[Wii Tutorial] Passo á passo para destravar, configurar e rodar jogos no Nintendo Wii

Resultado de imagem para nintendo wii

Este post é uma junção de tutoriais já montados aqui no blog, estarei fazendo uma sequência destes tutoriais para ajudar os mais leigos na orientação do processo de desbloqueio do Nintendo Wii, etapa por etapa, passando pelo ensinamento de instalar aplicativos no Cartão SD e até transferir jogos para um HD Externo, assim, facilitando a vida até de usuários mais avançados que possuem alguma dúvida referente á alguma parte do processo, espero que seja de extrema ajuda para todos.

ENTENDENDO O NINTENDO WII

blocos.jpg

Primeiramente, se você é totalmente leigo no assunto, precisará aprender algumas coisas bem básicas sobre o Nintendo Wii, ele possui uma memória flash interna de 512mb, e este espaço é preenchido em forma de “blocos” em sua memória, por exemplo, um canal de algum aplicativo ao invés de ocupar 2mb de espaço, ocuparia em torno de 22 blocos em sua memória interna, o mesmo vale para os saves (gravação) de jogos. O Nintendo Wii possui um pouco mais de 2.500 blocos, o que na verdade não é muito, visto que se instalar jogos de Virtual Console e WiiWare, encherá rapidamente a memória do Nintendo Wii, alguns jogos como “sonic hedgehog 4”, ocupam um pouco mais de 400 blocos.

ios.jpg

O Nintendo Wii funciona com um sistema de IOS (internal operation system), para cada coisa que se acessa nele, é usada a IOS referente, esse acesso o vídeo game faz sozinho, mas para rodarmos as cópias de jogos (backup’s) e emuladores, precisamos modificá-las, assim, instalando as cIOS (Custom internal operation system). Para modifica-las, usamos programas como ModMii, Pimp My Wii ou até a instalação manual de cada uma delas, através de WADs. Após as modificações das IOS, o seu videogame nunca mais voltará a ser original, mesmo formatando ele continuará com as IOS modificadas instaladas, mas isso não afetará seu console.

wad.jpg

As WADs, nada mais são que arquivos que instalam algum canal, IOS/cIOS ou jogo de WiiWare e Virtual Console no Nintendo Wii, no caso dos jogos de Virtual Console e WiiWare, eles foram ripados como arquivos “.wad”, pois estes jogos devem ser comprados pela Wii Shop Channel com wii points, para se adquirir wii points, deve-se usar um cartão internacional para a compra do mesmo. 

Acredito que estes pequenos esclarecimentos possam ajudar a ter alguma base sobre como funciona o Nintendo Wii, a partir de agora, irei sequenciar os tutoriais que temos para o Nintendo Wii, com a finalidade de ajudar as pessoas em qual ordem se deve fazer os processos.

————————— TUTORIAIS —————————–

A

DESBLOQUEANDO O NINTENDO WII

Resultado de imagem para HOMEBREW CHANNEL

O primeiro passo que se deve seguir, é o de desbloqueio, no link abaixo, existe o passo á passo para instalar o The Homebrew Channel, o qual nos dará acesso ao mundo dos aplicativos caseiros feitos pelos hackers, assim, modificando o Nintendo Wii para rodar jogos baixados pela internet e emuladores de videogames antigos.

LINK – DESBLOQUEIO NINTENDO WII

A

FAZENDO O BACKUP DA NAND (MEMÓRIA INTERNA)

Resultado de imagem para BOOTMII

Fazer o backup da nand (memória interna do console) é muito importante caso você venha a corrompe-la um dia (o famoso brick no console), no link abaixo, tem um passo á passo bem explicativo de como fazer este backup e também de como restaurar seu Nintendo Wii caso precise.

LINK – BACKUP DA NAND

A

INSTALANDO O PRIILOADER

Resultado de imagem para PRIILOADER WII

O PriiLoader é essencial para quem tem um Nintendo Wii destravado, pois ele possui muitas funções para ajudar a evitar a perda do console, como bloquear updates e tornar o Nintendo Wii região free, além de ser peça chave na recuperação de algum brick, segue abaixo o tutorial de instalação do PriiLoader.

