[PS2] POPStarter (r13 RIP 06)

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Este Loader (“emulador”) para Playstation 2 tem um potencial enorme, ele não é bem um emulador como muitos usuários costuma pensar, o que o POPStarter faz é acessar a retrocompatibilidade nativa que o Playstation 2 já possui com o Playsation One, este foi sem duvida um projeto ambicioso que seu desenvolvimento doou muitas horas de sua vida. Apesar de uma parte razoável dos jogos funcionar perfeitamente no POPStarter, ele ainda esta longe de ter 100% de compatibilidade. Nesta ultima versão do POPStarter desenvolvido pelo krHACKen, teve uma enorme lista de atualizações (recomendo que leia os arquivos “CHANGES.TXT e o FIXES.TXT) para saber quais foram as novidades, eu recomendo este homebrew para quem é fã de Playstation One, baixe e curta as centenas de títulos compatível com ele.

  • Obrigatório: Um Playstation 2 funcionando, e usar um dos três aplicativos o Open PS2 Loader, ULaunchELF CD, ou o Free McBoot, para dar boot no emulador em seu Playstation 2.
  • Agradeço: Ao JOSERI pelas dicas, vídeos e a tradução, ao Tokureview pelo aviso da versão do POPStarter por REDE e o El_Patas pelas dicas UTEIS.
  • Atualização: Dia 25/11/2015 (revisão 13 WIP06 Beta 12), Dia 07/12/2015 (versão r13 WIP06 Beta13), Dia 04/08/2016 (versão r13 WIP06 Beta14), Dia 18/09/2015 (revisão 13 WIP06 Beta 15), Dia 21/11/2016 (revisão 13 WIP06 Beta 16), Dia 05/02/2017 (revisão 13 WIP06 Beta 17), Dia 22/10/2017 (revisão 13 RIP 06).
  • Site Oficial: https://bitbucket.org/POPStarter

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JOGAR  O POPSTARTER ATRAVÉS DO OPEN PS2 LOADER PS2HOME

Caso você queira usar o “POPStarter” através da interface do “Open PS2 Loader PS2Home” (baixe AQUI) para facilitar sua vida, acesse este tutorial AQUI.

IMPORTANTE

Não deixe de ler as documentações que esta dentro da pasta do POPStarter que você baixou ou vai baixar no final do poste, é de EXTREMA importância que você leia o tutorial “POPStarter_r13 (IMPORTANTE).pdf” (esta na raiz da pasta) e o “Manual POPStarter (v2.32) [IMPORTANTE]” (esta dentro da pasta “!_TUTORIAIS”) antes de fazer perguntas.

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886 comentários em “[PS2] POPStarter (r13 RIP 06)

      1. Mateus Da Silva tem que mudar as imagens do IGR, deve ter vindo junto no download, pois se esta em chinês ( ou melhor japonês) é que tu esta usando o IGR padrão do popstarter. Tu vai precisar destas 3 imagens dentro da pasta POPS : IGR_BG.TM2 , IGR_NO.TM2 e IGR_YES.TM2 elas é que são responsáveis por mudar a tela do IGR, no popstarter.

    1. Agora estou com o mesmíssimo problema. Salvava normal e agora não funcionam mais os saves. No Medal of Honor Underground, ele até acha o save mas não carrega. No Resident Evil 2 ele diz que o memory card não está inserido… você conseguiu resolver esse problema? Se sim, me dá um help, por favor 🙏

        1. Na verdade eu não uso mais o DB, eu tenho ele na aba de APPS do oficial mas só pra dizer q tenho mesmo. Esse erro deu no OPL oficial, com os jogos de PS1 na aba de aplicativos. Formatei o pendrive e botei os arquivos de volta (poderia ser fragmentação?) mas aparentemente não resolveu. Pesquisando, achei um blog com o arquivo de bios do Popstarter, prq colocar na pasta de cada jogo. Deu na mesma, porém comecei a jogar Resident Evil domingo e vou zerar amanhã. Save ok. Porém, eu não havia testado o save dele antes de passar o arquivo bios.bin então não sei se ajudou em alguma coisa ou se foi só coincidência. Terminando o RE1 amanhã, vou testar os outros pra ver se vai dar certo…

        1. josenildo, uso um HD externo de 500GB para jogos, músicas e vídeos, e digo que não é necessário particionar a fim de rodar quaisquer aplicativos no PS2. A única exceção é no HD interno onde o POPStarter só reconhece os primeiros 128GB. Por exemplo, se você tiver um HD interno de 500GB, antes de tudo terá que criar uma partição com 128GB de espaço dedicado ao POPS, só então você pode instalar jogos de PS2 com HD Loader ou outro programa a sua escolha.

