Emuladores

EMULADORES PARA PLAYSTATION 2

“Aqui nesta seção é postado emuladores exclusivos para Playstation 2.”

A

a

B

a

C

a

D

a

F

a

G

a

M

a

N

a

P

a

S

a

T

a

W

32 comentários sobre “Emuladores

    • Beleza Osmar os pacotes estas ospedados no sevidor MEGA de uma pesquisada na internet como baixa por ele, e depois que você baixar descompacte com o 7-Zip (http://www.7-zip.org/download.html), e coloque o aplicativo no pendrive e acesse o aplicativo com o ULaunchELF CD, ou ULaunchELF normal, ou o Free McBoot.

      Boa sorte!

    • Se for para lançar de dentro do OPL baixe o ULaunchELF aqui neste link https://mundowiihack.wordpress.com/tag/ulaunchelf/, depois copie o arquivo .ELF para uma pasta de nome “APP” na raiz do Pen Drive. Depois crie um arquivo conf_apps.cfg mais ou menos assim:


      uLaunchELF=mass:/APP/NOME_DO_ELF.ELF

      E copie este arquivo para a raiz do Pen Drive.

      De uma Assistida neste video tutorial

  1. Alguem tem versões dos emuladores ps2 que execute no Hd interno? É necessario colocar o sinal de + nos nomes das partições do Hd interno? Porque o meu Opl no Hd interno ta dando o erro de as configurações não podem ser escritas quando tento criar o VMC?

  2. Rogério, através de um amigo eu consegui fazer uns testes num PS2 Slim na intenção de desmistificar o lance de incompatibilidade com o console. O modelo em questão é um PS2 Slim 90010, “fabricado” no Brasil (entenda “fabricado” como “importado oficialmente pela Sony”). Este modelo entrou aqui no nosso pais num período em que a maioria dos consumidores da Sony já estavam usufruindo de seus PS3 contrabandeados. Ele se utiliza do sistema de cor NTSC.

    Todos os emuladores abaixo rodaram perfeitamente via USB (emulador no formato ELF) e via ISO. A maioria infelizmente não é compatível com versões acima do OPL 0.9.2:

    *ATARI 2600 (PVCS Reloaded 0.3) -> compatível somente com o OPL 0.9.2
    *COLECOVISION (ColemPS2 2.0 mod) – ISO somente -> compatível com o OPL 0.9.2 / OPL 0.9.3+ beta / OPL 0.9.4 beta
    *GAME BOY COLOR (PS2 InfoGB 0.5k rev. 6c) -> compatível somente com o OPL 0.9.2
    *MASTER SYSTEM (PSMS Reloaded 0.4) -> compatível somente com o OPL 0.9.2
    *GENESIS / MEGA DRIVE (PGEN 1.51s) -> compatível com o OPL 0.9.2 / OPL 0.9.3+ beta / OPL 0.9.4 beta
    *NINTENDO 8 BITS (FCEUltra PS2 Beta 0.90i) -> compatível somente com o OPL 0.9.2
    *SUPER NINTENDO (SNES-STATION 0.2.3) – ISO somente -> compatível somente com o OPL 0.9.2
    *SUPER NINTENDO (SNES-STATION 0.2.6c) – USB somente
    *PS2 DOOM (PS2Doom 1.0.5.0) -> compatível com o OPL 0.9.2 / OPL 0.9.3+ beta / OPL 0.9.4 beta
    *ScummVM 1.4.1 -> compatível somente com o OPL 0.9.2

    Em se tratando de homebrews, os únicos testados foram os jogos de PS2BOR e o Flashback REminiscence. Os PS2BOR rodaram perfeitamente via USB (executável no formato ELF) e via ISO em todas versões do OPL. O Flashback REminiscence eu só testei via USB porque ele não é compatível com o multiloader U$ML. De qualquer maneira ele também rodou sem problemas.

    O ideal é que as pessoas que venham a ter qualquer tipo de problema relacionado com o tópico informassem os seus modelos de PS2, pois assim teríamos uma base sobre que modelos Slim possuem um maior índice de imcompatíbilidade com emulação e homebrews.

    • Adriano_Oliveira você tem como fazer este testes usando o E2OPL ? Achei ele substituiria o OPL 0.9.2, porque ele é um “fork” do OPL 0.9.2, se não funcionar no E2OPL, vou ter que postar uma versão do OPL 0.9.2 junto com os emuladores!