LINK – INSTALANDO O PRIILOADER

A

MODIFICANDO AS IOS/CIOS

AA.jpg

Para que o processo de desbloqueio seja totalmente feito, é preciso modificar internamente o console, alterando suas IOS/cIOS, para isso, é usado o aplicativo Pimp My Wii ou até o programa ModMii, pelo windows. Abaixo, segue os links dos dois modos de modificação.

LINK – ALTERANDO IOS/CIOS PELO PIMP MY WII

LINK – ALTERANDO IOS/CIOS PELO MODMII

A

INSTALANDO APLICATIVOS NO NINTENDO WII

Resultado de imagem para APLICATIVOS WII

Para se ter o funcionamento correto dos aplicativos no Nintendo Wii, é preciso ter um conhecimento de instalação do mesmo, no link abaixo, ensinaremos como fazer a instalação dos aplicativos em seu Cartão SD.

LINK – INSTALANDO APLICATIVOS NO CARTÃO SD

A

PASSANDO AS ISOS (BACKUP’S DOS JOGOS) PARA O HD EXTERNO OU PENDRIVE

Resultado de imagem para WII BACKUP MANAGER

As ISOS são cópias dos jogos originais lançados em Mídia de DVD, que foram ripadas e feito upload na internet, o famoso backup, com elas, podemos jogar qualquer jogo lançado para o Nintendo Wii diretamente de nosso HD externo ou pendrive, segue o link com as instruções.

LINK – TRANSFERINDO ISOS PARA O HD/PENDRIVE

LINK – CONVERTER ISOS QWBFS MANAGER

A

CONVERTENDO ISOS DO GAMECUBE PARA RODAR NO NINTENDO WII

Resultado de imagem para GAMECUBE

O grande diferencial do Nintendo Wii, é ter total retrocompatibilidade  com o Nintendo GameCube, ou seja, funciona muito proximo dos 100% da biblioteca de jogos do GameCube no próprio Nintendo wii, além de controles e memory cards, mas para usar o backup’s, precisamos fazer um pequeno processo antes, aqui explicamos como executar as etapas

LINK – CONVERTENDO ISOS DE GAMECUBE PARA O NINTENDO WII

A

CONFIGURANDO O USB LOADER GX

Resultado de imagem para USB LOADER GX

O Nintendo Wii possui vários loader’s para rodar as ISOS de seus jogos, mas o principal e mais usado pelo pessoal que possui um Nintendo Wii, é o USB Loader GX, aqui eu explico algumas configurações básicas para se fazer nele.

LINK – CONFIGURANDO O USB LOADER GX 

A

BÁSICO SOBRE PLUGINS DO WIIFLOW

Resultado de imagem para WIIFLOW

Para usuários com mais conhecimentos, o WiiFlow é um ótimo loader para se configurar emuladores com seus jogos e capas devidamente organizados por cada plataforma, além de funcionar os próprios jogos de Nintendo Wii e do GameCube, a baixo, segue um tutorial básico sobre suas configurações dos plugins no WiiFlow.

LINK – TUTORIAL BÁSICO SOBRE PLUGINS WIIFLOW

A

RECUPERANDO O NINTENDO WII DE BRICK’S 

Resultado de imagem para TIJOLO

O sistema do Nintendo Wii pode acabar se corrompendo no caso fazermos alguma instalação indevida, uma instalação de arquivo com problema, ou até mesmo algum update de firmware pela metade, brickar o Nintendo Wii não é tão fácil, ainda mais para quem tem experiência nele, mas ninguém é livre de passar por isso, nem os mais experts, então com esta finalidade, segue o link para recuperação do menu do console.

LINK – RECUPERANDO O NINTENDO WII DE BRICK

A

ACESSANDO O NINTENDO WII PELO COMPUTADOR VIA REDE

Resultado de imagem para WII XPLORER

O “Wii Explorer”, nos permite explorar nosso Cartão SD e também nosso HD Externo pelo próprio Nintendo Wii, além disso, podemos fazer transferência de dados sem precisar desligar o console e retirar o Cartão SD ou HD Externo para conectar ao computador, aqui segue um tutorial sobre como fazer este acesso.

