Então a nostalgia é maior. rsrs

      Abraço!

      • Já comprei 2 destes paralelos classics controler e nao funciona nos emuladores eu tenho 1 original e funciona perfeito mas ta muito caro 200 pila no ML. pena

        • Eu tenho dois “Classic Controller” e um “Classic Controller Pro”, e digo não tem como tirar 100% de proveito de um Nintendo Wii sem ter um Classic Controller ORIGINAL!

          Bernadete sempre quis ter um desses controles Classic originais com formato de GameCube, vou ver se compro um, eles devem ser bons para jogar jogos de luta!

  4. Muito bom, na versão anterior só tive problemas com Wii Remote pirata + classic Controller pirata. Wii Remote original + classic Controller pirata vai de boa.

  5. Achei essa versão mais estável do que as anteriores, porém.. O Tengai Makyou Zero não funciona mesmo né? Em algum dos outros dois cores de snes funciona?

    • Bem Ishi, pelo que li ele reverteu a versão do core, ou seja, enquanto essa 1.52 tem maior velocidade, a 1.56 tem maior precisão, o que causa lags . O ideal pra mim seria que estivesse no core 1.56 já que é mais atual e tem menor input lag, mas vamos ver, com um pouco mais de programação, quem sabe

  6. Hey caras! Tudo bem!?

    Passando aqui só pra avisar, obtive resposta sobre o problema do analogico com o Classic Controller pirata:

    https://github.com/dborth/snes9xgx/issues/743#issuecomment-417047981

    Pelo pouco que conseguir entender (rsrs) ele disse que teve o mesmo problema com um controle oficial de SNES e ele postou hoje que usou sua própria build para reverter para as configurações antigas.

    Tem o zip ali no fim da postagem, é a versão 4.3.9 mas sem os analógicos mapeados (eles não funcionam) igual na versão anterior que funcionava pra mim.

    Não sei como funciona bem o site lá então caso não consigam baixar o arquivo por ser na minha postagem ou algo assim, upei no meu drive ai pra vocês pegarem se quiser:

    https://drive.google.com/file/d/1eQ1yZ5Io5BYfedZD1PTDajOwZXv9Kr-V/view?usp=sharing

    Testei aqui e foi tranquilo pra mim!

    Abração!

    • Obrigado pela Resposta Nelson, Rogério vai dar um olhada com carinho, garanto que vai ser muito útil.
      Atualmente eu migrei pro Wii U, não muda muita coisa mas estou mais focado no sistema atual do que no vWii pra fazer testes por completo, estou tentando unir o útil ao agradável no momento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.