[Wii Tutorial] Iniciar Qualquer Homebrew Como Interface Padrão

08

Este tutorial de Nintendo Wii é na minha opinião um dos mais importantes de todos aqui no Mundo Wii Hack, isso porque ele explica como configurar qualquer homebrew para iniciar automaticamente no lugar da interface padrão do Nintendo Wii, você pode estar se perguntado “porque diabos eu iria querer iniciar outra coisa no lugar da linda interface do meu Nintendo Wii?. Você com certeza vai se surpreender caso opte por iniciar o “The Homebrew Channel” como interface padrão no seu Nintendo Wii, essa simples modificação ira aumentar sua produtividade e consequentemente facilitar sua vida, na minha opinião ter o “The Homebrew Channel” iniciando como interface padrão é a função mais importante depois do “desbloqueio” e do “backup de NAND”, eu aconselho TODOS que possui um Nintendo Wii a fazer, este procedimento é importante para que você não necessite mais instalar Canais no seu Nintendo Wii e assim evitar mal funcionamentos dos homebews, brick e situações chatas onde não existe um Canal disponível para um Homebrew especifico. Este tutorial também vai ser útil para pessoas que utiliza seu Nintendo Wii somente para uma função”, exemplo, você só usa o Wiiflow com os plugins no seu console, sendo assim você pode configurar seu Nintendo Wii para iniciar direto no WiiFlow e poder acessar os plugins facilmente.

a

O QUE É NECESSÁRIO PARA SEGUIR COM ESTE TUTORIAL

Para poder executar corretamente este tutorial você necessitará de ter instalado no seu Nintendo Wii a versão mais nova do PriiLoader, neste tutorial não vou explicar como instalar o PriiLoader ou atualizar, pois já existe um tutorial muito bom AQUI, leia ele para mais informações a respeito da instalação ou atualização do PriiLoader.

a


INICIAR O “THE HOMEBREW CHANNEL” COMO BOOT PADRÃO NO NINTENDO WII

O QUE É “BOOT” ? Boot é um termo em inglês utilizado para fazer referência ao processo de inicialização de um computador, o qual acontece no momento em que você pressiona o botão “Ligar” da máquina até o total carregamento do sistema operacional instalado. O Boot só é considerado completo quando o Sistema Operacional pode ser utilizado por uma pessoa. O Boot padrão do Nintendo Wii te leva ao System Menu.

IMPORTANTE: Eu Rogério Torres uso o “The Homebrew Channel” como Boot padrão já faz alguns anos, e posso dizer por experiência própria que mudou o meu jeito de usar homebrews no Nintendo Wii, por isso, RECOMENDO VEEMENTE QUE TODOS USE O “THE HOMEBREW CHANNEL” COMO BOOT PADRÃO, independente de qual seja sua opinião primaria.

a

Vou listar abaixo “Vantagens” e “Desvantagens” de iniciar o The Homebrew Channel como Boot padrão:

VANTAGENS

  1. Você não terá mais necessidade de instalar Canais no seu console e assim evitar bricks (inutilização do seu console).

  2. Alguns Canais geram problemas (bugs) nos Homebrews, e como você não necessitara mais instalar Canais, este problema não mais o infringirá.

  3. Muitos Homebrews não possui Canais, aplicando este tutorial  no seu console você nem vai ligar para o fato do Homebrew não possuir Canal, resumindo Canal será inútil para você (com raras exceções).

  4. O Boot do Nintendo Wii é muito mais rápido quando feito através do PriiLoader.

  5. Não será mais necessário usar o Wiimote, você pode tranquilamente navegar entre os homebrews com o controle de GameCube ou o Classic Controller (Pro).