LINK – ACESSANDO O WII POR REDE

A

EMULANDO A NAND (SNEEK)

Resultado de imagem para SNEEK WIIEmular a nand do Nintendo Wii pode ser útil para quem gosta de instalar muitos jogos de Virtual Console e WiiWare no HD Externo ou Cartão SD, aqui temos um passo á passo de todo o processo.

LINK – EMULANDO A NAND (SNEEK)

A

Enfim, creio que temos reunidos todos os links necessários para se fazer uma boa utilização do Nintendo Wii, mas conforme for aparecendo mais tutorias no blog, irei atualizar este post com os links, espero que seja de grande ajuda á todos.

a

Dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário.

Se este poste foi útil pra você, não deixe de apertar no botão Curtir

Anúncios

23 comentários sobre “[Wii Tutorial] Passo á passo para destravar, configurar e rodar jogos no Nintendo Wii

  1. Amigo… baixei todos os jogos de wiiware e virtual console e tenho um pendrive de 32 gb… acontece que fiquei 6 horas tentando passar via usb loader dump nand to emunand, mas a nand fica criada no cartao de memória, e não no pendrive… não estou conseguindo mesmo seguindo o passo a passo do usb loader gx…. quando coloco o pendrive ele trava no 0% e não dumpa…. e quando dumpa vai pro cartao SD.

  2. bom dia gustavo, amigo por favor me ajude!
    comprei um nintendo wii dia 30/05 e até hoje estou quebrando a cabeça, sou leigo no assunto.
    vamos lá, meu aparelho é desbloqueado ela esta na versão 4.3u eu segui seus tutoriais pra instalar o usb loader gx e logo comecei a rodar jogos no meus 2 pendrive que tenho sem nenhum problema, ai ontem chegou meu hd externo q eu tbm tinha comprado “SATA 250 gb usb 2.0” eu faço exatamente como fiz no meus pendrive mas eles não funciona bem, no usb loader gx ele tenta ler o hd mas depois escreve “waiting hdd 20 seconds” ontem eu tentei o dia todo, e teve duas vezes que ele funcionou, usb loader carregou o jogos dele normal, ai pensei q tinha dado certo reiniciei o console e não pegou mais..isso aconteceu duas vezes entre umas 50 tentativas…ja deixei meus hd no fat32 comforme seu tutorial, ja tentei deixar eles formatado em wbfs tbm mas não rolou, amigo me ajuda por favor, na internet não encontrei solução alguma pra essa situação de o pen drive pegar mas o hd não. seus tutoriais são os mais claros que encontrei e vi que vc sabe muito de wii…conto com vc amigo ou com quem puder ajudar…obrigado

    • William, pelo seu relato, o que posso te dizer é que este HD não tem compatibilidade boa com o wii.
      Eu uso um hd da lg de 500gb e fica perfeito, muita gente recomenda o hd da samsung m3.
      Tem vários pen drives que dão estes problemas também, assim como alguns cartões SD

      • Estou no mesmo dilea. O meu Wii funciona com pen drive, mas comprei um HD Externo 1TB Samsung M3 portable e o mesmo não funciona. Já tentei de tudo, levei em loja especializada e o rapaz me informou que não é compatível, mas vejo o pessoal vendê-lo com jogos…

        • Como eu já referi em vários post do blog, cada Wii tem as suas manias…falo por experiência (má) própria. Posso tentar dar mais umas dicas, formatar o HDD com a ferramenta da HP (HP format tool), validar se está bem particionado e a partição marcada como ativa e bem alinhada, atualizar o FW do HDD (se existir algum mais recente), experimentar os cios d2x alt, que permitem​ usar as duas portas USB da Wii, pode ser mania da porta…por aí fora….há muitas possibilidades, vão testando e informem.

  3. Gustavo Reis, show de bola seu tutorial! Aliás, o Mundo Wii Hack é o lugar mais completo que encontrei sobre Nintendo Wii .
    Comprei 2 “Wiis” de uma vez: um pro meu filho e um pra mim (he he he).
    Sou técnico em informática e estou me dando muito bem com as modificações no Wii (claro que com a ajuda dos tutoriais daqui, digo no sentido de compreender os estruturas do OS do Wii)!
    Vocês estão ajudando muita gente, ainda mais com explicações detalhadíssimas!
    Bem, é isso.
    Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s