    1. mayrton, funciona sim. O que deve ter acontecido é que algum dos arquivos essênciais do POPStarter deve estar corrompido e por isso ele não inicia. Isso costuma acontecer se você desfragmenta o HD externo com uma certa frequência. Tenha sempre um backup dos arquivos “POPS_IOX.PAK”, “PFS_WRAP.BIN”, e próprio executável para refazer uma cópia nessa situação.

    1. Ivan, o problema é que este jogo trava quando reproduz algumas cutscenes: se você já jogou o MGS via CD, são as cutscenes com um filtro pastel ou sépia. Para burlar o travamento você tem que colocar na pasta de saves do jogo um arquivo chamado “TROJAN_1.BIN”. Uma vez que você tenha feito a cópia deste arquivo para a pasta de saves do MGS, o jogo não travará mais, porém estas cutscenes serão automaticamente puladas pelo POPStarter, consequentemente, vai pular algumas parte da história. Abaixo há um link contendo vários “TROJAN_1.BIN” de acordo com a versão do MGS lançada. Para saber qual é a versão que você deve usar, abra a ISO com o UltraISO ou WinRAR e procure por algo similar a “SLUS-XXXXX” ou “SLES-XXXXX”, que é o executável do jogo.
      https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtOFJPVndpQWs2WG8/view

    1. Bom, neste caso a única sugestão que eu posso lhe dar é fazer tudo relacionado ao POPStarter desde o começo: reconverter as duas ISOs do jogo para o formato VCD, copiar os arquivos do POPS de novo para a mídia USB, e apagar a pasta com os saves do Metal Gear Solid. O jogo roda do início ao fim usando o arquivo “TROJAN_1.BIN” que citei antes. O único problema, fora as cutscenes em sépia que serão puladas, é que o jogo trava logo após o término dos créditos, na cena em que rola um monólogo da Naomi (you can’t allow yourself…. bla bla bla), impedindo de criar um novo save e, por consequência impedindo de ter simultaneamente os ítens “bandana” e “stealth” num mesmo save.

      Antes de converter as ISOs para VCD, verifique o nome do executável do CD 1 (ou ISO do CD 1) para usar o arquivo “TROJAN_1.BIN” correto. E recomendo não usar o arquivo “CHEATS.TXT” com ele, tendo em vista de que ele não vai melhorar a performance do jogo (terminei ele aqui fazendo vários testes visando melhorar a lentidão em algumas partes e nada). Boa sorte.

    1. Olha, das duas uma: ou o seu HD externo ou o seu PS2 está com problema. Nem o POPStarter, nem nenhum outro aplicativo provoca desligamento forçado do console (exceto o PowerOff.elf, mas ele é feito para isso). No caso de aplicativos defeitosos ou corrompidos, no máximo o seu PS2 iria travar, não desligar.

      Qual é o seu método de desbloqueio? Modchip ou Free MC Boot? Usar os dois juntos pode causar algumas anomalias no console. Para finalizar, eu recomendo testar o Metal Gear Solid com outra mídia USB. Quanto a BIOS, ela está no Pack POPStarter hospedado no link no começo deste tópico.

    1. Pô cara, é uma pena. Você só está tendo problemas com o Metal Gear Solid ou nada roda via POPStarter?

      Um conselho que posso lhe dar é nunca tente se forçar a fazer algo com a cabeça “quente” ou cansaço. Eu não sei se você sabe, mas eu adapto PAKs para o PS2BOR e as vezes, por mais que eu queira adiantar o máximo de material convertido, a fadiga acaba me pegando e, nesse caso eu prefiro dar continuidade uma outra hora porque eu sei que o meu trabalho não vai ficar prejudicado se eu o concluir um outro momento. Um abraço.