DESVANTAGENS

  1. Este método depende da instalação do “PriiLoader”.

  2. Alguns emuladores não possui configuração para voltar direto para o “The Homebrew Channel”.

a

“THE HOMEBREW CHANNEL” COMO BOOT PADRÃO

1 – Ligue o Nintendo Wii e quase ao mesmo tempo pressione o botão “Reset“, você vai entrar no PriiLoader.
2 – Navegue até a opção “Settings” , entre nela com o botão “A” do seu Wiimote (estou imaginando que você esta usando somente o Wiimote para fazer o procedimento). 3 – Após acessar “Settings“, encontre a opção “Autoboot” (primeira opção), sobre a opção “Autoboot” aperte o direcional do seu Wiimote para o lado direito até chegar na opção “Homebrew Channel“, a opção “Homebrew Channel” selecionada como padrão fará com que o Boot do seu console possa agora ter o “The Homebrew Channel” como padrão.

4 – Agora você vai navegar até a opção “Return to” (segunda opção), sobre a opção  “Return to” mude até chegar na opção “System Menu“, deixando a configuração “Systerter Menu” como padrão você poderá acessar qualquer parte do Nintendo Wii sem problemas, inclusive o “System Menu”.

5 – Agora navegue até a opção “save settings” (ultima opção) e pressione o botão “A” do seu Wiimote para salvar as modificações que você fez no PriiLoader, se as configurações foram salvas corretamente vai aparecer a seguinte mensagem “settings saved” em baixo de “save settings“, após salvar corretamente desligue seu Nintendo Wii e ligue novamente para ter certeza de que o tutorial foi feito corretamente, se o tutorial foi finalizado com sucesso o Boot do seu console iniciará com o “The Homebrew Channel” ao invés do tradicional System Menu.

a

COMO DEIXAR O “THE HOMEBREW CHANNEL” MAIS BONITO

Esta parte aqui será baseada no MEU GOSTO PESSOAL (espero ter bom gosto) e incluirá duas dicas importantes na personalização do “The Homebrew Channel”, acho importante explicar como deixar o “The Homebrew Channel” um pouco mais bonito já que ele será a tela inicial do nosso Nintendo Wii.

1 – Baixe este pacote AQUI de temas para o “The homebrew Channel”, no pacote eu separei vinte temas selecionados, aconselho que você teste todos e escolha qual (ou quais) mais lhe agrade.

INSTALAÇÃO DE TEMAS NO “THE HOMEBREW CHANNEL”: Depois de você acessar o poste e baixar o pacote contendo os temas, descompacte o arquivo de preferencia com o 7-zip, dentro da pasta “Coleção de temas para o The Homebrew Channel (v2.0)” escolha quais dos temas você deseja testar no seu Nintendo Wii (aconselho que teste todos), dentro do tema (ou temas) escolhido (s) você tera que encontrar e passar a pasta que esta dentro de “apps”, para dentro da pasta “apps” que esta na raiz do seu Cartão SD (ou mesmo mesclar as pastas “apps“), o tema escolhido para instalação deve ser acessado (iniciado) através do “The Homebrew Channel”, após você acessar o tema ele sera instalado automaticamente.

DICA: Depois de você instalar o tema de sua escolha, pode apagar do seu Cartão SD todas as pasta de temas que estiverem na pasta “apps“, inclusive a do tema que foi instalado no seu “The Homebrew Channel”.

2 – A parte visual dos homebrews pode ter duas aparecias dentro do “The Homebrew Channel”, a primeira constituí de um quadradinho contendo somente a imagem do Homebrew, agora a segunda aparência constituí uma imagem seguida pela descrição deitada do Homebrew, a segunda aparência ocupa um campo maior se comparamos a primeira aparência descrita, na MINHA OPINIÃO a segunda aparência contendo a descrição do Homebrew é mais bonita, para intercalar entre as duas e ver qual mais lhe agrada, aperte o botão “2” do Wiimote.


a

INICIAR QUALQUER HOMEBREW COMO BOOT PADRÃO NO NINTENDO WII

a

IMPORTANTE: Você deixar um Homebrew como Boot padrão no Nintendo Wii, pode ser MUITO útil no caso de você ser uma daquelas pessoas que utiliza somente um homebrew, por exemplo você só utiliza o “USB Loader GX”, então sua rotina é ligar seu Nintendo Wii, e acessar o “USB Loader GX” através do canal no System Menu, usando o método que vou explicar na parte final do tutorial você vai iniciar seu console diretamente no “USB Loader GX”.

