[Wii] Genesis Plus GX (v1.7.5 commits e8b0abc) – Atualizado

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Antes da Sony e Microsoft competir por cada centímetro do mercado de consoles, duas empresas já se digladiavam, uma das empresas chamava Nintendo e a outra Sega, a Nintendo esta firme e forte no mercado de consoles até hoje, no entanto, não podemos esquecer nunca da Sega que nos proporcionou jogos memoráveis, muitos deles eternos clássicos. E para revivermos estes clássicos da Sega, temos este que é simplesmente o melhor emulador de consoles da Sega existente atualmente independente da plataforma, o Genesis Plus GX oferece suporte do Sega 1000 até o Sega CD em um único emulador. Com certeza absoluta o Genesis Plus GX esta em outro nível se comparado a maior parte dos emuladores existentes para o Nintendo Wii, vale testar esta obra prima dos emuladores. O Genesis Plus GX emula as seguintes plataformas, Sega Mega CD (sega CD), Mega Drive (Genesis), Master System, Game Gear e Sega 1000 com compatibilidade e desempenho próximo dos 100%, não deixe de ter esta obra prima em seu console e confira todas as suas funcionalidades que ele oferece.


Obrigatório: O Nintendo Wii deve ser desbloqueado por software para usar este aplicativo, ou seja ter o The Homebrew Channel (veja como instalar no seu console neste tutorial AQUI).


Instalar Canal: O emulador “Genesis Plus GX” já vem com o aplicativo de nome  “Genplus GX – SEGA – IOS58 v11b.wad” que tem como finalidade a instalação do canal (também conhecido como .wad, channel ou forwarder) em seu Nintendo Wii, o aplicativo esta dentro da pasta “Canal” do arquivo que você baixou no final do poste e descompactou (de preferencia com o 7-zip), este canal deve ser colocado na pasta “Canal” na raiz do seu Cartão SD (se esta pasta não existir na raiz do seu Cartão SD crie uma ou coloque o aplicativo do canal “Genplus GX – SEGA – IOS58 v11b.wad”) e instale com o Pimp My Wii (não sabe como instalar pelo Pimp My Wii de uma lida neste tutorial AQUI) ou instale pelo Wad Manager.


Instalação: Depois que você baixou o emulador “Genesis Plus GX” no final desta postagem e descompactou (de preferência com o 7-zip), procure uma pasta chamada “genplus-gx” (que esta dentro da pasta chamada “apps“), copie esta pasta para dentro da pasta “apps” que esta na raiz do Cartão SD, e a pasta “genplus” que esta junto a pasta ¨apps” (na raiz da pasta que você baixou e descompactou), copie para a raiz do seu Cartão SD (não tem conhecimento do sistema de pastas do Nintendo Wii de uma lida neste tutorial AQUI).


  • Ultimas Atualizações: Dia 27/05/2020 (versão 1.7.5 commits c5c1434), Dia 05/11/2020 (versão 1.7.5 commits 1c4f051), Dia 01/03/2021 (versão 1.7.5 commits 269b0e8), Dia 29/04/2021 (versão 1.7.5 commits 18973f6) e Dia 22/12/2021 (versão 1.7.5 commits e8b0abc).

Site Oficial: https://bitbucket.org/eke/genesis-plus-gx


 