    1. Você disse que rodava via USB, não é? Os arquivos “POPS_IOX.PAK” e “PFS_WRAP.BIN” estão na mesma pasta com as ISOs já convertidas para VCD? Renomeie os nomes dos executáveis dos VCDs para “XX.METAL_GEAR_SOLID_A.ELF” e “XX.METAL_GEAR_SOLID_B.ELF”, onde o primeiro é o CD1 e o segundo é o CD2. Diferente do que alguns falam, não ponha espaços nos nomes e recomendo por tudo em letras maiúsculas.

  1. Ivan, abaixo está uma pasta POPS contendo o necessário para rodar o Metal Gear Solid via USB, sendo que os executáveis de ambos VCDs são da última versão proto disponibilizada no forum Metagames (WIP06 PROTO 20170703). Não os confunda com a última versão beta disponibilizada no AssemblerGames (WIP06 OBT17). Use os executáveis somente com o Metal Gear Solid. Não os use com outros jogos porque eles ainda estão em fase experimental:
    https://drive.google.com/file/d/0B4sjusSibxGtczNlOUlJal9hMTg/view

    Agora faça o procedimento abaixo:
    1º) Apague da sua pasta POPS no diretório-raiz os executáveis (arquivos ELF) do Metal Gear Solid e suas respectivas pastas de saves, se existirem;

    2º) Descompacte o arquivo zipado e copie todo o seu conteúdo para dentro da sua pasta POPS;

    3º) Mude o nome dos seus VCDs para “METAL_GEAR_SOLID_A.VCD” e “METAL_GEAR_SOLID_B.VCD”, respectivamente. O primeiro refere-se ao CD1 e o segundo, ao CD2;

    3º) Para que seja possível a troca de VCDs após o confronto com a Sniper Wolf pela 2ª vez (lembrando que não dá para salvar durante a troca do CD1 para o CD2 com as mídias físicas), você vai utilizar os comandos abaixo que emulam abertura da “tampa”, troca de disco virtual, e fechamento da “tampa” do console, como se estivesse jogando num PlayStation 1 real. Faça cada comando bem devagar para evitar confusão:
    —– SELECT + L2 + R2 + TRIÂNGULO = “Abre” a tampa para troca dos VCDs
    —– SELECT + L2 + R2 + CIMA = “Insere” METAL_GEAR_SOLID_A.VCD
    —– SELECT + L2 + R2 + DIREITA = “Insere” METAL_GEAR_SOLID_B.VCD
    —– SELECT + L2 + R2 + QUADRADO = “Fecha” a tampa após troca dos VCDs
    Este recurso está pré-configurado nos arquivos “DISCS.TXT” e “VMCDIR.TXT”. Não precisa mexer em nada.

    4º) NÃO RENOMEIE OS EXECUTÁVEIS! Agora é só jogar.

    Um elemento interessante sobre essa versão proto é que todas as cutscenes rodam normalmente do começo ao fim. Eu terminei o Metal Gear Solid de novo e, tirando certos slowdows, o jogo está OK.

  2. Oi!

    Eu estou tentando rodar o Harvest Moon back to nature pelo USB. Usei tutoriais para fazer meu CD do ulaunchelf e sobre o pop. Deu tudo certinho. O jogo abriu normal, uma travadinha ou outra mas pensei que era ok. Porém avançando agora trava muito mais, principalmente passando de um ambiente para o outro. (Igual jogos mais antigos onde a tela fica preta e vai passar pro próximo ambiente.). O som bugada as vezes. Mas esse nem seria tanto problema. O problema é que não consigo mais salvar! Hora que tá lendo o card ou prestes a salvar, congela! 😦

    Será que poderia me ajudar? Não sei se fiz algo errado, se de repente é o jogo, ou a mídia que gravei o ulaunchelf não tá legal.

    Agradeço!

      1. Desde já agradeço muito pela atenção!

        Ele não chega a congelar enquanto estou jogando, por mais que as vezes eu pense que vai, quando muda a tela, até o som fica meio bugado mas depois volta ao normal.

        Mas é na hora do save mesmo que perde tudo. Congela e por nada volta. 😦

        E poxa que pena.
        Eu tinha em CD mas era pirata e depois de 12 anos o CD não aguentou. Hahaha. Daí não encontrei ainda uma mídia legal pra gravar outro pois li que as mais atuais não fazem uma gravação boa/compatível. (Não sei se é vdd também).