OPINIÃO: Eu pessoalmente não faço uso de Homebrews como Boot padrão no Nintendo Wii corriqueiramente, as raras vezes que uso este tipo de Boot é quando vou configurar algum homebrew em que vou precisar iniciá-lo varias vezes devido aos testes, ai acabo configurando o Homebrew como Boot padrão do console, para que eu não perca tempo na inicialização do Homebrew e principalmente para que o foco no que eu estiver trabalhando não fique comprometido!

a

Vou listar abaixo “Vantagens” e “Desvantagens” de iniciar um Homebrew de sua preferencia como Boot padrão:

VANTAGENS

  1. Você iniciara seu Nintendo Wii diretamente no Homebrew de sua escolha.

  2. O Boot do Nintendo Wii é muito mais rápido quando feito através do PriiLoader.

  3. Não será mais necessário usar o Wiimote, você pode optar por usar qualquer controle que o Homebrew de sua escolha suportar.

     

DESVANTAGENS

  1. Este método depende da instalação do “PriiLoader”.

  2. Só é possível instalar homebrews que estão no seu Cartão SD, na pasta “apps” em formato “boot.dol“.

  3. Para vocẽ acessar outro Homebrew será necessário sair do Homebrew que você escolheu como padrão.

a

ESCOLHA UM  HOMEBREW DE SEU AGRADO, E CONFIGURE-O COMO BOOT PADRÃO.

1 –  Escolha o homebrew que deseja iniciar junto ao Boot do seu Nintendo Wii e instale no seu Cartão SD (só funciona se estiver no cartão SD), feito isso ligue seu console e quase ao mesmo tempo pressione o botão “Reset“, para você poder entrar no PriiLoader.

2 – Navegue até a opção “Load/Install file“, e entre nela com o botão “A” do seu Wiimote (estou imaginando que você esta usando somente o Wiimote para fazer o procedimento).

3 – Se você prestar atenção na opção “Load/Install file“, vai perceber que você acessou a pasta “apps” no seu Cartão SD, aqui vocẽ vai navegar e escolher o Homebrew que quiser e instalar com o botão “A” do Wiimote, eu vou escolher o Homebrew “Genesis Plus GX“, quando você apertar o botão “A” do Wiimote em cima do Homebrew que deseja instalar, vai aparecer uma mensagem avisando que esta sendo instalando e depois em baixo uma outra mensagem que instalou, após instalar espere alguns segundos que vai voltar para “Load/Install file“, em “Load/Install file” aperte o botão “B” do Wiimote para voltar ao menu inicial.

4 – Agora você vai navegar até a opção opção “Settings” (ultima opção), entre nela com o botão “A” do seu Wiimote.

5 – Após acessar “Settings“, encontre a opção “Autoboot” (primeira opção), sobre a opção “Autoboot” aperte o direcional do seu Wiimote para o lado direito até chegar na opção “Installed File“, a opção “Installed File” selecionada como padrão fará com que o Boot do seu console possa agora ter o Homebrew que instalou como Boot padrão.

6 – Agora você vai navegar até a opção “Return to” (segunda opção), sobre a opção “Return to” mude até chegar na opção “System Menu“, deixando a configuração “Systerter Menu” como padrão você poderá acessar qualquer parte do Nintendo Wii sem problemas, inclusive o “System Menu”.

7 – Agora navegue até a opção “save settings” (ultima opção) e pressione o botão “A” do seu Wiimote para salvar as modificações que você fez no PriiLoader, se as configurações foram salvas corretamente vai aparecer a seguinte mensagem “settings saved” em baixo de “save settings“, após salvar corretamente desligue seu Nintendo Wii e ligue novamente para ter certeza de que o tutorial foi feito corretamente, se o tutorial foi finalizado com sucesso o Boot do seu console iniciará com o Homebrew que você instalou como padrão para a inicialização do seu Nintendo Wii.