ATUALIZAÇÕES

Novidades do Genesis Plus GX commits e8b0abc (segundo o desenvolvedor)*

- [Core/MS] fixed disabled slot returned value
- [Core/CD] added missing SUB-CPU address error exception configuration
- [Core/CD] added optional (platform-specific) SUB-CPU address error exceptions emulation (currently activated for libretro & SDL Windows ports only)
- [Core/CD] added configurable CD-DA and PCM outputs mixing volume
- [libetro] backported libretro core latest features from libretro github repository (except use of RETRO_ENVIRONMENT_GET_AUDIO_VIDEO_ENABLE callback for run-ahead)
- [Core/Misc] MSVC compatibility fixes (backported from libretro repository)
- [Core/MS] added GG-MS games incompatible with EU/US Master System BIOS to internal game database
- [Core/MS] added Street Battle (Proto) to Korean mappers database
- [Core/MD] added conditional support for libchdr before trying to load CHD file
- [Core/MD] added detection of CHD image files when loading MSU-MD (CD Mode 1) or MD+ (MegaSD) ROM files
- [Core/MD] improved MD+ audio track loopback transitions
- [Core/MD] fixed MegaSD edge case when another 'pause' command is sent while fade out is still in progress
- [libretro/SDL] added new source files to MSVC project
- [Core/MD] added automatic PAL region setting for Wiz'n'Liz European ROM dump
- [Core/CD] fixed track index when decoding CUE file MegaSD specific loop commands
- [libretro] corrected Bitmap Viewport check for Master System Left Border [ds22x]
- [Gamecube/Wii] added user manual
- [Gamecube/Wii] improved menu
- [Core/MD] fixed MegaSD edge case occurring when 'play' command is sent while previous track fade out is still in progress
- [Core/MD] added missing files for MegaSD support
- [Core/MD] added support for MegaSD CD hardware overlay (MD+ hacks) and extended SSF2 / ROM write mappers
- [libretro] synced to github repository
- [Core/CD] improved CD audio savestate and CD file seeking (in preparation for MegaSD support)
- [Core/Misc] fixed ROM loading from memory This properly addresses the loading issue in Retroarch with compressed files reported by https://github.com/libretro/Genesis-Plus-GX/pull/249
Revert "[Core/Misc] removed unnecessary file loading check" This reverts commit 019fa35d30d094c622a5a18634d7ff0b1c583d1c.
- [Core/MS] Add Power Strike II to internal database as 50Hz game [Sanaki]
- [Wii] increased maximal ROM size to 15MB (fixes "Demons of Asteborg")
- [libretro] increased maximal ROM size for Unix, Windows, OS X, IOS and Android platforms
- [Win/SDL] fixed comment in Makefiles
- [Core/MD] fixed Game Genie / (Pro) Action Replay lock-on support with ROM larger than 8MB
- [Core/MD] added SRAM support for games larger than 8MB
- [Core/Misc] removed unnecessary file loading check
- [Core/Sound] improved MAME YM2413 core EG attack phase algorithm accuracy (verified on YM2413 real hardware, cf. https://www.smspower.org/Development/YM2413ReverseEngineeringNotes2017-01-26) and EG increment table consistency
- [Core/Sound] fixed MAME YM2612 core potential issue with SSG-EG inverted attenuation level on Key OFF
- [Core/Sound] updated nuked ym2612/ym3438 core to version 1.0.10 (fixes sound issues in Stormlord)
- [Core/Sound] improved EG transitions accuracy (verified against https://github.com/nukeykt/Nuked-OPLL/blob/master/opll.c)
- [Core/Sound] fixed MAME YM2413 core EG updates being 2x faster after EG resolution change and improved EG increment steps accuracy (verified on YM2413 real hardware, cf. https://www.smspower.org/Development/YM2413ReverseEngineeringNotes2015-03-20)
- [libretro] added support for new devices (liberodark)
- [Core/Sound] improved MAME YM2413 core EG sustain phase transition comparator accuracy (verified on YM2413 real hardware, cf. https://www.smspower.org/Development/YM2413ReverseEngineeringNotes2015-12-31)


CONVERTER JOGOS DE SEGA CD (MEGA CD) PARA FORMATO “CHD”

O Genesis Plus GX suporta jogos no formato “CHD“, este formato tem a vantagem de compactar o jogo se comparamos com uma imagem extraída de um CD original e ainda manter a qualidade “completa” de áudio e vídeo. Caso queira converter para este formato existe um tutorial bem explicado para linux AQUI.



GENESIS PLUS GX – VERSÃO COVER MOD

A versão “Cover MOD” do Genesis Plus GX não é uma versão oficial, e por este motivo não é atualizada como a versão oficial (atualmente esta desatualizada), o diferencial da versão “Cover MOD” é o suporte a capas. Dentro do arquivo “Cover MOD” que você baixa no final da postagem existe uma pasta chamada “GenplusGX Cover MOD 4×3” que contem uma versão do “boot.dol” (executável) para televisores 4:3 (televisores mais antigos), caso queira usar este “boot.dol” é só substituir o “boot.dol” que esta na pasta “/apps/genplus-gx“.



CONSOLES SUPORTADOS PELO GENESIS PLUS GX.

