[Wii Tutorial] Métodos De Recuperação Do System Menu Com Brick

00.jpg

Após o destravamento do Nintendo Wii, abrimos as portas para um mundo cheio de possibilidades, este mundo de possibilidades abrange rodar copias de jogos do Nintendo Wii ou GameCube, instalar emuladores de vídeo games clássicos, jogos de Virtual Console e WiiWare, claro além destes exemplos citados abrira portas para uma extensa lista de outros aplicativos desenvolvidos por terceiros. Entre todas as possibilidades existentes, algumas delas são mais perigosas de por em pratica, podendo ocasionar perdas do software interno do seu Nintendo Wii, um bom exemplo de um procedimento perigoso é o caso do aplicativo que possibilita mudanças visuais no menu do Nintendo Wii, ou seja um aplicativo de modificações de tema, outro exemplo é o update de sistema mal sucedido, isso entre outras coisas pode ocasionar em brick no console, ou seja, você não irá conseguir mais acessar seu menu principal, aqui vamos compartilhar alguns métodos existentes para recuperação do System Menu caso você não tenha o backup de recuperação do BootMii.

QUERO AGRADECER A COLABORAÇÃO DOS AMIGOS LUCAS GABRIEL, SILVIO E O PESSOAL DO GRUPO ” WII ONLINE “ DO WHATSAPP, SEM A AJUDA DE TODOS, NÃO TERÍAMOS CONSEGUIDO SALVAR MAIS UM NINTENDO WII DE IR PARA O LIXO E CONSEQUENTEMENTE, A CRIAÇÃO DESTE POST PARA AJUDAR MAIS PESSOAS COM PROBLEMAS DE BRICK NO CONSOLE.

a

TUTORIAL

OBSERVAÇÃO: PARA REALIZAÇÃO DESTE TUTORIAL, É NECESSÁRIO TER UM CONHECIMENTO MAIS AVANÇADO E ESTES MÉTODOS DE RECUPERAÇÃO SÃO POSSÍVEIS SOMENTE SE O NINTENDO WII POSSUIR PRIILOADER INSTALADO, RECOMENDO USA-LOS APENAS SE NÃO POSSUIR O BACKUP DA NAND, FEITA PELO BOOTMII

TODOS OS LINKS DOS APLICATIVOS CITADOS NESTE TUTORIAL SERÃO POSTADOS NO FINAL DESTE MESMO POST.

a

DESCOBRINDO A VERSÃO DO SEU SYSTEM MENU

Após ocorrer algum brick, você precisará saber qual é a versão do firmware e região do seu Nintendo Wii, caso não se lembre, á um jeito de descobrir seguindo estes passos:

Primeiro, entre no Priiloader (segurando reset no console ao iniciá-lo)

v.jpg

Temos o número da IOS e a versão do System Menu, no caso IOS 80 e System Menu V513, agora seguiremos a seguinte tabela abaixo para descobrirmos qual o firmware e região do console.

1.jpg

Seguindo esta tabela, vemos que o firmware do menu é 4.3U e sua IOS 80 é V6943 /v6944, saber isso é fundamental para recuperação do sistema do console.

a

NUS DOWNLOADER

Após verificar seu sistema na tabela, será preciso fazer o download dos arquivos IOS e SYSTEM MENU em formado de .wad, usaremos o programa Nus Downloader.

Após baixar o programa, execute e teremos a seguinte tela inicial:

1.jpg

Recomendo sempre dar um update no aplicativo antes de iniciar o download das wads, portanto, vá em “Database” e depois “Update Database”

12345.jpg

Marque á opção “Pack WAD” e logo em seguida vá em “Database”, selecione “IOS” e procure á correspondente ao seu menu e selecione ela, em seguida aperte Start NUS Download

2.jpg

Depois faça o mesmo com o system menu, seguindo á imagem abaixo, lembrando sempre que deve ser correspondente á versão do firmware que está no seu console, em seguida aperte novamente Start NUS Download.