26 comentários sobre “[Wii Tutorial] Iniciar Qualquer Homebrew Como Interface Padrão

  1. Olá a todos ! eu já havia dominado essa tecnica e deixo o loader gx de boot, tive essa necessidade desde que o Wii remote quebrou.
    No caso é possivel navegar nas opçoes sem a necessidade do wii remote , usando apenas o controle de cube ! é sensacional ! o Wii é um console injustiçado !

    • Realmente Leornado, essa função é maravilhosa, eu mesmo já usava o priiloader por funcionar com o controle do cube e ir direto pro Homebrew. Indíspensavel pra quem quer economizar

  2. Olá, existe alguma maneira de acessar a Netflix diretamente pelo “THE HOMEBREW CHANNEL”? Utilizo o Wii basicamente para acessar a Netiflix e Wiimc.

    • Bruno, existe sim, eu não sei se funcionaria pois nunca testei.O que você pode fazer é: ter uma nand emulada acessável direto pelo seu loader, instalar os arquivos .wad do netflix e wiimc na nad emulada e acessar pelo loader, isso se sua vontade for de usar o controle de gamecube pra economizar pilhas ou não tem um wiimote, agora, se for somente por quere-los no The Homebrew Channel, aí o Netlix não tem como

      • Muito obrigado pelo retorno, estou utilizando o “USB Loader GX” como boot padrão para iniciar o Netiflix e o Wiimc, porem quando inicio o Wiimc pelo “USB Loader GX” ele não mostra o meu HD externo (quando o Wiimc é iniciado diretamente pelo “System Menu” ele carrega o HD externo normalmente)

        • Bruno, esqueci que o USB Loader tem a função de mostrar os canais instalados no System Menu, então se você ativar está função e funcionar, ok, caso não funcione, posso tentar contato com o desenvolvedor do app

  3. Configurei certinho pra dar boot com o USB loader GX, o que é uma mão na roda pois tenho controle de GC e ajuda quando o Wiimote ta sem pilha.

    Mas minha dúvida é: Quando eu saio de um jogo no USB loader GX, ele redireciona pro System Menu do Wii e lá o controle de GC não funciona. Tem como sair do jogo no USB loader e ele voltar pro USB loader sem passar pro System Menu?

    • Muito fácil Talles, só ir nas configurações do USB Loader e ativar a opção “Return To” e selecionar o USB Loader GX, mas pra isso, você tem que ter o Channel do mesmo instalado no Wii

    • Cruel Wellington, eu também kskskssk é bem mais prático no que diz multiplayer pela facilidade de controles, não que os do não divirtam

  4. Caras, muito obrigado pelo tutorial! Tinha feito autoboot com o USB Loader GX e tava funcionando normal, mas agora ta dando erro DSI quando inicializa o USB Loader, não mexi em nenhuma configuração, percebi que só acontece isso com o cartão SD no Wii, alguém sabe o que pode ser?

    • Rafael, sinceramente não sei o que pode ter dad oeste problema!

      Mas recomendo que tente instalar outro homebrew para iniciar, se iniciar normalmente, é provável que o seu USB Loader GX corrompeu, agora se não iniciar este outro homebrew, recomendo que você reinstale o Priiloader!

      • Consegui resolver, Rogério. No caso do USB Loader GX com autoboot você deve instalar o forwarder.dol no Priiloader, que vem no All in One pack do site oficial do USB Loader GX, se instalar o boot.dol padrão, o que você executa pelo HBC uma hora começa a dar stack dump mesmo, por ser AHBPROT. Esse problema acontecia com vários membros do GBATemp e a solução é essa que citei.

  5. Aos gênios do mundowiihack, de todos os Homebrews para o wii qual deles vocês recomendam como o melhor no quesito compatibilidade de jogos wii e CG e funções?

  6. deixei o usb loader gx como padrão, dentro dele aparece o canal do homebrew channel, quando clico ao invez de entrar no homebrew channel ele entra na tela de intalação do bootmii, o que pode ser? só desligando o video game para sair dela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.