1 – Sega 1000

2 – Master System

3 – Mega Drive

4 – Sega CD

5 – Game Gear


 


Baixar Servidor 1 (Oficial)

Baixar Servidor 2 (Oficial)

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Baixar Servidor 1 (Cover MOD)

Baixar Servidor 2 (Cover MOD)


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311 comentários em “[Wii] Genesis Plus GX (v1.7.5 commits e8b0abc) – Atualizado

  1. Bem pessoal, só queria deixar minha experiencia.
    Comigo o Sega CD, (Earthworm Jim special ), só funcionou com BIN e CUE.
    Com iso e arquivos ogg, ele ficava estranho e no fim das contas ou o áudio não pegava, ou pegava e começava a tocar TODAS as trilhas loucamente na mesma fase. (com exceção dos sons de animação tipo tiro, grito, explosão, etc que n davam problema..).
    Usei o format Factory p\ conversão, li os comentários acima claro, mas tbm vi tutoriais na internet usando esse software p\ sega cd real até. NO FIM , mesmo sacrificando meu espaço fisico, [uma pena], fiquei com Bin e cue. Não há informações mais exatas sobre os ogg’s? li no site do wibriew :16-bit stereo 44100H. Fora isso alguma outra coisa?
    Eu conseguiria gravar um dvd a partir do iso + cue ?
    (Ficaria como fosse sega cd real digamos rs)

    1. Emerson muito obrigado por compartilhar suas experiencias conosco, estes dias atrás eu e o Tokureview estávamos discutindo sobre este problema no Genesis Plus GX dele estar romando 100% só imagem “Cue e Bin” (ou nos testes do Tokureview “ISO e Cue”), estranho mesmo, no próximo mês quando sobrar um tempinho vou fazer um testes aqui e estudar um novo suporte chamado “CHD” que foi adicionado nos últimos commits.

      Quanto a gravar em mídias física, tenho quase 100% de certeza que não é possível!

  2. Fala Rogério, boa noite!

    Parabéns por esse site incrível! É um enorme prazer entrar todo o dia e ter coisa nova. Que maravilha!

    Me ajuda aí…

    Nesta atualização saiu o tão esperado suporte ao WiiU GamePad Controller para vWii.

    1) Não consegui fazer funcionar o controle do wiiu, na verdade o emulador nem reconhece. Ao entrar no modo vwii o controle é desligado.

    Alguém conseguiu fazer funcionar?

    Funciona sem fio ou somente com cabo usb?

    Grato pela ajuda!

  3. Posso sugerir uma nova função para a próxima versão desse emulador ! Na próxima versão adicionem uma opção que dê para jogar em 3d anaglifos daqueles jogos de sega master system como zaxxon 3d, outrun 3d etc. seria uma ótima adição, ou se quiserem adicionem um netplay como o outro emulador do snes9xGX do wii ! Se gostarem da idéia, respondem no meu post blz
    !👍👍☝

    1. Deu sorte o ekeeke respondeu a pergunta.:

      Para suporte 3D, um pedido de recurso já existe, mas o fato é 6 anos de idade e ainda não implementado diz muito: https://bitbucket.org/eke/genesis-plus-gx/issues/207/3d-support-for-sms-mark-iii-games

      Para suporte netplay, não há suporte para que, em snes9xgx (ou quaisquer outros emuladores Wii homebrew pelo que eu sei) e muito poucas chances que nunca acontece em Genesis Plus GX seja como eu, pessoalmente, não tenho nenhuma ideia de como implementar isso de forma eficiente para a Wii.

  4. Boa tarde, não consegui localizar o post certo para essa pergunta, então vai nesse aqui mesmo por se tratar de um post recente.

    Se alguém poder me esclarecer sobre o cartão de memoria, preciso saber do seguinte:

    Quais os tipos de cartão aceito no Wii?
    Quais as formatações?
    Quais capacidades são suportadas?
    O Wii aceita microSD com adaptador?

  5. Pessoal depois de muitas tentativas, leituras de tutoriais em diferentes sites e vídeos no youtube,
    gostaria de por gentileza contar com a ajuda de alguém. Minha situação é a seguinte baixei várias versões do GenesisPlusGx e em todas elas tenho o mesmo problema. Estou tentando rodar jogos do Sega Cd, mas depois que escolho a Bios que quero e vou dar um load no jogo, simplesmente nenhum jogo aparece na pasta. Na verdade basta que eu entre no emulador e altere qualquer configuração, que apartir desse momento não consigo visualizar as roms de nenhum dos sistemas suportados quer seja Mega, Master ou Sega Cd. Assistir vários vídeos e baixei de todos os links que encontrei e o problema sempre é o mesmo. Agradeço desde já se alguém puder ajudar.