3.jpg

Junto á pasta do programa, será criada uma pasta chamada “Titles” 

5.jpg

Procure os arquivos .wads da IOS e do System menu e copie eles para uma pasta “wads” e coloque na raiz do seu cartão SD.

6.jpg

a

MÉTODO DE RECUPERAÇÃO POR APPS DE INSTALAÇÃO DE WADS

Este método, consiste em recuperar o system menu do wii através da instalação de wads da ios e menu atual do seu wii.

Copie algum programa de instalação de wads para o seu cartão SD, como o “Pimp my wii”ou “Wad Manager”, seguindo o modo correto de instalação deles e entre no priiloader e execute o The Homebrew Channel:

hbc.jpg

 Selecione o aplicativo que instalou em seu cartão SD.

222.jpg

Usarei o aplicativo Pimp My Wii como exemplo:

Sem título.jpg

Após abrir o Pimp My Wii, vá em “wad”

DSC_0003.JPG

Agora, entre na pasta “wads” e selecione o diretório SD.

ATENÇÃO

A partir de agora teremos que seguir á ordem de instalação das wads corretamente, primeiro á “IOS” e depois o “MENU”, se não ocorrerá um full brick em seu console, assim acabando com as chances de recuperação. 

No exemplo, o primeiro arquivo á ser instalado é “IOS80-64-v6944.wad”

DSC_0005.JPG

E por ultimo, o arquivo ” RVL-WiiSystemmenu-v513.wad”

DSC_0008.JPG

Seu System Menu estará recuperado após o procedimento.

a

MÉTODO DE RECUPERAÇÃO POR LEITURA DE ISO ATRAVÉS DOS LOADERS

Este método segue basicamente os mesmos caminhos do anterior, mas deve ser somente usado em caso do brick não deixar que nenhum app seja executado pelo Homebrew Channel, travando o console, usaremos as .wads criadas pelo aplicativo Nus Downloader também, portanto, faça os procedimentos ensinados para download delas, mas ao invés de executarmos algum instalador de wads (pimp my wii ou wad manager), iremos dar boot em uma ISO transformada em WBFS por um Loader de jogos.

Usaremos o aplicativo Universal Unbrick, estarei disponibilizando duas versões deste programa (v2 e v4) , caso uma acabe dando erro, use á outra versão.

Primeiramente, tenha algum conversor de ISOS para WBFS, como o WBFS Manager:

1.jpg

Ou o Wii backup manager, que é o mais utilizado para conversões de jogos ISOS para WBFS:

2.jpg

ATENÇÃO: A conversão foi feita pelo WBFS Manager 3.0 usando o Universal Unbrick v2 e funcionou corretamente a conversão WBFS no console com brick, pelo Wii Backup Manager apresentou erro na hora da leitura do arquivo no loader, mas fiquem á vontade para testarem.

Após isso, extraia á ISO que está dentro da pasta do Universal Unbrick  (v2 ou v4), e converta usando algum dos programas citados, depois passe esta imagem para o seu Pen drive ou HD,  não esqueça que o dispositivo precisa estar formatado WBFS ou em FAT 32 com á pasta WBFS dentro, e depois passe á pasta “wads” com os .wads da ios e system menu dentro do cartão SD.

Entre no priiloader e acesse á opção “Launch Title”

priiloader.jpg

Em seguida, selecione o loader que está utilizando em seu console (No nosso caso, colocaremos o popular Usb Loader GX)

pri.jpg

Ao iniciar o Loader, teremos a seguinte tela:

1.jpg

ATENÇÃO: Neste momento, pode ocorrer algum congelamento da tela, não conseguindo mexer nem o ponteiro, simplesmente aguarde um tempo até voltar, não reinicie o console!! 

Clique no “Party Pack For Revolution”entraremos em uma tela com o wad manager:

IMG_20160720_141757939.jpg

Para continuar, aperte “A”

IMG_20160720_141959146.jpg

Selecione o cartão SD, onde está sua pastas “Wads” com os dois arquivos (IOS e Menu)

IMG_20160720_142625173.jpg

Aqui aparecerá os arquivos da pasta “wads”

IMG_20160720_142645631.jpg

ATENÇÃO: Relembrando que o primeiro arquivo .wad á ser instalado, deve ser á IOS, no nosso exemplo então, seria o arquivo IOS70-64-v6687.wad, aperte “+” e depois “A” para instalar.