      Valeu mesmo pelos testes

      • Eu pesquisei por alto sobre o E2OPL, lendo o tópico referente aqui do site, no sourceforge e no PSX-Scene, e devo dizer que ele é um projeto experimental do OPL 0.9.2, onde ninguém quis/se importou em utilizá-lo porque, fora a compatibilidade inferior em relação a versão oficial, ele restringe a utilização do HD externo à uma formatação obrigatória em EXT2. Desta forma não seria possivel rodar emuladores, homebrews, POPStarter, e até mesmo ISOs de PS2 que passaram a ser compatíveis a partir do OPL 0.9.3 (como Cold Fear e Kingdom Hearts 2, por exemplo). No Sourceforge onde o E2OPL está hospedado, na área de comentários (só tem dois, mas enfim…) declaram que ele não salva as configurações dos modos de compatibilidade. Aqui eu só uso o OPL 0.9.2 para emulação; para os jogos de PS2 eu uso o OPL 0.9.3+ revisão 996. Infelizmente eu não tenho um outro HD externo para fazer os testes e não há como eu particionar ou formatar o que eu faço uso. Na minha humilde opinião, ao invés de utilizar o E2OPL como loader paralelo, por que não adotar o uso daquele OPL 0.9.2 MOD que você me passou a um tempo atrás?

  3. edwinmusic, eu agradeço a boa intenção, mas esse emulador não reconheceu a pasta com as roms. Na documentação consta que deve-se criar uma pasta no diretório raiz da mídia USB com o nome de “Vectrex” e por as roms que quiser, porém o emulador não reconhece a pasta. Abri o emulador num editor hexadecimal e o nome da pasta e local são esses mesmos que eu citei.

    Também fala na documentação da possibilidade do emulador ter alguns problemas com alguns pendrives; no meu caso foi a pasta não ser reconhecida tanto num pendrive Sandisk como num HD externo Samsung.

    Quem quiser se aventurar em mais testes, fique a vontade.

  4. E2OPL roda em fat32 tbm e compativel
    compativel em ext3 tbm
    so nao testei em ext4
    porem uso o e2opl como meu principal dei uma editada nele tenho uma lista de 115 jogos rodando nele assim como emuladores tbm fica a dica

    • Então testa 3 jogos para mim: Kingdom Hearts 2 (principalmente a parte da Gummi Ship), Final Fantasy 12 (sem patch para HDD) e Cold Fear. No OPL 0.9.2 (versão na qual o E2OPL se originou) todos tem sérios problemas.

  5. Esta será a última vez que irei falar algo sobre o E2OPL. Quem quiser fazer uso dessa versão do OPL, bom proveito. O que eu não aceito é desinformação acerca dele ser considerado uma versão ideal para usuários iniciantes. Já tem uma galera que tem problemas para administrar uso de emuladores, quem dirá fazer uso de um homebrew que depende de algum conhecimento de Linux.

    Quem quiser ler e entender os prós e contras do E2OPL acesse o link abaixo (em inglês). Recomendo a leitura dos comentários:
    http://psx-scene.com/forums/content/e2opl-v0-1-1-opl-ext2-file-system-support-4821/

  6. Emulador no PS2 é tudo de bom…até agora só rodei legal mesmo Snes e Mega drive…mas to fazendo os testes nos outros…pois nunca sei exatamente onde colocar se no pendrive ou no MEMORY Card…tipo, descobri aqui com os amigos que o Picodrive só aparece no opl se botar o conf_app dentro do memory card….mas vou continuar os testes…o que estou tentando agora é rodar Atari…tá sendo difícil….
    Obrigado a todos os amigos que sempre ajudam muito aqui!!!

  7. Fiz uma coleção de emuladores mas os de Atari, Master e Gameboy só funcionam via LaunchELF se este for iniciado via DVD! Caso eu dê boot pelo Memory Card (via chip Matrix, segurando R1) eles dão tela preta.

    Dessa forma, preciso ter o DVD do LaunchELF (aliás, a mesma versão do Memory Card) no drive caso queira acessar todos os sistemas. Existe algum contorno para isso?

    (Obs.: Meu PS2 é o Slim 90006.)

    O site se tornou minha maior referência para emuladores e homebrews de Playstation 2. Tenho certeza que quem possui o Wii também deve ser bem servido!

    • Eu suponho que você esteja falando sobre as versões abaixo, já que os 3 emuladores em questão possuem mais de uma:

      ATARI 2600 -> PVCS Reloaded 0.3
      GAME BOY COLOR -> PS2 InfoGB 0.5k rev. 6c
      MASTER SYSTEM -> PSMS Reloaded 0.4

      Qual é a versão do uLaunchELF que você faz uso no Memory Card e no DVD?

      Uma observação: certos homebrews por serem relativamente antigos são compatíveis com gerenciadores e loaders (neste caso via ISO) específicos. Sobre esses 3 emuladores, via ELF são compatíveis somente com o uLaunchELF 4.42d, e via ISO são compatíveis somente com o OPL 0.9.2.

      • Adriano, obrigado pela resposta!

        São essas mesmas as versões dos emuladores.
        O LaunchELF que uso é o 4.43.

        Então… todos os emuladores funcionam nele, na verdade, desde que o boot seja feito pelo DVD! (Aliás… essa pode ser uma solução para quem está tendo problemas com os 3 sistemas, bem como algumas versões do FCEUltra no boot via Memory Card nos modelos Slim, já que andei vendo alguns comentários aqui relatando as famigeradas telas pretas.)