      1. Oi boa noite, eu coloquei as pastas no cartão SD conforme o tutorial, na pasta apps a pasta genplus-gx, na raiz do SD a pasta genplus e na pasta Wad o instalador do canal. E de fato as roms vieram já carregadas(configuradas) no emulador, porém dessa vez aconteceu algo diferente, junto com as roms que vieram no download veio o SonicCd só que com a extensão
        chd, diferente da roms bin+cue que estava tentando rodar antes, enfim eu executei a rom nesse formato chd e primeiro vai pra tela de abertura do SegaCd, então aperto Start e a vai pra tela da Sega com o Sonic e a música clássica Segaaa, mas para ai o jogo não entra.
        Quando tento executar a iso com a extensão bin+cue fica na tela de execução de cd de músic a não vai em frente. Saberia informar qual formato da rom devo rodar, esse formata chd, ou o tradicional bin+cue? Obrigado.

  6. Galera, fiz e refiz tudo certinho… Ao abrir o Genplus passa a tela de abertura, tem o audio SEGAAAAAAA, e depois fica a tela preta e trava, precisando tirar o wii U da tomada.
    Baixei o arquivo daqui, copiei e colei tudo certo, não modifiquei nada…
    Já o SNEX está tudo certo, que seria o mesmo procedimento. Não sei mais oq fazer.

    1. Cara tou na mesma situação, hoje retirei o desbloqueio, formatei a memória do wii, e desbloqueei novamente, reinstalei tudo do zero e quando fui testar o GenPlusGx morre lá no logo Segaaaaa. Frustante! Só não funciona o Sega Cd, os outros funcionam Mega, Master, etc. Se alguém conseguisse fazer as roms tipo autoboot estilo Dreamcast, ou seja pôr a bios junto com a rom, acredito que resolveria.

  7. Rogério Torres, resolvido! Depois de alguns testes por aqui vi que o problema era as BIOS do Master System ligadas nas configurações do emulador, isto é, têm que deixá-las DESATIVADAS! Fica aí a dica pra quem quiser jogar jogos traduzidos em Português e ROMS HACKS. Obrigada e bom trabalho! Ah!, consegui resolver sozinha, sem ajuda de nenhum sabichão!!

    1. Bernadete Paula primeiramente parabéns por ter tido a iniciativa e ter conseguido resolver o problema.

      Agradeço também por ter tido o trabalho de voltar aqui e postar como resolveu o problema, com certeza vai ajudar outras pessoas que estiver com o mesmo problema (eu pessoalmente não conhecia este problema, aprendi mais uma)!

      O pessoal tem sim um certo pré conceito com mulheres na tecnologias, mas você realmente mostrou que consegue resolver os problemas com as próprias forças!

      Abraço!

  8. Obrigada Rogério Torres, fico lisonjeada com tamanha cortesia! Olha, como forma de agradecimento gostaria de compartilhar com todos aqui do blog o Genplus GX Cover MOD com screenshots para todos os consoles e roms inclusas, o Sega Cd coloquei só um jogo pra não ficar muito grande o arquivo. Depois de baixar é só descompactar e seguir os tutoriais acima (do blog) para instalação. Aqui está: https://mega.nz/#!aeZhiQwT!rPRS8MKhOue4qpbCicewohhM7JtqdtJX21j71kNaxvM
    Se não for possível postar por favor delete. Sou entusiasta e apaixonada pelos consoles da SEGA, o Master System é o meu favorito!

  9. Instalei o Genplus GX Cover MOD, após as configurações necessárias e colocação das minhas roms favoritas e seus respectivos cover, ficou muito bom, só que por enquanto só consigo utilizar o Wii Motion, o Wii Classic (original) não funcionou.

    Alguém já teve esse problema?

    Como resolver? (só tenho tempo para isso aos domingos a noite).

        1. Rafael isso é interessante, eu pessoalmente só uso jogos de emuladores através de Cartão SD (32GB), e estes dias aconteceu algo parecido, eu postei um emulador aqui no blog e fiz os testes dele através de um HD Externo, e tinha um jogo que eu queria jogar, mas na época não funcionou com uma velocidade aceitável (via hd externo), mas ai eu coloquei o emulador no meu Cartão SD e depois de um tempo testei de novo e o jogo funcionou bem mais rápido por cartão sd, então eu concordo plenamente que rodar emuladores por Cartão SD é mais estável!