IMG_20160720_142657552.jpg

Mesma coisa agora mas com o menu, selecione o arquivo .wad para ser instalado, no nosso exemplo, o arquivo “RVL-WiiSystemmenu-v481.wad” aperte “+” e depois “A” para instalar.

a

Seu System menu estará recuperado após o procedimento.

NUS DOWNLOADER

Baixar Servidor 1

Baixar Servidor 2

a

UNIVERSAL UNBRICK V2

Baixar Servidor 1

a

UNIVERSAL UNBRICK V4

Baixar Servidor 1

Baixar Servidor 2

a

ESTAREI DISPONIBILIZANDO TAMBÉM O LINK OU AQUI LINK COM UM PROGRAMA OFICIAL DA NINTENDO (NINTENDO OFFICIAL WII BACKUP DISK V1.31)  QUE ACABOU SENDO UPADO NA INTERNET APÓS O DESCUIDO DE UM DOS FUNCIONÁRIOS DA NINTENDO, ACIDENTALMENTE COLOCOU O DISCO DE RECUPERAÇÃO JUNTO Á CAIXA DO NINTENDO WII QUE ACABARA DE SER REPARADO E ENVIOU AO CLIENTE, COM ESTE PROGRAMA, APARENTEMENTE É POSSÍVEL RESOLVER QUALQUER PROBLEMA, POSSUI FUNÇÃO “RESTORE” QUE NEM O PRÓPRIO NINTENDO WII TEM, ISSO ELIMINARIA TUDO E O FARIA SER “VIRGEM” OUTRA VEZ, AO MENOS QUE POSSUA UM MODCHIP NA PLACA, BOM PARA REFAZER UM DESBLOQUEIO POR SOFTMOD DO ZERO.

 

30 comentários sobre “[Wii Tutorial] Métodos De Recuperação Do System Menu Com Brick

    • Vocês estão de parabéns, ficou MUITO bom, agora só não resolve Brick se não houver jeito mesmo, ou falta de pericia do individuo!

      Nunca pensei que um dia teria um tutorial de Brick aqui no blog com uma qualidade desta!

  1. Excelentes informações!!!
    Por favor, vi que o programa NINTENDO OFFICIAL WII BACKUP DISK V1.31 está em formato .iso, como faço pra rodar ele no wii para deixar ele zerado de novo?
    Obrigado e continuem com esse trabalho!

  2. Pessoal, tem um amigo meu vendendo um wii aqui baratinho mas ele disse que só dá tela preta mas liga e desliga normalmente, acho que é full brick, com certeza ele não sabe nem as configurações do console então não vou saber nada dele, vcs acham bom comprar ou não tem conserto? obrigado

  3. Boa noite, fui sorteado com um brick kkkk, seguinte fiz a atualização pelo pimp my Wii 3.0 e ocorreu tudo certo, segui todo tutorial ate o fim, ao sair do programa retornei a tela Do homebrew channel , quando sai do homebrew channel e voltei ao menu do wii recebi a tela preta com a mensagem de que o sistema do wii esta corrompido, so consigo acessar o priiloader, o homebrew channel nao abre mais, da uma mensagem de erro, entao so me resta tentar a opcao de ISO emulada ne??

    • Romildo Melo as vezes até passa um comentário sem resposta, visto que tem horas que o mural chega voar de tanto comentário, mas na medida do possível, tentamos responder ao máximo possível dos comentários, o Gustavo é uns dos feras no Wii, no meu caso o meu forte seria mais a areá ps2 mas dou uma arranha de wii hehhehe, e sempre aprendendo mais para ajudar o pessoal. Um abração.

  4. Quero agradecer pelo tutorial ! Salvou minha vida. Comprei um wii usado e estou aprendendo como usa-lo e customiza-lo até dar o famoso brick e consegui recuperar o meu wii graças ao tutorial. Muito obrigado!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s