        Só acho estranho funcionar por uma via de boot e não por outra.
        Já passou por isso e sabe de alguma solução?

        Estou tentando fazer testes com o OPL 0.92, mas não consigo adicionar os ELFs nele de jeito nenhum, mesmo já tendo visto alguns vídeos de tutorial.

        Onde coloco o arquivo “config_apps.txt” e qual a exata forma de descrição?

        • Você tem certeza de que a versão do uLaunchELF que você utiliza para rodar esses emuladores é a 4.43a? Esses emuladores só abrem na versão 4.42d e inferiores.

          Quanto a compatibilidade do uLaunchELF com o memory card ou qualquer outra mídia, diferente do Free MC Boot, ele funciona tanto no FAT quanto no SLIM. No caso do memory card, o arquivo deve estar renomeado como “BOOT.ELF” (sem as aspas e em letras maiúsculas) e copiado para uma pasta chamada BOOT (também em maiúsculas). Lembrando que o memory card deve ficar no slot 1.

          Sobre o OPL 0.9.2, o nome do arquivo é “conf_apps.cfg”. Coloque-o na pasta OPL dentro do memory card 1. Os homebrews a serem utilizados devem ser declarados conforme o exemplo abaixo:

          uLaunchELF 4.42d=mc0:/APPS/ULE_442D.ELF
          uLaunchELF 4.43a=mc0:/APPS/ULE_443A.ELF
          ATARI 2600=mc0:/APPS/ATARI.ELF
          GAMEBOY=mc0:/APPS/GAMEBOY.ELF
          NES=mc0:/APPS/NES.ELF

          Com base no exemplo acima todos os homebrews devem ficar na pasta APPS (em maiúsculas). O OPL não os reconhece em pastas com outros nomes; somente APPS. Eu costumo manter os arquivos no formato com 8 caracteres para o nome e 3 para a extensão.

          • Sim, tenho certeza que é a versão 4.43a, sem o “u” no início (aparece no canto superior direito).

            O Launch está “instalado” da forma que você descreveu.

            Obrigado mesmo pelas instruções do OPL 0.92,não encontrava em lugar algum. Farei testes aqui e depois posto os resultados!

            • Vivendo e aprendendo. Eu decidi testar esses emuladores através do uLaunchELF 4.43a e não é que eles abriram normalmente? A versão em questão é de 27/08/2017.

              Se você for no menu MISC e em “About uLE” você pode verificar que o gerenciador está renomeado com o “u” na frente. Mas enfim, a falha é do responsável pela revisão e não nossa. E olha que ele também é conhecido como wLaunchELF (site psx-scene).

              Eu aproveitei e fiz uns testes com o uLE 4.43a. Eu o iniciei via USB e via memory card a fim de rodar os 3 emuladores que se encontravam no memory card 1 e eles inicializaram normalmente. Pergunta: o seu Memory Card é original?

              Via ISO a compatibilidade se mantém a mesma; somente com o OPL 0.9.2.

              • Que bom que minhas dúvidas geraram alguma iluminação, rs.

                “o seu Memory Card é original?”
                Então… Não sei!
                Aí está… pode ser esse o problema.

              • Realmente não rodou.

                Testei também com o OPL 0.92, mas ocorreu o mesmo problema com o LaunchELF: Tela preta nos 3 emuladores (Atari, Gameboy/Color e Master/GG).

                O único modo de rodá-los no meu PS2 Slim 90006 é através do boot dos loaders via DVD.
                Resta apenas a mais provável hipótese (até agora) de que o problema seja o Memory Card, o que ainda seria estranho pois os outros ELFs funcionam normalmente.

                Só se alguém tiver tanto o MC original quanto o pirata, e puder realizar os testes, é que saberemos com certeza.

                Bom, pelo menos fica algo de bom aqui:
                É possível rodar tudo via DVD (só para boot, os ELFs podem estar no pendrive)!

              • Outras informações:

                PGen também não roda (preciso usar o PicoDrive)
                FCEUltra 0.90i também não roda (preciso usar o 0.9.3)

                • Antônio, se esses emuladores rodam direito através do DVD mas travam no memory card, tudo leva a crer que o seu memory card não deva ser original, e sim, há a possibilidade de alguns homebrews serem mais tolerantes com dispositivos paralelos.

                  Como o problema só ocorre com os emuladores, tenta administrar seus homebrews da seguinte forma: coloca no memory card só o uLaunchELF (versão a sua escolha) na pasta BOOT e renomeado como “BOOT.ELF”, e os emuladores num pendrive / HD externo. Você vai poder se utilizar normalmente do recurso de boot do chip Matrix com o botão R1; aí é só escolher o que deseja executar no dispositivo USB.

                  Se mesmo assim ainda continuar dando tela preta ao tentar rodar esses emuladores, há a possibilidade de corrupção dos respectivos arquivos ELF. Se esse for o caso você me fala que depois eu ponho um link para baixar os emuladores que eu faço uso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.