    1. Bruno eu pessoalmente nunca encontrei um fullset de SEGA CD em CHD, mas eu tenho uns trinta jogos aqui na minha coleção pessoal neste formato (ou seja, todos os jogos da minha coleção estão neste formato), gosto deste formato porque apesar da compactação ele mantém a qualidade de áudio!

      Já pensei em criar uns pacotes de jogos e distribuir via torrent, mas minha internet não é la tão boa e isto colocaria o blog em perigo (de ser apagado)!

  10. Opa! Só passando para avisar que apesar do número da “commit” no arquivo compactado estar certo, a “build” do arquivo “boot.dol” é de 09 de janeiro de 2019. A build mais recente deste emulador é de 08 de maio de 2019, de acordo com o site oficial no link deste post.

    1. Belezinha Felipe!
      Eu demorei pra deixar de usar o menu do wii. Mas recomendo a utilizar o Homebrew Channel com boot padrão. Alem de ser mais rapido, vc liberar mais espaço da memoria interna do wii. Uma vez q tem alguns canais com mais de 40mb.
      Até personalizei um tema do Homebrew Channel pra ficar com o visual do menu do wii. Qualquer coisa te envio ele.
      Mas faça um teste.
      Talvez vc goste.

    2. Beleza Felipe!
      Demorei para deixar de usar o menu do wii. Mas recomendo muito a usar o Homebrew Channel com boot padrão.É mais rapido e você liberar espaço da memoria interna do wii. Uma vez q tem alguns canais com mais de 40mb.
      Até personalizei um tema do Homebrew Channel pra ficar com o visual parecido com do menu do wii. Qualquer coisa te envio ele.
      Faça um teste.
      Talvez vc goste.

  11. Gosto pra caramba desse emulador. Apenas gostaria de tirar uma dúvida. Não consigo emular Sega Cd perfeitamente com esse emulador. O jogo roda, porém durante o jogo ele da umas travadas, mas o jogo continua. Nesse sentido, pergunto se o emulador é assim, ou se é algum problema de arquivo ? Desde já agradeço pela atenção.

    1. Também nunca tive problemas e olha que já testei praticamente todos quando soube que dava pra rodar tão bem o Sega CD. Os únicos problemas que aconteceram foi como o amigo que já respondeu disse, o jogo não rodava bem (principalmente alguma FMV, dando travadas) mas aí era só buscar uma iso melhor montada que os problemas sumiam completamente. Já presenciei até isos que tinham jogabilidade prejudicada e em outra tudo fluía normal.
      Nunca achei game que não rodasse, mesmo da Europa ou Japão, a compatibilidade dele é muito boa, até dá pra jogar o RPG Pier Solar com o som de CD ativado (basta ter a iso com as músicas, rodar ela, e após isso iniciar o jogo com a rom de Mega Drive, ao iniciar já vai acusar que o som de CD está ativado…. se bem que mesmo se não tivesse aviso a diferença é notória^^).

    2. Como o Thiago Tavares e o Almmiron explicaram, provavelmente é o formato da iso que você baixou. Eu, por exemplo, gosto muito de usar as isos em .CHD (que é o formato compactado desses jogos e SÃO MUITO mas MUITO MENORES do que as originais). Mas notei que muitos jogos tem travamentos e outros nem rodam… Agora tudo que testei em .ISO rotou liso!

    3. Obrigado pelas respostas. Então problema está nos próprios arquivos dos jogos, baixo os arquivos no formato Bin/Cue e todos os games apresentam pequenos “engasgos” ou “Stuttering” durante a jogatina, como disse anteriormente. Nesse domingo, vou tentar achar os jogos em formatos “.ISO” como sugerido por vocês. Agradeço pela ajuda.

    1. Vou supor que esteja usando uma tv widescreen, e for usar full screen, o jogo vai esticar, pois quando ele foi feito, foi feito para o padrão 4:3 das tvs de tubo…Assim, o que era para parecer uma bola, vai parecer uma bola de futebol americano….se nao te incomoda, é só deixar o wii em widescreen, e mexer nas config de video do genesisplusGX, deixar off correção 16:9. sobre as bordas, muitos jogos do mega utilizam essa borda mesmo, tipo o sonic. é como o jogo foi feito. talvez na sua tv tem alguma opção de esticar a imagem (zoom) tbm pra borda sumir.

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