        Sou leiga nessa parte e pesquise muito, achei que fosse dar certo. 😦

        Existe forma de fazer ficar compatível? XD

        1. Bom, infelizmente não ha garantias quanto a compatibilidade quando falamos sobre o POPStarter. O que você pode usar a fim de remediar os travamentos na música e, quem sabe, burlar o congelamento durante o save é um arquivo chamado “CHEATS.TXT”. Ele deve ser copiado para a pasta referente ao jogo que você está querendo rodar. Eu não sei como você nomeou o Harvest Moon. Supondo que o nome do jogo esteja como “HARVEST_MOON.VCD” (sem aspas, sem espaços e em maiúsculas), ao rodar o jogo pela primeira vez será gerado uma pasta “HARVEST_MOON” para os saves. É nela que você deve por o arquivo “CHEATS.TXT”. Você acha uma descrição quanto ao seu uso no link no inicio desta página. Nele há um tutorial sobre o POPStarter. Eu postei para o usuário Ivan uns dias atrás um pacote preconfigurado para o Metal Gear Solid e lá você acha na pasta de save do jogo um arquivo “CHEATS.TXT”para uso imediato (lembrando que eu o fiz para o MGS). Lá você também acha um arquivo “BIOS.BIN” que em alguns casos consegue reparar alguns bugs. Qualquer dúvida é só perguntar.

          1. Nossa, muito obrigada! Com certeza irei tentar.

            De qualquer modo pelo menos fiquei feliz de encontrar uma boa página e obter mais informações. Hoje em dia um conteúdo realmente objetivo, eficiente e em uma linguagem que até os leigos entendam, é muito raro.

            E particularmente obrigada a você pela dedicação e paciência em me ajudar. Foi mais do que prestativo, mui gentil. 🙂

  3. Infelizmente esse mesmo problema acontece rodando games do PS2 em disco, games do PS1 em disco, rodando qualquer aplicativo pelo unLaunch ELF e etc… Eu deixei na assistência técnica e chegando lá a ventoinha tava funcionando!!! Acho que é só limpeza por dentro, porque o meu quarto entra muita poeira!!! Abraços!!!!

  4. Bom galera o meu PS2 chegou da assistência técnica e é só limpeza por dentro!! Fiz o teste e agora não desliga sozinho mais!!! Vou retomar esse projeto!!! Abraços e obrigado pela dica!!! Agora o que eu faço para evitar esse tipo de coisa??? Exemplo se entrar bastante sujeira dentro do PS2???

    1. Ivan, bom saber que o problema com o seu PS2 foi uma coisa mínima e que você vai poder usufruir do POPStarter sem travamentos.

      Esse recurso de abertura e fechamento virtual funciona com qualquer jogo com mais de um CD, mas para isso há a necessidade de se editar o arquivo “DISCS.TXT” inserindo os nomes dos VCDs que venham a fazer parte do jogo, e o arquivo “VMCDIR.TXT” para que os saves sejam direcionados para uma pasta em específico na hora de salvar.

    1. Eu não testei aqui, mas a partir da versão WIP06 OBT17 parece que o Parasite Eve 2 roda até uma certa parte do jogo vindo a travar em certo momento, não tem música, e tem uns glitches gráficos. Já o Parasite Eve 1 roda, porém tanto com esta versão beta como a última versão proto disponível não é possível salvar após os créditos finais, logo não dá para liberar o modo New Game +, nem o cenário do edifício Chrysler onde se encontra a verdadeira Eve (testado aqui).

    1. Pois é, mas o krHACKen parece ter interesse em melhorar a compatibilidade do Parasite Eve 2 e do Dino Crisis 1. Pelo menos foi o que eu li no forum Metagames.

      O lance do save do Parasite Eve 1 dá para burlar se antes for injetado no respectivo VMC do jogo um arquivo de save com o New Game + já desbloqueado no formato RAW. Dá para usar os saves do site Gamefaqs para fazer isso.

  5. Tokureview estou com um problema com o game Tenchi O Kurau 2 no POPSTARTER!! Antes esse game funcionava com música e efeitos sonoros!! Mas agora funciona só com música e sem os efeitos sonoros!!! O que eu faço??? Ah e os games Megaman X3 e Spider-Man no POPSTARTER estão com a tela em baixo. Não está dando para ver direito!!! Como faz para centralizar?? Abraços!!

  6. Galera eu terminei o game Resident Evil 2 da Claire!!! Mas tenho uma boa e uma má notícia!!! A boa notícia é que essa versão de Resident Evil 2 é o Dual Shock e é dublado em português, ou seja o áudio é em português e a má notícia é que dublaram só o disco da Claire!!! Único jeito de continuar jogando esse game é jogar o disco do Leon legendado em português!!! Queria e muito que os dubladores desse game dublassem o disco do Leon, para ficar mais legal!!!

      1. Você não quis dizer “troca manual dos VCDs”? Porque isso já é possível usando o mesmo esquema do Metal Gear Solid que eu citei lá em cima usando um arquivo de texto chamado “DISCS.TXT” para trocar manualmente os VCDs através de comandos no controle, em conjunto com outro chamado “VMCDIR.TXT” onde você força o pops a salvar num diretório previamente especificado no txt. Eu não estou no computador agora senão eu postava como exemplo a pasta VMC do Final Fantasy 9, onde consta os 4 VCDs dele no “DISCS.TXT”.

          1. Não é necessário. Fazendo do jeito que você disse sobre copiar o save de um VCD para ser usado em outro também funciona. O Final Fantasy 9 eu terminei desta maneira. O lance dos comandos é uma opção, exceto em jogos que não dê para salvar durante a troca de VCDs, como o Metal Gear Solid, Chrono Cross, e Parasite Eve 1, por exemplo. Ou no caso destes, você também pode unificar as ISOs de cada jogo através de ripkits, sendo que este procedimento deve ser feito antes da conversão de ISO para VCD, lógico.

    1. O Resident Evil 1 – Director’s Cut (Dual Shock version) pode ser finalizado se for habilitado no “CHEATS.TXT” as opções SAFEMODE e modo de compatibilidade 5. Use também o arquivo “BIOS.BIN”. Se não souber como fazer, crie um arquivo de texto e renomeie “CHEATS.TXT” (sem aspas e em maiúsculas). Abra ele, cole as linhas abaixo e após salvá-lo, mova-o para dentro da pasta de save do jogo:

      $SAFEMODE
      $COMPATIBILITY_0x05

      A BIOS também deve ser copiada para a pasta de save do jogo.

    1. Esse problema de save não reconhecido no POPS só acontece se o “VMCDIR.TXT” estiver mal configurado. Caso você esteja fazendo uso dele, o correto é escrever o nome do respectivo jogo (VCD) no arquivo.
      Exemplo: supondo que você queira ter os saves dos 2 VCDs do Resident Evil 2 numa única pasta e seus nome são RESIDENT_EVIL_2_CLAIRE.VCD e RESIDENT_EVIL_2_LEON.VCD:

      1º) Você tem que rodar pelo menos uma vez cada VCD para gerar suas pastas de saves, que terão o mesmo nome dos VCDs;

      2º) Crie uma outra pasta dentro da pasta POPS e renomeie-a RESIDENT_EVIL_2;

      3º) Crie no bloco de notas um arquivo “VMCDIR.TXT” e escreva nele somente RESIDENT_EVIL_2 (em maiúsculas);

      4º) Copie este TXT para as três pastas referentes ao Resident Evil 2 (RESIDENT_EVIL_2_CLAIRE, RESIDENT_EVIL_2_LEON, e RESIDENT_EVIL_2)

      5º) A partir daqui todos os saves do disco da Claire e do Leon serão criados somente na pasta RESIDENT_EVIL_2, mas é obrigatório manter as outras duas pastas também.

      Esse procedimento também vale para qualquer jogo (não apenas jogos com multiCDs) caso você queira agrupar seus saves numa pasta só, lembrando que cada “SLOT.VMC” comporta somente 15 blocos para salvar, como nos memory cards reais.

  7. O arquivo “VMCDIR.TXT” simplesmente indica para o POPStarter onde estão os “VMCs” para ser usados, exemplo:

    — Pasta RESIDENT_EVIL_2_CLAIRE_CD1 com os 2 VMCs:
    SLOT0.VMC e SLOT1.VMC

    — Dentro da pasta RESIDENT_EVIL_2_LEON_CD2 você põe o arquivo “VMCDIR.TXT” com a informação:
    RESIDENT_EVIL_2_CLAIRE_CD1

    Obs: Quando o POPStarter ler a informação dentro do arquivo “VMCDIR.TXT”, ele NÃO vai criar os arquivos “VMCs” dentro da pasta “RESIDENT_EVIL_2_LEON_CD2”, ele vai usar os arquivos “VMCs” que estão dentro da pasta indicada no arquivo “VMCDIR.TXT”, que é “RESIDENT_EVIL_2_CLAIRE_CD1”. Se existisse outros CDs, era só copiar o arquivo “VMCDIR.TXT” com a informação “RESIDENT_EVIL_2_CLAIRE_CD1” para todos, ai todos iriam usar somente os arquivos “VMCs” que estão dentro da pasta “RESIDENT_EVIL_2_CLAIRE_CD1”. Não é preciso copiar o arquivo “VMCDIR.TXT” para a pasta “RESIDENT_EVIL_2_CLAIRE_CD1” porque ele já vai usar os arquivos “VMCs” que estão dentro da pasta “RESIDENT_EVIL_2_CLAIRE_CD1”.

    1. Ivan,esse problema nos vmcs e o proprio popstarter que corrompe alguns arquivos.
      Baixe o popstarter e instale o jogo com problema em outro pendrive deixe que o popstarter crie os vmcs normalmente.
      Se isso solucionar o problema nos saves.
      Basta substituir os arquivos do popstarter no seu pendrive/ou HD (onde estao todos seus jogos) menos XX.nomejogo.ELF

    1. Se você quer que os seus jogos “Residente Evil” usem os mesmos “VMCs”, faça o seguinte:
      – Crie um arquivo “VMCDIR.TXT” com a seguinte informação:
      Resident_Evil
      – Delete os arquivos “SLOT0.VMC”, “SLOT1.VMC” e “VMCDIR.TXT” das seguintes pastas:
      POPS
      Resident_Evil ————> (desta pasta você deleta somente o arquivo “VMCDIR.TXT”)
      Resident_Evil_2_CD_1
      Resident_Evil_2_CD_2
      Resident_Evil_3
      – Copie o arquivo “VMCDIR.TXT” que você acabou de criar para as seguintes pastas:
      Resident_Evil_2_CD_1
      Resident_Evil_2_CD_2
      Resident_Evil_3
      – Delete a pasta “RESIDENT_EVIL_2”
      – Pronto, todos os jogos “Residente Evil” vão usar os “VMCs” que estão dentro da pasta “Residente Evil”

      Obs: A estrutura vai ficar assim:

      Pasta POPS: Resident_Evil, Resident_Evil_2_CD_1, Resident_Evil_2_CD_2, Resident_Evil_3, BIOS.BIN, IOPRP252.IMG, PATCH_0.BIN, PFS_WRAP.BIN, POPS.ELF, POPS.PAK e POPSTARTER.ELF

      Pasta Resident_Evil: Jogo.VCD, BIOS.BIN, CHEATS.TXT, SLOT0.VMC e SLOT1.VMC

      Pasta Resident_Evil_2_CD_1: Jogo.VCD, CHEATS.TXT e VMCDIR.TXT (com a informação Residente Evil)

      Pasta Resident_Evil_2_CD_2: Jogo.VCD, CHEATS.TXT e VMCDIR.TXT (com a informação Residente Evil)

      Pasta Resident_Evil_3: Jogo.VCD, BIOS.BIN, CHEATS.TXT e VMCDIR.TXT (com a informação Residente Evil)

    2. Eu baixei aqui e acho que descobri a causa do problema dos saves. Você pôs no diretório da pasta POPS um “VMCDIR.TXT” onde ele está direcionando todos os seus saves para serem salvos dentro da pasta “RESIDENT_EVIL_2”. Arquivos pertinentes a configuração do POPStarter colocados diretamente na pasta POPS se sobressaem em relação a quaisquer outros arquivos de configuração que normalmente estejam nas pastas de saves de cada jogo. O “VMCDIR.TXT” no diretório inicial da pasta POPS será utilizado no lugar de um “VMCDIR.TXT” que esteja dentro de uma pasta de save para determinado jogo. Jamais coloque no diretório inicial da pasta POPS os arquivos “VMCDIR.TXT” e “CHEATS.TXT”. Outra coisa, a BIOS deve ser colocada dentro das pasta dos saves, e não no diretório inicial da pasta POPS. O resto, basta configurar como o Joseri explicou antes.

      Uma dúvida aqui: na sua pasta POPS há um arquivo “PATCH_0.BIN”. Qual é função dele?

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